O Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Cataguases, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em "Mídias na Educação". O Centro de Educação a Distância (CEAD) daquela instituição publicou o Edital de Seleção de Alunos para o curso, em nível de Especialização, na modalidade à distância. Estão sendo ofertadas 210 vagas, distribuídas nos polos UAB vinculados à UFJF das cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Lavras e Cataguases, para onde são oferecidas 25 vagas. O curso tem por objetivo a formação continuada, prioritariamente para docentes, podendo atender outros profissionais ligados à educação, com ênfase no conhecimento e a aplicabilidade das mídias na educação. O candidato deve possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, e estar interessado em implantar, ampliar e fortalecer projetos de formação docente que tenham como alvo o uso articulado das mídias. O prazo para se inscrever termina no dia 20 de julho. O interessado deverá obter o Formulário de Inscrição no site do CEAD/UFJF, seção Editais, clicando no link próprio, referente ao Edital e preencher todos os dados solicitados. Em seguida, deverá imprimir o formulário de inscrição, que é gerado a partir da conclusão da inscrição, datá-lo e assiná-lo. Com a documentação organizada de acordo com a orientação prevista no Formulário de Inscrição, o candidato deverá encaminhá-la pelos Correios ao CEAD, exclusivamente via SEDEX, com identificação elaborada conforme especificado no edital. A seleção dos candidatos será realizada por uma banca formada por três membros indicados pela Coordenação do Curso. O processo seletivo será desenvolvido por meio da Análise Curricular e da Avaliação da Carta de Intenção, no valor de 40 e 60 pontos, respectivamente. A divulgação do Resultado Parcial (Análise Curricular e Carta de Intenção) dos candidatos ao curso somente será feita pelo site do CEAD no dia 7 de agosto, a partir das 17h. No caso de recurso, deverá o mesmo ser encaminhado exclusivamente no dia 8, de 8h às 14h, para o e-mail da Coordenação do Curso ([email protected]). Os resultados dos recursos e o final serão divulgados no dia 10 de agosto, também no site do CEAD. Para se inscrever e ver o edital completo, clique no link: http://sistemascead.ufjf.br/proceg/inscricao/editaiscorrentes.zul{{banner-interno}}
Nesta segunda-feira, 3 de julho, a partir das 7h15min, dezenas de alunos das escolas municipais Professora Carmelita Guimarães (Vila Reis), e Lysis Brandão da Rocha (CAIC do bairro Santa Clara), se encontram, na quadra do CAIC, para o I Desafio Esportivo entre essas escolas. Estarão em disputa xadrez, salto em distância, peteca e dama para masculino e feminino, além de futsal masculino e queimada feminino. Poderão participar do Desafio os alunos nascidos entre 2003 a 2005.
Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas. "Vamos aproveitar este final de semestre, que antecede as férias escolares, para essa experiência", disse o Secretário Municipal de Esportes, José Vítor Lima, que tem como objetivo implementar novas atividades esportivas junto aos estudantes durante o ano letivo.
Ainda de acordo com o secretário, a intenção é dar continuidade, mês a mês, a eventos como esse. "A escola que vencer, por exemplo, esse primeiro desafio, seguirá para uma nova rodada de jogos com alunos de outra instituição", disse Zé Vitor. O titular da pasta de Esportes explicou ainda que a ideia é dinamizar as atividades esportivas nas escolas. "Como essas são modalidades que fazem parte da programação do JESC, nossa intenção é a gente somar aos professores de Educação Física no incentivo à garotada, para que esteja preparada para a disputa dos jogos escolares", explicou o secretário. (Foto:Arquivo){{banner-interno}}
Uma alegre e divertida festa julina movimentou a tarde deste sábado, 1º de julho, no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente. O evento voltou a reunir os funcionários do Sicoob Coopecic que no dia anterior entregaram oficialmente diversas benfeitorias no local que vão ajudar aos alunos daquele Programa. Nesta tarde, os funcionários da cooperativa de crédito, retornaram ao local para trabalharem como voluntários na festa complementando, desta forma, as atividades do Dia de Cooperar, conforme explicou seu presidente, Antônio Sérgio Vieira Costa.A Secretária Municipal de Assistência Social, Mirilane Licazali (foto), a coordenadora do Centro de Convivência, Maria Paula Guedes e demais funcionários daquela Secretaria, além de mais de vinte voluntários do Sicoob Coopecic, estavam presentes e tiveram participação ativa na realização da festa. Mirilane abriu o evento agradecendo a participação de todos e dedicou um agradecimento especial ao Sicoob Coopecic "que nos deu um enorme presente com estas obras que vão impulsionar, sem dúvida alguma, este programa que é um sucesso". Ela estendeu os agradecimentos às famílias presentes afirmando que a base do trabalho de sua Secretaria "é a família, o pilar da Assistência Social", afirmou.
A Coordenadora do Centro de Convivência, Maria Paula Guedes, lembrou que a festa é anual e feita para os alunos e familiares daquela instituição procurando integrar os profissionais, comunidade e educadores. Ela destacou a parceria com o Sicoob Coopecic dizendo que foi um diferencial "muito importante que nos ajudou a dar um salto de qualidade em nossas instalações físicas que vai refletir na qualidade do nosso trabalho". Ela também agradeceu a Secretaria de Assistência Social o apoio "incondicional" e reiterou que todos os doces, salgados e bebidas do evento são gratuitos para as crianças e seus familiares.
Durante toda a tarde, diversas brincadeiras, músicas, danças e muita animação tomaram conta do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente. Os participantes ainda saborearam canjica, arroz doce, pipoca, algodão doce, broa de fubá, paçoca, entre outras guloseimas típicas desta época do ano. O presidente do Sicoob Coopecic disse estar satisfeito e feliz com o trabalho desenvolvido. "Foi o ano em que o resultado do Dia de Cooperar nos deu a recompensa mais duradoura, porque as obras aqui realizadas ficarão aqui por muitos anos ajudando esses meninos", revelou. E concluiu: "É sempre muito bom cooperar e nós estamos muito felizes e satisfeitos com esta parceria", finalizou.
Veja mais fotos da festa na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Sessenta e cinco alunos da Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto participaram na manhã desta sexta-feira, 30 de junho, do Projeto Socorrista Mirim desenvolvido pela empresa Phoenix Life Treinamentos, com sede em Juiz de Fora e que atua em Cataguases e região. A iniciativa contou com a participação dos alunos do curso de Formação de Socorristas - APH/Resgate 200HS - de Cataguases e também com as presenças do coordenador regional da empresa em Cataguases, Girlean Souza Neves e do instrutor, Peterson Gomes Faria.
O projeto foi viabilizado, conforme revela Girlean, graças a uma parceria com a Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, que "viu a oportunidade de oferecer este tipo de conhecimento a seus alunos sem custo extra que vai lhes ser útil ao longo de toda a vida", destacou. Ele aproveitou para agradecer ao vice-diretor da escola, João Carlos Borges Juste, o apoio e a confiança por ser a primeira de Cataguases a receber o projeto", explicou. Os alunos fizeram o Curso de Suporte Básico de Vida que abrange algumas informações mais relevantes em primeiros socorros.
Aqueles que puderam colaborar, doaram um quilo de alimento não perecível que será repassado para entidades beneficentes, acrescentou Girlean. A Phoeniz Life Treinamentos ministra cursos em urgência e emergência voltados para o coletivo. Esta foi a segunda vez que a aquela escola recebeu este projeto. Outras escolas interessadas podem fazer contato pelos telefones 98823-7850 ou 99180-7689. (Fotos: Equipe da Phonex Life Treinamentos){{banner-interno}}
A tarde desta sexta-feira, 30 de junho, foi de muita música, dança, alegria e de inaugurações para as crianças e profissionais do Centro da Criança e do Adolescente e do Sicoob Coopecic. É que aconteceu nas dependências daquele espaço a Ação Social do Dia C - Dia de Cooperar - daquela Cooperativa de Crédito que reúne os funcionários das empresas Companhia Industrial Cataguases, Bauminas, Equiplastic e Realplastic. Com o tema "Atitudes simples movem o mundo", a iniciativa mobilizou todos os funcionários da instituição que este ano decidiu trabalhar em duas etapas atendendo aquele programa municipal já tradicional e que congrega crianças carentes, conforme revelou o presidente da Coopecic, Antônio Sérgio Vieira Costa. A tarde foi também de inauguração das benfeitorias realizadas na sede do Programa que fica logo depois do Almoxarifado da Prefeitura. O Sicoob Coopecic, pavimentou em concreto 120 metros quadrados da área externa, até então inutilizada porque não estava urbanizada; reformou uma antiga sala de aula que agora se transformou em Sala de Dança, com carpete, pintura, parede espelhada, iluminação adequada, ventiladores, e decoração em adesivos e adquiriu 12 cadeiras universitárias para a sala de reforço pedagógico dos alunos. Segundo informou Antônio Sérgio, as benfeitorias foram realizadas em etapas, por voluntários e também com a ajuda de outras empresas da cidade que participaram desta Ação Social, destacou. Amanhã, sábado, toda a equipe da Coopecic retorna ao Centro de Convivência para ajudar na realização da festa junina dos alunos.
A solenidade começou com uma dose forte de emoção, proporcionada pelas crianças do Centro de Convivência, que abriram o evento cantando várias músicas e apresentando números de dança, sob o comando do professor Guilherme, um verdadeiro descobridor de talentos e incentivador daquele grupo de jovens promissores. O público formado pela Secretária Municipal de Assistência Social, Mirilane Licazali, Elaine Ferraz, pais, profissionais do Sicoob Coopecic e professores se emocionou diversas vezes com a apresentação. Na sequência, Antônio Sérgio fez um breve relato sobre a história da Cooperativa que preside e da iniciativa de trabalhar com o Centro de Convivência. "Estamos há 33 anos em Cataguases e nossa missão é atender às necessidades financeiras de nossos cooperados", revelou.Sobre o Dia de Cooperar, Sérgio (foto ao lado) disse ter ficado muito feliz ao conhecer o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente porque "nos identificamos com a essência desse projeto e, a partir de alguns encontros, conhecemos algumas de suas necessidades que pudemos realizar aqui. Hoje, finalmente, estamos entregando essas benfeitorias tão sonhadas pelos colaboradores do Centro de Convivência e que nós do Sicoob Coopecic, tivemos a honra de sonhar junto com a colaboração de parceiros e voluntários que nos ajudaram a concretizar estes sonhos", salientou. Por fim, agradeceu a colaboração dos funcionários do Centro de Convivência pela acolhida que, segundo ele, "permitiu o sucesso desta ação social".
Sérgio, em seguida convidou todos os seus colaboradores presentes ao evento para, juntos, fazerem o desenlace da fita inaugural das benfeitorias sob o olhar atento das crianças. Logo depois foi a vez de descerrar a placa alusiva à inauguração da Sala de Dança onde um trio de bailarinas estreou o espaço apresentando uma coreografia muito aplaudida pelos presentes. E por fim, foi inaugurada uma placa de bronze no local alusivo ao Dia de Cooperar informando sobre as benfeitorias realizadas no Centro de Convivência. A Coordenadora do espaço, Maria Paula Guedes (foto), encerrou a solenidade com um agradecimento pelos benefícios conquistados. "Recebemos a visita de vocês com grande alegria e tenham certeza que tudo o que fizeram para nós vai contribuir muito para o nosso trabalho e vocês estão guardados em nossos corações", disse convidando todos a participarem de um saboroso lanche.
A área externa que foi pavimentada pelo Sicoob Coopecic e logo depois sua equipe de colaboradores.
Veja mais fotos da festa de inauguração das benfeitorias na galeria abaixo.
{{banner-interno}}