O prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida anunciou na manhã desta quinta-feira, 28 de fevereiro, a nova titular da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases. O cargo estava vago desde início de janeiro último quando seu titular foi promovido ao cargo de Diretor da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRS). A nova titular, Daniela Rezende Coelho, é farmacêutica e também é servidora daquela GRS onde ocupava o cargo de Especialista em Políticas e Gestão da Saúde.
Willian reuniu diversos servidores, inclusive os daquela Gerência de Saúde, secretários municipais, entre outros convidados para fazer o anúncio oficial da nova titular da Pasta. Salientou sua amizade antiga com Daniela a quem chamou de "competente e muito experiente", acrescentando que "esta sua experiência será fundamental para sua gestão à frente da Secretaria.
Ele aproveitou para fazer um longo pronunciamento onde abordou vários temas como a situação do Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases, reivindicando o financiamento de seu funcionamento pelos demais municípios que utilizam o serviço; disse que o momento é de sacrifícios como o que está fazendo para pagar os salários do funcionalismo. Por fim, deu duas notícias boas: a reabertura, na Policlínica Municipal do serviço de doação de sangue logo após o carnaval e que está fazendo gestão junto à Fundação Cristiano Varela para realizar em Cataguases o serviço de quimioterapia como era feito até recentemente. {{banner-interno}}Daniela Coelho disse em seu breve discurso trabalhar há vinte anos na saúde e que chega à Prefeitura de Cataguases "com muita vontade de somar e contribuir para o setor. E, inicialmente, vamos dar prioridade ao setor de atenção básica", destacou. Seu antecessor, Renan Guimarães, presente ao evento, elogiou a escolha de Willian, reiterando suas qualidades profissionais. O Vice-prefeito, Tita Lima, aproveitou para falar em nome da equipe da Saúde e assegurou à nova Secretária que "nosso time é muito bom e esforçado e tem disposição para realizar o trabalho necessário. Encerrando o encontro, o médico, Joseph Freire, presidente do Conselho Municipal de Saúde deu as boas vindas à Daniela e colocou-se à sua disposição para um trabalho em conjunto.
Clique aqui para saber mais.
Nem a chuva atrapalhou a estreia do Bloco da Pipoca no Carnaval de Cataguases. Aliás, a água que começou a cair sobre Cataguases na tarde desta quarta-feira, 27 de fevereiro, parou, pouco antes do início da movimentação para o Bloco começar a sair. Até então, o público que era tímido, transformou-se em uma multidão e todos puderam curtir uma noite de bom carnaval com três atrações musicais que se apresentaram em um trio elétrico.
Criado pelo vereador Ricardo Dias, presidente da Câmara Municipal de Cataguases, a iniciativa tem como objetivo promover a criação de blocos carnavalescos na cidade visando tornar o Carnaval mais participativo e animado, além de mais barato, conforme argumentou aquele vereador. Além de grande público, o prefeito Willian Lobo de Almeida, o secretário municipal de Cultura e Turismo de Cataguases, Fausto Menta, vereadores e empresários estiveram presentes.
Outro estreante no Carnaval foi a equipe da Casas Bahia, que também fez seu próprio bloco e saiu desfilando pouco antes do Bloco da Pipoca. A Bateria da Escola de Samba Unidos da Taquara Preta, o DJ Diego, a banda Sambarril e a dupla Álvaro & Rodrigues animaram a noite que só terminou por volta das 2 horas da madrugada. O Bloco deu o tom deste carnaval e mostrou uma nova tendência que já se vislumbrava havia anos em Cataguases, uma maneira mais participativa e animada de curtir o carnaval.
Assista, abaixo, algumas entrevistas sobre o Bloco da Pipoca e expectativas para este carnaval em Cataguases que está apenas começando. Veja também na galeria, as fotos do Bloco da Pipoca.Clique aqui para saber mais.
Um homem foi preso na noite desta quarta-feira, 27 de fevereiro, com vinte quilos de cocaína que estavam escondidos em um fundo falso do veículo que conduzia. Sua prisão aconteceu em Além Paraíba, mas a abordagem ao automóvel, um Citroen Aircross, branco, com placas de Ubá/MG, foi feita no pedágio da rodovia BR-040 após ter sido seguido por equipes de policiais civis de Cataguases e daquela cidade, além de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal. A operação ocorreu após um trabalho de investigação conjunta efetuado pelas delegacias de Polícia Civil de Além Paraíba e de Cataguases.
De acordo com o registro policial a que o Site teve acesso, haviam informações de que o veículo transportava drogas. Ao chegar no referido pedágio, os policiais abordaram o seu condutor de 48 anos que informou estar retornando do Rio de Janeiro onde havia levado um casal até o aeroporto. Apesar disso, os policiais realizaram uma minuciosa vistoria no automóvel e encontraram uma chapa metálica soldada no seu assoalho. Para retirá-la os policiais necessitavam de ferramentas específicas e conduziram o carro até a Delegacia de Polícia Civil de Além Paraíba onde, na presença de testemunhas, retiraram a chapa e descobriram vinte quilos de cocaína com a inscrição "Narcos" e a imagem de uma metralhadora. A droga foi apreendida e o homem preso em flagrante. {{banner-interno}}
Participaram da operação o Delegado Regional Carlos Eduardo Santos Rodrigues e os delegados de Além Paraíba, Marcos Vignolo Alves e Diego Mattos de Vilhena; o sub-inspetor Leonardo Pessanha e os investigadores de polícia Eduardo Rodrigo Vieira Costa, Tony Ângelo Gomes Pereira Medeiros e Rafael Barreto, além do escrivão Jorge Adilson Júnior. Clique aqui para saber mais.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou na manhã desta quarta-feira, 27 de fevereiro, uma audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização que tem como um de seus membros o deputado cataguasense, Fernando Pacheco. O motivo do encontro foi discutir o repasse de recursos aos municípios que está atrasado desde a gestão do Governador Fernando Pimentel e se manteve com o novo gestor do Estado, Romeu Zema. Segundo projeções da Associação Mineira dos Municípios (AMM), o total da dívida aos municípios ultrapassa os R$ 6 bilhões.
O presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda esteve presente juntamente com o autor do requerimento da audiência, Vittorio Medioli, prefeito de Betim. Já o presidente da AMM, Julvan Lacerda, disse que ainda falta muito. "Precisamos que o governo comece a pagar os atrasados ainda este ano. E também temos que definir, no acordo, o que será feito em caso de novas retenções, para podermos acionar o bloqueio do dinheiro, imediatamente, caso o Estado não pague aos municípios", disse.Dezenas de outros chefes de Executivo participaram da Audiência e fizeram cobranças ao governo do estado. Os deputados presentes ao encontro enfatizaram o caráter suprapartidário da luta em defesa dos municípios, inclusive os que hoje fazem parte da base de sustentação do atual governador. O deputado Fernando Pacheco (foto ao lado) também defendeu a devolução aos municípios dos recursos retidos "o mais rápido possível". Para ele "esta é a primeira condição para que possamos chegar a um acordo futuro sobre este problema que realmente está deixando os municípios sufocados e correndo o risco iminente da insolvência" afirmou. {{banner-interno}}
Ao final da reunião, a deputada Rosângela Reis anunciou que a Comissão apresentará requerimentos com pedidos de providências às Secretarias de Planejamento e de Fazenda, para que sejam publicadas no Diário Oficial a lista com a situação credora de todos os municípios e quantidade de verba retida. Outro pedido que será encaminhado é para a revogação imediata do Decreto 47.296, de 2017, que criou o Comitê de Acompanhamento de Fluxo Financeiro do Estado. (Fotos: Guilherme Bergamini)Clique aqui para saber mais.
Carnaval é época de se deixar levar pelo clima, seja brincando no bloquinho, seguindo o trio elétrico ou aproveitando o feriadão em casa, mas só se for com atenção para a segurança!
E a Energisa tem um folião que é nota 10 em segurança e tem dicas especiais que estão sendo divulgadas também nas redes sociais. É o mascote Zé da Luz que se produziu todo para ensinar adultos e crianças a curtirem a folia sem correr riscos de acidentes com a rede elétrica. Então, siga o Zé da Luz nas páginas oficiais da Energisa nas redes sociais, compartilhe as dicas e venha curtir a folia com segurança: {{banner-interno}} § Mantenha distância da rede elétrica: fique atento à altura máxima permitida do trio elétrico ou do caminhão de som. Estruturas e foliões precisam ficar, no mínimo, a dois metros de distância das redes elétricas. Quanto mais distante da rede elétrica, melhor. Lembre-se: não é preciso encostar na rede para sofrer choque elétrico, a simples proximidade dos fios pode ser fatal. Por isso, mantenha distância sempre. § Em caso de colisão entre carros e postes de energia, não toque e não se aproxime dos cabos caídos ao solo e das partes metálicas dos veículos para evitar risco de choque elétrico. Entre em contato com a Energisa pelo 0800 032 0196, pelas redes sociais, pela Agência Virtual da Energisa em www.energisa.com.br ou pelo aplicativo Energisa On. § Serpentinas de papel ou metálicas, jatos de espumas ou de água e fogos de artifício não devem ser lançados em direção às redes de energia para evitar risco de choque elétrico. § Decorações e alegorias não podem ser fixadas em postes ou em redes elétricas. § Nunca toque ou levante os cabos de baixa/média tensão, mesmo se estiver usando luvas isolantes. A rede elétrica só pode ser manuseada por profissionais da Energisa. § Não use extensões e não sobrecarregue um ponto de energia ligando vários equipamentos ao mesmo tempo. Isso pode causar curto-circuito e incêndios. § Não faça ligações clandestinas. Além de ser crime, aumenta o risco de acidentes. Se precisar de energia para camarotes ou barracas durante o carnaval, solicite uma ligação de energia temporária na Energisa. § Não solte fogos de artifício em direção ou próximo à rede elétrica. Isso porque pode romper fios e cabos e causar graves acidentes. Lembre-se: a Energisa está sempre disponível para atendê-lo. Entre em contato com a Energisa pelas redes sociais— e pelo site www.energisa.com.br. Clique aqui para saber mais.