O pagamento do 13º salário dos aposentados será antecipado para agosto. O governo federal oficializou a medida em decreto, publicado sexta-feira, 28 de julho. A primeira parcela da gratificação deverá ser depositada na folha de pagamento entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro, conforme número final do cartão do benefício.
A segunda parcela, que é o restante do valor antecipado, será paga com os benefícios correspondentes ao mês de novembro, em que os segurados vão receber de 24 daquele mês a 7 de dezembro.
Conforme a lei, tem direito ao 13º salário quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido.
De acordo com informações da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, aqueles que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao abono anual. O desconto do imposto de renda, se for o caso, incidirá somente sobre a segunda parcela da gratificação.{{banner-interno}}
O jornal "Cataguases", órgão oficial do município, publicou na edição deste domingo, dia 30 de julho, em sua página 4, decreto que prorroga os vencimentos do IPTU 2017. É a quinta vez que o imposto tem sua data adiada pela Prefeitura e, desta vez, o vencimento ficou definido para o dia 31 de agosto. O decreto, de número 4.812, foi assinado pelo Prefeito Wiliam Lobo de Almeida e pelo Secretário Municipal de Fazenda, Mauro Fachini Gomes.
Em seu artigo primeiro, o dispositivo legal estabelece que o pagamento da Cota Única, ou seja, a vista, na data prorrogada, manterá o desconto de 10%, e o pagamento parcelado permanece em oito vezes, vencendo a primeira parcela também em 31 de agosto, sendo que as demais não terão alteração nos vencimentos.
Ainda segundo o decreto, os contribuintes que estiverem regulares com o recolhimento do IPTU dos anos anteriores terão ainda mais 10% de desconto no pagamento da Cota Única. Por fim, ficou estabelecido que o atraso no pagamento do tributo sofrerá a incidência das correções, conforme artigo 6° da Lei Municipal 2837/98.
Segundo o Secretário Mauro Fachini, para o pagamento do imposto na nova data, será necessário que o contribuinte procure o setor de Fiscalização Tributária, no Centro Administrativo (antigo Pronto Cordis), para retirar a guia com o vencimento em 31 de agosto. Ele também adiantou que a Prefeitura deverá montar um atendimento especial no Paço Municipal para que as pessoas tenham outra opção de retirada do documento.{{banner-interno}}
Na última sexta-feira, 28 de julho, o pessoal da Boate Oásis e a equipe Mais Louco Produções, representados pelos promotore de eventos Geraldo Resende e Hugo Mamute e pelo DJ Diego, estiveram na sede da APAE-Cataguases onde foram recebidos pelo diretor daquela entidade, João Paulo Vargas Vairo e pela terapeuta Ana Paula, para doarem 14 caixas de leite contendo doze litros cada.
O gesto foi presenciado pelos vereadores Marquinhos do Açougue e Betão do Remo que aplaudiram a iniciativa dos rapazes."É sempre muito bom ver que a atividade empresarial também está preocupada com o bem-estar dos mais necessitados, como é o caso desse grupo que atua à frente da Boate Oásis, disse Betão do Remo. Marquinhos, por sua vez, disse feliz por ver cada vez mais pessoas e instituições preocupadas com o futuro da APAE "que presta um serviço da mais alta importância para a nossa cidade".
Geraldo Resende preferiu agradecer a oportunidade de fazer a doação. "Agradecemos ao nosso público que comparece à Boate Oásis, prestigiando nossos eventos. Eles é que estão fazendo essa doação. Quero dizer também porque há várias pessoas envolvidas neste trabalho que realizamos na Oásis o que nos permite levar um pouco do que conquistamos para a APAE que merece muito a ajuda de todos nós", completou.
João Paulo agradeceu a iniciativa da equipe que está à frente da Oásis e disse que a APAE está de portas abertas a todos que queiram ajudar. "Nossas carências são inúmeras e toda ajuda é muito bem-vida. Estamos muito satisfeitos por receber esta doação que contribui para que possamos prestar um serviço cada vez melhor àqueles que necessitam de nós", disse.{{banner-interno}}
Foi realizada na noite deste sábado, 29 de julho, no Centro Cultural Humberto Mauro, o encerramento do 5º Festival Ver e Fazer Filmes - Inverno 2017, com a exibição e premiação dos filmes realizados no âmbito do segundo edital Usina Criativa de Cinema que prestigiou jovens realizadores locais que receberam recursos financeiros e consultoria especializada para sua produção. O prefeito Willian Lobo de Almeida com sua esposa e filha, e o Secretário Municipal de Cultura, Fausto Menta, também acompanhado de sua mulher, assistiram aos filmes ao lado de Mônica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqjeira Botelho e de César Piva, gestor do Polo Audiovisual da Zona da Mata.O Festival Ver e Fazer Filmes é organizado pelo Polo Audiovisual da Zona da Mata com o Instituto Cidade de Cataguases e Instituto Fábrica do Futuro, em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho. A iniciativa tem o patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e recursos do Edital Prêmio Exibe Minas, da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Em depoimento ao site oficial do Festival, Mônica disse o evento promove a formação de novos públicos e que realizadores da região podem, dessa forma, produzir suas obras. "Por um lado, é um momento especial onde podemos mostrar todo o nosso investimento feito nos filmes nacionais que estamos atraindo para serem realizados em nossas cidades. E por outro, é uma grande alegria ver que o Festival já realizou, desde sua primeira edição, um total de 23 filmes de curtas metragens, promovendo jovens cineastas e produtores da nossa região", diz Monica.
Nesta noite de sábado, foram exibidos quatro curtas metragens, todos produzidos na região, conforme preceitua o Edital do certame e que envolveu mais de 120 profissionais. Os curtas exibidos foram: "Minha Mãe chamava Tereza", de Mariana Medeiros; "Palace - O Contador de Histórias", de Diego Neves; "Lençol de Inverno", de Bruno Rubim e "Vinis & Peixes", de Rafael Ski. O grande vencedor da noite pelo júri oficial, com quatro prêmios, foi "Vinis & Peixes" que levou os trofeus de Melhor Direção de Arte para Miron Soares (juntamente com o filme Lençol de Inverno); Melhor Som para André Medeiros; Melhor Atuação para Felipe Saleme e o de Melhor Direção para Rafael Ski.
O curta "Lençol de Inverno" conquistou os prêmios de Melhor Direção de Arte (juntamente com Vinis & Peixes) com Vic Esteves; Melhor Atuação Coadjuvante para João Campany e Melhor Roteiro para Mateus Baldi. Já o filme "Palace - O Contador de Histórias, levou os prêmios de Melhor Trilha Sonora (Matheus Ferro); Melhor Montagem (Diego Neves); Melhor Fotografia (Elvis Rodrigues). O curta "Minha Mãe Chamava Tereza", ficou com os prêmios de Melhor Figurino (Júlia Rocha) e Melhor Produção (Monique Rangel, Cecília Bueno e Cláudia Marques). O melhor filme eleito pelo júri popular foi "Lençol de Inverno" conquistando no geral, também quatro troféus.Também foram exibidos os curtas "Depois da Chuva", "A Nova a Fiar" e "Cinema é Cachoeira", todos de Cavi Borges, diretor carioca, que recebeu recursos do Edital Usina Criativa para realizar apenas um curta, mas surpreendeu a todos e apresentou três filmes que contaram com a participação de uma equipe técnica local, confirmando desta forma, sua fama de fazer trabalhos de qualidade e criativos com baixíssimo orçamento. O júri oficial do festival foi formado pelos experientes Oswaldo Lioi, Míriam Rolim, Aléxis Parrot e André di Franco. Na ocasião foram citados também os filmes vencedores exibidos durante a semana, escolhidos pelo público estudantil que formou um júri próprio nas categorias infantil e juvenil. "Meu pequeno heroi não sabe voar", de Pedro Jorge, foi escolhido na categoria infantil e "Parece comigo", de Kelly Cristina Spinelli, na juvenil.
A noite, porém, não foi só de exibição de filmes e premiação, a participação do palhaço Alziminu, vivido pelo ator cataguasense Marco Andrade, deu um show de descontração e de alegria ao encerramento do Festival. Coube à ele anunciar os vencedores, tarefa que fez com uma irreverência incomum, distribuindo beijos entre os premiados e arrancando muitos risos da plateia. Para anunciar o vencedor na categoria Melhor Filme, chamou o garoto Raoni, que estava na plateia e interagiu com ele minutos antes. Durante sua performance, Alziminu, ainda contou com a participação de outras duas pessoas em situações hilárias provocadas pelo palhaço. Após o término das premiações, Alziminu deu lugar ao ator Marco Andrade, que havia conduzido a primeira parte da cerimônia para despedir-se com uma mensagem de fraternidade e de amor, segundo ele, uma das mensagens que a arte nos ensina.
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
MATÉRIA ATUALIZADA - Três pessoas morreram e uma está gravemente ferida vítimas de um acidente ocorrido nesta manhã de domingo, 30 de julho, no Km 2 da rodovia MG 353, quando chegavam em Piraúba/MG (43 km de Cataguases). Elas seguiam para Astolfo Dutra/MG após voltarem de um evento em Guarani/MG, segundo informações da Polícia Militar Rodoviária de Dona Euzébia (PMR) que assumiu a ocorrência.
De acordo com as informações fornecidas pela PMR, o acidente aconteceu por volta das 5 horas quando a motorista do veículo, um Fiat Palio, cinza, com placas de Ribeirão das Neves/MG, de 24 anos de idade, perdeu o controle da direção em uma curva fechada vindo a colidir contra árvores de eucaliptos plantados às margens da pista. Ela foi socorrida e levada ao Hospital Santa Isabel, em Ubá, em estado grave.
Os outros três ocupantes do veículo, tiveram suas identidades confirmadas. São eles: Jéssica Silva, de 20 anos de idade; Jorge Marques Moreira Júnior, de 35 anos e Renata de Souza, de 29, que morreram no local. Todos são residentes em Astolfo Dutra, conforme apurou a reportagem do Site. A motorista, também nasceu naquela cidade, mas morou algum tempo fora e havia retornado ao município recentemente. Ela ficou presa às ferragens e foi retirada com ajuda de equipamentos especiais utilizados pelo Corpo de Bombeiros de Ubá. Uma Unidade de Saúde Avançada (USA) do SAMU tambem esteve no local prestando atendimento às vítimas. (Fotos: Reprodução da Internet/Facebook e enviadas por leitor)
Nota da Redação: Última atualização às 13h08min
{{banner-interno}}