A cidade de Itamarati de Minas está sediando até o dia 22 de julho a oitava edição da ABC Cup Série II, com partidas de futebol sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Os jogos, iniciados no dia 18, estão acontecendo nos campos do Tupi Futebol Clube e no Municipal, conforme informou o chefe de Esportes e Lazer da Prefeitura daquele município, Raphael Marinho. A organização é da ABS Marketing Esportivo e do setor de Esportes e Lazer da Prefeitura.
Estão em campo no campeonato atletas do Tupi F.C, de Itamarati de Minas, do Santo Antônio de Pádua, da cidade de mesmo nome, do Ostrense F.C. de Rio das Ostras (RJ), do Operário F.C., de São João Nepomuceno, do Boa Esperança, de Petrópolis(RJ), do Atenas E.C, de Belo Horizonte, do Praiano F.C, de Niteroi, e do A.F Nova Geração, de Pirapetinga. Cataguases também está na competição, representada pelas equipes do Flamenguinho F.C e do Projeto Bola Cheia. O Flamenguinho, aliás, já está na semifinal categoria sub-13, conforme revelou Raphael.
"São cerca de 300 atletas disputando 45 partidas, dentro de sua faixa etária", afirmou Raphael Marinho, informando que a premiação será de troféus e medalhas. Ele revelou também que esta iniciativa visa "incentivar as novas gerações a praticarem o futebol no município", acrescentando que a Prefeitura vem contribuindo para que o esporte no município cresça cada vez mais. O evento tem ainda o apoio de MC Ferraz’s, Pif Paf Alimentos, Panificadora Dito e Feito e Rede Nova. (Fotos: Raphael Marinho)
Veja algumas equipes participantes.{{banner-interno}}
O governador Fernando Pimentel sancionou, nesta quarta-feira, 19 de julho, a Lei 22.588, de autoria do deputado Doutor Wilson Batista, que proíbe os médicos de hospitais privados conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS) de deixar de prestar assistência gratuita aos pacientes. A sanção foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais.
A norma estabelece que os médicos de instituições vinculadas ao SUS devem prestar assistência gratuita e integral, em situação de urgência ou emergência, até a completa resolução do caso, inclusive eventuais sequelas dos pacientes.
Também prevê que, caso seja solicitado pelo paciente, as instituições conveniadas ao SUS entregarão ao usuário documento comprobatório informando que a assistência foi prestada de forma gratuita. A norma determina, ainda, que compete à unidade de saúde apurar denúncia de cobrança indevida por serviço de saúde contratualizado com o SUS.
Os dispositivos previstos na lei se aplicam às instituições que integram a rede pública de saúde do Estado ou que recebem recurso público, subvenção ou subsídio do Estado por meio do SUS para a manutenção de suas atividades.
O deputado Doutor Wilson Batista comentou a lei aprovada. "Existem inúmeros atendimentos que não devem ser realizados apenas pelo plantonista. Um paciente, por exemplo, que ingressa com um traumatismo de face com dano estético nasal, ocular ou bucomaxilofacial precisa do serviço de especialidade, como cirurgia plástica, cirurgia bucomaxilofacial e oftalmológica, desde que os serviços estejam credenciados na instituição. O que vamos evitar com esta lei é que o paciente tenha um primeiro atendimento e depois fique em uma fila interminável para solucionar de forma definitiva seu quadro", explicou. (Foto: Guilherme Bergamini/Assessoria de Comunicação da ALMG){{banner-interno}}
Está quase tudo pronto para o Festival Sertanejo que acontece na noite deste sábado, 22 de julho, na Gameleira Club, em Cataguases. O evento traz uma proposta inovadora, de reunir alguns dos nomes regionais desse estilo que estão fazendo grande sucesso e arrastando a galera por onde se apresentam. A iniciativa é da inquieta equipe Zuandoemkta.net, que está sempre com alguma realização bacana para o seu público.
A festa começa às 23 horas vai madrugada a dentro com cinco shows ao vivo dos sertanejos Hálvaro e Rodriguez, Lukas Lima, Tiago Borges, Marcus e Alael e Vinicius Silveira. A noite ainda vai contar com um toque de funk caprichado através das habilidosas mixagens do DJ residente, Léo Peres. A programação, segundo revelou Guilherme Lima, um dos organizadores do evento, disse que foi cuidadosamente preparada para mostrar todas as facetas deste estilo.
Guilherme diz ainda que a expectativa entre o público está "excelente" e as vendas continuam a todo vapor. Os interessados podem adquirir seus ingressos nos seguintes locais: Chocolates Brasil Cacau, Loja Maria Flor (Calçadão) e no Depósito de Pães da Vila Domingos Lopes em Cataguases. Corre lá e garanta o seu ingresso e cante com os maiores sucessos do Sertanejo com quem está fazendo sucesso na região.{{banner-interno}}
Recuperam-se em casa as duas vítimas do atropelamento ocorrido na noite do dia 15 de julho, sábado, na Vila Reis, em Cataguases, conforme informou o vereador Henrique Thurran, que é irmão e tio delas. Segundo revelou, sua irmã, de 32 anos de idade, "ainda sente dores no corpo, está debilitada e muito chateada por não ter sido socorrida juntamente com a filha, pela pessoa que provocou o acidente". Já a menina, de apenas 9 anos de idade, ainda de acordo com ele, está bem fisicamente, mas "bastante assustada com tudo o que aconteceu e com medo de carros na rua", disse. Thurran diz ter consciência que foi um acidente "mas foi uma atitude desumana, porque errar todo mundo erra, mas omitir socorro, deixando as vítimas à mercê da própria sorte é desumano", salientou revoltado.
Sábado, 15 de julho, por volta das 20h30min, conforme o registro policial, um grupo de pessoas estava no ponto de ônibus localizado na altura do número 282, na Vila Reis, em frente a lanchonete do Serginho, quando foi surpreendido por um veículo preto, identificado como sendo um Ford Ecosport, sem controle, que subiu na calçada atropelando parte do grupo que ali estava. Em seguida, ainda de acordo com o Boletim de Ocorrência, deixou o local sem prestar socorro às vítimas. No trajeto, o Ecosport passou por uma guarnição da PM quando uma motociclista informou aos policiais que aquele veículo havia se envolvido em um atropelamento na Vila Reis. A viatura iniciou uma perseguição mas perdeu contato visual com o carro. Mesmo assim, os militares conseguiram chegar até a residência da proprietária do veículo que, no entanto, não atendeu a porta ao ser chamada. O caso agora está nas mãos do delegado Marcelo Manna (foto), titular da Delegacia de Polícia de Cataguases, que abriu inquérito para apurar responsabilidades. Em entrevista ao Site do Marcelo Lopes ele fez questão de esclarecer que a condutora do Ecosport "não está foragida e, por isso, não está sendo procurada". Ele informou que na manhã desta segunda-feira, 18, advogados dela estiveram na delegacia dizendo que a cliente poderia prestar depoimento e demais esclarecimentos imediatamente. Ele, porém, disse que vai ouvi-la no momento oportuno acrescentando que "nesta fase precisamos ouvir primeiro as testemunhas e a vítima", esclareceu o delegado.
Marcelo explicou também sobre o crime praticado. "Ela cometeu uma infração ao artigo 303 do Código de Trânsito Brasileiro que é o de praticar lesão corporal culposa na direção de veículo, cuja pena é detenção de seis meses a dois anos ou a proibição de se obter a habilitação para dirigir. No caso, inicialmente, a pena poderá ser aumentada em um terço ou até a metade devido aos agravantes até agora observados, acrescentou.
A reportagem do Site entrou em contato com um dos advogados da condutora do Ecosport a fim de ouvir a versão dela, mas até o fechamento desta edição, ele não havia enviado os esclarecimentos.{{banner-interno}}
Marcando presença no calendário anual de eventos na Região da Zona da Mata mineira, começa na próxima sexta-feira, 21 de julho, em Cataguases, o ‘5º Festival Ver e Fazer Filmes – Edição Inverno 2017’, reunindo agentes culturais, educadores, realizadores, produtores e gestores de instituições, universidades, empresas e órgãos governamentais. O festival terá intensa programação, com mostras audiovisuais, workshops, oficinas e espetáculos culturais, onde se destaca, na abertura, a homenagem ao cineasta Helvécio Ratton, com uma mostra especial de seus filmes. Outros momentos marcam o evento como: o ‘Cine Escola’, com exibição de filmes infanto-juvenis, que serão julgados por um júri de 500 estudantes, composto por crianças e jovens da região; a realização da ‘Mostra Energisa’, com filmes produzidos no Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e em outras regiões do país. No encerramento, será realizada a primeira exibição e premiação dos curtas produzidos por talentos locais no âmbito do 2º Edital Usina Criativa de Cinema. "Este Festival tem características singulares que possibilitam a formação de público para o cinema nacional, ao mesmo tempo em que promove novos talentos da nossa região, muitos deles com seus primeiros filmes. Por um lado, é um momento especial onde podemos mostrar todo o nosso investimento feito nos filmes nacionais que estamos atraindo para serem realizados em nossas cidades. Por outro, é uma grande alegria ver que o Festival já promoveu desde sua primeira edição, um total de 23 filmes de curtas metragens, promovendo jovens cineastas e produtores da nossa região", destaca Monica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Veja abaixo a programação completa:
{{banner-interno}}