Um homem de 65 anos de idade, foi flagrado em um supermercado de Cataguases, por pelo menos duas testemunhas, abusando sexualmente de uma menina de 8 anos. O fato aconteceu na manhã deste sábado, 16 de setembro, pouco antes das 10 horas. O vigilante da empresa, contou aos policiais que vários clientes o procuraram para relatar o caso pedindo providências.
A gerência do supermercado chamou a Polícia Militar através do telefone 190 e a equipe composta pelo sargento Sales e cabo Dionísio ao chegar no local encontrou o suspeito que estava acompanhado de uma senhora e da criança que faziam compras no local. Após ouvir os relatos das testemunhas e de conferir as imagens das câmeras de segurança do supermercado os militares detiveram o suspeito por estupro de vulnerável. Ele e a vítima fizeram exames médicos no Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases sendo conduzidos na sequência à Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina para prestarem depoimento. Uma integrante do Conselho Tutelar de Cataguases foi chamada e passou a acompanhar o caso.
Segundo as testemunhas que relataram o fato ao vigia da empresa e, posteriormente, aos policiais, o idoso estaria acariciando os seios da menina e lhe abraçando e que em determinados momentos ele colocava a mão por dentro da calça e fazia carícias no próprio pênis. O homem nega todas as acusações, de acordo com a Polícia Militar, e a avó da menina que a acompanhava, disse não ter presenciado o fato.
Os três são de Santana de Cataguases e a avó acrescentou ter apenas contratado o serviço do suspeito para lhes trazer até o supermercado. Segundo informações colhidas junto as testemunhas, houve um início de revolta no local por parte das pessoas que ali estavam, mas com a chegada da PM a situação foi controlada. (Fotos ilustrativas){{banner-interno}}
No final do mês de agosto, os vereadores leopoldinenses José Augusto Cabral, Jacques Villela e Valdilúcio Malaquias encaminharam um ofício ao Vice-Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Estadual Lafayette Andrada, solicitando que as transmissões ao vivo das reuniões da Câmara Municipal daquela cidade, que em breve serão iniciadas, sejam veiculadas pela TV Assembleia.
Os parlamentares esclareceram ao deputado que o sinal da TV Assembleia em Leopoldina foi um dos primeiros a serem ofertados à população de Minas Gerais pela Assembleia Legislativa, porém, há alguns anos, ele foi interrompido. Os vereadores também solicitaram que a transmissão do sinal da TV Assembleia seja restabelecido e justificaram o pedido reconhecendo que o conteúdo da programação é de importância para a cidadania.
Eles informaram que, apesar de estar fora do ar no município, a TV Assembleia possui transmissores e outros equipamentos que estão instalados na cidade, no Morro do Cruzeiro, e que poderão ser utilizados para compartilhar os sinais a serem gerados durante as transmissões das sessões da Câmara.
No início de setembro os vereadores receberam um ofício do Vice-Presidente da ALMG, no qual o parlamentar mostrou-se muito receptivo à ideia e à possibilidade de firmar um convênio para atendimento do pleito.
É consenso entre os autores da solicitação que essa aproximação entre os poderes legislativo de esferas diferentes é importante para dar maior transparência ao trabalho da Câmara Municipal de Leopoldina, fortalecendo, assim, a democracia como um todo.
{{banner-interno}}
Nos dias 12 e 13 de setembro, foi realizado o Encontro de Comandantes da 4ª Região da Polícia Militar, em Santo Antônio do Aventureiro/MG (65 km de Cataguases), que pertence à 6ª Companhia de Polícia Militar Independente, sediada em Leopoldina. A reunião foi presidida pelo Comandante Regional, Coronel Alexandre Nocelli, e entre outros assuntos, foi avaliado o cenário da Segurança Pública nas cidades da região, bem como as estratégias utilizadas por cada Unidade para a redução da criminalidade. Segundo avaliou o Tenente Coronel Ramos, a atividade proporcionou a troca de experiências entre os Comandantes, oportunizando a elaboração de um planejamento integrado para o futuro, tendo como foco a prevenção de homicídios, avaliou
O Tenente Coronel Giovani do Carmo Ramos, Comandante da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente, recepcionou os oficiais participantes e apresentou os índices criminais da Unidade. A 6ª Companhia tem se destacado tanto nos serviços repressivos quanto nos preventivos, com excelentes resultados e redução da criminalidade. Em 2017 foi criada a Rede de Comerciantes Protegidos em Leopoldina e a Rede de Proprietários Rurais em diversas localidades, acentuando o fortalecimento da Patrulha Rural, além de inúmeras prisões de autores de roubos, furtos, homicídios e apreensões de drogas e armas.
De acordo com os dados apresentados no encontro, foram apreendidas 116 armas de fogo pela Unidade durante este ano. Além de possuir a menor incidência criminal da 4ª RPM, a 6ª Companhia Independente tem registrado as maiores apreensões durante as operações "Região Segura" e "Divisa Segura" que são desencadeadas simultaneamente em todas as Unidades da Região. O resultado foi analisado pelos presentes como fruto da gestão do Tenente Coronel Ramos e da dedicação e empenho dos militares da 6ª Cia. PM Ind. {{banner-interno}}
Nesta sexta-feira, 15 de setembro, a Polícia Civil de Minas Gerais, por intermédio da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Viçosa, durante a realização da Operação "Efeito Colateral", deu cumprimento a 13 (treze) mandados de prisão, 22 (vinte e dois) mandados de busca e apreensão, e lavrados quatro Autos de Prisão em Flagrante Delito, sendo três pelo crime de tráfico de drogas (Art. 33 da lei 11343/06) e um pelo crime de receptação (Art. 180 do CPB).
Os indivíduos presos são suspeitos de terem envolvimento com o tráfico de drogas. As investigações serão aprofundadas a fim de verificar a relação dos suspeitos com os homicídios ocorridos na região. São eles: Natália Ferreira Simão, Ana Paula Mendonça, Josimar Augusto Matos, Diorgenes Barçante, Edson Xavier da Silva – vulgo "Preto", William Ferreira Simão – vulgo "William Urubu", Júlio César Moreira Martins, Robson Barbosa dos Reis, Patrícia de Fátima Gonçalves, vulgo "Preta", Igor Soares da Silva, Mauro de Oliveira Freitas, José Roberto Barbosa, Luiz Gustavo Felício, Paulo Afonso da Silva Santos.
Em virtude da operação foram apreendidos os seguintes materiais: 10 (dez) aparelhos de celular; 02 (duas) balanças de precisão; quantidade considerável de substância semelhante a maconha; quantidade considerável de substância semelhante a cocaína; diversos materiais utilizados tipicamente para embalar entorpecentes; (01) uma câmera de segurança, 01 (um) gravador digital de monitoramento; 16 (dezesseis) folhas de cheques. 80 policiais civis (investigadores de polícia, escrivães de polícia e peritos criminais) participaram da Operação, além de um drone.
A operação foi coordenada pelo Chefe do 4º Departamento de Polícia Civil Carlos Roberto da Silveira Costa e também do delegado regional Mauro Ricardo Guimarães Pinho, delegado da Delegacia de homicídios e tóxicos, Fábio Luiz Carvalho Moura de Oliveira e dos delegados Bruno Cerqueira Mazzini, Diogo Abdo Jorge, Edvin Otto Filho, Moisés Albuquerque da Costa Freitas e Vinícius Batista Soranço com apoio dos Policiais Civis da Delegacia de Polícia Civil de Viçosa, Teixeiras, Ervália, Ubá, Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé, Ponte Nova, DEOESP e canil.
{{banner-interno}}
Na próxima terça-feira, 19 de setembro, a Clínica Móvel Odontológica do Sesc, que chegou a Cataguases no meio desta semana e se instalou em frente à Policlínica Municipal, vai iniciar seu atendimento ao público, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e aquela entidade, por intermédio do Sindicomércio de Cataguases. A clínica funciona em uma carreta de caminhão adaptada e ficará na cidade até dezembro, conforme informa a Cooordenadora do Setor Odontológico do município, Gabriela Spíndola (foto abaixo).Segundo ela, a iniciativa visa reduzir a espera pelo atendimento de dentistas. Ela explica que inicialmente foram feitos 100 encaminhamentos de pessoas que moram em locais sem cobertura de atendimento odontológico pelo Programa Saúde da Família (PSF), mas existe a possibilidade desse número aumentar de acordo com a conclusão dos atendimentos, informou. Os encaminhamentos são efetuados após avaliação profissional no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). "Para solicitar a avaliação, o interessado deve comparecer ao Centro de Especialidades que fica na Rua José de Almeida Kneip, 294 – Vila Tereza, e preencher o cadastro", acrescentou Gabriela. No caminhão adaptado são oferecidos atendimentos como, por exemplo, restaurações, raspagens, extrações, tratamentos de crianças maiores de seis anos e orientações gerais sobre a saúde bucal. O horário de funcionamento é entre 9h e 20h, de segunda à sexta-feira. A clínica móvel conta com seis profissionais e possui uma estrutura com quatro unidades odontológicas, raio-x, sala de esterilização, sala de espera, escovódromo e atividades educativas, revelou a coordenadora do Setor de Odontologia do Município. Gabriela Spíndola ressalta, ainda, a importância da parceria. "O SESC veio para complementar os atendimentos que já são realizados no município com excelência e vai assistir aquelas pessoas que não recebem atendimentos odontológicos nos bairros. O caminhão vai garantir a elas tratamento completo", completou. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases)
{{banner-interno}}