A FIC - Faculdades Integradas de Cataguases - realizou nesta sexta-feira, 27 de outubro, a terceira reunião do CEZOM - Conselho Empresarial da Zona da Mata que reuniu dezenas de empresários dos mais variados setores da economia do município e região. O Conselho tem por objetivo auxiliar o desenvolvimento e buscar parcerias, inclusive internacionais. O evento acontece durante um almoço empresarial enquanto é proferida uma palestra com tema de interesse dos empresários.O diretor da FIC, Walmir Gonçalves (foto) deu boas vindas a todos, ressaltou a importância do Conselho para alavancar novos negócios na região e apresentou o professor doutor Lúcio Caldeira (foto abaixo), que falou sobre "Cinco passos para o sucesso da estratégia empresarial". Ele deu dicas importantes sobre detalhes considerados essenciais para o crescimento das empresas que, conforme ressaltou "devem ficar atentas a todas as suas áreas de atuação e de olho nas mudanças do mercado para não serem supreendidas negativamente", alertou. Ele também falou sobre iniciativa, vendas, competência profissionais e manutenção de talentos. Ao final ainda respondeu a vários questionamentos dos presentes.
Antes de sua palestra, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases, Humberto Lanzieri, fez uma breve apresentação da entidade que preside pelo segundo mandato consecutivo. Ele revelou que apesar das dificuldades que todos os empresários estão vivendo, "aumentamos o número de associados e hoje estamos com 259 afiliados". Outro número relevante apresentado por ele foi o de consultas ao órgão. "Até setembro deste ano foram 49.939 ao SPC, nosso principal serviço, e tivemos ainda 10 mil negativações neste mesmo período." Humberto também falou sobre o funcionamento do órgão e os serviços que oferece aos associados convidando tos participantes a se associarem à CDL.
A última apresentação do evento coube à estudante do oitavo período de Engenharia de Produção, Roberta Vargas (foto abaixo), residente em Leopoldina e que preside a recém-criada Empresa Júnior FIC. Ao lado de outros onze alunos, ela explicou o funcionamento da instituição que vai prestar serviços de consultoria para empresas de qualquer setor produtivo, "seja ela pequena, média ou grande", destacou. Roberta explicou o funcionamento deste tipo de empreendimento ressaltando que além dos custos serem mais baratos para os clientes, a Empresa Júnior conta com a supervisão dos professores da FIC o que garante a qualidade do serviço. Animada com o projeto, colocou-se à disposição dos participantes para contatos futuros.
{{banner-interno}}
O CISDESTE abriu nesta quinta-feira, 26 de outubro, processo seletivo para contratação temporária e formação de cadastro de reserva para os cargos de condutor socorrista, médico e técnico em enfermagem. As oportunidades são para vários municípios da região e os salários vão de R$1.081,57 até R$5.822,70. As inscrições se encerram dia 30 de outubro e devem ser feitas, exclusivamente, através do e-mail [email protected].
A seleção consta de análise e pontuação por experiência profissional e entrevista. Para o cargo de condutor socorrista, o edital aponta oportunidades para os municípios de Além Paraíba, Bicas, Cataguases, Laranjal, Senador Firmino, Rio Pomba, Visconde de Rio Branco e Ubá. Todas são para formação de cadastro de reserva, à exceção de Rio Pomba, que oferece ainda uma vaga para contratação imediata. O cargo de médico é oferecido para cadastro reserva em Carangola, Lima Duarte e Ubá, com uma vaga de contratação imediata nas duas primeiras. Além Paraíba, Carangola, Rio Pomba e Visconde do Rio Branco formarão cadastro para o cargo de técnico de enfermagem.
O processo seletivo tem validade de 180 dias. Os documentos necessários para o envio do e-mail de inscrição e demais informações do edital podem ser obtidos no site do Consórcio. (Foto: Arquivo)
{{banner-interno}}
A Distribuidora Agropecuária Cataguases, uma das mais tradicionais da cidade, realizou na noite desta quinta-feira, 26 de outubro, o Curso de Tratamento de Piscinas. A iniciativa contou com a parceria da Hidroazul, empresa cataguasense fabricante de produtos para piscinas e uma das mais reconhecidas do seu setor no país. Cerca de sessenta pessoas compareceram ao evento realizado na residência Jardins D'Avenida, localizada na Avenida Astolfo Dutra, Centro da cidade. O objetivo do curso foi capacitar os consumidores e tratadores de piscinas sobre os cuidados que se deve ter para manter a água em condições perfeitas para uso. Esta foi a segunda vez que um evento desta natureza foi organizado por aquela Distribuidora.De acordo com os idealizadores da atividade e proprietários da Distribuidora Agropecuária Cataguases, Vinícius Batista Pereira e João Batista Pereira Filho, o João da Guabi (foto ao lado), como é mais conhecido, a idéia surgiu quando perceberam, através dos clientes, que eles necessitavam conhecer um pouco mais sobre como tratar suas piscinas de uma maneira mais eficiente, disse Vinicius. "Alguns clientes apresentavam alguns problemas ao tratar de suas piscinas, o que fazia com que gastassem mais com produtos pois estes estavam sendo utilizados de maneira incorreta. A partir daí entramos em contato com a Hidroazul, nossa fornecedora de produtos para este setor e combinamos o curso que está sendo ministrado por seus profissionais", conta ele. João acrescenta que o prazo foi curto entre a decisão de fazer o curso e sua realização por causa da agenda dos profissionais da Hidroazul e, por isso, "não conseguimos convidar todos que gostaríamos, mas vamos fazer outro provavelmente no início do ano que vem", disse.
Sobre cursos, Vinícius (foto ao lado) lembra que a Distribuidora Agropecuária Cataguases não vai ficar restrita apenas aos de piscinas. "Estamos elaborando outros e um deles que está bem encaminhado é sobre Jardinagem, uma área muito importante e presente em lares, prédios e empresas de nossa cidade", informou. A respeito do curso realizado, ele faz um balanço muito positivo. "A presença maciça dos convidados e a participação deles no evento foram excelentes. Demonstraram muito interesse e aproveitaram o momento para sanar dúvidas", acrescentou. João lembrou a parte prática do curso quando foram feitas demonstrações de como medir o pH da água e o seu teor de alcalinidade, vilões da qualidade das piscinas, informou. E completou: "Não houve custos para os participantes porque o curso foi totalmente gratuito, fruto de uma parceria entre a Distribuidora Agropecuária e a Hidroazul visando o melhor para os nossos clientes", salientou.
A Hidroazul disponibilizou uma equipe de profissionais para ministrar o curso. Flávia Faria Duarte, que está na empresa há dez anos e atua na área de assistência técnica e atendimento ao consumidor, foi a responsável por transmitir os conhecimentos. Segundo revelou, "vamos passar informações sobre equilíbrio químico da água, cloração, mantê-la limpa e cristalina e saudável. Já o objetivo é ensinar a deixar esta água cristalina e saudável para o uso", salientou. Para isso ela ressaltou sobre as consequências das piscinas não cuidadas ou tratadas incorretamente. É necessário aliar o tratamento físico ao químico para garantir a qualidade da piscina. "É preciso estar atento a alcalinidade da água e ao nível do pH que devem estar sempre nos níveis corretos", ensinou.
Flávia também explicou como utilizar os produtos fabricados pela Hidroazul de forma eficiente e na medida certa, fazendo economia ao mesmo tempo que garante uma piscina com água saudável. A empresa oferece uma linha completa de produtos para cuidar de forma correta das piscinas. Na parte prática do curso todos foram a área da piscina onde acontecia o evento para uma demonstração sobre como se mede a alcalinidade da água e o seu pH. Clara e objetiva em suas colocações, e explicando com simplicidade os procedimentos, Flávia desmistificou o tratamento de piscinas mostrando que mantendo o procedimento correto este trabalho, além de prazeroso, é simples, rápido e eficiente.{{banner-interno}}
A FEMUR – Feira de Móveis de Ubá e Região será realizada entre fevereiro e março de 2018 em Ubá (55 km de Cataguases). O lançamento oficial aconteceu no último dia 24 de outubro, durante encontro que reuniu empresários e autoridades políticas na sede do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind) que, em parceria com a FIEMG e o SEBRAE, estão à frente da iniciativa. Com novo formato, a Feira vai atender de pequenas a grandes empresas do Polo Moveleiro. A FEMUR já está com 100% dos estandes comercializados há mais de seis meses e é um grande sucesso e uma ótima oportunidade de negócios.
O presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, esteve presente no encontro, acompanhado do assessor da Presidência da entidade, Elcio Fonseca. A abertura do evento foi feita pelo presidente do Intersind, Aureo Calçado Barbosa. Na ocasião, foi apresentada a estrutura da Feira e promovida também uma palestra sobre design moveleiro 2018 com Miron Soares, designer de móveis e especialista em Arte e Cultura Visual.A FEMUR chega a sua 13ª edição trazendo o tema "O ótimo negócio é se relacionar". Entre os dias 26 de fevereiro a 1º de março de 2018, o Pavilhão de Exposições do Horto Florestal da cidade de Ubá abre novas possibilidades de relacionamento, compra e venda para o setor moveleiro. A Feira tradicionalmente é um ponto de encontro de grandes fornecedores, compradores e lojistas de todo o Brasil.
Para Aureo Barbosa, a edição 2018 da Feira significa "mais uma grande oportunidade para mostrarmos nossas competências e nossos produtos para todo o Brasil, e até mesmo para visitantes do exterior", ressalta. Pela primeira vez, os estandes serão padronizados, e com isso a organização conseguirá atender desde as pequenas às grandes empresas do Polo Moveleiro. O evento vai contar com uma grande infraestrutura. Serão aproximadamente 13 mil m² de área para 70 expositores, com estacionamento externo para 900 veículos, sanitários amplos, serviços de limpeza e segurança contínuos, além de climatizadores instalados em todo o hall de exposição.
Desta forma, a FEMUR desponta mais uma vez como uma grande vantagem para lojistas e compradores. Devido à ampla diversidade do mix de produtos expostos e à identificação da marca com o segmento de móveis, o evento certamente vai possibilitar bons negócios para o setor. Balanço da última ediçãoA FEMUR tem apresentado balanço positivo desde sua primeira edição, em 1994. Em 2016, quando ocorreu sua última edição, a Feira contou com a participação de cerca de 15 mil visitantes vindos de várias partes do Brasil e do exterior. Ao todo, foram 75 expositores e cerca de R$ 300 milhões em negócios gerados.(Fotos: Assessoria de Comunicação da FIEMG Regional Zona da Mata){{banner-interno}}
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) anunciou nesta quinta-feira, 26 de outubro, a troca de chefia na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (4ª DRPC), sediada em Muriaé (64 km de Cataguases). O delegado José Roberto Demétrio Machado assume o cargo no lugar de Alessandro Amaro da Matta (foto ao final da matéria), que após dois anos como delegado regional está de partida para Belo Horizonte, onde atuará junto à chefia geral da PCMG.
Natural do município de Porciúncula, no noroeste do estado do Rio de Janeiro, na fronteira com Minas Gerais, o novo regional, José Roberto Demétrio tem 31 anos de trabalho na polícia judiciária, tendo atuado por 20 anos na Polícia Civil do Rio e está na PC de Minas desde 2006.
Instalada no bairro Safira, a 4ª DRPC tem 18 municípios em sua área de responsabilidade, e em Muriaé engloba duas delegacias (31ª na AISP 150 e 32ª na sede), além de especializadas, como de Homicídios, Mulheres e Menores, e Trânsito, contando ainda com uma Agência de Inteligência.
Nomeado como regional em dezembro de 2015, Alessandro da Matta já teve sua realocação para a capital publicada pela Imprensa Oficial do Estado (IOF).
Demétrio foi apresentado à imprensa nesta tarde desta sexta-feira (27), na sede da Regional durante uma entrevista coletiva. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}