Últimas Notícias

Leopoldina inicia na próxima semana as atividades do Parlamento Jovem 2019

08/03/2019

A Câmara Municipal de Leopoldina confirmou sua participação na 16ª edição do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) com a assinatura do Termo de Adesão, através do presidente Waldair Barbosa Costa. Em seguida, os coordenadores daquela Casa Legislativa, Arnaldo Spindola e Camila Andrade, estiveram em Matias Barbosa participando de um encontro com os coordenadores do Polo Zona da Mata I. Na oportunidade, foram discutidos ajustes no cronograma e no seu regulamento.
Na semana que antecedeu o carnaval, os coordenadores municipais estiveram visitando as escolas de Leopoldina, entregaram um convite para participarem do programa e conversaram com os diretores sobre os objetivos do Parlamento Jovem. Foram convidadas doze escolas de ensino médio daquela cidade. São elas: E.E. Luiz Salgado Lima, E.E. Omar Resende Peres, E.E. Professor Botelho Reis, E.E. Emílio Ramos Pinto, E.E. Marco Aurélio Monteiro de Barros, E.E. Sebastião Silva Coutinho, E.E. Sebastião Medeiros, CEFET, Colégio Imaculada Conceição, Colégio Equipe Cidade Leopoldina, Colégio Novo Horizonte Apogeu e Escola Estadual Eneas França. {{banner-interno}}
De acordo com o cronograma de atividades, a solenidade de lançamento do Parlamento Jovem será realizada na próxima sexta-feira, dia 15 de março, e a primeira oficina com a presença dos alunos está marcada para o dia 21 daquele mesmo mês. Também está prevista uma reunião com os monitores de cada escola participante para discutir a dinâmica das atividades.  
Neste ano, o Parlamento Jovem de Minas, programa de formação política de estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, terá como tema a discriminação étnico-racial e três subtemas que serão discutidos nas oficinas temáticas: 1 – Desigualdades socioeconômicas; 2 – Violências por motivo étnico-racial e 3 – Direitos às identidades e à diversidade cultural. (Foto: Câmara Municipal de Leopoldina)

Clique aqui para saber mais.

Convênio garante tratamento do esgoto em dois distritos de Muriaé

08/03/2019

O prefeito de Muriaé, Grego, assinou na última semana, convênio com a Associação Pró-Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba Sul (Agevap). O ato aconteceu em seu gabinete no Centro Administrativo e firma parceria entre a Prefeitura de Muriaé e a instituição para construção das tubulações e das estações para a realização do serviço de tratamento de todo o esgoto produzido nos distritos de Belisário e Itamuri.
O convênio é fruto de edital que foi lançado pela Agevap em 2018, para cadastramento de projetos que visassem a melhoria do saneamento básico nas comunidades inseridas dentro daquela bacia hidrográfica – vale lembrar que os rios Fumaça e Glória, que banham respectivamente os distritos de Belisário e Itamuri, são afluentes do rio Muriaé; este, por sua vez, deságua no Paraíba do Sul, na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). {{banner-interno}}
O processo contou com a participação de 184 municípios, dos quais apenas oito tiveram projetos selecionados. Dentre essas cidades, Muriaé foi a única que conseguiu aprovar duas propostas, sendo uma referente a Belisário e outra, a Itamuri. "Esse tipo de obra é especialmente importante porque, ao investir em saneamento básico, estamos investindo também em saúde pública e em prevenção de doenças. É um verdadeiro legado para os moradores dos dois distritos", comemora o prefeito Grego.
Não foram divulgadas a data para o início dos serviços nem os valores envolvidos. (Foto: Prefeitura de Muriaé-Divulgação)


Clique aqui para saber mais.

Entrevista: Delegado fala sobre Feminicídio e como agir nestes casos

08/03/2019

Hoje, sexta-feira, 08 de março, é o Dia Internacional da Mulher e para comemorar a data, o Site do Marcelo Lopes resolveu tratar de um assunto que está no noticiário nacional quase diariamente. O feminicídio. Para isso entrevistamos o delegado seccional de Cataguases, Marcelo Manna, responsável por este setor na Comarca. Ele dá uma notícia boa neste sentido, ao afirmar que em Cataguases e sua microrregião aquela Delegacia de Polícia tem registrado "pouquíssimos casos de feminicídio, sendo o último em 2018", salienta.
Apesar dessa situação aparentemente confortável em nossa região, Marcelo Manna explica em detalhes sobre este tipo de crime, como a mulher deve agir nestas situações, separa o feminicídio dos crimes enquadrados pela Lei Maria da Penha e orienta, especificamente, para adotar cuidados extras quando algum tipo de relacionamento começa pela internet. Apesar da situação em Cataguases e região ser tranquilizadora a respeito deste assunto, é bom conhecer seus direitos e saber como agir em casos como este. Assista ao vídeo abaixo.




Clique aqui para saber mais.

Julgamento do impeachment do prefeito de Cataguases será na próxima sexta-feira, 15

07/03/2019

O presidente da Câmara Municipal de Cataguases, vereador Ricardo Dias, marcou para o dia 15 de março próximo, sexta-feira, às 18h30min, a sessão de julgamento de pedido de impeachment do prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida. Na sessão ordinária desta quinta-feira, 07, o relator da Comissão Processante, vereador Hercyl Suhurt Salgado, informou a todos que vai entregar oficialmente uma cópia do relatório produzido pela Comissão a cada um dos vereadores que poderão analisálo "com calma e sanar eventuais dúvidas neste período", salientou. Um bom público compareceu à Câmara para assistir ao início do processo de julgamento do prefeito que foi, na verdade, um ato simbólico e se resumiu no anúncio da data em que vai ser realizado.
Após uma Comissão Especial de Inquérito realizada pela Câmara Municipal de Cataguases apresentar um relatório final apontando supostas irregularidades que o prefeito Willian Lobo de Almeida teria cometido na contratação de uma empresa de serviços de medicina do trabalho, seu relator à época e hoje presidente daquela Casa, Ricardo Dias, pediu a cassação do mandato de Willian. Segundo o relatório, ele teria incorrido nos seguintes crimes: Fraude em processo licitatório, Falsificação de documentos das empresas AML Assistência Médica Leopoldinense Eireli e Medclin Cataguases Ltda, Improbidade Administrativa e Desvio de finalidade que regulamenta a utilização do sistema de registro de preços constante no art. 15 da Lei 8.666/93.
Os integrantes da Comissão Processante, Antônio Gilmar de Oliveira, Hercyl Suhurt Salgado e Marcos Costa disseram que não vão se pronunciar sobre o assunto até o final do julgamento "por uma questão de ética uma vez que tudo o que dissermos poderá ser interpretado como manipulação de votos dos colegas vereadores" explicaram na noite desta quinta-feira, momentos antes do início da sessão. O relatório produzido por eles, segundo apurou o site, teria aprofundado as investigações sobre as eventuais irregularidades praticadas na contratação da empresa Innovar Consultoria em Medicina do Trabalho Ltda-ME. Uma das novas descobertas é que a prefeitura de Cataguases, desde que adotou a adesão de atas de licitação de outros estados, fez cinco adesões naquele ano e apenas uma fora do estado, a que contratou a Innovar. Esta empresa responde por processo na Comarca de Anchieta/ES e estaria com parte de seus bens bloqueados. {{banner-interno}}
Para cassar o prefeito são necessários dez votos favoráveis dos quinze vereadores. A votação será aberta e nominal, segundo entendimento hoje divulgado pelo presidente daquela Casa. A sessão do dia 15 será exclusivamente para este julgamento, que não tem hora para terminar.

Clique aqui para saber mais.

Casa de Caridade Leopoldinense contesta informação de morte de criança por meningite bacteriana

07/03/2019

A Casa de Caridade de Leopoldina divulgou um posicionamento no Facebook da instituição no dia 1º de março dizendo que a criança de dois anos e três meses que faleceu no local no dia 19 de fevereiro passou por todos os procedimentos adotados pelo Ministério da Saúde e, nesta quinta-feira (07), informou ao G1 que o menino na verdade não resistiu a uma septicemia, infecção generalizada, a partir de um foco intestinal.
A informação contesta a do Estado, que na época afirmou que foi notificado a respeito da suspeita de diagnóstico de meningite bacteriana provável e que exames iriam confirmar o tipo de agente causador, além de terem sido adotadas todas as medidas preventivas no município.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) voltou a ser procurada pela reportagem nesta quinta-feira. Veja abaixo a íntegra da nota.
DiagnósticoNesta quinta-feira, o hospital ressaltou que em nenhum momento houve um comunicado oficial da instituição à Gerência Regional de Saúde (GRS) ou à SES sobre a possibilidade de óbito suspeito por meningite bacteriana.
Hoje, a direção também disse não saber qual foi a origem do desencontro de informações que levaram ao Estado a responder desta forma sobre o assunto. {{banner-interno}}
AtendimentoA direção e o médico responsável pelo atendimento do menino explicaram ao G1 que a criança deu entrada no hospital com diarreia, náuseas e vômito. Diante do agravamento do quadro, foi seguido o protocolo de diagnóstico, que incluiu exames necessários para detectar possibilidade de meningite.
A instituição também relatou que houve um primeiro resultado que apontou a doença, o que contradizia os sintomas apresentados pelo paciente. Novos exames foram feitos e indicaram a presença de bactéria estreptococos, que não causa nenhum tipo de meningite.
Íntegra da nota do Estado"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aguarda o posicionamento oficial da vigilância municipal de Leopoldina, que realiza a investigação do caso e tem prazo de 60 dias, a partir da notificação, para encerramento do caso. Os resultados laboratoriais até então liberados pela FUNED, isoladamente, não são determinantes e precisam ser consideradas as outras informações clínicas e laboratoriais locais reunidas pela equipe de assistência e vigilância. A SES-MG tomou conhecimento do caso pela vigilância epidemiológica de Leopoldina, que acionou a vigilância epidemiológica da Regional de Saúde de Leopoldina. O prazo da investigação das notificações de meningite é de 60 dias, que é quando toda as evidencias são reunidas para a classificação final".


Clique aqui para saber mais.

« Anterior 1 ... 53 54 55 56 57 ... 3004 Próxima »