Os vereadores da Frente Popular, formada por Hercyl Salgado, Maria Ângela Girardi, Sargento Jorge Roberto, Rogério Ladeira e Rafael Moreira, protocolaram nesta sexta-feira, 20 de outubro, junto à Secretaria da Câmara Municipal, uma proposta de Emenda à Constituição do Município que reduz para dez o número de vereadores em Cataguases. Na mesma ocasião também apresentaram um Projeto de Resolução complementando o tema. A iniciativa ainda não tem dara para ser votada.
Na justificativa que acompanha as duas proposições, os vereadores que assinam o projeto afirmam que "a redução do número de vereadores de Cataguases é medida que se impõe nestes tempos de crise política. Trata-se de gesto, que além de propor economia real de gastos do poder público, tende a demonstrar a boa fé política do poder legislativo ante a delicada situação do país", afirmam os signatários da proposição. O número de vereadores sugerido no texto a ser votado possui respaldo na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº21.702/2004, acrescentaram aqueles parlamentares.
De acordo ainda com os integrantes da Frente Popular, "a redução do número de vereadores é um desejo nosso desde o surgimento. Pretendíamos propor a redução mais tarde, no curso do mandato, mas quando percebemos que todos os vereadores são favoráveis à ideia de economia real de recursos públicos, decidimos entrar com a proposta. A redução do número de vereadores deixará mais recursos à disposição da população. A economia estimada é de R$ 750.000,00 por ano, conforme levantamento preliminar", completam os vereadores que estão otimista quanto a aprovação da proposta.{{banner-interno}}
Os integrantes da Oficina de Teatro do Projeto EnCantando, projeto social de iniciativa do Sicoob Coopemata, vai apresentar no próximo sábado, 21 de outubro, às 18 horas, o espetáculo "O Pequeno Grange Circo". A entrada é gratuita e aberta a todas as faixas etárias.
"A peça é recheada de animação, muita cor e repleto de magias, encantamento diversão e muita palhaçada", conta a responsável pela Oficina de Teatro, Jacqueline Gouvea Andrade. "Pelo picadeiro do Pequeno Grande Circo vão passar equilibristas, telepatas, domadores de leão e muitos palhaços", acrescenta, dizendo que o público viverá momentos de muita alegria e diversão.
Para participar deste espetáculo é só ir ao anfiteatro do Colégio Cataguases e vivenciar um pouco mais dessa experiência circense que promete encantar a plateia.{{banner-interno}}
A Academia de Artes Marciais Lobo Team, em Cataguases, especializada em Jiu Jitsu, Muay Thai e MMA, realizou no começo da noite desta sexta-feira, 20 de outubro, uma palestra e treinamento com a atleta de MMA, Poliana Botelho, que acaba de estrear com vitória no UFC, maior franquia desta modalidade do planeta. Wesley Lobo (foto abaixo), proprietário da Academia, disse que a iniciativa teve como objetivo aprimorar a qualidade do treinamento de seus alunos, além de incentivá-los através do exemplo de uma atleta profissional de sucesso.Poliana Botelho, 28 anos, nasceu em Muriaé/MG (64 km de Cataguases) e começou a lutar aos 24, inicialmente Muay Thai. Depois, como revelou em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, "descobri o MMA e me apaixonei. Passei a me dedicar exclusivamente a este esporte e a disputar torneios. Quando venci uma competição importante, fui convidada a treinar na Academia Nova União, no Rio de Janeiro, uma das mais respeitadas no mundo das artes marciais", explicou.
Pouco tempo depois, assinou contrato com o UFC, mas sua estreia teve de ser adiada duas vezes. A primeira por conta da perda de dois parentes próximos e a segunda em decorrência de uma fratura na mão direita. "Quando curei a mão, voltei aos treinamentos e estava tudo certo, mas durante um treino fraturei novamente no mesmo lugar. Vencida esta fase, finalmente, pude estrear, em uma luta muito agarrada, que não era a que eu queria, mas aproveitei a situação e consegui a vitória", disse.Aos alunos da Lobo Team, Poliana, frisou que a força de vontade e a superação de seus próprios limites são os valores principais para quem quer ser um atleta de sucesso. "É preciso fazer uma escolha para se chegar onde você quer", destacou. Ela também contou sobre a rotina dos treinamentos na academia que já revelou campeões como José Aldo e Renan Barão, entre outros. Logo depois fez um treinamento com os alunos da Lobo Team que aprenderam novas técnicas de MMA.
Poliana faz nesta sexta-feira, uma participação especial no último capítulo da novela "A Força do Querer", da Rede Globo, quando sobe ao octógono para enfrentar Jeiza, a personagem de Paolla Oliveira, numa luta que vale o cinturão, de acordo com a trama daquele folhetim. Ela saiu de Cataguases direto para a casa de seus pais, em Muriaé, que a esperavam para assistirem juntos ao episódio. Sábado ela retorna ao Rio de Janeiro para retomar seus treinamentos, porém, ainda não sabe quando volta a lutar pelo UFC.
Veja mais fotos do treinamento na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
MATÉRIA ATUALIZADA - Três pessoas ficaram feridas vítimas de uma colisão entre um automóvel GM Corsa - placas de Bom Jesus do Norte/ES - e um VW Gol de Muriaé, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 20 de outubro, na BR-116, a cerca de 300 metros após a entrada do Clube dos Bancários de Muriaé, sentido a Miradouro. Todos os feridos estavam no Corsa, que capotou após a batida e seguia em direção a Miradouro com o total de seis ocupantes, sendo cinco adultos e um bebê de aproximadamente oito meses, que estava no chamado "bebê conforto" e escapou ileso.
O acidente mobilizou o Corpo de Bombeiros e duas equipes do Samu, sendo as vítimas levadas ao Hospital São Paulo (HSP). O condutor do Gol trafegava sozinho para Muriaé e não se feriu.
Em entrevista à Rádio Muriaé, o sargento bombeiro Quiorato, relatou que o bebê não tinha lesões aparentes, e que um dos adultos do Corsa sofreu fratura em um dos braços, sendo que os outros dois feridos apresentavam lesões leves e dois ocupantes dispensaram atendimento.
Após o choque entre os veículos, o Corsa capotou e parou no meio da rodovia com as rodas para cima, deixando o trânsito em meia pista.
Já o gol, que foi parado pelo seu condutor na entrada de uma propriedade rural, à margem da BR, nas proximidades do local do acidente, teve avarias na parte frontal esquerda com danos na roda.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para assumir o registro e as causas serão apuradas. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Desde as 10h de hoje, sexta-feira, 20 de outubro, os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano podem consultar o cartão de confirmação da inscrição, que contém informações como o local onde ele fará a prova. O acesso ao cartão pode ser feito na Página do Participante e também no aplicativo do Enem para celular.
Para acessar o cartão é preciso fornecer o número do CPF e a senha cadastrada durante a inscrição no Enem. Além do local de prova, o documento também informa o número de inscrição, a data e hora das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que, após conhecer o lugar onde fará a prova, os candidatos façam o trajeto antes do dia do Enem e verifiquem a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar, para evitar atrasos no dia da aplicação. Apesar de não ser obrigatório, o Inep sugere que os candidatos levem o cartão de confirmação no dia da prova para facilitar o acesso às informações de sua inscrição.
O Enem será realizado em dois domingos: em 5 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos, redação e ciências humanas e, no dia 12 de novembro será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. O exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos.{{banner-interno}}