Três jovens foram baleados na madrugada deste domingo, 03 de março, em Bicas, enquanto brincavam o carnaval no Pátio da antiga Rede Ferroviária Federal. Segundo informou a Polícia Militar, todas as três vítimas São de São João Nepomuceno, que fica a 27 km do local do crime.
Uma jovem foi alvejada no pescoço, um rapaz nas costas e o terceiro nas nádegas e em uma das mãos. As idades das vítimas não foram divulgadas. A PM trabalha com a hipótese de que os autores, também sejam de São Joao Nepomuceno.
Outra informação preliminar é de que seriam três os autores que teriam efetuado quatro disparos de arma de fogo contra o trio. Os tiros aconteceram durante a apresentação de uma das bandas que animava o carnaval em Bicas.
Testemunhas disseram terem visto os suspeitos fugindo em um VW Cross Fox de cor chumbo, com placas de Guarará. A PM já identificou os suspeitos e a principal hipótese para o crime é a existência de uma rixa entre os envolvidos. (Foto Ilustrativa: Arquivo)Clique aqui para saber mais.
Um motoboy de 23 anos levou vários tiros em uma tentativa de homicídio ocorrida na noite deste sábado, 02 de março, na Rua Maria Laura de Medeiros, Bairro São Gotardo, em Muriaé. O homem foi socorrido consciente por populares ao Hospital São Paulo (HSP) e a Polícia Militar (PM) apreendeu dois revólveres calibre 38 e 40 cartuchos em sua residência.
O jovem ferido foi vítima de uma emboscada durante entregas e, conforme a PM, dois suspeitos foram apontados como autores do crime, porém, não foram localizados até o fechamento desta matéria. Bombeiros também estiveram no local, mas o rapaz já havia sido levado ao Pronto-Socorro do HSP em um carro particular.
Na cena do crime foram recolhidas oito cápsulas de munição e um projétil, todos de calibre 9mm. De acordo com a Polícia Militar, a equipe médica constatou oito perfurações no corpo da vítima, sendo o jovem encaminhado para o Centro Cirúrgico, em estado grave. {{banner-interno}}
Ainda segundo a corporação, em meio ao atendimento à ocorrência, após receberam informações de que haveria material ilícito na casa da jovem baleado, no bairro Cerâmica, militares foram ao endereço e, com autorização da esposa do motoboy, realizaram buscas e encontraram os dois revólveres e 40 munições.
O armamento foi apresentado à Polícia Civil (PC), na delegacia de plantão, no bairro Safira, juntamente com o registro da ocorrência. (Fotos: Rádio Muriaé)Clique aqui para saber mais.
A Prefeitura de Além Paraíba anunciou um novo processo seletivo com 10 vagas de nível superior. As oportunidades são para os cargos de Assistente Social NASF (01 vaga); Educador Físico NASF (02); Fisioterapeuta NASF (02); Fonoaudiólogo NASF (01); Nutricionista NASF (02) e Psicólogo NASF (02).
Os contratados irão atuar no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) em caráter temporário de 12 meses. A remuneração é de R$ 1.600,00 e a jornada de trabalho de 20 horas semanais. {{banner-interno}}
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 7 e 11 de março de 2019, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Felizarda Esquerdo, nº 40, Ilha do Recreio, no horário de 10h às 12h e das 13h às 15h. As inscrições para todos os cargos serão gratuitas.
A seleção será feita através de análise documental.
Clique aqui para conferir o edital.Clique aqui para saber mais.
A morte de uma criança do sexo masculino, de dois anos e três meses de idade por meningite, em Leopoldina, foi confirmada ao G1 pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta quinta-feira (28). O menino faleceu no dia 19 de fevereiro na Casa de Caridade do município.
De acordo com a SES-MG, o caso foi notificado, investigado e todas as medidas de controle indicadas já foram adotadas. Exames clínicos confirmaram que a causa da morte foi uma meningite bacteriana. A Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, está realizando a pesquisa do agente causador dentre aqueles mais frequentes no Brasil.
As meningites bacterianas são causadas por várias bactérias, mas a suspeita inicial é que a doença tenha sido meningocócica, cujo grupo tem nove tipos de bactérias (ou sorogrupos) que podem causar a doença. São elas: A, B, C, D, X, Y, Z, 29-E e W-135. As meningites A, B e C são as mais frequentes, conforme a SES-MG. Apesar disso, a secretaria afirma que outras bactérias também estão sendo pesquisadas.
Após a notificação, foram realizados levantamentos da situação vacinal e identificação das pessoas que tiveram relações de contato íntimo e prolongado com a criança. Em casos com contato íntimo evidente foi realizada a quimioprofilaxia medicamentosa por uma equipe da Vigilância Epidemiológica municipal.
Uma pesquisa sobre o agente causador da meningite, dentre os mais frequentes no Brasil, também é realizada pela Funed e deve ser liberada para a Vigilância de Leopoldina até o final da próxima semana. Contudo, a SES-MG afirma que a finalidade do resultado é apenas de caráter epidemiológico e não altera nem invalida nenhuma das ações já tomadas.
VacinaçãoConforme a SES-MG, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece no calendário básico vacinas que protegem contra vários agentes causadores da meningite, como a BCG, que protege contra a meningite tuberculosa, e tríplice viral, que imuniza pacientes contra meningite por sarampo e caxumba.
Além destas, são ofertadas pelo SUS a vacina pentavalente, que protege contra a meningite por Haemofilos influenzae B em crianças abaixo de cinco anos, a vacina meningocócica C conjugada, que protege contra meningite Meningocócica do tipo C, e vacinas pneumocócicas conjugadas 10 valente, que protege contra 10 tipos de meningite pneumocócica e que corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país.
Além disso, a SES-MG afirma que o setor privado também oferece outras vacinas, de maneira comercializada, que servem como alternativas disponíveis para quem possa pagar.
No entanto, a secretaria ressaltou que ainda não existem vacinas eficazes contra todos os sorogrupos de meningite meningocócica e nem contra todas as outras espécies de micro-organismos que possam causar meningites.
Desta forma, a vigilância constante e medidas preventivas são imprescindíveis ao controle destas doenças, afirma a secretaria.
O calendário básico de vacinação pode ser acessado no site do Ministério da Saúde. {{banner-interno}}
Sem alardeConforme a SES-MG, a meningite é uma doença que ocorre durante todo o ano, em diversos países e de forma endêmica, e é causada por vários agentes etiológicos. Por isso, afirma que não há motivo de alarde ou preocupação para moradores de Leopoldina e região, pois todas as medidas de prevenção já foram tomadas pela Vigilância Epidemiológica municipal.
A recomendação da Secretaria é para que a população siga o calendário básico de vacinação de rotina contra a doença.Clique aqui para saber mais.
MATÉRIA ATUALIZADA - O temporal que caiu sobre Cataguases no começo da tarde deste sábado de Carnaval, 02 de março, trouxe transtorno para uma família que mora no Bairro Leonardo. A água invadiu a casa onde moram duas mulheres e duas crianças e obrigou todos a subirem para a lage do imóvel. Além disso, a residência ficou alagada e parte de uma parede da quadra poliesportiva que fica ao lado da casa, não resistiu e desabou.
Segundo os moradores disseram ao Site do Marcelo Lopes, ninguém ficou ferido, "mas isto é um problema antigo que precisa ser resolvido" disseram. As vítimas, inclusive, divulgaram na rede social Facebook, ano passado, o mesmo problema, até agora sem solução (Veja aqui a postagem da época). Elas revelaram que a água não tem para onde escoar e que antes de construírem a quadra não existia este problema. "Não fizeram passagem pra água quando fizeram a quadra" disse uma das vítimas que conta com a ajuda de vizinhos para limpar a casa até o anoitecer, ao mesmo tempo que tenta salvar móveis e utensílios domésticos atingidos pela água.
Logo após a publicação desta notícia a Redação do Site do Marcelo Lopes recebeu mais uma série de fotos, desta vez, mostrando a inundação em outro imóvel situado na Rua Francisco Trocolli Masseli, no Bairro Primavera. O temporal alagou a casa que fica no número 190 deste logradouro e trouxe prejuízo e transtornos para seus quatro moradores. O trabalho de limpeza começou logo após a água abaixar. Um dos vizinhos fez um vídeo que está abaixo mostrando como ficou a situação por lá. Os moradores afirmam que a causa seria um loteamento que está sendo implementado no Bairro Dico Leite, vizinho do local atingido pela enxurrada.
A reportagem não conseguiu fazer contato com o setor da prefeitura responsável.
Veja as fotos e vídeo enviados ao Site pelos moradores.Clique aqui para saber mais.