Um princípio de incêndio foi registrado na noite desta segunda-feira, 14 de agosto, em uma residência na Rua José Godinho, 212, bairro Menezes, em Cataguases. Nela residem uma mulher de 23 anos de idade e seus dois filhos, um de apenas 9 meses e uma menina de 2 anos de idade. Nenhum deles ficou ferido pois haviam saído de casa minutos antes para buscar o celular dela que havia sido esquecido na casa de uma amiga, conforme contou à reportagem do Site.
A Polícia Militar foi acionada rapidamente e ao chegar no imóvel encontrou a sala em chamas, com labaredas, conforme informou o sargento Vilela. Os próprios militares assumiram o combate ao fogo que foi logo debelado com a ajuda de uma mangueira emprestada por vizinhos. O Corpo de Bombeiros de Leopoldina chegou a ser acionado, mas teve a missão abortada poucos minutos depois após a situação ter sido controlada pelos policiais que foram aplaudidos pelos populares pela eficiência no atendimento.
A moradora contou ter saído de casa e ter ficado na rua poucos minutos e quando retornava para o imóvel o viu em chamas. Segundo ela, que mora lá há três meses, notava que sua TV não estava funcionando normalmente. "Vivia dando uns estalos e piscava muito", contou. O aparelho explodiu, mas de acordo com o sargento Vilela, não se sabe se foi esta explosão que deu origem ao fogo. "A Perícia Técnica vai examinar o local para definir a causa do incêndio", completou o sargento. Além da sala que ficou destruída pelas labaredas, o forro de todo o imóvel foi totalmente consumido pelas chamas.
Participaram do atendimento a sargento Priscila na Sala de Operações do Quartel, que atendeu a ligação telefônica e acionou os militares do GEPMOR, Cabo Santoro e Soldado Vítor e também, os militares sargentos Vilela e Willian e cabo Gregório, que assumiram a ocorrência. A moradora do imóvel, que estava assustada com o episódio, disse ter outro lugar para passar a noite.{{banner-interno}}
A Polícia Militar do Meio Ambiente de Muriaé/MG (64 km de Cataguases) prendeu uma mulher que mantinha pássaros da fauna silvestre em cativeiro sem a devida autorização legal. Ela também foi multada em R$ 6.279,63 e os pássaros apreendidos.
Por volta das 15 horas do último dia 9, uma equipe da Polícia Militar do Meio Ambiente esteve na casa dela, que fica na Rua Hermes de Almeida, no Bairro Santana, após receber denúncia anônima que ela mantinha vários pássaros em cativeiro.
No local os policiais encontraram com a mulher, de 22 anos de idade, que confirmou as informações da denúncia e apresentou à eles sete maritacas, todas sem anilha de identificação, acrescentando não possuir os registros da aves. Também no imóvel foram encontrados dois viveiros e uma gaiola.
A jovem foi presa em flagrante e multada, além de ter todos os pássaros confiscados que, agora, serão devolvidos ao seu habitat natural. De acordo com o sargento Madriaga, que participou da operação, "multas como essa, por crimes contra a fauna, vão dissuadir muita gente a ter pássaros em cativeiro", comentou.(Foto: Polícia Militar do Meio Ambiente){{banner-interno}}
Uma denúncia anônima feita pelo telefone 190 da Polícia Militar em Além Paraíba/MG (67 km de Cataguases) culminou com uma grande apreensão de drogas por volta das 11 horas desta segunda-feira, 14 de agosto, naquela cidade. De acordo com o Boletim de Ocorrências, um menor de idade estaria em frente a uma casa, com um revólver calibre 32 na cintura, gritando que ele seria "o novo dono da boca de fumo do Bairro Jardim Paraíso". Os militares foram até o local, porém, não encontraram o adolescente, mas na residência onde ele estaria passando as noites foi encontrado um vaso com um pé de maconha que foi apreendido. No mesmo imóvel foi apreendido outra planta da mesma espécie.
De lá os militares seguiram para um campo de futebol conhecido como "Tiro de Guerra" com uma pastagem e, conforme informava a denúncia anônima, estaria escondida uma grande quantidade de drogas que pertenceria a um conhecido traficante daquela cidade, atualmente preso na cadeia pública de Além Paraíba. Os policiais realizaram uma varredura no local e encontraram a droga enterrada no meio de um matagal acondicionada em sacos plásticos 268 buchas de maconha prontas para serem comercializadas e 57 barras da mesma droga.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a 28ª Delegacia de Polícia de Além Paraíba. Participaram da ocorrência, os seguintes Policiais Militares sargento Filgueiras, cabo William e os soldados Satiro e Elpes.{{banner-interno}}
O plano de saúde do Hospital de Cataguases - HC Saúde - comemorou seus vinte anos de atividades neste domingo, 13 de agosto, com a realização da sétima edição do "Passeio Ciclístico HC Saúde". Este ano, o evento que já virou tradição no calendário esportivo do município, contou também com uma caminhada monitorada e um "aulão de zumba" (exercício físico aeróbico baseado em movimentos de danças latinas, como o merengue, a cumbia, a salsa, o reggaeton, entre outros). Segundo os organizadores cerca de 500 pessoas participaram desta iniciativa.
"Pensando nas pessoas que participam do passeio, mesmo não tendo bicicleta e nos benefícios que a atividade proporciona, trouxemos nesta edição um desafio, fazer todos os participantes praticarem uma atividade física ao menos por vinte minutos", explicou Samuel Pereira, assessor de comunicação da Santa Casa e um dos produtores do evento. Os participantes ganharam na concentração do "Passeio", marcada para acontecer às 8 horas da manhã, um kit composto por lanche e camiseta. Muitos ali presentes pela primeira vez atraídos pelo convite feito ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Cataguases. A abertura contou com a presença de integrantes da Mesa Administrativa do Hospital como o vice-provedor Joventino de Oliveira Alves, o primeiro Secretário Carlos Alberto Vieira Pinheiro, o primeiro tesoureiro Renato Simões Mariquito e o segundo tesoureiro Newton Leitão, que fez questão de acompanhar o passeio pedalando.
Presente em todas as edições do Passeio Ciclístico, o médico urologista Walter Ritti, participou da abertura do evento lembrando a todos da importância da atividade física para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
O alongamento inicial e essencial à atividade física foi ministrado pelo educador físico da Crossfit Cataguases, Matheus Jack, parceiro em todas as edições do passeio. Terminada as instruções de alongamento, os ‘bicicleteiros’ saíram trilhando um percurso de aproximados seis quilômetros por ruas da região central da cidade. Logo após seguiram os participantes do comboio da caminhada, em grande parte, senhores e senhoras integrantes de núcleos do NASF. "Estamos muito honrados e felizes com o convite, e percebo que iniciativas assim contribuem para a qualidade de vida da população de nossa cidade", comentou o educador físico, Rodrigo Aguiar, que junto a seu parceiro de trabalho, Rogério Cândido, conduziu dezenas de pessoas num trajeto do hospital até as praças Santa Rita e Rui Barbosa. Chegando na "Rui Barbosa", os participantes foram recepcionados com um aulão de zumba com o instrutor José Caetano e uma farta mesa de frutas para degustação. Antes do encerramento três bicicletas foram sorteadas aos participantes (foto ao lado).
O Passeio do HC Saúde é uma promoção do plano de saúde do Hospital de Cataguases e contou com o apoio da Prefeitura de Cataguases através da Secretaria Municipal de Esporte, Copasa, o médico oftalmologista Arlex Briceño, Bar do Pedrinho, Bike Shop Leitão, Mais Variedades, Calçadão Eletrônicos, os médicos nefrologistas Lúcio Morais Lanzieri e Sergio Luiz Alves de Azevedo, Farmácia de Manipulação Cienciarte, Gastroclínica Cataguases, Grupo de Trabalho Humanizado do Hospital de Cataguases, Guabi, José Américo Auto-Peças, Labclin, Loja Panacéia, a médica Aline, OGTL – Comércio e Serviços, Radiocenter, Supermercado Morais, Uroclínica, Ver Imagem, Distribuidora H2O, Sorveteria Sol & Neve, Biscoitos Líder de Minas, São Matheus Soluções Elétricas, Bar do Vilmar, médico radiologista Vitor Vianna, Sachetto Couros e Escritório de Advocacia Wilson Crepaldi Júnior.
Veja mais fotos do Passeio Ciclístico na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Um aplicativo para celular é a mais nova iniciativa para incrementar a telefonia móvel em Cataguases. O Guia Kta é um projeto que nasceu de uma necessidade pessoal de seu criador, o jovem Vinicius Sousa Beghine (foto abaixo), que percebeu não existir na cidade um guia comercial com informações relevantes, como número de telefone, endereço e informações de empresas e do comércio. "A partir daí comecei a imaginar que se eu estava passando por isso, provavelmente muitas pessoas também estavam. Então surgiu a ideia de fazer um aplicativo para celular onde os usuários poderiam achar maiores informações sobre Cataguases", conta Vinícius.O objetivo principal, segundo ele, foi criar um ambiente em que as pessoas possam ter acesso a informações sobre empresas, profissionais autônomos, utilidade pública, farmácias de plantão, telefones úteis, notícias, rádio online, eventos, entre outros. Para adquiri-lo basta que o interessado entre no Google Play, procure o Guia Kta e instale no celular com o sistema Android. E para quem utiliza o sistema IOS, na Apple Store. "O usuário terá a seu dispor várias opções de empresas e profissionais, cupons de descontos, informações de utilidade pública, notícias de Cataguases e região sempre atualizadas, rádio online e muitas outras opções, inclusive o Site do Marcelo Lopes, onde há um ícone exclusivo para acessar o que está acontecendo na cidade e região", descreve.
Além de conter informações variadas, o Guia Kta pode também incrementar o negócio do empresariado local. "Qualquer empresa ou profissional autônomo pode fazer parte do guia como anunciante. Uma vez feito o anúncio, o usuário do aplicativo vai ter acesso a telefone, endereço com localização de mapa, descrição do negócio, acesso a cupons de desconto, fotos, vídeos e redes sociais dos anunciantes. Ele é muito indicado para aquela empresa ou profissional autônomo que tem seu negócio limitado em apenas um bairro e também para motoboy, carpinteiro, eletricista, pedreiro, pintor, diarista e tantos outros serviços e profissionais especializados", explica o criador do projeto.
Segundo Vinícius Beghine, o anunciante terá seu serviço ou negócio visível para qualquer pessoa a qualquer hora, atendendo a tendência das novas tecnologias. "Segundo dados da 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, o Brasil terá um smartphone em uso por habitante até o final de 2017. O smartphone já faz parte da vida das pessoas, e é inevitável que as empresas aproveitem esse crescente aumento de usuários", afirma. Para fazer parte do Guia Kta, basta entrar em contato com Vinícius pelos telefones 98428-4800 e 99962-2099.{{banner-interno}}