Duas pessoas morreram em um acidente por volta das 6h40min deste sábado, 30 de setembro, no km 216 da BR-265, em Barbacena/MG (138 km de Cataguases) envolvendo um VW Gol placa GXA 0122, de Itamarati de Minas/MG, e um Fiat Uno placa GQM 8835, de Barroso/MG. Ângelo Rodrigues e Maria José Menezes, ambos de Itamarati de Minas, morreram no local, conforme as informações divulgadas pelo site Barbacena Online. Outros três passageiros que também viajavam no Gol, foram levadas para o Hospital Regional de Barbacena/MG.O condutor do Gol, Álvaro Rodrigues, 46 anos, contou aos Bombeiros que seguia para Barroso quando um dos pneus de seu carro estourou o que o levou a perder o controle da direção, rodar na pista e bater contra o Uno que vinha em sentido contrário e que estava sendo conduzido por Adnelson Campos, 45 anos, que ficou preso às ferragens até ser resgatado pelos Bombeiros Militares de Barbacena que atenderam ao chamado. Equipes do SAMU fizeram o resgate das vítimas e as levaram para o Hospital Regional de Barbacena onde estão internadas. (Fotos: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais){{banner-interno}}
Um Volkswagen Gol, verde, com placas de Itamarati de Minas/MG (18 km de Cataguases), com dois ocupantes de Cataguases, bateu no barranco na lateral da pista, após seu condutor perder o controle da direção. O acidente aconteceu por volta das 5h30min deste sábado, 30 de setembro, no km 735 da BR-120, estrada Cataguases-Leopoldina, próximo ao local conhecido como "caldo de cana".
A Polícia Militar Rodoviária de Dona Euzébia registrou o caso através dos sargentos Júlio e Lage e uma equipe do SAMU de Cataguases prestou socorro às vítimas de 20 e 21 anos de idade. Os dois rapazes voltavam do show da dupla sertaneja Maiara e Maraísa, em Leopoldina. Os dois foram levados para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde deram entrada com suspeita de traumatismo crânio-encefálico. (Fotos enviadas por leitor do sitee PMR-Dona Euzébia)
{{banner-interno}}
Muriaé é a 15ª comarca a receber Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) que controla automaticamente os prazos para a concessão de benefícios aos presos que estão cumprindo pena. A solenidade que marcou o início da operação do novo sistema aconteceu na tarde desta sexta-feira, 29 de setembro, no Fórum Tabelião Pacheco de Medeiros e contou com a presença do desembargador Sálvio Chaves.
Também participaram da solenidade o titular da Vara de Execuções Criminais, da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Criminais de Muriaé, juiz Adriano de Pádua Nakashima, representando a juíza diretora do foro de Muriaé, Aline Arquette Leite Novais.
Com a implantação do novo sistema as pessoas não ficam detidas além do tempo determinado e o poder público - Justiça, promotoria, defensores públicos, integrantes do sistema prisional e polícias - tem mais controle da situação carcerária.
O critério para a escolha das localidades foi o tamanho da comarca, a elevada população encarcerada e a existência de estabelecimentos prisionais.
Sistema Eletrônico de Execução UnificadoA meta do TJMG é expandir o uso do sistema para aprimorar a justiça criminal, notadamente a execução penal, alcançando o maior número possível de presos definitivos (o SEEU não contempla os provisórios, que representam 35 mil pessoas no estado, metade do total de indivíduos em estabelecimentos prisionais hoje).
A iniciativa contribui, ainda, para diminuir a superlotação nos presídios, para evitar rebeliões e para ajudar a diagnosticar problemas envolvendo as instituições parceiras que lidam com segurança pública.
Na prática, o Seeu facilita que a pena seja cumprida de forma justa, com a pessoa tendo direito a progressão do regime e outros benefícios sem atraso. O sistema emite alertas ao juiz, indicando os processos que atendem aos requisitos. Ao mesmo tempo, por ser completamente eletrônico, o sistema elimina o papel e várias tarefas, antes executadas manualmente. (Fotos: Rádio Muriaé) {{banner-interno}}
Setembro chega ao fim com um saldo positivo para o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas - que é desenvolvido pela 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em toda a sua área de abrangência. As informações são do comando daquela corporação que desenvolve este programa durante todo o ano junto a alunos das escolas da rede pública de ensino. Além disso, aquela Companhia se destacou nas atividades preventivas desenvolvidas na região, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira, 29 de setembro.O Proerd é ministrado nas cidades que integram a 146ª Companhia Especial de Polícia Militar, pelo sargento Charles Coelho e no período atenderam a um público variado que elogiou a iniciativa e a forma como o Programa aborda a questão das drogas. Dentre as palestras proferidas neste mês que mais repercutiram estão a de encerramento da semana do portador de necessidades especiais realizada na APAE de Miraí; a da SIPAT integrada organizada pela COFITAP; Para os adolescentes que fizeram o EAC- Barra em Muriaé; a que aconteceu durante a Conferência Municipal sobre Drogas em Cataguases e, também, a ministrada aos jovens pertencentes aos projetos do CRAS em Sereno.
Em outra frente a PM atuou de forma preventiva, conforme informa o comandante daquela corporação em Cataguases, Major Willian Machado. Segundo revela, foi realizado um ciclo de palestras anti-drogas, que atendeu a diversos segmentos da sociedade em nossa região, todas ministradas pelo Sargento Coelho. Tais ações, além de levar uma mensagem de prevenção, ainda aproximam nossa sociedade da Polícia Militar de Minas Gerais, salientou o major que vê no Proerd uma importante ferramenta na conscientização de estudantes sobre o problema do uso de drogas para quem a utiliza e para todos que estão ao redor dessa pessoa. (Foto: Polícia Militar){{banner-interno}}
O Lions Clube de Cataguases realizou mais uma edição do projeto "Assistência Oftalmológica nas Escolas" e, na manhã desta quinta-feira, 28 de setembro, foi a vez dos alunos da Escola Estadual Guido Marlière, de Cataguases, serem atendidos. O médico oftalmologista Marcelo de Souza Bogado esteve presente ao local e, com apoio da equipe operacional voluntária do Lions Clube, examinou cerca de 500 crianças, que passaram por testes de daltonismo e de acuidade visual. Cerca de 15% delas apresentaram características que necessitam ser melhor investigadas, conforme informou o médico. Assim, as 75 crianças que receberam este diagnóstico irão fazer testes mais sofisticados no dia 03 de outubro, no consultório daquele médico. "Receber o apoio do Lions, através de seus voluntários como o Doutor Marcelo Bogado é motivo de grande alegria. São profissionais de reconhecido prestígio na cidade que estão atuando fortemente para a melhoria do Ensino em nossa escola. O apoio da sociedade é fundamental pois a educação deve ser entendida como uma missão de todos nós. Esse conceito de cidade educadora abarca as ações voluntárias gerando trocas mútuas e estabelecendo capital social de valor inestimável", avaliou o diretor da Escola, Elias Júnior.
O número de alunos que foram selecionados na triagem surpreendeu a todos da escola mas não ao médico e sua equipe: "Em média, cerca de 10% a 20% dos alunos apresentam características que merecem acompanhamento clínico" explicou Marcelo Bogado. Os problemas de visão podem surgir logo após o nascimento ou ir se desenvolvendo ao longo da vida, devido a traumas, lesões, doenças crônicas, ou, simplesmente, por causa do envelhecimento natural do organismo, acrescentou ele.
O que merece ser destacado, ainda de acordo com aquele médico, é que a maioria dos problemas de visão podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia para melhorar a capacidade de enxergar do paciente, especialmente quando um oftalmologista faz o diagnóstico e inicia rapidamente o tratamento adequado logo após detectar o problema, explica Marcelo Bogado. (Fotos: Acervo da Escola Estadual Guido Marlière){{banner-interno}}