A Vigilância Epidemiológica intensificou o combate ao Aedes aegypti em Recreio/MG (59 km de Cataguases) com o uso da UBV Costal em locais aonde há notificações suspeitas de dengue, conforme normas do Ministério da Saúde. O mosquito é o transmissor, também, da zika, chikungunya e febre amarela em área urbana.
As notificações suspeitas de dengue registradas chegaram a 12 em um período inferior a 30 dias. Somente nesta semana foram 3. As ocorrências vieram dos bairros Alto do Asilo, Caxias e Sebastião Dadú Arruda."O trabalho de controle mecânico é uma forma emergencial e complementa as demais técnicas de enfrentamento ao Aedes. Mesmo com estes trabalhos, precisamos do apoio da população, eliminando qualquer recipiente de água que possa servir de criadouro do mosquito, informou Leandra Rosa, referência técnica da Vigilância Epidemiológica.
As orientações para intensificação dos trabalhos foram repassadas pelo responsável do setor de endemias da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, Ricardo Grilli, em reunião na Secretaria Municipal de Saúde, com participação da secretária de Saúde, Gabriela Helena de Paula; da referência técnica, Leandra Rosa; e da supervisora de campo, Alessandra Campos. (Foto: Pólis Recreio)
{{banner-interno}}
A retomada na criação de vagas formais de trabalho no Brasil começou a ter reflexos positivos nas maiores cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. As informações foram obtidas pelo G1 que revelou terem elas apresentado saldo positivo na comparação entre admissões e desligamentos no mês de agosto de 2017.
De acordo com os últimos dados atualizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apenas duas entre as oito maiores cidades da região apresentaram saldo negativo em agosto - Viçosa e Ubá. Esta última, no entanto, mantém positivo o número de contratações no acumulado em 2017.
Com base no período entre janeiro e agosto de 2017, as cidades da região que apresentaram maior saldo de admissões foram Leopoldina, com 198; Cataguases, com 195 e São João del Rei, com 183. No mesmo período, o Estado acumula um saldo positivo de 53.703 novos postos de trabalho criados.
Em entrevista ao G1 o subsecretário de Trabalho e Emprego de Minas Gerais, Antônio Roberto Lambertucci, analisou os números Caged. Para ele, o saldo positivo traz perspectivas animadoras, mas a questão deve ser vista com cautela.
No último balanço do Caged, referente ao mês de agosto, as cidades da região que mais criaram vagas de trabalho foram Juiz de Fora, com 361; São João del Rei, com 68 e Muriaé, com 46. Neste mês, no entanto, o Estado apresentou saldo negativo de 9.445 demissões a mais do que admissões, o que justifica a cautela apontada pelo subsecretário.
"Temos que levar em consideração que neste período em que houve crescimento mais acentuado é quando as indústrias estão se preparando para as vendas de final de ano e, especificamente na Zona da Mata e Campo das Vertentes, foi período também de safras de açúcar e café, por exemplo", explicou Lambertucci.
No mês de agosto, foram criados 35.457 postos de trabalho no Brasil. O acumulado do ano já chega a 106.411. Em 2016, o saldo de agosto era negativo em 33.953 empregos e no período entre janeiro e agosto o país havia fechado 678.220 vagas formais.
Confira os últimos números do Caged nas maiores cidades da região:{{banner-interno}}
MATÉRIA ATUALIZADA - No final da noite desta quinta-feira, 5 de outubro, dois adolescentes que tentaram roubar a lanchonete e restaurante "Manera Mineira", no centro de Leopoldina/MG (24 km de Cataguases), foram baleados por um delegado da Polícia Civil que reagiu ao perceber que se tratava de um assalto.
Segundo o registro policial, os dois adolescentes, de 17 anos, chegaram ao local usando toucas ninjas e pelo menos um deles empunhando um revólver calibre 38. Ao perceber que tratava-se de um assalto, o delegado de polícia Márcio Rocha, que jantava no restaurante, se identificou como policial, momento em que os menores dispararam contra ele o que provocou sua reação conseguindo alvejar os dois elementos.
Apesar de ferido, um deles conseguiu fugir do local, mas foi detido quando estava a caminho do Pronto-Socorro Municipal (PSM). O outro menor foi contido com o apoio do investigador de polícia Lucas Werneck, que estava com o delegado. Ele foi socorrido pelo SAMU e conduzido para o PSM, onde foi atendido pela equipe médica de plantão. A Reportagem do Site O Vigilante Online apurou que os dois criminosos baleados apresentavam quadro clínico estável até o fechamento desta matéria.
De acordo com testemunhas, os autores agrediram e teriam rasgado a camisa de um funcionário do estabelecimento ao tentarem roubar dele um cordão. Um revólver calibre 38 foi apreendido com um dos assaltantes. A Polícia Militar foi acionada e deu início a intensas buscas no trajeto que um deles percorreu após deixar a cena do crime e chegar próximo ao Pronto-Socorro Municipal. De acordo com a PM, o objetivo seria localizar a arma que estaria em poder de um dos menores, mas ela não havia sido localizada até a publicação desta matéria. A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e realizou os trabalhos de praxe.
Os dois infratores - que já possuem diversas passagens policiais, incluindo homicídio, tráfico de drogas e roubo - foram apreendidos em flagrante e encaminhados à Casa de Caridade Leopoldinense, onde permanecem internados, sem risco de morte, escoltados por equipes da 3ª Delegacia Regional de Leopoldina. O auto de apreensão em flagrante foi presidido pelo Delegado Regional de Leopoldina, Dr. Carlos Eduardo Santos Rodrigues.
A arma utilizada pelos infratores também foi apreendida, bem como a motocicleta utilizada e as toucas que usavam para cobrir os rostos. Márcio Rocha Vianna Dias é Delegado de Polícia Nível Especial, policial há 16 anos. Durante cinco anos foi integrante da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online)
Veja os vídeos da ação criminosa abaixo.
{{banner-interno}}
Aconteceu na última terça, dia 3, uma reunião entre representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e o promotor do Ministério Público de Minas Gerais, Gustavo Araújo, da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Cataguases para tratar de loteamentos irregulares no município. Na ocasião, o promotor Gustavo Araújo alertou a todos para que não adquiram os terrenos irregulares listados abaixo. São lotes que precisam de autorização legislativa e que o proprietário cumpra suas obrigações com o município, por exemplo, pavimentações específicas e atenda às regras como calhas pluviais, energia, rede de esgoto e água. Além do promotor, estiveram presentes no encontro o prefeito Willian, o vice, Tita, o presidente da Câmara Municipal, Michelangelo Correa, os vereadores, Paulo Milani e Ricardo Dias, o procurador-geral do município, Yegros Malta, o procurador-geral da Câmara, Ricardo Spínola, os secretários Mauro Fachini, José Emílton, Wálber Alves e o chefe de gabinete, João Paulo Vargas Vairo. (Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases){{banner-interno}}
O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) inaugura nesta segunda-feira, dia 09 de outubro, às 10h, as obras de ampliação e modernização das instalações da unidade SENAI - Centro de Formação Profissional "José Ignácio Peixoto", em Cataguases. A escola recebeu cerca de R$ 6,5 milhões de investimentos, que inclui a construção de uma biblioteca, novas salas de aula, oficinas e modernos laboratórios. A cerimônia contará com a presença do presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior; do presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina; do prefeito municipal de Cataguases, Willian Lobo de Almeida; além de autoridades políticas e lideranças empresariais da região.
O SENAI de Cataguases foi fundado em 15 de julho de 1950, sendo a 5ª unidade operacional de Minas Gerais, e está completando 67 anos. Iniciou seu funcionamento com os cursos de Aprendizagem Industrial em Marcenaria, Tornearia e Ajustagem e atualmente atende o município e região com cursos Técnicos, de Aprendizagem Industrial, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional nas áreas de Metalmecânica, Eletroeletrônica, Informática, Gestão, Têxtil e Vestuário, além da prestação de serviços de Tecnologia e Inovação. Só este ano, 906 alunos já concluíram algum curso nas diversas modalidades oferecidas pela escola.
De acordo com o gerente da unidade, Juarez Boari, com a execução do projeto de ampliação, reforma e modernização, o SENAI Cataguases otimizou os serviços prestados e ampliou o atendimento às indústrias da região em qualidade e agilidade. "Houve um acréscimo de 600 m² de área construída, totalizando 2.400m², e aumentamos nossa capacidade de atendimento de 750 para 1800 alunos por ano", destaca Juarez.
Estre as benfeitorias realizadas, estão: ampliação da Recepção com a triplicação do fluxo de atendimento; ampliação das instalações sanitárias para alunos e funcionários; ampliação e reforma das áreas administrativas; construção de uma Biblioteca (100 m²); construção de um galpão para a ampliação das oficinas de Metalmecânica; adequação de ambientes com o aumento da área dos laboratórios de Informática, Eletrônica, Elétrica Predial e Industrial; construção do Laboratório de Instrumentação e Controle para atendimento ao curso de Mecatrônica e Automação; construção de infraestrutura de acessibilidade para pessoas com deficiência (rampas de acesso, elevador e instalações sanitárias); ampliação do número de salas de aula e reforma das demais, totalizando 11 salas de aula totalmente climatizadas; ampliação da oficina de Costura Industrial e criação da oficina de Modelagem.{{banner-interno}}