O Instituto Francisca de Souza Peixoto completa 18 anos nesse dia 01 de agosto. A data vem recheada de novidades em novos desafios, pois a instituição acaba de receber a chancela de Núcleo Regional de Aprendizagem Criativa do estado de Minas Gerais, pelo seu potencial para promover e disseminar a educação em Cataguases e região.A iniciativa, no entanto, começou há alguns meses, quando o Instituto firmou uma parceria com outras duas grandes instituições referências em Aprendizagem Criativa, desenvolvimento social e tecnológico, que são a Fundação Lemann e o MIT Media Lab. De lá até o momento, começou uma verdadeira maratona de reconhecimento e integração com a Secretaria Municipal de Educação de Cataguases e a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, que receberam com atenção e entusiasmo a proposta do Instituto.
Aprendizagem Criativa é uma forma de ensinar e aprender colaborativa, que utiliza métodos lúdicos, inovadores e experimentais, os quais devem ser compartilhados na sociedade pela troca de conhecimentos e na prática "mão na massa". Para isso, o Instituto fornece infra-estrutura, máquinas, equipamentos e insumos, provendo nossos jovens de oportunidades para utilizarem e desenvolverem suas habilidades artísticas, tecnológicas e sociais em projetos experimentais, que podem ser individuais ou coletivos. O usuário precisa apenas se comprometer a converter suas competências em ações voluntárias e coletivas, realizando oficinas promovidas gratuitamente pela instituição na rede pública de ensino.MUNDO MEU MICROMUNDOSAs práticas da instituição estão orientadas pelas diretrizes do programa Mundo Meu Micromundos, práticas essas aprovadas pelo desafio de Aprendizagem Criativa 2017 da Fundação Lemann e MIT Media Lab. O programa é o resultado da integração de projetos do Instituto Francisca Peixoto, adequados aos anseios globais. Ele integra os conceitos do GPTo – Teatro de Bonecos e as oficinas do Mundo Meu, com a inovação da linguagem LOGO, contida nos Micromundos de Seymour Papert e na Inteligência Coletiva de Pierre Lévy, autores do projeto de pesquisa em Cultura e Educação da professora Liliane de Paula Mendonça. Dessa forma, arte, cultura, educação e meio ambiente passam a ser expressos também em uma linguagem digital e lúdica, como o Scratch e a Aprendizagem Criativa, promovidos pela Fundação Lemann e MIT (Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab – Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
O Mundo Meu Micromundos contempla a realização de oficinas de cidadania, tecnologia, educação e cultura no próprio Instituto, e ainda em espaços públicos e nas escolas municipais e estaduais da região. Tem por metas formar uma rede de escolas criativas no município de Cataguases, identificar, reconhecer e valorizar jovens talentos, além de atuar na logística reversa dos descartes de material tecnológico, que possam favorecer a Aprendizagem Criativa.A Companhia Industrial Cataguases, idealizadora e grande parceira do Instituto, foi a primeira indústria a integrar essa participação colaborativa na propulsão da rede educacional de ensino. Alguns materiais que seriam descartados pela empresa, serviram de inspiração e base para uma verdadeira engenharia mecatrônica desenvolvida na oficina de Aprendizagem Criativa. Assim, conceitos de matemática e Física, soltaram-se das páginas dos livros direto para a construção de novos sistemas de robótica, unindo teoria e prática ao entusiasmo dos jovens colaboradores do programa, que nessa semana já começaram a disseminar a experiência com professores da Escola Estadual Professor Quaresma, na Taquara Preta.
Vale lembrar que o Instituto abriga espaços para o desenvolvimento de diferentes linguagens teatrais e prototipagem, fomentando idéias, experimentação e alfabetização digital e de formas animadas, design e arte, a partir de sucatas e materiais reciclados e dispositivos eletrônicos. Além disso, a instituição mantém suas portas abertas para profissionais ativos e aposentados, como eletricistas, mecânicos, costureiras, artesãos, músicos e outros que queiram ser co-responsáveis pela educação de nossas crianças e jovens, que queiram também amparar nossas instituições de ensino, e incrementar o índice de escolaridade da nossa cidade.
O Instituto tem sua sede na Praça Manoel Inácio Peixoto, no centro de Cataguases. Está aberto de 8 às 17 horas.
Veja mais fotos dos projetos desenvolvidos no Instituto Francisca de Souza Peixoto na galeria abaixo. (Fotos Juliano Carvalho)
{{banner-interno}}
É cada vez maior a busca por um rosto mais bonito, sem aquelas imperfeições que atrapalham o sorriso e prejudicam o conjunto. Hoje, cuidar apenas dos dentes para deixar a face mais harmoniosa não é suficiente, até porque os procedimentos feitos por um bom dentista, hoje em dia, vão além e se preocupam com a estética e a harmonização facial, tornando a vida dos pacientes muito mais cômoda e simples. Acabou aquela história de procurar outro profissional para cuidar do seu rosto; tudo pode ser feito sentado na cadeira do consultório dentário, e o que é melhor: na grande maioria das vezes, sem dor. Esta atividade é a que vem ganhando cada dia mais espaço na agenda do dentista Alexandre Albuquerque, que atua em Cataguases há quase duas décadas. Ele, que é especialista em Implantodontia e Periodontia, também trabalha com Estética Facial realizando diversos procedimentos cuja função é fazer com que o rosto seja a moldura do sorriso, harmonizando a face. Todas as técnicas que ele realiza são feitas em seu próprio consultório com resultados concretos (veja as fotos no final da reportagem) e que porporcionam melhorias significativas ao paciente, inclusive em sua auto estima, comenta o dentista.
Nesta área de Estética Facial, Alexandre Albuquerque faz Microagulhamento (rejuvenescimento facial/acne); Aplicação de Toxina Botulínica (para rugas, bruxismo, dores de cabeça); Tratamento de Bruxismo; Redução de Rugas e marcas de expressão; Redução do Sorriso Gengival; Lipo de papada sem corte (redução de papada); Bichectomia (redução das bochechas por meio de intervenção cirúrgica); Rinomodelação (levantar e afinar o nariz); Preenchimento dos lábios; Preenchimento de Mento (queixo) e de mandíbula; MD Code, que é uma técnica de preenchimento facial que promove um lifting sem a necessidade de corte.Alexandre explica que o tratamento mais procurado são aqueles feitos à base de ácido hialurônico. "Ele é um produto maravilhoso que está presente no corpo humano, mas com o tempo sua concentração na pele diminui o que causa o aparecimento de rugas profundas sulcos e também o ressecamento", explica. Ele acrescenta que os procedimentos realizados à base desse ácido são os de contorno da face, lábios, rugas faciais, nariz, sulco nasolabial (o bigode chinês) e harmonização da face. "Todos estes citados são procedimntos não invasivos, quase sem dor, apesar de ainda assim usarmos anestesia e no pós-procedimento o paciente apresenta uma resposta muito boa", afirma.
Outra atividade na área de estética em que há muita procura atualmente é a colocação de lentes de contato nos dentes. Alexandre informa que elas são feitas de uma cerâmica especial e muito finas, produzidas em São Paulo, e de alta qualidade, e ao serem colocadas mudam a anatomia e forma do dente e também um pouco a cor deles, deixando o sorriso novo, "proporcionando um resultado muito bom para o paciente", diz. Ainda na área estética, Alexandre lembra dos aparelhos ortodônticos, dizendo que trabalha com alguns modelos que não interferem na estética da pessoa e, segundo revela, "atualmente tem tido uma demanda maior, como o aparelho de cerâmica, que fica mais discreto na boca. Tem o aparelho de safira, que é translúcido e fica muito discreto mesmo e os aparelhos invisíveis, mantendo a aparência natural", explicou.O consultório de Alexandre Albuquerque fica à Rua Dr. Sobral, 230 - sala 5 - Centro de Cataguases, e as consultas são com hora marcada. Basta ligar para o telefone (32) 3421-9777. Ele atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 19 horas, com intervalo das 12h às 14 horas para almoço, e aos sábados de 9h às 12 horas. Se o paciente preferir pode também agendar a consulta acessando no Facebook sua fanpage no endereço: Consultório Dentário Alexandre Albuquerque (www.facebook.com/consultoriodentario.albuquerque) e, através do comunicador Messenger, agendar sua consulta, completa. (Fotos: Acervo Alexandre Albuquerque, reprodução da Internet e Marcelo Lopes)
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Um homem, de 32 anos de idade, com uma arma de fogo nas mãos, levou a quantia de R$ 26,10 como resultado de um assalto a um ônibus da Transportes Coletivos Léo Ltda, nesta noite de segunda-feira, 31 de julho. O crime aconteceu na localidade conhecida como Canoa, que fica na parte alta entre os bairros Sebastião Adolfo e Sol Nascente, em Cataguases, onde a iluminação pública é precária. Ninguém se feriu, conforme informou a Polícia Militar, e o autor que já tem passagem, foi preso poucos minutos depois.
Segundo o motorista do microônibus contou aos policiais, no momento em que chegava no ponto final, que fica na Canoa, apenas duas passageiras estavam no coletivo. Ali, um homem negro surgiu do meio do mato e a uma certa distância, apontou-lhe um objeto parecido com uma arma de fogo e ordenou que colocasse o dinheiro do caixa em uma espécie de embornal. Ele se aproximou e jogou o saco para ele que pegou o dinheiro do caixa e lhe devolveu. Em seguida o homem se embrenhou no mato e desapareceu.
A Polícia Militar foi acionada, fez uma varredura nas imediações e conseguiu localizar um suspeito com as características do autor do assalto. O homem, porém, negou ter praticado o crime. Com ele os militares encontraram um cachimbo utilizado para fumar crack, três pinos de cocaína, sendo um cheio e dois com resquícios da droga e a quantia de R$ 6,50. Ele foi conduzido até o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde fez exame médico e em seguida será levado até a Delegacia de Plantão em Leopoldina, para prestar depoimento.{{banner-interno}}
Você, certamente, já ouviu algumas dezenas de vezes pessoas dizerem que a ousadia dos bandidos está cada vez maior. A percepção popular é mesmo infalível. Hoje, ações criminosas parecidas com as que se vê no cinema são registradas com frequência, como a ocorrida nesta tarde de segunda-feira, 31 de julho, em Muriaé/MG (64 km de Cataguases) que culminou com o furto de uma motocicleta.
Homens armados renderam o motociclista na BR-353, próximo ao trevo de acesso ao ginásio Rodrigão, que havia parado para atender o telefone celular. Neste momento dois homens se aproximaram do motociclista, apontaram a arma e anunciaram o assalto. Os bandidos pegaram a moto e fugiram pela rodovia em direção ao bairro Porto. Até o final da tarde, a PM não tinha informações sobre o paradeiro dos ladrões nem tampouco do veículo.
A Polícia Militar (PM) fez um rastreamento próior vários bairros de Muriaé à procura dos autores, mas eles não foram localizados. Já o registro da ocorrência ficou a cargo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) porque o crime aconteceu em uma estrada federal.
De acordo com a PM, atitude semelhante vem sendo adotada pelos bandidos para furtarem celular. Eles percebem que o aparelho está nas mãos da pessoa lendo, distraída, alguma mensagem e aproveitam para praticar o crime. Outra ação muito comum, também para furtar celulares, tem como vítimas preferenciais aquelas que carregam o aparelho no bolso de trás da calça. Segundo a Polícia o aparelho geralmente fica à mostra, chamando a atenção dos marginais que aproveitam para cometer o crime. O ideal, conforme explica a PM, é manter esse aparelho longe dos olhares estranhos e nunca manuseá-lo enquanto estiver andando pela rua.{{banner-interno}}
As carteirinhas de Passe Livre municipal serão renovadas entre os dias 7 de agosto e 20 de outubro. A Secretaria Municipal de Assistência Social e a CATRANS, órgãos que promovem a política pública de transporte coletivo gratuito no município, informam que o atendimento será realizado de acordo com a letra inicial do nome da pessoa, conforme cronograma ao final da matéria.
Têm direito ao passe livre os idosos a partir dos 60 anos, com renda comprovada de até um salário mínimo; pessoas portadoras de deficiência física ou intelectual, com atestado de saúde assinado por médico da rede pública e com renda de até um salário mínimo; mães ou responsáveis por crianças matriculadas nas creches municipais, com vínculo empregatício comprovado (neste caso o direito ao Passe Livre acontece somente nos horários de entrada e saída da criança da creche); todos os alunos da APAE e, caso necessário, seus acompanhantes, para os quais é garantido o benefício também somente nos horários de entrada e saída da instituição.
A solicitação da carteirinha de Passe Livre será realizada na CATRANS, que fica no Centro Administrativo (antigo Pronto Cordis), localizado na Rua Gama Cerqueira, 70, na Vila Domingos Lopes. O horário de atendimento é de 7 às 13 horas e o solicitante deve apresentar os documentos originais: carteira de identidade; CPF; CNIS atualizado (INSS); comprovante de residência atualizado; laudo médico (para beneficiários com idade inferior a 60 anos), com o CID emitido por especialista na área médica correspondente à deficiência atestada, pertencente à rede pública; folha resumo do NIS (Número de Identificação Social) e foto 3X4 recente. A secretária de Assistência Social, Mirilane Licazali, lembrou do compromisso da administração municipal em renovar o Passe Livre, concedendo o beneficio às pessoas que têm o direto garantido por lei.
Cronograma de Renovação
LETRA INICIAL DO NOME PERIODO DE ATENDIMENTO
A, B, C, D, E 07/08/2017 a 18/08/2017
F, G, H, I, J 21/08/2017 a 01/09/2017
K, L, M 04/09/2017 a 22/09/2017
N, O, P, Q, R 25/09/2017 a 06/10/2017
S, T, U, V, X, Y, W, Z 09/10/2017 a 20/10/2017{{banner-interno}}