Cinquenta. Este é o número final de feridos na queda de parte do piso de uma ponte com estrutura metálica construída especialmente para o evento religioso realizado na quinta-feira, 2 de novembro, em Laranjal (55 km de Cataguases). O piso, feito de uma espécie de madeira, cedeu quando as pessoas deixavam o local após participarem da "Concentração de Fé e de Milagres" do Apóstolo Valdemiro Santiago da Igreja Mundial do Poder de Deus. Cerca de 20 mil fieis, segundo estimativa extraoficial, participavam do evento.
Desse total, 10 feridos foram trazidos para o Hospital São Paulo (HSP), em Muriaé, sendo que dois permanecem internados. Nesta manhã de sexta-feira, 3, a Assistente Social do HSP, Tauana Mendes, disse à Rádio Muriaé que 8 pacientes atendidos já haviam sido liberads. Ainda permanecem internadas uma criança, de Manhuaçu, e um homem, de Divinópolis, acrescentou a Assistente SocialAinda de acordo com Tauana (foto), o quadro de saúde dos pacientes é estável e não há previsão de alta médica. Entre as vítimas trazidas para o HSP não há moradores de Muriaé. Os feridos são residentes de outros municípios mineiros, sendo: 4 de Miracema, 3 de Manhuaçu, 1 de Divinopolis, 1 de Santa Margarida e 1 de Brás Pires.
LeopoldinaOutros 7 feridos foram levados para a Casa de Caridade Leopoldinense e, conforme aquela emissora, na manhã de hoje, duas pessoas recebderam alta e cinco permenecem internadas, entre elas uma criança. O estado de saúde dos pacientes não foi informado.
LaranjalO Hospital Comunitário de Laranjal (HCL) informou a Rádio Muriaé que todas as pessoas lá atendidas foram liberadas.
Não há informações sobre vítimas de Cataguases. (Fotos: Silvan Alves e Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Os proprietários de um barco encontraram, na manhã desta sexta-feira, 3 de novembro, o corpo do adolescente de 15 anos de idade, Ryan da Silva Silva Albano, desaparecido desde a última quarta-feira, 1º de novembro. A embarcação estava ancorada às margens do rio Pomba e o corpo, segundo eles, estavam junto dele.
A equipe da Defesa Civil de Cataguases, que estava trabalhando no local desde o desaparecimento do garoto, fazia buscas nas proximidades quando o corpo foi encontrado pouco antes das 8 horas. Os proprietários do barco avisaram seus integrantes que assumiram os procedimentos de resgate.
O Corpo de Bombeiros que esteve na cidade no dia do desaparecimento, autorizou a Defesa Civil a retirar o adolescente do rio e a Perícia Técnica da Polícia Civil informou que fará seu trabalho de rotina no IML de Cataguases. A Defesa Civil entrou em contato com os familiares da vítima para providenciar o serviço funerário. A Polícia Militar fez o registro do fato.
Na tarde da última quarta-feira, Ryan e um grupo de colegas de aproximadamente seis pessoas, nadavam no rio Pomba, próximo ao Clube do Cavalo no bairro Taquara Preta quando, segundo informações, o adolescente desapareceu quando tentava chegar à outra margem do rio. Ele é natural do Rio de Janeiro e morava em Cataguases, no bairro Santa Clara com os avós.
Matéria atualizada às 11h17min{{banner-interno}}
Pela primeira vez em sua história, o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - será aplicado em dois domingos seguidos. Até então ele ocorria em um único fim de semana - sábado e domingo. Ano passado, por exemplo, aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro. Agora, o primeiro dia de prova será 5 de novembro e o segundo, dia 12. A decisão de alterar o esquema de datas do Enem foi tomada após a realização da consulta pública sobre o exame, entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro, revelou o MEC.
Neste domingo, 5, farão a prova do ENEM 6.731.203 inscritos em todo o Brasil. Somente em Minas Gerais serão 725.676 estudantes e em Cataguases são cerca de 2 mil alunos, segundo apurou o site junto a fontes ligadas ao MEC. Todo o processo é cercado de sigilo e ninguém passa informações referentes ao município e à aplicação das provas. Outra informação de bastidor obtida pelo site é que Cataguases é polo da microrregião.
Quanto aos locais de prova não foram divulgados, segundo a mesma fonte por razões de segurança. A divulgação antecipada destes locais facilitaria, segundo a pessoa que deu a informação, o planejamento de fraudes, roubos, entre outros crimes. Neste domingo serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova.
Pela primeira vez, a prova será personalizada com o nome e o número de inscrição do participante. O local e o endereço da prova podem ser consultados pelo aplicativo do Enem e pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Os participantes que necessitarem de atestado de comparecimento deverão imprimir a declaração no site do exame e colher a assinatura do coordenador do local.
Horário:
Abertura dos portões: 12 horas
Fechamento dos portões: 13 horas
Início das provas: 13h30
Permissão de saída: a partir das 15 horas e 30 minutos
Término da prova do dia 5/11: 19 horas
Término da prova do dia 12/11: 18 horas{{banner-interno}}
O secretário Angelo Oswaldo participou, em Cataguases, no último fim de semana, das comemorações dos 30 anos da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho. Segundo ele, a entidade contribui, de maneira notável, para o desenvolvimento da cultura de Minas Gerais, em especial na Zona da Mata. Sob a liderança de Mônica Botelho, disse Angelo Oswaldo, a Fundação tornou-se parceira dos principais projetos que se desenvolvem na Mata Mineira, como o Polo Audiovisual de Cataguases.
Angelo Oswaldo fez questão de ressaltar os resultados altamente positivos do programa de despoluição visual das fachadas do centro comercial de Cataguases. Para ele, "a cidade ganhou em termos de estética urbana e se reafirma, novamente, como um exemplo de patrimônio cultural do século 20". Ele disse ainda que o IPHAN e o município devem estreitar ainda mais os laços para fortalecer este sentimento de preservação do patrimônio histórico e arquitetônico. Orientou, ainda, a fazer o mesmo procedimento com relação ao Iepha - Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
Durante sua presença na cidade conversou longamente com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fausto Menta, que lhe disse vai agendar um encontro com a reponsável pelo IPHAN, Célia Corsino, para tratar de assuntos referentes ao patrimônio histórico. Fausto ouviu também do Secretário sua disposição em continuar trabalhando para que o município tenha de volta o Cine Edgard e Clube Social, entre outras conquistas importantes para Cataguases das quais o próprio Fausto vem encabeçando desde que assumiu o cargo, conforme lembrou. O Secretário de Cultura de Cataguases também revelou que nos próximos dias irá se encontrar com Ângelo Oswaldo em Belo Horizonte para dar sequência aos projetos e, depois, vai agendar audiência com o Ministro da Cultura, completou.
{{banner-interno}}
MATÉRIA ATUALIZADA: Parte da estrutura de uma ponte construída para receber fiéis que haviam acabado de participar de um culto evangélico do Apóstolo Valdemiro, desabou no começo da tarde desta quinta-feira, 2 de novembro, no Estádio Firmo Dias, campo do Esporte Clube Laranjal, naquela cidade (55 km de Cataguases). As informações são de que 40 pessoas ficaram feridas e nenhuma morte. A ponte teria sido erguida especificamente para este evento, segundo informações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas participavam do culto "Concentração de Fé e de Milagres".
O culto religioso festivo foi ministrado pelo líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, Apóstolo Valdemiro Santiago, que é nascido em Cisneiros, distrito de Laranjal, e hoje comemora aniversáriode 54 anos. Logo após o acidente, os próprios fieis ajudaram a socorrer as vítimas até a chegada do SAMU e do Corpo de Bombeiros. Os feridos, alguns em estado grave, caíram de uma altura de cerca de sete metros e foram levados para hospitais de Muriaé, Laranjal e Leopoldina, segundo informações preliminares. Viaturas da Polícia Militar também prestaram socorro às vítimas e policiais de várias cidades da região foram deslocados para lá.
De acordo com informações prestadas pela Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o local onde acontecia o culto "foi vistoriado na tarde do dia 01/11 e liberado pelo CBMMG por ter atendido todas as exigências e também as medidas preventivas previstas no projeto aprovado e na legislação vigente. A ponte foi construída especificamente para atender ao evento", informou. Segundo ainda aquela mesma assessoria, "nolocal foi verificado que foram montadas barracas na rua que foram interditadas para garantir o fluxo de pessoas, o que fez afunilar a passagem no local, o que pode ter gerado um acúmulo de pessoas sobre a ponte", completa o tenente BM Da Silva, responsável por repassar as informações.
(Fotos enviadas por leitores e Site Silvan Alves)
Novas atualizações a qualquer momento.
Veja dois vídeos sobre o acidente produzido por leitores.
Última atualização: 16h58min{{banner-interno}}