Acontece neste sábado, 16 de setembro, em Cataguases, o "Dia D" da Campanha de Multivacinação e Intensificação da vacina contra a Febre Amarela. A informação é das Coordenadorias de Epidemiologia e de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases. A partir das 8 horas até às 17 horas o público alvo com idade entre 0 e 15 anos de idade podem procurar os postos de saúde relacionados ao final desta matéria para ser imunizado. Para a Febre Amarela o público alvo são crianças de 9 anos de idade até adultos com 59 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não receberam nenhuma dose, informa asquelas coordenadorias.
De acordo ainda com a Secretaria Municipal de Saúde, quem estiver com seu cartão de vacina em atraso poderá atualizá-lo recebendo as doses ainda não ministradas. A campanha termina no dia 22 de setembro, mas a orientação é para que as pessoas não deixem para a última hora e aproveitem o Dia D para se imunizarem. Dados sobre vacinação recomendada para crianças ao nascer ou menores de um ano, de acordo com os dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), apontam que 760 mil crianças ainda não foram vacinadas com BCG, 950 mil com a hepatite B, e 470 mil crianças ainda não foram vacinadas com pneumocócica e rotavírus em todo o país.
A situação é mais crítica nas vacinas para adolescentes. Na meningocócica C, por exemplo, são 5,9 milhões de adolescentes de ambos os sexos na faixa de 12 e 13 que anos ainda não se vacinaram. O mesmo ocorre na vacina de HPV. Cerca de 73,6% das meninas de 9 a 15 anos receberam a primeira dose e apenas 47% foram imunizadas com duas doses. Já entre os meninos, 23,6% de adolescentes foram vacinados aos 12 e 13 anos. Outra vacina para adolescentes com baixas coberturas é para a hepatite B. Em 2016, não foram vacinados 1,3 milhão de jovens.
Os postos de vacinação que estarão funcionando neste sábado são:- Centro de Vacinação da Vila Tereza- PSF Leonardo- PSF Bandeirantes- PSF Granjaria- PSF Paraíso- PSF Aracati- PSF Vista Alegre- PSF Cataguarino
{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Miraí apreendeu 43 papelotes de cocaína e outras 100 gramas da mesma droga em uma residência no Centro de Miraí/MG (31 km de Cataguases) na noite desta quinta-feira, 14 de setembro. Um homem também foi preso em flagrante após ter sido monitorado pela PM enquanto vendia a droga, conforme relato do Boletim de Ocorrência.
A Operação foi realizada pelos militares sargentos Ismael e Neil e cabos Rafael e Rafino. Eles tiveram informações de que o rapaz havia recebido uma grande quantidade de droga no dia anterior o que os levou a monitorarem suas ações tendo em vista que o suspeito é conhecido no meio pela prática de tráfico. Quando o viram perto de o um ponto comercial o abordaram, porém, antes ele jogou algo que estava no seu bolso ao chão e entrou no estabelecimento onde foi detido e encontrado um invólucro com cocaína na calçada.
De acordo com o registro policial, o jovem resistiu à prisão, xingou os policiais e ainda deu seu endereço errado para os militares quando foi questionado a primeira vez, só falando a verdade posteriormente. As guarnições se deslocaram para lá e ao chegarem o suspeito começou a gritar o nome de sua esposa para que ela não abrisse a porta nem o portão do imóvel e que "jogasse tudo fora." Um vizinho abriu o portão e os militares arrombaram a porta do imóvel suepeitando que a esposa estivesse se desfazendo da droga ali existente.
Após vistoria no local foram encontradas a droga e materiais para sua embalagem. A esposa do suspeito ficou calada diante dos questionamentos dos policiais. Ele foi levado para o hospital daquela cidade onde passou por exames médicos e conduzido para a Delegacia Regional de Polícia em Leopoldina onde prestou depoimento. Ele revelou receber a droga de uma pessoa de Magé/RJ e que vende cada papelote por R$20, acrescentando que iniciou nesta atividade quando passava por necessidade.{{banner-interno}}
O Centro de Educação Aberta e a Distância do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba, acaba de lançar a reabertura de inscrições para os cursos Técnico em Logística e Técnico de Alimentos, para as unidades de Cataguases e Visconde do Rio Branco; Técnico em Alimentos, para Leopoldina e Técnico em Logística em Muriaé, através do MedioTec.
As inscrições ficarão abertas até o dia 20 de setembro e deverão ser feitas, obrigatoriamente, através deste link (clique aqui) onde o interessado também terá acesso ao Edital da seleção. São cinquenta vagas em cada um dos cursos, e podem se candidatar estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. A seleção será por meio de sorteio, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, informa o Cead. O resultado será divulgado até dia 22 de setembro.
Estes cursos e outros dois que ainda continuam suspensos, tiveram suas inscrições abertas, inicialmente, em junho de 2016, voltados exclusivamente para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, com previsão para serem iniciados no segundo semestre daquele ano, porém, segundo o Cead, isto ainda não aconteceu porque os recursos necessários para custear o funcionamento dos cursos não haviam sido repassados pelo MEC. Por isso a necessidade de reabrir as inscrições tendo em vista que muitos inscritos desistiram de frequentar as aulas.
MedioTec
O MedioTec é uma ação do Governo Federal, integrante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o objetivo de proporcionar formação profissional para estudantes que estão cursando o ensino médio da rede pública. Os cursos são ofertados por instituições, como o IF Sudeste MG, que têm experiência e qualidade na área de educação técnica.
{{banner-interno}}
A Prefeitura de Viçosa anunciou na última terça-feira, 12 de setembro, que a cidade vai adotar o regime de racionamento de água a partir do próximo sábado, 16, adiantando, portanto, a data inicialmente divulgada (segunda-feira). A escala com os dias e bairros onde acontecerá o racionamento foi divulgada no dia seguinte, 13, no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). No evento, os gestores apresentaram também dados relativos à precipitação, captação, tratamento, armazenamento, distribuição e consumo de água na cidade, bem como medidas tomadas pela Saae diante da escassez de chuva.
RacionamentosEm 2016, o racionamento de água em Viçosa chegou a durar mais de três meses, tendo sido iniciado em meados do mês de maio e encerrado apenas no final de agosto devido ao baixo nível dos reservatórios e a falta de chuvas.
Desde 2014, em todos os anos a cidade tem passado por períodos de racionamento de água. Em 2015, por exemplo, o racionamento foi feito em momentos de interrupção de fornecimento em escalas de 24 horas e 12 horas por semana.
Um dos principais motivos para a medida nos últimos anos foi o manancial do Ribeirão São Bartolomeu. Em 2017, por exemplo, o rio voltou a sofrer baixas consecutivas. A média de litros por segundo, que normalmente é de 60, já chegou a 40.
ObrasPara que a cidade não abra mão do abastecimento, a Prefeitura realiza obras de ampliação na Estação de Tratamento de Água Violeira desde 2016, que são feitas com a estação em funcionamento. Atualmente, o abastecimento é de aproximadamente 132 litros por segundo e a expectativa é que com as adequações concluídas até novembro deste ano passe para 160 litros por segundo.
Matéria atualizada às 20h28min.{{banner-interno}}
Teve início nesta quarta-feira, 13 de setembro, em Vitória/ES, o transporte de vagões de passageiros do Projeto Trem Turismo Rio-Minas. Uma carreta plataforma iniciou o trajeto com o primeiro deles e a expectativa é que cheguem à oficina de Recreio/MG (59 km de Cataguases) no final de semana onde vai passar por manutenção e reparos.
Com o apoio de seus voluntários e Prefeitura de Recreio, a oficina está sendo toda revitalizada para receber os vagões que farão o roteiro do trem de turismo entre Cataguases e Três Rios/RJ, além do segundo percurso de Santo Antônio de Pádua/RJ e Palma/MG. As informações são da ONG Amigos do Trem, que está à frente deste projeto.
A ideia dos integrantes da ONG Amigos do Trem tem como objetivo reativar o tráfego ferroviário na Zona da Mata mineira e no Sul fluminense através do turismo utilizando um trecho de 120 km aproximadamente, percorrendo os os municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro. Existe ainda a possibilidade do projeto atender outro trecho que também conta com Recreio no circuito, interligando as cidades de Santo Antônio de Pádua, Palma e Recreio, passando pelo distrito de Angaturama. De acordo com o presidente da Associação Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento (foto), o Trem de Turismo Rio-Minas é um projeto de "extrema importância" para a região, pois trata-se do desenvolvimento econômico e turístico da Zona da Mata mineira. "Vamos passar Vista Alegre e Ribeiro Junqueira, distritos de Cataguases e Leopoldina, envolvendo diretamente estas cidades, e isto vai gerar desenvolvimento do turismo, renda e será um atrativo para que as pessoas possam se deslocar de outras cidades e estados para conhecer a nossa região", ressaltou Paulo Henrique.
O prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, um dos entusiastas do projeto, tem dado total apoio ao Trem Rio Minas e vê na ideia uma ótima oportunidade de alavancar a economia do município e região. Zé Maria ressaltou que o município de Recreio surgiu graças à expansão ferroviária com a Companhia Estrada de Ferro Leopoldina na época imperial do Brasil, no século XIX, a exemplo de outros municípios da região.
Além de Recreio, outras prefeituras do trajeto têm estimulado o projeto, assim como o Grupo Mil da Rede de Supermercados Bramil, de Três Rios. (Fotos: Pólis Recreio){{banner-interno}}