A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 13 de junho, o reajuste na tarifa de energia elétrica da Energisa Minas Gerais. O índice percentual a ser aplicado para as residências é de 1,46%, menor do que os índices que medem a inflação no mesmo período, e nas grandes indústrias houve uma redução de 1,80%, informa a própria Energisa Minas Gerais. O novo preço da energia começa a valer no dia 22 de junho próximo.
De acordo com aquela empresa o reajuste de tarifa é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da Energisa. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente (o chamado Reajuste Tarifário Anual) e, a cada cinco anos, revisada no processo de Revisão Tarifária Periódica.
Composição da tarifa de energiaA tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição, que formam a "Parcela B" da tarifa, e os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos, chamados de "Parcela A". O preço final da tarifa é dividido, portanto, em duas parcelas:
*Parcela A – trata-se de custos cujos montantes e preços escapam à vontade ou gestão da distribuidora, que atua apenas como arrecadadora e repassadora;
*Parcela B – custos diretamente gerenciáveis, administrados pela própria distribuidora, como operação e manutenção e remuneração dos investimentos.Veja na conta de luz abaixo a composição da tarifa e a distribuição de valores entre parcelas A e B:
Encargos e impostos na tarifaA ilustração abaixo mostra a divisão da fatura de energia elétrica em cada um dos itens que compõem a cadeia do setor elétrico brasileiro, considerando a receita da concessionária acrescida dos impostos e tributos (ICMS, PIS/COFINS). A tarifa final do consumidor da Energisa Minas Gerais contém 41,02% de encargos e impostos.
A parte que cabe à distribuidora de energia representa apenas 24,11% da composição da tarifa. É por meio dessa parcela que a Energisa Minas Gerais distribui energia a todos os clientes, paga funcionários, fornecedores e prestadores de serviço, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.{{banner-interno}}
Cerca de 50 empresários estiveram reunidos na FIC para o primeiro encontro oficial do Conselho Empresarial da Zona da Mata (CEZOM). A reunião aconteceu na última sexta-feira, dia 9 de junho, durante um almoço executivo, e contou com a participação de gestores e representantes das principais empresas e entidades de apoio ao empresariado da microrregião de Cataguases.
A iniciativa das Faculdades Integradas de Cataguases e do Grupo Educacional Unis tem como objetivo aproximar os empresários da região para o fortalecimento de negócios entre si, bem como entre os demais conselhos empresariais fomentados pelo Grupo Unis no Sul de Minas e no Chile. Ainda este ano, deverão ser instituídos, outros dois conselho empresariais internacionais, sendo um na Bolívia e outro em Portugal, abrindo portas para que as empresas da Zona da Mata desenvolvam parcerias comerciais e tecnológicas com o mercado estrangeiro.
Segundo o diretor da FIC, Professor Valmir Gonçalves, que presidiu a reunião, a ideia é aproveitar a estrutura da Rede Acinnet, que é uma rede de cooperação internacional de educação da qual as Faculdades Integradas de Cataguases e o Grupo Unis fazem parte, para incentivar negócios. Hoje, a FIC conta com a parceria de 36 instituições de ensino, de 16 países distintos. Ainda de acordo com o diretor da FIC, em maio de 2018, acontecerá o primeiro encontro internacional entre os conselhos empresariais, na cidade do Porto, em Portugal, durante o IV Congresso Internacional da Rede Acinnet.
A reunião do CEZOM contou com a presença do Superintendente Executivo do Grupo Unis, Professor Alan Fonseca, e teve em sua programação duas palestras: "A importância do Cooperativismo", ministrada pelo diretor financeiro do Sicoob Credcom, Josemar de Almeida Moura, e "Interdependência e Inovação", proferida pelo consultor e especialista em educação a distância, David Forli. Na oportunidade, os presentes puderam dirigir suas perguntas aos palestrantes e discutir sobre os temas abordados.
A próxima reunião do CEZOM está agendada para agosto, na FIC.{{banner-interno}}
Garantir o uso racional dos recursos naturais com redução de custos de água e energia, descarte adequado dos resíduos sólidos, mais qualidade de vida e bem estar para os colaboradores da empresa. Com este objetivo estão em andamento - e a todo vapor - as obras das novas sedes da Energisa Minas Gerais, Energisa Soluções e Energisa S.A, em Cataguases. Os três prédios estão sendo construídos, unindo características de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente com conforto e condições adequadas de trabalho. Desta forma, os novos prédios foram projetados com cuidados ao meio ambiente, tais como: utilização adequada dos recursos naturais necessários ao seu funcionamento e correta destinação dos resíduos gerados. Para elaboração do projeto de arquitetura da nova sede, foram analisados: temperatura do ambiente de trabalho, incidência de ventos, umidade relativa do ar, precipitação, evapotranspiração, iluminação natural e incidência solar, considerando as melhores práticas em construção sustentável para garantir a eficiência hídrica e energética dos novos prédios. Para melhor aproveitamento da iluminação natural, nas fachadas dos prédios serão instalados vidros com películas, chapas metálicas perfuradas e brises. Paredes e tetos serão pintados, a maioria, com cores claras, pois refletem melhor a luminosidade. Serão utilizadas ainda lâmpadas LED, que são mais eficientes e com menor consumo de energia, com acionamento por sensores com fotocélula e automação para manter ligados apenas os espaços onde exista pessoas trabalhando: O ar condicionado será central, com distribuição uniforme para todos os ambientes, também automatizados assim como a iluminação. Desta forma, os dois sistemas vão contribuir para reduzir o consumo de energia. Banheiros e cozinhas receberão produtos de alta eficiência em economia de água com temporizador nos chuveiros e torneiras, por exemplo. Para lavagem de pisos, limpeza das janelas e irrigação de jardins, serão realizadas captação e aproveitamento da água de chuva e reaproveitamento da água de retorno do Sistema de Ar Condicionado. Ao projetar os novos prédios, foram identificadas as melhores estratégias em sustentabilidade, considerando os aspectos Econômicos, Ambiental, Social e de Qualidade de Vida, Conforto e Saúde. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Energisa Minas Gerais){{banner-interno}}
O feriadão está chegando e o que não vai faltar é música de qualidade. Vem aí o 3 Days of Rock, ou para ser mais exato: três dias de puro rock'n roll. A badalação vai acontecer no Manhattan Pub Bar, a partir do dia 15 de junho com a banda Calango Blues, formada pelos talentosos Marcos Alves (guitarra e voz), Matheus Rodrigues (Baixo e vocal) e pela primeira vez com o promissor Antônio Gabriel (bateria) que vai fazer um som onde não faltará blues, rock'n roll e a velha e sempre presente MPB. Tudo isso com muita energia e musicalidade, garante Marquinhos.
O Manhattan Pub Bar fica na entrada da Vila Tereza e já se firmou como opção de lazer nas noites de Cataguases por sua pegada diferenciada e arrojada, que seu proprietário Pedro Bezerra vem implementando ao local. Agora, estabelece esta conversa afinada com os músicos que resulta nesta ideia formidável de promover o "3 Days of Rock" que vai contar ainda com as participações de Moby Dick, na sexta-feira, e The Holy Smoke, no sábado. Duas bandas que estão com carreiras crescentes na região e chamando a atenção do público pela qualidade do trabalho que apresentam.
A ideia de promover o "3 Days of Rock", segundo Pedro, é fidelizar o público com o que a cidade oferece de melhor em termos musicais, associado ao jeito super especial do Manhattan, que é inovador, carismático e alto astral, revela. Esta semana, as noites cataguasenses que sempre são musicais, vai subir vários tons nesta escala com o "3 Days of Rock", porque serão três dias de muita música boa, descontração, comidas deliciosas, cervejas e drinks especiais que só serão encontrados lá. O convite está feito. Bom feriadão musical.{{banner-interno}}
A Polícia Militar Rodoviária de Dona Euzébia apreendeu nesta manhã de domingo, 11 de junho, uma gaiola com um pássaro da fauna silvestre que era mantido em cativeiro de forma irregular. A apreensão aconteceu em Astolfo Dutra/MG (23 km de Cataguases) durante patrulhamento na rodovia MG-285, conforme relato do sargento Imperatori que, juntamente com o sargento Belotti e cabo Wagner, atuaram no caso.
Segundo os militares o pássaro, um Trinca Ferro, estava sendo transportado por um homem em uma motocicleta, e ao ser abordado constatou-se que ele não possuía carteira de habilitação, porém o veículo estava com a documentação em dia. Com relação ao pássaro, os policiais viram que se tratava de uma espécie da fauna silvestre e que estava anilhado, mas desconfiaram de que a anilha não era autêntica. Questionado, o condutor da moto disse não possuir a relação de Passeiriformes e que não é cadastrado no Ibama, confirmando assim a suspeita.
Ele foi conduzido preso até à Delegacia de Polícia de Leopoldina onde prestou depoimento e foi liberado por falta de Perícia Técnica especializada do Ibama e vai responder ao inquérito em liberdade, conforme informou o sargento Imperatori. {{banner-interno}}