Um homem morreu e dois ficaram feridos em um atentado a tiros, ocorrido no bairro São Pedro, em Muriaé/MG (64 km de Cataguases) no início da madrugada deste sábado, 22 de julho. As vítimas foram socorridas ao Hospital São Paulo (HSP) pelo Corpo de Bombeiros e Samu, e segundo o registro da Polícia Militar (PM), Wantuil da Silva Pereira Mercês, de 35 anos, chegou ao Pronto-Socorro já sem vida.
Conforme a PM, um dos feridos foi atingido no peito, braço e rosto, e o outro rapaz foi baleado no peito. A informação inicial é de que ambos estavam com quadro de saúde estável.
Ainda segundo o registro policial, umas das vítimas contou que estava no bar onde o fato aconteceu quando ouviu diversos tiros. Populares relataram que o crime foi cometido por um grupo com pelo menos três homens encapuzados, que teriam sido vistos chegando e saindo, a princípio, a pé, em direção à BR-356.
Alguns disparos atingiram equipamentos do bar, como um balcão frigorífico e uma estufa de salgados. A perícia da Polícia Civil (PC) esteve no local onde recolheu diversos projéteis.
A PM recebeu informações sobre dois suspeitos, mas eles não foram localizados. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Duas mulheres, uma de 41 anos e outra de 28 anos de idade, foram presas em Cataguases pela Polícia Militar em flagrante nesta tarde de sexta-feira, 21 de julho, por tráfico de drogas. A primeira prisão ocorreu no interior do ônibus da Viação Dorico que seguia para Dona Euzébia/MG (18 km de Cataguases), e a segunda na casa da autora, que festejava seu aniversário. Uma motocicleta Honda 150 Titan EX, placa de Nova Iguaçu/RJ, foi apreendida, além de celulares e uma porção de maconha, conforme informou a PM.
Uma denúncia anônima levou a Polícia até o ônibus da Viação Dorico que seguia de Cataguases para Dona Euzébia/MG. O coletivo foi interceptado pelos policiais do GEPMOR no bairro Granjaria e no interior do veículo localizaram a mulher que estaria com drogas cujo destino final seria o presídio de Cataguases. De acordo com os policiais, ao ver os militares ela demonstrou inquietude e apreensão o que motivou um dos militares a revistar sua bolsa. Lá ele encontrou um tablete de maconha de tamanho significativo. Ela recebeu voz de prisão em flagrante e foi levada para o Posto Avançado da Polícia Militar na Vila Tereza.A mulher contou aos policiais que estava na Rua João Pessoa, no bairro Beira Rio, quando teria sido abordada por uma moça, que chegou em uma motocicleta vermelha e lhe entregou a droga para que levasse até Dona Euzébia e a deixase com um homem, primo do namorado dessa jovem que está preso. Ela ainda afirmou aos policiais que estava "apenas fazendo um favor" de entregar a droga e não ganharia nada, "nenhuma quantia em dinheiro em troca do favor", relata o Boletim de Ocorrência. A mulher ainda mostrou aos policiais ligações telefônicas feitas pela moça da motocicleta para ela em que combinaram o local para receber a droga.
Os policiais foram até a residência da motociclista onde a encontraram festejando seu aniversário. Ela confirmou ter feito ligações para a mulher presa, mas negou ter-lhe entregue qualquer objeto ou mercadoria. Os policiais fizeram uma pesquisa no sistema informatizado e localizaram uma denúncia contra a jovem por utilizar sua motocicleta para transportar drogas. Ela recebeu voz de prisão e foi levada para o Hospital de Cataguases onde, ao lado da outra mulher, fizeram exames médicos e foram conduzidas para a Delegacia de Polícia de Leopoldina onde tiveram suas prisões ratificadas pelo delegado. O homem que iria receber a droga em Dona Euzébia não havia sido localizado até o fechamento desta matéria. (Fotos: Polícia Militar){{banner-interno}}
TÁ SEGURO, TÁ CONTROLADO. Este é tema da XI Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica, que conta com a participação das empresas associadas à Abradee — Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. A campanha ‘Energia Elétrica com consciência’ pretende alcançar cerca de 120 milhões de pessoas em todo o país e visa reduzir os números de acidentes com a rede elétrica.
O número total de acidentes entre a população Brasileira envolvendo a rede de energia elétrica vem caindo nos últimos anos. Desde que começou a fazer o monitoramento, em 2001, a Abradee revela queda gradual, ano a ano, atingindo 26%. O percentual de ocorrências de maior gravidade, com episódios fatais, caiu mais ainda: 37% nos últimos 16 anos, sendo que, só do ano passado pra cá a redução foi de 9%. No total, foram registrados, em 2016, pelas distribuidoras 773 acidentes em todo o País (7 a menos do que em 2015).
Assim como nos anos anteriores, no País, o principal responsável pelas mortes ocasionadas pelo contato com a rede de energia é a construção/manutenção Predial, seguido, nessa ordem, por ligação elétrica clandestina, instalações de antena de TV, poda de árvore e pipa. Estes são os cinco temas abordados na XI Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica.
A Energisa Minas Gerais aderiu à Semana Nacional da Segurança, que começa nesta segunda-feira, 24 de julho, conscientizando a população sobre como utilizar a energia de forma segura, sem desperdícios, e sobre os riscos e perigos, a fim de evitar acidentes e salvar vidas.
Para marcar o lançamento da campanha, a Energisa Minas Gerais vai realizar, em Cataguases, no dia 24, uma ação em praça pública com apresentação teatral, quiz, distribuição de panfletos e a presença do mascote Zé da Luz.
Vem com a gente a participar:
Segunda-feira, 24 de julho, na Praça Rui Barbosa, Centro· 13h: distribuição de panfletos e experimentos de Eficiência Energética no caminhão da Energisa;· 14h: apresentação da peça teatral "Segurança sempre";· 14h30: quiz sobre Segurança com brindes para os três primeiros colocados;· 15h: distribuição de folhetos e encerramento.
Você que gosta de aproveitar tudo de bom que a energia elétrica pode oferecer, fique ligado nestas dicas de segurança, que fazem toda a diferença na sua vida:
1. Brinque sempre longe da rede elétricaSolte pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol. Caso a pipa fique presa, nunca tente resgatá-la.
2. Muito cuidado nas construções e reformasMantenha sempre uma distância segura da rede elétrica. Principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arame. Consulte sempre um profissional capacitado ou a Energisa para realizar esse tipo de serviço.
3. Não construa a menos de 2 metros da rede elétricaCaso contrário, você estará expondo sua casa e todas as pessoas que moram nela a situações de grande risco.
4. Atenção ao instalar ou consertar sua antenaCuidado com a rede elétrica sempre que for instalar ou consertar sua antena de TV. Faça isso em um lugar afastado dos fios da rede e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.
5. Nunca faça poda de árvoresA poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados. Entre em contato com a prefeitura da sua cidade para solicitar informações sobre a responsabilidade do serviço
6. Sem exageros com sabãoUsar a quantidade correta de sabão em pó evita um novo enxágue da máquina de lavar e, com isso, você economiza energia.
7. Assista televisão com a família reunida, não em aparelhos separadosAlém disso, tire o carregador da tomada quando o celular estiver carregado; evite deixar os aparelhos ligados na tomada em stand by e desligue o monitor do computador, se for demorar mais de 10 minutos para voltar.
8. Sem desperdício com o ar-condicionadoDesligue o ar-condicionado quando não tiver ninguém no ambiente. Além disso, mantenha o filtro do ar-condicionado sempre limpo e o termostato regulado.
9. Cuidado com os horários de picoEvite usar equipamentos de alto consumo, como ferro de passar roupa e chuveiro elétrico, nos horários de pico.
10. Durante o dia, procure utilizar sempre a luz naturalUma ótima dica é colocar as mesas de trabalho e de leitura mais próximas das janelas.
A ABRADEEA Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica é uma sociedade sem fins lucrativos, com 41 anos de atuação no setor elétrico brasileiro, da qual participam 47 concessionárias de distribuição de energia elétrica, atuantes em todas as regiões do país e responsáveis pelo atendimento de 99% dos consumidores brasileiros.{{banner-interno}}
Acontece na próxima segunda-feira, dia 24 de julho, a primeira palestra do UPDATE PROFISSIONAL. O evento é promovido pela FIC (Faculdades Integradas de Cataguases) em parceria com a CDL Cataguases e Lions Clube, e tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento profissional daqueles que atuam nos diversos segmentos do mercado.
Lançado este ano no Sul de Minas pela Unidade de Gestão de Pós-graduação do Grupo Educacional Unis, o UPDATE PROFISSIONAL é a oportunidade para que temas ligados ao mercado de trabalho possam ser discutidos, em busca de soluções inovadoras diante do atual cenário econômico. Cidades como Varginha, Alfenas, Três Corações, Três Pontas e Lavras também estão recebendo o evento. Cataguases é o primeiro município da Zona da Mata a sediar o encontro.
No dia 24 de julho, a palestra terá como tema "A importância da Educação no século XXI" e será ministrada pela Profa. Ma. Nídia Rocha, filósofa, doutoranda em Educação e coordenadora do curso de Pedagogia EaD do Grupo Unis.
A palestra do dia 31 de julho será "Venda mais independente da crise", proferida pelo Professor Mestre Lenilson Campos Júnior, diretor de Estratégia, Inteligência e Mercado do Grupo Educacional Unis.
O UPDATE PROFISSIONAL será realizado na FIC, que está localizada na rua Romualdo Menezes, 701, no bairro Menezes, em Cataguases. As palestras são gratuitas e terão início às 19h. A organização sugere a doação voluntária de alimentos não perecíveis nos dias de palestra, que serão doados a instituições do município. As inscrições para o evento pode ser feita antecipadamente na FIC ou pelo telefone 3421-3109. (Foto: Assessoria de Comunicação da FIC){{banner-interno}}
O Clube do Remo vem se destacando nos campeonatos esportivos da região. No último final de semana, os atletas do clube brilharam no Campeonato Regional de Peteca, representando Cataguases, que aconteceu em Astolfo Dutra. O quarteto formado por Guilherme, Fabiano, Sandro e Nielsen chegaram à semifinal, sendo eliminados apenas pelos atuais campões brasileiros.
No torneio regional de futevôlei, realizado no domingo, dia 15 de julho, representado pela dupla Daniel Café e Wildnei, o Remo sagrou-se campeão, vencendo a equipe do Clube Bom Pastor de Juiz de Fora por 21 x 14 no set decisivo. No mesmo dia, fechando o final de semana, o clube conquistou o 3º lugar no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, com os atletas Geovani e Gustavo Ferreira de Souza, o mestre Gulão.
Segundo o diretor de Esportes do Remo, Jose Wellington de Oliveira, o Zé Piu, "o sucesso de tudo isso se deve ao empenho de nossos professores, que estão desenvolvendo nossos atletas com esmero nas práticas esportivas aplicadas no clube, sob a coordenação da diretoria e secretaria de Esportes, apoiadas pela presidência da entidade". Ele também aponta como essencial o apoio dos parceiros do Clube do Remo, Sicoob, Casa Mattos, Colchomóveis, Concessionária Recreio, Hidroazul e Luminosos Cataguases. (Fotos: Clube do Remo){{banner-interno}}