A Apae de Cataguases comemorou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, com eventos realizados de 21 a 25 de agosto. O tema da edição deste ano "Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações", foi debatido em todo o país, uma vez que o evento é uma iniciativa da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), que abre debates e coloca a sociedade em reflexão no sentido da igualdade para a inclusão. O objetivo da semana é quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência, que têm a necessidade de apoio em diversas áreas, para que sua inclusão se torne efetiva.A Apae de Cataguases programou várias ações ao longo da semana. Na segunda-feira, 21, durante todo o dia, o Instituto Mix esteve presente na unidade para promover um "Dia de Beleza" para os alunos da entidade, com corte de cabelo, manicure, designer de sobrancelhas, além de um desfile de moda e a participação do mágico Emanoel Messias, para alegrar ainda mais o evento. No dia seguinte, os alunos participaram de sessões de cinema, às 8 e às 13 horas. Na quarta-feira, dia 23, aconteceu um Circuito de Palestras, na parte da tarde, na sede da FIC/Unis (Faculdades Integradas de Cataguases), com o tema "Um olhar além do aluno". Participaram o médico neurologista Murilo Possani e a musicoterapeuta e psicopedagoga Renata Alves Vieira.
A quinta-feira foi marcada por diversas atividades recreativas, na sede da Apae, com Bingo e várias atrações para alunos, familiares e profissionais da entidade. Por fim, na sexta-feira, fechando a programação, várias ações foram mobilizadas para marcar a semana: passeio dos alunos do Trio da Alegria, passeata e abertura de uma exposição de arte, com os trabalhos desenvolvidos nas oficinas da entidade e em sala de aula. Por fim, aconteceram várias atividades culturais. Um grupo de estudantes da Escola CEC realizou uma apresentação musical de flautas; os alunos da Apae que participam das oficinas de música e dança fizeram uma apresentação; o grupo de teatro do curso de Pedagogia da FIC/Unis encenou uma peça; um culto ecumênico foi celebrado e, fechando a programação, o Grupo Pera de Teatro apresentou um espetáculo.Presidida por Adão Cardoso, a Apae de Cataguases tem em sua diretoria a educadora Rosimere Helena Sousa e João Paulo Vargas Vairo. Segundo João Paulo, o evento teve o propósito de levar o olhar da comunidade até a entidade. "Queremos que todos os cataguasenses conheçam o trabalho maravilhoso que é feito na Apae de nossa cidade, além de promover uma reflexão sobre a inclusão social dos alunos e capacitar nossos profissionais para que possam se desenvolver cada vez mais para prestar um serviço digno do tamanho desta instituição. E, claro, levar a alegria para nossos alunos, que merecem todas as nossas atenções", afirmou. (Fotos: Acervo Apae Cataguases)
{{banner-interno}}
Um acidente ocorreu por volta das 21h30min desta sexta-feira, 25 de agosto, próximo à quadra esportiva do bairro Guanabara, em Cataguases. O motorista de um Fiat Uno, preto, com placas de Cataguases, perdeu o controle do veículo em situação ainda não esclarecida, invadiu a calçada do local e bateu numa pequena mureta. Apenas o condutor estava no automóvel e foi socorrido pelo SAMU que o levou para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases. Ele foi medicado, está em observação e sofreu apenas escoriações leves. O automóvel foi rebocado pelo Auto Socorro Toledo para o pátio da empresa que é credenciada junto ao Detran-MG. A Polícia Militar de Cataguases assumiu o registro da ocorrência.
{{banner-interno}}
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - TRE-MG - concluiu o processo de rezoneamento determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Cataguases não sofreu nenhuma alteração e vai continuar atendendo aos mesmos municípios. Em Minas foram extintas 45 zonas eleitorais das 351 existentes e 139 municípios passaram a integrar novas zonas eleitorais como é o caso de Miraí, Laranjal e Recreio, próximos a Cataguases. Também no município continua sendo realizado o cadastramento biométrico a que todos os eleitores deverão se submeter para terem direito a votar nas próximas eleições de 2018, conforme informou o chefe do cartório, Antônio Carlos Gonçalves.
Sobre o recadastraento biométrico, Antônio informa que quem não comparecer terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Para isso é preciso levar o documento de identidade com foto ou carteira de trabalho, comprovante de residência e o título de eleitor. O processo de recadastramento não é rápido porque são necessários tirar as impressões digitais de todos os dedos das mãos, informa Antônio, aconselhando o eleitor a ir até ao Cartório o mais depressa possível para evitar as filas de última hora. O cartório eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17 horas para atendimento ao público e fica na Rua Dr. Lobo Filho, 155, Centro.O projeto de identificação biométrica do eleitor em Minas Gerais teve seu início em 2009 e é uma das prioridades da Justiça Eleitoral brasileira em busca de maior segurança e modernização do processo eleitoral em todo o Brasil. Atualmente, são 676 municípios mineiros com atendimento biométrico: 80 que passaram por revisão biométrica - os quais possuem todo o eleitorado cadastrado por meio de biometria -, os quatro que iniciaram a revisão em fevereiro de 2017 (Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia) e 592 municípios com atendimento biométrico ordinário, ou seja, com parte do eleitorado ainda não cadastrado biometricamente.
O que é biometriaA biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Não existem duas impressões digitais iguais. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes. Ela auxilia na detecção de duplicidade no cadastro eleitoral.{{banner-interno}}
Aconteceu em Cataguases nesta tarde de sexta-feira, 25 de agosto, a quarta edição do Fóruns Regionais - Mata. O evento é organizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais e foi realizado em Cataguases por sugestão do vereador do município, Vinícius Machado, a fim de beneficiar a maior parte das cidades da região, conforme ele próprio lembrou na abertura da etapa Cataguases. Participaram o prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida e vários outros, além de vice-prefeitos, vereadores e autoridades regionais do Governo, dentre eles representantes das polícias militar e civil e do Corpo de Bombeiros.Os Fóruns Regionais surgiram depois da criação de 17 territórios em Minas Gerais, cada um representando uma de suas regiões geográficas. Desta forma, criou-se um modelo de gestão do Estado onde a população, através destes fóruns, ajuda a governar por meio de sugestões, propostas e do diálogo com o governo, explicou Labenert Mendes Ribeiro (foto ao lado), coordenador do evento em Cataguases. "Através deste diálogo constante com a população mineira - conta ele - o Governo de Minas constrói políticas públicas respeitando as características de cada região", explicou.
O prefeito de Cataguases fez o primeiro pronunciamento do encontro para dar as boas vindas aos demais participantes e abordou três temas que recentemente deixaram os gestores municipais preocupados. O primeiro foi a questão do repasse dos recursos do Repatriamento, estimados por todos os órgãos do governo e de assessoria à ele, que seriam vultosos e se concretizou uma ninharia (Cataguases recebeu apenas R$ 90 mil quando eram previstos valores na casa de milhões de reais). Willian (foto ao lado) repeliu a postura tanto do governo quanto da AMM - Associação Mineira de Municípios e CNM - Confederação Nacional dos Municípios pela falha.
Ele também criticou o repasse do ICMS aos municípios, que este mês veio a menor e o erro só foi assumido pelo governo do estado dias após e ainda prometeu repassar o restante daqui em breve. Por último, o prefeito de Cataguases disse que vem sendo cobrado pela população sobre a promessa do Governador de lançar um edital para fornecer asfalto para os municípios. Willian disse que se o programa não atender a Cataguases ficará claro que o critério adotado por Fernando Pimentel terá sido o de beneficiar a sua base de apoio. Por fim, desejou a todos uma reunião proveitosa.O Fórum em Cataguases trouxe respostas a algumas demandas colhidas em fases anteriores do evento como a que reivindica a criação do Museu Afrobrasileiro da Zona da Mata debateu o tema Saúde na Zona da Mata e sobre o Hospital de São João Nepomuceno, entre outras. Na sequência eles debateram sobre Saúde na Zona da Mata e as melhores propostas aprovadas pelo grupo foram encaminhadas para o Governo de Minas, de acordo com Labenert Ribeiro. O encontro terminou por volta das 18 horas e para o vereador Vinicius Machado (foto) foi "uma oportunidade muito importante para a gente colocar os problemas da nossa região, alertando o governo do estado sobre nossas principais carências na área se saúde", avaliou.
{{banner-interno}}
A Polícia Rodoviária Federal de Leopoldina fez uma apreensão de drogas durante fiscalização de rotina em frente a sua Base Operacional, no km 768 da BR-116, naquela cidade. Segundo informou o inspetor chefe daquela Delegacia, Américo Cabral, eles receberam informação de que um rapaz estaria em atitude suspeita na Rua Antônio Fernandes Valentim, conhecida como Rua do Sapo e se deslocaram para lá.
No local a equipe de policiais rodoviários abordou um homem identificado pelas iniciais L.M.R., em frente à Chácara Vila Rica. Ele passou por uma busca pessoal quando foi encontrado dentro de uma bolsa que carregava, 289 pinos de cocaína e duas buchas de maconha. O suspeito informou ter adquirido as drogas no Rio de Janeiro/RJ por R$ 1.400,00. Ele, juntamente com as substâncias ilícitas apreendidas, além de dois aparelhos celulares, um bilhete de passagem da Viação Rio Doce, uma CNH e uma carteira de identidade, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina. (Fotos: Polícia Rodoviária Federal de Leopoldina){{banner-interno}}