Um jovem 23 anos foi morto com 8 tiros na tarde deste sábado, 08 de julho, na rua São Cristóvão, bairro São Cristovão, em Muriaé/MG (64 km de Cataguases). A vítima foi identificada como John Tayger Araújo e Souza.
Segundo a Policia Militar, uma dupla que estava em uma motocicleta de cor vermelha teria efetuado os disparos que atingiram a vítima que morreu no local. Não há detalhes sobre a motivação do homicídio.
Foi realizado rastreamento pela Polícia Militar, mas até o momento os autores não foram localizados. A perícia técnica da Polícia Civil foi ao local, realizou os trabalhos e liberou o corpo para o IML. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Começa neste sábado, 8 de julho, a 81ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina (EXPOLEO 2017), trazendo à noite os shows com a banda Cidade Negra, Dsnort e DJ Pedro Condé. Único dia da festa que haverá cobrança de ingressos para entrada do público, a arrecadação será revertida parcialmente para a APAE Leopoldina,conforme informou a direção da Coopleste, responsável pelo evento.A EXPOLEO consiste na realizaçãdo dos seguintes eventos ligados ao agronegócio: 81º Concurso Leiteiro; 81ª Exposição Agropecuária Industrial; 38ª Exposição Oficializada do Cavalo Mangalarga Marchador; 16ª EXPHOMARJ – Gado Holandês; 13ª Exposição de Caprinos; 5ª Exposição Ranqueada da Raça Girolando; 9ª Mostra de Gado Girolando; 6º Concurso Leiteiro – Guzerá e Gir; 6ª Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas – Alameda Comercial; 6ª Mostra de Animais da Raça Guzerá; 2º Leilão Feijão Cru e Convidados.
Completam o evento barracas que oferecem guloseimas e outras opções, restaurantes, camarote com o Restaurante Estação Leopoldina, e o 2º MEMORIAL COOPLESTE – 81 ANOS, onde a história da festa pode ser visitada. Os organizadores do evento também reservaram o Espaço Pet: Clínica Veterinária Animalia e AVAC. Outra atração presente na EXPOLEO 2017 é o Parque Paris de Diversões.Durante a Exposição do ano passado, 582 animais foram colocados na pista, conquistando a marca de ser o único evento de Minas Gerais com 3 exposições ranqueadas. Em recente entrevista ao jornal O VIGILANTE ONLINE, o presidente da COOPLESTE, Marcos Almeida Junqueira Reis (foto), esclareceu que o volume de negócios anualizado superou os R$ 10 milhões de reais e que os leilões realizados apontam faturamento superior a meio milhão de reais. "Estas e outras características da Exposição de Leopoldina contribuem para que o município possua o segundo maior produto interno bruto (PIB) agropecuário da Zona da Mata", destacou.
Cerimônia de AberturaA cerimônia de abertura da 81ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina está programada para este domingo, 9 de julho, às 14 horas, com as presenças de autoridades, cooperados e público em geral. Durante a cerimônia se apresentarão os professores do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado e a Fanfarra da Escola Municipal Osmar Lacerda França (EMOLF).
ImportanteAté as 18 horas, menores de 16 poderão entrar no Parque desacompanhados dos pais, desde que com uma autorização por escrito (não precisa ter assinatura registrada em cartório). Após esse horário, somente acompanhados dos pais. Adolescentes de 16 a 18 anos precisam estar com autorização registrada em cartório.
Entrada Franca de 9 a 16 de julho
Programação
Domingo, 9 de julho: 19h – Desfile Staf Teen. 20h – Desfile Miss EXPOLEO 2017. Às 21h30min, show com a banda Cartola de Noel.
Segunda-feira, dia 10: 19h - Noite de Adoração com Ministérios de Louvor.
Terça-feira, dia 11: 19 h - Show de Calouros e às 21h, Show da dupla Hermes Viola e Luiz.
Quarta-feira, 12 de julho: 19h - Festival de Rock ao som das Bandas Vanguarda, Apocalypse e Corrente Sanguínea. Concurso Leiteiro de Bovinos.
Quinta-feira, 13 de julho: Show com a banda Marofagy, Show com Laura Limma e DJ Pedro Condé. Concurso Leiteiro de Bovinos, Julgamento de Equinos – Mangalarga Marchador.
Sexta-feira, 14 de julho: Bailão Sertanejo com 6 horas de Sertanejo, show com a dupla Halvaro e Rodriguez; Show com Luan Severo e Banda e DJ Pedro Condé. Concurso Leiteiro de Bovinos, Julgamento de Equinos – Mangalarga Marchador, Julgamento de Bovinos – Girolando e Holandês. Stand da Cultive, com distribuição de mudas e palestra sobre sustentabilidade para as crianças e público em geral.
Sábado, 15 de julho: show com a banda Samba a la Carte, show com a dupla Júnior e Gustavo, DJ Pedro Condé, Julgamento de Equinos – Mangalarga Marchador, Julgamento de Bovinos – Girolando e Leilão Feijão Cru e Convidados.
Domingo, 16 de julho: 17 h - apresentação do Grupo Pérola Negra. Apresentação do Professor Dalcy e Cia. de Dança às 18h e show com a Banda Amizade A+.
Parceiros InstitucionaisEMATER | IMA | EPAMIG, Associação de Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais, Girolando sem Fronteiras, Sindicato Rural de Leopoldina, Prefeitura Municipal de Leopoldina, Câmara dos Vereadores de Leopoldina e ACIL.
PatrocinadoresLac, Sicoob Credimata, Energisa, Sol e Neve, Semex, Poli Nutri e Minas Tower. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online e reprodução da Internet){{banner-interno}}
Marcando sua presença no calendário anual de eventos na Região da Zona da Mata mineira, o 5º Festival Ver e Fazer Filmes –Edição Inverno 2017 volta a ser realizado em julho, do dia 21 a 29, em Cataguases.
Na programação, mostra e premiação de filmes, workshops, oficinas, arenas de debate, shows musicais e participação de convidados especiais. Entre as novidades em 2017,destacam-se: uma homenagem especial ao cineasta Helvécio Ratton; o Programa Cine Escola Animada, com a formação de um júri infanto-juvenil com 500 estudantes da região; a Mostra ENERGISA, com a exibição de filmes patrocinados pela empresa no Polo Audiovisual da Zona da Mata mineira e em outras regiões do país; a exibição e premiação dos curtas metragens produzidos por jovens realizadores locais no âmbito do Projeto Usina Criativa de Cinema.
"Este Festival tem características singulares que possibilitama formação de público para o cinema nacional,ao mesmo tempo em que promove novos talentos da nossa região, muitos delescom seus primeiros filmes. Por um lado, é um momento especial onde podemos mostrar todo o nosso investimento feito nos filmes nacionais que estamosatraindo para serem realizados em nossas cidades. Por outro, é uma grande alegria ver que o Festival já promoveu desde sua primeira edição, um total de 23 filmes de curtas metragens, promovendo jovens cineastas e produtores da nossa região". Destaca Monica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.HOMENAGEM ESPECIALO homenageado especial nessa edição é o diretor, roteirista e produtor mineiro Helvécio Ratton (foto), reconhecido como um dos maiores nomes do cinema nacional, autor de grandes sucessos como "Batismo de Sangue","Menino Maluquinho","A Dança dos Bonecos","Amor & Companhia", "Em nome da Razão", entre outros.
Engajado politicamente, o cineasta marca sua carreira com militante dos direitos humanos, com o longa"Em nome da Razão" (1979), uma denúncia sobre os horrores cometidos contra os internos do Hospital Colônia, em Barbacena, e em 2006, lança"Batismo de Sangue" (2007), uma adaptação do livro de Frei Beto sobre o frade dominicano Tito, preso e torturado pela ditadura militar. Ratton destaca-se também pela sensibilidade e inteligência de seus filmes voltados para o público infantil, como "Menino Maluquinho", "Pequenas Histórias",e seu mais recente sucesso com "Segredo dos Diamantes".
No FESTIVAL, nos dias 21, 22 e 23,serão exibidos cinco filmes de Helvécio Ratton com presença do homenageado em algumas sessões.
VER FILMESO destaque é o programa CINE ESCOLA ANIMADA com a participação de 500 estudantes, dentre crianças e jovens, na formação de um Júri Popular para eleger o melhor filme da Mostra Infanto-juvenil.
Os estudantes integram o Projeto Escola Animada – Rede Cineclube, das cidades de Cataguases, Muriaé, Leopoldina, Visconde de Rio Branco, Mirai, Itamarati de Minas, Descoberto, Volta Grande, Ervália, Além Paraíba e Juiz de Fora. Pela manhã, a programação dos filmes é dirigida ao público infantil, de 6 a 13 anos. À tarde, as exibições trarão temas de interesse do público jovem, de 14 a 18 anos.
A Mostra Infanto-juvenil do programa CINE ESCOLA ANIMADA acontecerá nos dias 25, 26 e 27, com a exibição de filmes nacionais selecionados pelo cineasta Marcos Pimentel, diretor de Formação do Polo Audiovisual da Zona da Mata.
"Para essa seleção, busquei filmes que abordem questões atuais, que tenham ressonânciacom o públicoinfanto-juvenil e possam gerar debates. São longas e curtas de ficção, animação e documentários que tiveram excelente repercussão em mostras e festivais recentes. Nossa intenção é despertar o gosto pelo cinema, mas também estimular o hábito do diálogo e da reflexão", diz Marcos Pimentel.
FAZER FILMESDesde 2016, oFestival é o palco privilegiado para exibição dos filmes produzidos por jovens realizadores da Região, selecionados por meio do Edital Usina Criativa de Cinema. Pela chamada criativa, os projetos de curtas-metragens recebem recursos financeiros, consultorias e tutoria especializada para sua produção. O resultado desse trabalho, que envolveu cerca de 120 profissionais locais, poderá ser visto no dia29, no evento especial de encerramento do Festival,quandoserá realizada exibição dos curtas e premiação em várias categorias.
Os concorrentes são: "Palace, o contador de histórias", de Aline Souza Gabriel –Ubá; "Lençol de inverno", de Bruno Pereira Rubim – Descoberto;"Vinis e peixes", de Tiago Viana dos Santos e Rafael Ski Fernandes– Cataguases;"Minha mãe se chamava Tereza", de Cecília Pereira Siqueira e Mariana Medeiros- Cataguases.
No evento, serão exibidos ainda os três curtas produzidos pelo diretor e produtor Cavi Borges, do Rio de Janeiro, que participou do projeto comoDiretor Convidado. Com uma equipe formada por profissionais cariocas e da Zona da Mata, Cavi Borges produziu os curtas: "Depois da Chuva","A Nova a Fiar","Cinema é Cachoeira".
O FESTIVAL VER E FAZER FILMES é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Cidade de Cataguases, Instituto Fábrica do Futuro, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Cataguases, com o patrocínio da ENERGISAatravés da Lei Estadual de Incentivo à Culturaerecursos do Edital Prêmio Exibe MinasdaSecretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
A programação completa será divulgada em breve. {{banner-interno}}
Após voltar a funcionar no começo da noite de quinta-feira, 6, de modo precário, por volta das 20 horas desta sexta-feira, 7 de julho, o sinal da Operadora Vivo em Cataguases finalmente ficou estável. Ao longo de todo o dia equipes da empresa ICOMON Tecnologia, responsável pela manutenção dos serviços da Vivo em Cataguases e região, trabalharam para colocar a telefonia da empresa dentro dos padrões exigidos, após sofrer um ato de vandalismo na madrugada desta quinta-feira, quando foram arrancados cerca de quarenta metros de fiação de cobre de uma das centrais da Operadora que fica no morro do BNH, em Cataguases.
Nesta sexta o serviço até chegou a funcionar em alguns momentos, mas sem consistência conforme disseram alguns usuários. Outros nem conseguiram, ficaram mudos o dia todo. O motivo é que o serviço realizado ontem e que seria concluído nesta sexta não foi suficiente para a demanda e como os técnicos tiveram de refazer cem metros de fiação para recompor a que foi destruída pelos vândalos, o sinal ficou instável na maioria do dia, explicaram os técnicos.
Agora o serviço foi refeito de forma a evitar a ação desses criminosos, informa Adriano Siqueira, coordenador da ICOMON, utilizando outra técnica "porque quem fez isso correu risco de vida ao cortar os fios para roubar, já que eles transmitem energia elétrica", explicou. Agora os técnicos vão monitorar o funcionamento da telefonia e fazer ajustes nos próximos dias visando eventuais adequações. (Foto: Reprodução da Internet){{banner-interno}}
O Clube do Remo realiza logo mais à noite, neste sábado, 8 de julho, um de seus eventos mais aguardado (e concorrido também) do ano. É a já tradicional Noite de Queijos & Vinhos. Pelo terceiro ano consecutivo, a organização está por conta da dinâmica e super gente boa, Beli Fernandes, a promoteur que está bombando em todas as suas festas e que já virou sinônimo de qualidade e sucesso.A exemplo dos anos anteriores, foram colocadas mesas à venda e até o fechamento desta matéria ainda restavam algumas para os que decidiram participar na última hora. Uma estratégia de vendas da promoteur que já conhece muito bem o estilo brasileito de deixar tudo para a última hora. O evento será no Salão Social que já começou a receber uma decoração especial, conforme informou o diretor social do Remo, Guilherme Campos, o Pudim.
Além de uma variedade de queijos saborosos e de uma carta de vinhos de primeira linha, os participantes vão complementar as horas agradáveis ali vividas com a música da dupla Giuli Donofre & Ana Paula, que prepararam um repertório especial para esta noite única. O Clube do Remo, mais uma vez, espera repetir o sucesso dos anos anteriores, como revela Pudim. "Estamos muito confiantes em mais uma noite em que o público fique muito satisfeito e aproveite ao máximo o cardápio que foi cuidadosamente escolhido", disse. (Fotos: Acervo Clube do Remo){{banner-interno}}