Um veículo VW GOL, vermelho, pegou fogo na manhã desta sexta-feira, 25 de agosto, em Piraúba/MG (43 km de Cataguases) enquanto transitava pela Rua Maria de Aguiar. O motorista contou aos policiais ter percebido uma fumaça branca saindo do veículo no momento em que passava próximo ao PSF que ficano Bairro João Gonçalves da Neiva.
Imediatamente parou o carro e desceu com o extintor de incêndio do automóvel em mãos quando confirmou ser mesmo o início de um incêndio. Ele começou a apagar as chamas sem sucesso, mas foi auxiliado por populares que passavam pelo local e, juntos, conseguiram debelar o fogo. O carro ficou quase todo destruído, mas ninguém se feriu. A Polícia Militar registrou o caso. Não se sabe a causa do incêndio. (Fotos: Net Notícias){{banner-interno}}
Um Gol vermelho, placas de Cataguases/MG, conduzido por uma mulher de 26 anos de idade, caiu em um abismo por volta das 2 horas desta sexta-feira, 25 de agosto. O acidente aconteceu na MGC-120, próximo à ponte do rio Novo. O veículo seguia de Cataguases para Itamarati de Minas quando a condutora, por motivo ainda não esclarecido, perdeu o controle do veículo, e caiu de uma altura de aproximadamente 40 metros, atravessou uma estrada vicinal paralela a que estava e que dá acesso a um areião e parou mais alguns metros abaixo, próximo ao rio, em local coberto por vegetação e de difícil localização.Equipes da Polícia Militar Rodoviária de Dona Euzébia, da Polícia Militar de Cataguases, uma Unidade de Saúde Básica do Samu de Cataguases e uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Leopoldina, além do Auto Socorro Toledo, compareceram ao local. O registro do fato está sendo feito pela Polícia Rodoviária, a PM atuou no apoio, os Bombeiros fizeram o resgate da motorista que não conseguiu sair do veículo e esperou por mais de 5 horas a chegada do socorro, e o SAMU fez o atendimento emergencial e a conduziu para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde está sendo medicada.
A condutora, apesar do acidente ter sido aparentemente grave, não apresentava inicialmente, nenhuma lesão de maior gravidade. Sentia dores pelo corpo e se manteve consciente ao longo de todo o tempo, conforme informaram os profissionais do SAMU e Corpo de Bombeiros. Ela foi encontrada com o cinto de segurança afivelado o que pode ter contribuido por não ter se ferido gravemente, conforme avaliação dos Bombeiros. O trabalho de retirada do veículo foi rápido e a vítima prestou todas as informações aos profissionais que atuaram no seu socorro. (Fotos exclusivas do Site do Marcelo Lopes){{banner-interno}}
Foi inaugurado no último sábado, 19 de agosto, o primeiro box de Crossfit da cidade, o "CrossFit Cataguases", por iniciativa do professor de Educação Física, Matheus Fonseca Alves, que ano passado obteve a habilitação nesta modalidade e agora, como revelou, está realizando o "sonho de abrir sua própria unidade na cidade, concretizando assim meu projeto pessoal", revelou. O Crossfit Cataguases fica na Avenida Humberto Mauro, 311, Centro, e funciona de segunda a sábado, sendo que aos sábados, as aulas acontecem somente às 10 horas e 11 horas, nos demais dias, informa Matheus, há vários horários disponíveis.Mas, afinal, o que é CrossFit? É um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. E este tipo de atividade física, conforme revela Matheus, traz muitos benefícios para a pessoa que o pratica, porque desenvolve e melhora a resistência cardiovascular e muscular, dá flexibilidade, agilidade e equilibrio, além de coordenação e velocidade", explica. O resultado dessa prática diária pode ser vista rapidamente pelo praticante, como redução de medidas e percentuais de gordura no corpo, aumento da auto-confiança e prevenção de lesões, entre outros. "Ele pode ser praticado por qualquer pessoa a partir de 14 anos de idade, inclusive sedentários, grávidas e idosos", acrescenta.
Esta novidade em atividade física de Cataguases tem atraído vários interessados que já estão praticando a modalidade, segundo Matheus, "porque desejavam um treinamento mais específico e diferente". Sobre a procura pelo Crossfit, o treinador diz que tem registrado um número "acima do esperado" de pessoas querendo iniciar esta atividade. O treinamento é feito em três etapas que duram, no total, até uma hora. A primeira delas é a "modalidade articular" que prepara as articulações para o treino, depois é o aquecimento e, por fim, o treinamento propriamente, que é a parte mais intensa", explica. Cada aula atende no máximo oito participantes, informa Matheus.E já que o assunto é inovação, a CrossFit Cataguases resolveu revolucionar também a marcação das aulas e saiu totalmente do convencional. O futuro aluno pode ir até lá e fazer uma aula experimental, normalmente. Depois, para continuar, ele terá que usar um aplicativo de celular para agendar o horário e dias de suas aulas, conta Matheus. O aplicativo é o CrossX e pode ser baixado nas plataformas Android, IOS e Windows Fone. A partir daí, garante, a pessoa passa a fazer parte da comunidade CrossFit e a vivenciar o dia-a-dia desse esporte que tem vida própria e até alimentação específica, diz o professor.
Matheus lembra que CrossFit é uma marca e para ser utilizada é preciso antes passar por um curso ministrado por esta empresa e filiar-se à ela. "Somente depois desse processo é que podemos abrir um box usando esta marca e aqui em Cataguases, somos os primeiros a cumprir todo o procedimento e, consequentemente, temos o direito de utilizar o nome que aliamos ao da cidade para dar início a este tipo de treinamento específico", explicou. Matheus diz que este tipo de atividade física é "ideal para quem quer mudar de vida e quer uma atividade física fazer algo diferente. E por ser uma atividade de alta intensidade traz resultados muito rápidos aliado uma alimentação adequada", completou. Neste sábado, o CrossFit Cataguases entra em ritmo de solidariedade vai realizar um aulão beneficente ao bebê Vítor Hugo, que passa por um problema de saúde delicado e necessita do apoio de todos. Vale a pena participar para ver de perto esta atividade física que vem crescendo a cada dia no Brasil, e também, para ajudar a recuperação do bebê de pouco mais de dois meses de idade que sofre de um hemangioma.
{{banner-interno}}
Dois novos ônibus zero quilômetro e com tecnologia de ponta acabam de ser adquiridos pela Transportes Coletivos Léo, empresa de ônibus urbano de Cataguases. São dois modelos Apache Vip, ano 2017, com motor Mercedes Benz e carroceria Caio, dotados da exclusiva suspensão pneumática (a ar) que chega pela primeira vez em Cataguases neste tipo de veículo. Estes dois carros são facilmente identificados pelo adesivo "Suave na Nave", em alusão ao maior conforto que oferece aos seus 36 passageiros sentados e 34 em pé durante o percurso. Segundo o proprietário da empresa, Léo Angelo Farage Martins, os veículos acabam de ser emplacados e já estão prontos para rodar. Os dois carros contam com moderno design, plataforma elevatória para entrada e saída de cadeirantes, farois de LED, janelas laterais com vidros temperados incolores, poltronas de passageiros acolchoadas, portas de acesso no sistema duas folhas, além da segurança característica do fabricante e preocupação primordial da Transportes Coletivos Léo. Outro detalhe importante é que possuem tecnologia limpa de acordo com as normas ambientais. Os ônibus se juntam à frota nesta sexta-feira, 25, e fazem parte do compromisso da empresa de oferecer a seus clientes veículos novos, modernos e confortáveis, aliado ao treinamento contínuo dos funcionários.
O grande diferencial desses novos ônibus é a inovadora suspensão pneumática, ou a ar, como também é conhecida, que dá mais segurança ao veículo e muito mais conforto aos passageiros. O objetivo do fabricante é oferecer uma viagem mais prazerosa aos usuários, medida que vem ao encontro de uma das principais propostas da Transportes Coletivos Léo. A qualidade é tão superior aos outros modelos de ônibus que a empresa, ao escolher este tipo de veículo, os identifica com a frase "Suave na Nave", estrategicamente adesivada na lateral e de fácil visualização.
{{banner-interno}}
Oito escolas municipais de sexto ao nono ano do ensino fundamental começaram na última quarta-feira, 23 de agosto, a desenvolver o Projeto Ilumina - Gestão de Aprendizagem aberto oficialmente na terça-feira, 22, em solenidade no Centro Cultural Humberto Mauro. Nesta quinta-feira, 24, foi a vez dos alunos do CAIC Professor Lysis Brandão da Rocha, começar a usar a nova plataforma de ensino. A iniciativa naquela escola vai envolver sessenta estudantes a partir do sexto ano.O Projeto Ilumina é uma iniciativa da Energisa Minas Gerais que acontece em Cataguases e Nova Friburgo/RJ de fomento ao ensino da Matemática por meio de jogos online. A plataforma foi desenvolvida por uma empresa que treinou professores para aplicá-lo dentro da sala de aula. A iniciativa conta ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cataguases. O projeto alcança 900 estudantes somente em Cataguases, conforme informou o secretário de Educação, José Fernando Milani.
Deise Angelo Agrelos Neves, que atua no apoio ao ensino da Matemática na Secretaria de Educação do município, é uma das coordenadoras deste novo projeto. Para a implantação do Ilumina no CAIC ela optou por treinar três alunos antecipadamente para que sejam monitores dos colegas. Eles não só aprovaram a iniciativa como não escondem que estão "adorando" a nova forma de aprender a disciplina considerada o "bicho papão" dos estudantes. Pedro Maier Gomes de Oliveira, 13 anos e aluno do 7º ano; Caio Andrade Medeiros, 14 anos, também aluno do 7º ano e Levy dos Santos Pereira de Souza, 12 anos, estudante do 6º ano, já dominam a plataforma online de ensino.
Eles comentaram sobre o Ilumina. "Estamos gostando muito dessa nova experiência e já me ajudou na matéria em sala de aula ontem", contou Pedro entusiasmado. Caio disse que simpatizou com o programa logo de cara. "É fácil de usar, desperta o interesse e a gente aprende mais rápido mesmo", avaliou. Já Levy, considera o projeto "legal". É um jogo que ajuda a passar o tempo aprendendo. O interessante é que ele tem explicações enquanto jogamos que tiram nossas dúvidas", revelou.
A expectativa de Deise Agrelos é a melhor possível com relação ao aproveitamento dos alunos a partir do Ilumina. "Eu acho que vamos ter um 'boom' na matemática a partir deste projeto. Além disso, vai ajudar muito na prova Brasil (exame bianual aplicado pelo MEC nas escolas) e acredito também que vai ter um impacto no IDEB porque tudo que está nesta plataforma consta na matriz de referência da Educação. Além disso tudo é um atrativo pros alunos aprenderem matemática de uma forma divertida", analisou. Segundo ela a receptividade dos alunos com a nova plataforma é de "plena aceitação e curiosidade. Eles estão doidos pra começarem a mexer e a interagir com o programa", completa revelando o seu desejo de ampliar a abrangência do Ilumina para um número maior de alunos.{{banner-interno}}