A Polícia Militar estourou uma rinha de galos na tarde deste domingo, 18 de junho, na zona rural de Muriaé/MG (62 km de Cataguases). O fato aconteceu por volta das 16 horas quando a PM recebeu denúncia anônima de que estaria acontecendo uma rinha de galo numa fazenda localizada na comunidade do Santo Cristo, próximo a Vermelho, distrito de Muriaé. Segundo a denúncia, várias pessoas estariam no local, inclusive algumas portando armas de fogo, e que os animais estariam sofrendo maus tratos.
Várias equipes da Polícia foram até o local e lá encontraram grande movimentação, sendo que várias pessoas conseguiram fugir para um matagal existente nas proximidades, mas várias outras foram contidas pelos policiais. Os militares confirmaram a realização de rinha de galo ao encontrarem uma arena de combate com alguns galos soltos nas proximidades, além de várias gaiolas onde foram encontrados 19 animais, sendo que um deles estava morto, com vários ferimentos na cabeça.
Durante varredura no local, foram apreendidos vários materiais relacionados á rinha de galo, dentre eles 299 esporas, 55 biqueiras, quatro tesouras, três agulhas-arco, um rolo de esparadrapo, outro de barbante, uma seringa, uma lixa, uma serra e um frasco de terramicina, um tipo de antibiótico. Cerca de dezessete envolvidos receberam voz de prisão por maus tratos e podem pegar de trêsmeses a um ano de prisão, além de multa. Um dos autores se apresentou como responsável pelo local, afirmando que haviaarrendado a propriedade. Todos foram levados para a delegacia de polícia em uma Van da própria PM. Dois galos vivos e um morto, também foram levados para a delegacia. Um carro que estava no local foi removido para o pátio credenciado do Detran-MG pois nele foi encontrado vários materiais idênticos aos encontrados na rinha. (Foto: Guia Muriaé){{banner-interno}}
Um ranking divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) classifica as Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) como uma das melhores do país. O apontamento foi publicado no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e considera universidades, faculdades, centro universitários, IFETs e CEFETs de todo Brasil, com base no ciclo avaliativo 2015. A informação também está disponível no site da Revista Exame, da editora Abril, tida como uma das mais importantes publicações do país na área de gestão e carreiras. Das 2.109 instituições pesquisadas, apenas 375 foram apontadas como excelentes, segundo o MEC.
A lista tem como base o IGC (Índice Geral de Cursos), que é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país, e classifica como excelente as instituições que atingem as faixas 4 ou 5 (que vai de 1 a 5). Um dos fatores considerados pelo IGC é a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último triênio, que se refere aos cursos de graduação e é calculado no ano seguinte à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
A FIC alcançou o conceito 4, figurando como uma das melhores faculdades da Zona da Mata e a melhor da região, de acordo com o apontamento do MEC. Para o diretor da faculdade, Professor Valmir Gonçalves, o reconhecimento obtido pela instituição atesta a qualidade das práticas acadêmicas desenvolvidas pela FIC. "Frequentemente, aprimoramos a matriz curricular dos nossos cursos, buscando oferecer formação completa, dentro dos contextos de mercado de trabalho. Além disso, colocamos à disposição dos estudantes estruturas adequadas para aprendizagem, como laboratórios modernos, biblioteca atualizada e professores qualificados", explica.
O diretor ressalta também os programas de mobilidade acadêmica desenvolvidos pela FIC, que permitem que os alunos cursem parte dos estudos em instituições de outros países gratuitamente, como fator contribuinte para o resultado alcançado. Hoje a FIC tem parceria com 36 universidades de 16 países da América Latina, Estados Unidos, Europa e África.{{banner-interno}}
A Feira de Flores de Holambra que foi aberta em Cataguases na última sexta-feira, 17, está aberta ao público neste domingo, 19 de junho, e pode ser visitada normalmente até às 20 horas, conforme lembra seu coordenador, Fernando Palhares. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura através da Prefeitura de Cataguases e tem por objetivo promover o Turismo no município e o incentivar produtores locais, conforme revela o Secretário Fausto Menta, em entrevista exclusiva ao Site, que você pode ver no vídeo ao final desta matéria.
Referência em flores na América Latina, Holambra é uma cidade do interior paulista responsável pela produção de 30% das flores comercializadas no país. A Feira, conforme salienta Fernando Palhares desperta nos participantes o desejo de ter sempre flores perto de si e contribui para revitalizar a cidade além de incrementar seu calendário de eventos e reforçar sua economia, conforme ressalta Fausto Menta. Se você ainda não deu uma passadinha por lá, aproveite o domingo, reúna a família e faça esse passeio. Se já foi, convide um amigo e vá com ele ver as mais de trezentas espécies em exposição e à venda. Os preços estão bastante convidativos.
{{banner-interno}}
Dez pessoas ficaram feridas na noite deste sábado, 17 de junho, após o veículo em que viajavam, uma VW/Kombi, branca, com placas de Recreio/MG, atropelar uma vaca que estava na pista, na altura do Km 802 da BR-116, próximo ao distrito alemparaibano de Marinópolis (55 km de Cataguases)
O acidente aconteceu por volta das 18 horas, quando a Kombi seguia da cidade de Recreio sentido Além Paraíba com 12 pessoas em seu interior.
SAMU, Corpo de Bombeiros de Leopoldina e Polícia Rodoviária Federal atenderam a ocorrência. Os feridos foram levados para o Hospital São Salvador, em Além Paraíba, e de acordo com as informações fornecidas pelas equipes que estiveram no local, 9 adultos e uma criança teriam sofrido lesões leves, mas permaneciam em observação. O animal não resistiu. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online){{banner-interno}}
Um homem de 21 anos, identificado como Marcelo Melo Rocha, morreu e outras duas pessoas, de 19 e 23 anos de idade, além de uma criança de 2 anos, ficaram feridas, sendo que um rapaz está no CTI, durante um tiroteio na Rua Armindo Joaquim Mourão, no Bairro Tomé Nogueira, em Leopoldina, no início da noite deste sábado, 17 de junho.
De acordo com uma testemunha ouvida pela Polícia Militar, as vítimas estavam conversando em frente de sua casa quando ouviu vários tiros e ao chegar na porta para ver o que estava acontecendo deparou com Marcelo e seu irmão caídos ao chão sangrando. Neste momento uma das vítimas disse que três homens encapuzados e armados teriam efetuado os disparos e fugido em seguida. As outras duas vítimas seriam mãe e filho que passavam pelo local na hora dos disparos. Ela foi atingida no quadril e o seu filho no tornozelo direito e não correm risco de morte.
Marcelo e seu amigo foram levados para o Pronto-Socorro da Casa de Caridade Leopoldinense por seus parentes, sendo que ele não resistiu aos ferimentos falecendo após dar entrada naquele hospital e seu amigo está internado no CTI em estado grave. A perícia técnica da Polícia Civil esteve no local e após realizar seu trabalho liberou o imóvel. A Polícia Militar constatou perfurações à bala nos fundos da residência onde, segundo testemunhas, também ocorreram disparos de arma de fogo.
A Polícia acredita que o homicídio possa ter relação com o crime ocorrido em janeiro deste ano próximo a agência dos Correios daquela cidade quando um jovem de 17 e outro de 18 anos de idade foram baleados e um deles morreu. Equipes da PM fazem rastreamentos pela cidade à procura dos autores. (Fotos: O Vigilante Online/Polícia Militar){{banner-interno}}