A Câmara Municipal de Cataguases está realizando, desde a noite desta quarta-feira, 20 de setembro, uma série de palestras denominada "Encontros com a Política". O evento começou às 19 horas e nesta quinta-feira, 21, acontece durante todo o dia terminando na sexta-feira, 22, ao meio dia. A iniciativa é da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras Municipais e voltada para assessores legislativos e vereadores. Esta é a primeira vez que palestras desta natureza acontecem em Cataguases, conforme informou o responsável pelo minicurso, professor Antônio José Calhau de Resende.
O projeto chega a Cataguases com o objetivo de trazer para a Câmara Municipal, por meio dos técnicos da Assembleia, assuntos relacionados com o Poder Legislativo, informa Antônio Calhau. Segundo ele "quanto mais bem preparado o vereador e os assessores estiverem, o vereador terá mais chances de desempenhar sua atividade de forma mais eficiente, tanto para legislar quanto para fiscalizar e para exercer a função administrativa", explicou. Ele ressaltou que as atividades da Câmara "são muitas" como a fiscalizadora. "Por isso é preciso que o vereador e seus assessores saibam quais são os instrumentos que a Câmara dispõe para fiscalizar o Executivo", explicou.Aberto com a palestra "Funções do Poder Legislativo", ministrada pelo próprio Antônio Calhau, que é Mestre em Direito e Consultor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o curso prossegue nesta quinta-feira com a palestra "Elaboração Legislativa" a cargo da professora Maria Isabel Gomes de Mattos, que é especialista em Linguística Textual e redatora-revisora da Assembleia. E, na sexta-feira, o professor Antônio retorna para a palestra "Importância das comissões parlamentares" encerrando o curso ao meio dia. Assessores dos vereadores de Cataguases participaram da palestra de abertura do evento e, entre os vereadores, apenas Jorge Roberto estava presente.
O projeto "Encontros com a Política" existe há dez anos e vem, desde então, percorrendo as cidades mineiras, informou Antônio Calhau. Ele disse ainda que espera poder "despertar o interesse dos servidores, principalmente daqueles que trabalham no assessoramento do Legislativo para se atentarem mais para o conhecimento técnico", disse. O professor finalizou enfatizando que o evento realça a importância do papel da Câmara, a posição que o vereador tem na sociedade, que é muito importante, já que ele exerce várias atividades e atentando para que os assessores e vereadores não entrem em outra seara, que é do Poder Executivo, completou.{{banner-interno}}
Um acidente no final da tarde desta quarta-feira, 20 de setembro, entre um VW Gol Special placas de Muriaé/MG e uma carreta Volvo FH placas de Além Paraíba/MG, resultou na morte do condutor do veículo Gol cuja identidade ainda não foi informada.
Os outros dois ocupantes do automóvel, uma mulher de 27 anos que sofreu escoriações e reclamava de dores no tórax e um menino de 3 anos com fratura no fêmur, foram encaminhados para o Pronto-Socorro Municipal da Casa de Caridade Leopoldinense. O acidente aconteceu na altura do Km 748 da BR-116, em Leopoldina/MG (24 km de Cataguases), nas imediações do trevo de acesso ao distrito de Ribeiro Junqueira. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, uma guarnição do Corpo de Bombeiros e uma Unidade do SAMU atenderam a ocorrência. De acordo com as primeiras informações o VW Gol trafegava sentido Leopoldina e a carreta na direção de Muriaé quando houve a colisão. Os feridos do automóvel foram atendidos no local pela equipe do SAMU e encaminhados para o Pronto-Socorro Municipal de Leopoldina. O condutor da carreta não se sentiu bem e foi levado para o hospital de Laranjal.
Uma das pistas teve que ser interditada naquele trecho até a retirada do veículo, provocando lentidão no trânsito por alguns minutos. As causas do acidente não foram definidas. A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada, comparecendo no local o Perito Fabrício Miranda, que realizou os serviços de praxe.
Participaram do atendimento os PRFs Emerick e Cristiano Andrade e os Bombeiros Militares Sargento Franco e os solldados Freguglia, Lucas e Felipe, com apoio do Cabo Wesley na Central da corporação. Atuaram pelo SAMU o condutor-socorrista Guilherme e o técnico em enfermagem Ricardo Malabi.
A redação entrou em contato com o Pronto-Socorro Municipal da Casa de Caridade Leopoldinense mas não obteve informações sobre o estado de saúde dos feridos no acidente. O nome e a idade do condutor do veículo não foram revelados. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online)
{{banner-interno}}
A Fundação Cristiano Varella está selecionando candidatos para vagas de estágio remunerado em Enfermagem. As vagas divulgadas pela instituição são destinadas a estudantes que estejam matriculados em instituição de ensino superior no curso mencionado.
Os interessados deverão estar cursando o 6º período e ter disponibilidade para cumprir carga horária de 30 horas semanais, além de possuírem idade mínima de 18 anos.
Os candidatos devem encaminhar currículo salvo em Word para o e-mail [email protected], especificando no assunto a vaga em questão e realizar o cadastro no portal do candidato no site da FCV até o domingo (24).
{{banner-interno}}
O cenário da segurança em Muriaé (64 km de Cataguases) foi debatido em Audiência Pública que reuniu diversas autoridades, na noite desta terça-feira, 19 de setembro. Promovido pela Câmara Municipal, o evento foi realizado no teatro Belmira Vilas Boas e contou com presenças de representantes dos poderes Executivo e Legislativo - nas esferas municipal e estadual - bem como do Judiciário, Ministério Público (MP), Defensoria Pública, OAB, forças policiais (PM, PC e PRF), e Sistema Prisional, entre outros.
A lista de autoridades foi encabeçada pelo vice-prefeito de Muriaé, Marcos Guarino, o presidente da Câmara, Carlos Delfim, e demais vereadores. O deputado estadual Cristiano Silveira (PT) e o secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Aílton Lacerda, estiveram presentes. Também participaram, o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora (4º DEPPC), Carlos Roberto da Silveira Costa; o delegado regional da PC em Muriaé, Alessandro da Matta; o juiz da Comarca de Miradouro, Antônio Augusto Pavel Toledo; a promotora Jacqueline Rangel, representando o MP, além do Comandante do 47º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Joedson Gomes, entre outros.Entre os principais assuntos debatidos, destacaram-se a criação da Guarda Municipal, que divide opiniões, e a implantação de projetos e ações de cunho educacional e social, para assistir crianças e adolescentes de áreas de maior vulnerabilidade social.
Também foi dada ênfase à implantação mais efetiva da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que tem modelo de cumprimento de pena que inclui trabalho e estudo, e tem baixo índice de reincidência criminal por parte de seus internos.
De forma geral, os participantes foram unânimes em ressaltar que a Segurança Pública não é algo que deva ser discutido apenas no âmbito das forças policiais, e sim, por toda a sociedade e os órgãos que nela estão inseridos. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Um homem, suspeito de ter cometido dois crimes em três dias na cidade de Rio Novo/MG (76 km de Cataguases), sendo o primeiro dia 15 e o segundo, 17 de setembro últimos, foi encontrado morto na tarde desta terça-feira, 19, na Fazenda Nova Morada, zona rural de Guarani/MG, que faz divisa com aquela cidade. Gilson Fernandes, cuja idade não foi revelada, estava foragido da Polícia após ser apontado como autor de uma tentativa de estupro e de tentativa de homicídio.
No dia 15 de setembro Gilson foi denunciado por uma mulher de ter tentado estuprá-la. O fato teria acontecido na localidade conhecida como Mato Negro, em Rio Novo. No dia 17, o marido dela foi pego uma emboscada na estrada rural daquela cidade quando voltava para casa. O homem, apesar de muito ferido, contou aos policiais que seu agressor era o mesmo que havia atacado sua mulher dois dias antes. Ele continua internado no hospital com vários ferimentos. Apesar das duas acusações, Gilson não foi localizado pela polícia, mas uma foice que teria sido utilizada por ele para agredir o marido da primeira vítima, foi recolhida ensanguentada pelos militares no local do crime.
Na tarde desta terça-feira, 19, o corpo de Gilson foi encontrado por dois retireiros da fazenda, pendurado por uma corda no telhado do curral. Junto ao corpo os policiais relataram que haviam duas latas de tinta de 3,6 litros presas à ele e que foram deixados três bilhetes, provavelmente escritos por ele cujos conteúdos não foram divulgados. A Perícia Técnica da Polícia Civil recolheu todo o material para análise e após seu trabalho liberou o corpo para o sepultamento. (Foto: Repórter Kadu Fontana){{banner-interno}}