Informar, conscientizar e educar crianças e adolescentes sobre os riscos de brincadeiras próximas à rede. Esse é o objetivo do projeto ‘Zé da Luz na Escola’ da Energisa, que percorre as localidades da área de concessão da Energisa.
Nesta quinta-feira, 24 de agosto, é a vez da Escola Municipal Professor Antônio Amaro, de Cataguases, receber o projeto. A ação tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos e perigos de se aproximar da rede elétrica, reforçando que a segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Com a peça teatral ‘Segurança sempre’, as apresentações são lúdicas e conduzidas pelo Grupo Pera, despertando a atenção dos alunos para o assunto.
Na prática, o projeto retomou as apresentações nas escolas neste mês de agosto com uma novidade: agora os pais estão sendo convidados a assistir à apresentação teatral juntamente com os filhos. A primeira escola que recebeu o projeto com esse formato foi a Escola Municipal Fernando Maurílio Lopes, do município de Reduto/MG (199 km de Cataguases).
"Nós, funcionários, alunos e pais, tivemos a oportunidade em assistir uma bela apresentação do teatro. Queremos parabenizar os atores e a Energisa pela dedicação em promover com tanta diversidade assuntos que beneficiam a toda comunidade escolar. Venho em nome de todos, agradecer. Isso muito nos beneficia", disse a diretora da escola de Reduto, Luciana Baia. (Fotos: Assessoria de Comuicação da Energisa Minas Gerais){{banner-interno}}
A Agência do INSS em Muriaé é a primeira da área de abrangência da Gerência Executiva daquele órgão em Juiz de Fora a implementar uma nova forma de atendimento por meio digital – o INSS Digital. Desde quinta-feira, 24, os processos deixam de ser físicos para se tornarem completamente eletrônicos. O segurado terá toda a sua documentação digitalizada no momento do atendimento na agência, sem precisar deixar cópia dos documentos no INSS. Além dessa mudança, a tramitação do processo passa a ser eletrônica, facilitando o acompanhamento por parte do segurado.
A digitalização do processo traz agilidade para os segurados que buscam os serviços, bem como a otimização dos recursos humanos disponíveis no INSS. No futuro, os processos eletrônicos serão distribuídos automaticamente para as unidades com maior disponibilidade de servidor para a devida análise. A expectativa é da redução gradativa do tempo de espera do segurado pelo resultado do seu processo.
Participaram da "virada de chave" para o INSS Digital o gerente-executivo do INSS em Juiz de Fora, Edésio dos Santos, e a gerente da Agência do INSS Muriaé, Marly Mata, além de servidores e gestores do INSS. (Foto: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Uma colisão envolvendo um VW/Fox com placas de Cataguases e um GM/Astra Sedan, placas de Brasília/DF deixou, na tarde desta quarta-feira, 23 de agosto, três feridos no Km 19 da BR-267, entre Tebas (distrito de Leopoldina) e o município de Argirita/MG. Com o impacto entre os veículos, o Fox saiu da pista e ficou com a frente destruída. Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e SAMU foram acionados para o atendimento do acidente.
Três feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros de Leopoldina, sendo encaminhados para o Pronto-Socorro Municipal de Leopoldina. A PRF adotou as medidas de segurança necessárias, controlando o trânsito, que fluiu em uma das pistas até a retirada dos veículos envolvidos na colisão. As causas do acidente não foram informadas. No Fox viajava um casal e no outro veículo, apenas o condutor.
Atuaram na ocorrência os PRFs Marcelo Castro e Emerick, os Bombeiros Militares sargentos Franco e Ferrari, cabo Macedo e soldado Filipe. Pelo SAMU o técnico em enfermagem Ricardo e o condutor socorrista Guilherme efetuaram o resgate das vítimas.(Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online){{banner-interno}}
Foi imediata a resposta dos leitores à matéria publicada no sábado, 19 de agosto, informando sobre o desaparecimento de Daniela Ferreira, de 38 anos idade. Eles, rapidamente, mandaram várias mensagens informando sobre o seu paradeiro. Ela é vista com frequência em Astolfo Dutra/MG (24 km de Cataguases) onde estaria residindo e trabalhando, ainda segundo as mensagens recebidas. A Polícia Civil em Cataguases foi informada - em seguida - pelo Site que a mulher teria sido reconhecida e, nesta quarta-feira, 23, finalmente veio a confirmação oficial da Delegada de que ela foi encontrada.Daniela foi ouvida no final da manhã desta quarta-feira, por policiais civis em Astolfo Dutra e confirmou ter saído de casa sem avisar aos familiares há mais de 40 dias. Ela não deu detalhes sobre o que a levou a não avisar seus parentes sobre o local em que estava, mas afirmou que está muito bem, trabalhando e pretende continuar residindo naquela cidade. A família dela, que estava preocupada com o seu sumiço foi informada pela própria Polícia Civil de que a filha havia sido localizada e estava bem. Para a delegada Érica Guedes o caso está solucionado e encerrado, disse ao Site.
{{banner-interno}}
Os alunos cataguasenses do sexto período do curso de Psicologia da FAGOC – Faculdade Governador Ozanan Coelho (Ubá), Ivaldo Neto, Ana Paula Fritz Mariquito e Prisciliana Passos, através de seu estágio obrigatório, criaram uma iniciativa de levar à escola suas experiências em psicologia.
A unidade contemplada para o projeto piloto é a Escola Estadual Professor Quaresma, no Bairro Taquara Preta, em Cataguases. Lá, os jovens estudantes desenvolvem três modalidades de grupos de discussões entre adolescentes da própria instituição, no contra turno. No primeiro semestre, foram abordadas questões sobre conceitos do Psicodrama e Arteterapia, Empoderamento Feminino e Temas da Adolescência.Devido ao sucesso do trabalho e o acolhimento da escola, no segundo semestre deste ano, mais três grupos serão criados com o objetivo de ouvir e auxiliar estes adolescentes. Ivaldo Neto, coordenará o grupo que trabalhará os "Mitos e Contos de Fadas" através de uma visão psicológica, pautando sempre em realizar intervenções com temas da adolescência. Ana Paula Fritz, virá com o projeto de orientação vocacional, estimulando os valores pessoais dos alunos para que encontre dentro de si a verdadeira vocação profissional. O projeto "Empoderamento Feminino" ficará a cargo da estudante Prisciliana Passos, que percebe a importância de trabalhar com as meninas as questões do feminino.
Importante notar que os próprios alunos do projeto percebem a importância dele, e estão com grande expectativa com relação ao que ele pode trazer para o grupo, revela Ana Paula. Para a diretora da escola, Célia Marques, a iniciativa do projeto é grandiosa, pois afirma que os adolescentes precisam muito destes núcleos de acolhimento. Todos os alunos são orientados pela faculdade através da professora Cristina Toledo.
Para divulgar o projeto e abrir o período de inscrições, os três estudantes vão ministrar uma palestra para os alunos da escola. Ivaldo Neto abordará o tema "Sexualidade e Gênero". Ana Paula Fritz, introduzirá a temática das "Possibilidades de trajetórias Educacionais e Profissionais" e Prisciliana Passos apresentará algumas das grandes mulheres da história e seus trabalhos para a humanidade. Os alunos acreditam, que no futuro, iniciativa como estas, serão obrigatórias nas escolas públicas do Brasil. (Fotos: acervo do projeto){{banner-interno}}