Um acidente fatal ocorreu na manhã deste domingo, 17 de setembro, entre uma moto e um caminhão baú no perímetro urbano da BR-356, no bairro Cardoso de Melo, em Muriaé/MG (61 km de Cataguases). O motociclista Fernando da Silveira Mendes, de 39 anos, morreu na hora.
A motocicleta seguia sentido ao distrito de Vermelho e o caminhão na direção oposta. Até o fechamento desta matéria não havia informações oficiais sobre a dinâmica do acidente. Em uma curva os veículos se chocaram frontalmente. Com a força do impacto o condutor da moto foi arremessado e morreu na hora.
A moto ficou presa embaixo do caminhão na pista contrária que seguia e o capacete, aparentemente, se desprendeu da cabeça da vítima.
Militares do Corpo de Bombeiros e profissionais do SAMU foram acionados e no local confirmaram o óbito. O caminhoneiro não se feriu.
Em entrevista ao repórter Gilson Júnior, da Rádio Muriaé, sargento Barreto, da PM, disse que o condutor do caminhão relatou o motociclista perdeu o controle da direção e bateu em seu veículo.
As duas pistas da BR-356 ficaram fechadas e o trânsito foi desviado para as ruas do bairro paralelas à rodovia. A perícia da Polícia Civil esteve no local, fez os trabalhos técnicos e o corpo foi encaminhado para o IML. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
O futebol marcou a manhã deste domingo, 17 de setembro, em Cataguases através da partida exibição envolvendo a seleção de Cataguases e a master do Flamengo, também conhecida como Flamaster. O jogo aconteceu no estádio Décio Correia, que pertence ao Esporte Clube Cataguases e foi promovido como evento de inauguração dos vestiários daquele estádio, construído pela atual diretoria. O deputado federal Rodrigo de Castro que foi o responsável pela obtenção de recursos para a construção da sede social do Clube, prestigiou o evento e esteve acompanhado do Secretário Municipal de Esportes, José Vítor Lima e do prefeito Willian Lobo de Almeida.Segundo informa o presidente daquele clube, Antônio Carlos de Souza Lima, o Japonês, o Esporte Clube Cataguases construiu um complexo de quatro vestiários com 92 metros quadrados, inclusive para a arbitragem, sanando desta maneira uma necessidade antiga e sonho de todos os seus torcedores e jogadores. A obra, conta Japonês, foi concluída em 67 dias e custou R$37 mil, que foram obtidos através de recursos próprios, empréstimo junto ao sistema financeiro e doações.
A manhã esportiva contou com um bom público que prestigiou a partida e aproveitou para tirar fotos com os ídolos do Flamaster, aliás o momento mais concorrido do evento. O Flamaster trouxe a Cataguases diversos jogadores e a escalação que começou a partida foi formada pelos atletas Adriano, Rondinelli, André Gomes, Jorginho, Piá, Marquinho, Andrade, Renato Carioca, Adílio, Nélio e Júlio César. A formação, porém, foi trocada ao longo da partida já que era livre a substituição.Pela seleção de Cataguases iniciaram a partida Neneca, Paraíba, Alex, Marcos Lomeu, Traíra, Tica, Roseni, Jairo Pina, Café, Willian (atual prefeito de Cataguases) e Fernando Machado. O jogo exibição contou com a arbitragem de Samuel que foi auxiliado pelos bandeirinhas Adalberto e Francisco. A equipe anfitriã, no entanto, não apresentou um bom futebol na primeira etapa da partida que teve apenas 35 minutos de duração, atendendo a pedido da equipe do Flamaster que está fazendo uma série de jogos na região. Ao final do primeiro tempo a equipe cataguasense perdia por 3 x 0.
Com um segundo tempo que praticamente repetiu a história do primeiro, o Flamaster continuou mandando na partida e fazendo as jogadas que queria tendo à sua frente o time do Cataguases apático e sem oferecer muita resistência. A equipe da casa não conseguiu fazer uma boa apresentação, apesar das várias substituições que fez. Na prática, o time renunciou o ataque e não levou perigo ao gol do rubronegro. Ao final o placar ficou em 6 x 0 para o Flamaster.
Veja as fotos da cobertura na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O primeiro vagão de passageiros do Trem de Turismo Rio-Minas desembarcou em Vista Alegre, distrito de Cataguases na tarde deste sábado, 16 de setembro. Ele chegou no dia anterior a Leopoldina onde pernoitou no Posto Rio Pomba e, pela manhã fez o trajeto até o distrito cataguasense onde foi retirado da carreta às 12he colocado nos trilhos. A operação aconteceu em frente a antiga estação ferroviária de Vista Alegre e foi concluída aproximadamente às 16h. Em seguida o vagão de passageiros foi levado para Recreio, onde está instalada a oficina de locomotivas e vagões que realiza a manutenção dos equipamentos.A logística para o transporte do vagão durou dois meses e sua execução foi feita por uma carreta da empresa Nova Era, do Rio Grande do Sul. O içamento do veículo para sua colocação nos trilhos foi realizado com a utilização de dois guindastes da empresa IÇAR, de Juiz de Fora. A Prefeitura de Leopoldina participou da operação com o emprego de maquinário para limpeza e abertura do local escolhido para que fosse retirado da carreta e erguido pelos guindastes. A viagem do vagão de passageiros do Trem de Turismo Rio-Minas teve início às 6h da quarta-feira, 13 de setembro, em Vitória/ES, com destino a Leopoldina.
O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, acompanhou a chegada do vagão de passageiros do Trem Rio-Minas em solo do município. De Cataguases estavam o vice-prefeito, Tita Lima, o secretário de Esportes José Vítor Lima e vereador Vinicius Machado, que vem acompanhando de perto todo o processo e é um dos maiores entusiastas do projeto, além, é claro do presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento. Vinícius disse ver na chegada do primeiro vagão "o início de um projeto que pode não apenas revitalizar a ferrovia na nossa região, como fortalecer e ampliar o turismo no trecho em que o trem vai funcionar".
De acordo com Paulo Henrique, o Trem de Turismo Rio-Minas é um projeto de extrema importância para a região, pois trata-se do desenvolvimento econômico e turístico da Zona da Mata mineira. "Esse projeto vai gerar desenvolvimento do turismo, renda e será um atrativo para que as pessoas possam se deslocar de outras cidades e estados para conhecer a nossa região", ressaltou. Com o apoio de voluntários e da Prefeitura de Recreio, a oficina de locomotivas e vagões está sendo toda revitalizada para receber os equipamentos que farão o roteiro do trem de turismo entre Cataguases e Três Rios/RJ, além do segundo percurso de Santo Antônio de Pádua/RJ e Palma/MG.
{{banner-interno}}
Manutenção de espaços públicos é uma questão considerada delicada no orçamento dos municípios. Principalmente em momento de crise, as gestões precisam encontrar saídas para atender às necessidades básicas da população e, por vezes, acabam deixando de lado a conservação de espaços como praças, parques, canteiros e outras áreas públicas.
Através da indicação nº 518/2017, a vereadora Kélvia Raquel (foto abaixo) sugeriu ao Poder Executivo que estabeleça parcerias com a iniciativa privada e sociedade civil organizada para manutenção de espaços públicos de uso comum da população em Leopoldina.Ao justificar sua iniciativa, a vereadora destacou a relevância da matéria para o município. Além disso, ela informou que chegou a elaborar um projeto de lei, mas foi orientada pela Assessoria Jurídica que a matéria era de competência exclusiva do Poder Executivo e que sua apresentação no plenário poderia condenar o projeto à inconstitucionalidade.
Diante disso, Kélvia Raquel comentou que decidiu apresentar suas ideias no formato de indicação, anexando um anteprojeto, composto por doze artigos, para análise do Chefe do Poder Executivo e assessoria. A vereadora disse acreditar que sua sugestão, se colocada em prática, poderá proporcionar bons resultados, pois a cidade possui uma demanda de manutenção muito grande e, mesmo com a arrecadação de impostos, o orçamento esbarra em dificuldades para cobrir todos os gastos. Por isso, a vereadora entende que as possibilidades de parceria e diálogo são positivas e não devem ser descartadas.
A indicação foi aprovada por unanimidade. (Foto: Júlio Cabral/O Vigilante Online) {{banner-interno}}
Um homem de 55 anos identificado como Custódio Toledo Ribas foi morto a tiros na comunidade do Sapé na região de Monte Alverne distrito de Miradouro/MG (93 km de Cataguases) na manhã deste sábado, 16 de setembro.
Segundo uma testemunha, a vítima estava roçando pasto quando foi assassinada e após ouvir vários disparos de arma de fogo vindo de onde Custódio estava, assustado pegou o carro, foi até Miradouro onde acionou a polícia que rapidamente foi ao local e encontrou o homem sem vida.
A perícia foi acionada e constatou aproximadamente 14 perfurações. O corpo foi encaminhado ao IML de Muriaé. (Fotos: Rádio Muriaé)
{{banner-interno}}