Nos dias 27, 28 e 29 de junho as Faculdades Integradas de Cataguases – FIC, receberão o I Fórum de Pedagogia. Na ocasião serão realizadas palestras e apresentações de trabalhos de conclusão de curso. O evento abordará o tema: "Base nacional curricular, avanços ou retrocessos?".
O Fórum, que contará com a participação de alunos, professores e da comunidade acadêmica de Cataguases, apresentará, além dos trabalhos, as ações do Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), bem como as ações de estágio do curso de Pedagogia. Dessa forma o evento alinha suas atividades com o II Seminário de TCC, o VII Seminário PIBID e o V Seminário de Estágio do Curso de Pedagogia.
No dia 28, paralelamente aos eventos centrais, será realizada uma mesa redonda para discutir o tema principal, com autoridades de educação do município e do estado. Estão confirmadas as presenças do Superintendente de Educação Regional de Leopoldina, Sidilúcio Ribeiro Senra e do Secretário de Educação do Município de Cataguases, José Fernando Antunes Milane.
No dia 29 ocorrerá uma palestra com o Professor Mestre Fred Henrique Pereira de Faria, que falará sobre as inquietações relacionadas à motivação docente.
O evento está sendo organizado pelas alunas do sétimo período de Pedagogia com apoio do colegiado do curso e da Extensão, e surgiu como uma forma de agrupar os diferentes seminários que ocorriam na instituição e promover a integração com uma temática discutida na atualidade.
A inscrição para o evento pode ser realizada pelo site fjinfor.com.br/participa, sendo o pagamento, de 15 reais, direcionado às alunas responsáveis pela organização do Fórum.{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Bicas/MG (82 km de Cataguases) prendeu três homens nesta tarde de quarta-feira, 21 de junho, quando tentavam aplicar um golpe na agência da cooperativa de crédito do Sicoob daquela cidade. O trio estava em um veículo Peugeot, branco, com placas de Contagem/MG, que foi apreendido e recolhido ao pátio de Detran-MG.
Segundo informações fornecidas pela Polícia Militar, os três homens presos, com idades de 39, 59 e 20 anos de idade, respectivamente, já haviam sido detidos outras vezes por este mesmo crime. Com eles também foram apreendidos diversos documentos falsos, cartões magnéticos, celulares e dinheiro, além de um notebook.
De acordo com ainda com a PM eles estavam tentando contrair um empréstimo na agência do Sicoob no valor de R$ 10 mil utilizando documentos falsos. O gerente desconfiou da idoneidade do grupo e acionou a Polícia que compareceu ao local e surpreendeu os três homens na Praça São José, onde foram presos. No final da tarde, o trio foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Plantão em Juiz de Fora, onde prestaram depoimento.{{banner-interno}}
A 5ª Copa dos Campeões Regionais está chegando em sua reta final. Nesta terça-feira, 20 de junho, a Liga Esportiva de Cataguases, entidade que organiza aquele campeonato, realizou uma reunião, que aconteceu às 19 horas, em sua sede com os representantes dos clube semifinalistas para definir detalhes desta fase final dos jogos e realizar o sorteio das partidas. A Copa dos Campeões é, atualmente, a maior competição de futebol amador da Zona da Mata mineira.
De acordo com o sorteio os confrontos desta fase decisiva do certame será o seguinte:
25/06 - 10:30 horas - Laranjal - E.C. LARANJAL X E.C. ROCHEDO
25/06 - 15 horas - Cataguases - OPERÁRIO X VENANCENSE
02/07 - 15:00 horas - Rochedo de Minas - ROCHEDO E.C. X E.C. LARANJAL
02/07 - 14:30 horas - Itaperuna/RJ - VENANCENSE X OPERÁRIORecurso e liminar do E.C. Ribeiro Junqueira O Esporte Clube Ribeiro Junqueira, através de seu presidente, Bernardo Guedes (esquerda na foto) entrou com um pedido de eliminação do Venancense e os três pontos daquela partida disputada no domingo, dia 18 de junho, em Itaperuna, sejam dados à ele. O processo será julgado por uma Junta Disciplinar que contará com sete membros, possivelmente, nesta quinta-feira, 22, às 19 horas, na sede da Liga Esportiva de Cataguases, conforme ficou estabelecido durante a reunião desta terça-feira, 20.
O clube leopoldinense alega, entre outras coisas, falta de segurança no estádio onde, ao final da partida, em que o time da casa venceu por 3 x 1 ocorreram brigas entre torcedores e jogadores. Caso o Ribeiro Junqueira consiga êxito em seu pleito, o emparceiramento das semifinais poderá sofrer alterações. (Foto principal: Kadu Fontana e a interna acervo Bernardo Guedes){{banner-interno}}
A Companhia Industrial Cataguases, maior e mais tradicional empresa de Cataguases, anunciou no início da manhã desta quarta-feira, 21 de junho, a demissão de 135 funcionários. Em nota enviada ao Site do Marcelo Lopes a empresa denomina o gesto como "dura decisão" a fim de "adequar nossa capacidade produtiva à realidade mercadológica".
Na Nota a Cataguases disse que a decisão deve-se à "grave crise da nossa economia, fortemente contaminada pelas crises moral e política, sem precedentes, além da forte invasão de nosso combalido mercado por produtos oriundos de importações, principalmente de origem asiática, que restringem a competitividade de nossa indústria". O texto termina com o desejo de que esta medida seja "suficiente para superarmos este difícil momento".
Veja abaixo, na íntegra, o comunicado divulgado pela empresa a pedido do Site do Marcelo Lopes.
NOTA DE ESCLARECIMENTOA Companhia Industrial Cataguases, informa que para a continuidade de nossas atividades, fez-se necessário a dura decisão de um ajuste em nosso quadro de colaboradores, e na data de hoje, 21/06/2017, serão desligados 135 funcionários, de forma a adequar nossa capacidade produtiva à realidade mercadológica.
A decisão se deu em virtude da grave crise da nossa economia, fortemente contaminada pelas crises moral e política, sem precedentes, além da forte invasão de nosso combalido mercado por produtos oriundos de importações, principalmente de origem asiática, que restringem a competitividade de nossa indústria.
Esperamos que esta decisão seja suficiente para superarmos este difícil momento, e acreditamos em nosso potencial, em nossa equipe e faremos o que estiver ao nosso alcance para agir e reagir.
Sem mais para este momento, Diretor Presidente e demais Diretorias.
{{banner-interno}}
Dois policiais militares que foram cumprir um mandado de prisão nesta terça-feira, 20 de junho, no bairro Sebastião Adolfo, em Cataguases, contra I.A. de O., de 19 anos de idade, foram ameaçados por ele que também tentou fugir ao chegar no Hospital de Cataguases para fazer exames médicos. Ele aproveitou-se do fato de que estava com um dos braços enfaixado por causa de uma fratura e, por isso, não havia sido algemado, para desacatar os militares e empreender a fuga fracassada, sendo capturado poucos metros à frente, após tropeçar e cair.
Segundo o Boletim de Ocorrência que registrou o fato, os policiais cabos Túlio e Gregório, encontraram o rapaz na praça existente no bairro. No momento da abordagem ele não resistiu à prisão e após ouvir a leitura do mandado de prisão acompanhou os militares até à viatura sendo levado em seguida ao Pronto-Socorro Municipal. Segundo informou a Polícia Militar a justiça expediu a ordem de prisão contra ele por ser suspeito de ter participado de um homicídio naquele bairro em 2016.
Até então, o rapaz que estava com um comportamento cordial e cooperativo com os policiais, após entrar no Pronto-Socorro mudou repentinamente. Assim que o policial abriu a porta do consultório médico para que ele entrasse, o jovem saiu correndo pelo interior do Hospital até ser alcançado já no estacionamento daquela unidade, após sofrer uma queda. Mesmo contido, relata o Boletim de Ocorrência, ele tentou desvencilhar-se dos policiais de forma brusca e agressiva.
O rapaz então foi algemado, apesar do braço enfaixado, e ao ser encaminhado para a sala de raio X fez ameaças aos dois policiais que o acompanhavam, dizendo "Você não me conhece, não sabe com quem está mexendo. tome cuidado comigo", teria dito em tom ameaçador para um dos militares e voltando-se para o outro, também teria falado o seguinte: "Assim que recuperar meu braço quero encontrar você sem farda. A gente se tromba direto." Os militares concluíram o atendimento médico ao rapaz e o levaram para a Delegacia de Polícia em Leopoldina onde prestou depoimento ao delegado de plantão e, em seguida, foi recolhido ao Presídio de Cataguases onde está à disposição da justiça.{{banner-interno}}