O professor e proprietário do Percurso, um dos principais cursos preparatórios para o Enem em Cataguases, e também para o ingresso de alunos em escolas como Coluni e Cefet, por exemplo, Gustavo Pereira Romanhol, avaliou com exclusividade para o Site do Marcelo Lopes, a prova do Enem que terminou no último domingo, 12 de novembro. Para ele, o novo sistema de aplicação das provas foi "aparentemente mais cansativo e longo que os anos anteriores. Gustavo diz que "a organização das questões de linguagens junto com as de humanas pode ter sido considerada pior pelos candidatos do que as de exatas e natureza." O professor ressalta que, "da maneira que era antes, o equilíbrio era melhor."Sobre a Redação, ou melhor, o tema escolhido para que os alunos dissertassem a respeito, também surpreendeu Gustavo. No Percurso, ele lembra, a Redação recebe total atenção por parte dos professores, mas o que pode ter contribuído para atrapalhar o desempenho dos alunos nesta prova é "a pouca familiaridade com o tema, mas é importante tratar um assunto como esse, pois julga de forma positiva a inserção do tema na pauta das discussões sobre inclusão social, dificuldade", ressalta Gustavo. O lado positivo deste tema, na sua visão é que "por ser um tema específico, facilita o aluno a não perder o foco e ajuda a não desviar da proposta."
Gustavo, porém, vê a prova de Ciências da Natureza, "a mais difícil desde 2009, se não a mais difícil desde a criação do Enem", assegura. Ele explica revelando uma teoria a respeito da história do Enem. "Uma possível explicação para isso, é que as provas de 2009 até 2016 se destinavam a validar a formação do ensino de jovens e adultos para o ensino médio. Como esta certificação não existe pelo ENEM, essas questões não precisavam aparecer mais", explica. Por fim, Gustavo diz ser necessário que o aluno se adapte à realidade do Enem e dedique-se bastante ao estudo, na escola em que está matriculado e também em um curso preparatório de pré-vestibular. "Além disso é fundamental que o aluno estude sozinho em casa. "É mais importante o tempo que você passa estudando sozinho do que aquele que passa assistindo as aulas", conclui o proprietário do curso Percurso que está na expectativa de aprovar o maior número de estudantes entre os cursos pré-vestibulares da região.
Última atualização às 10h43min{{banner-interno}}
O Sicoob Coopemata inaugurou às 9 horas desta quinta-feira, 16 de novembro, sua unidade em Belo Horizonte. É a décima primeira agência, ou Ponto de Atendimento, como é denominado pelos funcionários daquela cooperativa fundada em Cataguases há quase vinte anos e coroa, como frisou o presidente de seu Conselho de Administração, César Augusto Mattos, "um trabalho árduo e de muita seriedade e responsabilidade que vem sendo a marca da Coopemata", disse. Chegar à capital mineira, como ele salientou "é o sonho de todos e agora vamos mostrar aos clientes daqui o quanto é bom, saudável e rentável ser um cooperado", completou.A nova unidade está situada em local privilegiado, na Rua Platina, 95, em pleno Bairro Prado, uma região muito valorizada da capital mineira. O Sicoob Coopemata alugou um prédio de três andares com obras ainda a concluir, mas sessenta dias depois o imóvel foi inaugurado sendo que todo o trabalho de marcenaria foi realizado pela empresa cataguasense, Osanan Móveis, que há 19 anos trabalha para o Sicoob Coopemata, conforme revelou a representante da empresa no evento, Nazareth Carneiro. No pavimento térreo funciona o Ponto de Atendimento e nos superiores há uma garagem para uso privativo dos funcionários e outro onde vai funcionar uma plataforma de apoio às empresas.
Com oito funcionários que foram escolhidos criteriosamente, conforme salientou César Mattos, e treinados na Sede Administrativa da Cooperativa em Cataguases, o Ponto de Atendimento de Belo Horizonte tem à frente o gerente geral Marco Antônio Lamas Cavaca, com vasta experiência no mercado financeiro. Ele revelou ao Site do Marcelo Lopes que o desafio é "enorme" mas estamos sendo muito bem recebidos pelo mercado e tenho certeza que vamos alcançar nossas metas", disse otimista. A mesma expectativa é compartilhada por César Mattos. "Viemos para cá para crescer e somar ao mercado cooperativo. Eu não tenho dúvidas que vamos alcançar este objetivo porque estamos preparados, temos ótimos produtos e uma equipe que abraça a causa cooperativista", afirmou.
Estiveram presentes à solenidade de inauguração os membros do Conselho de Administração do Sicoob Coopemata, formado pelo próprio César, Camilo Cristovão Vicente, Newton Antônio Dutra e Vinicius do Vale, bem como o Diretor Administrativo, Humberto de Abreu Santos, a conselheira fiscal Maria Denise de Azeredo Faria, além de representantes do sistema Sicoob em Minas Gerais. O destaque na inauguração foi a apresentação do Coral Encantando, braço social do Sicoob Coopemata. que ministra aulas de canto e de instrumentos gratuitamente a pessoas da comunidade mediante inscrição prévia. O grupo veio especialmente a Belo Horizonte para se apresentar na inaguração da nova unidade e executou três músicas, além do Hino Nacional Brasileiro que abriu oficialmente a cerimônia. Muito aplaudido pelos presentes, César ao final da apresentação disse que a Cooperativa acredita neste projeto e disse que o investimento na área social é "extremamente importante" para a instituição. Em seguida o padre Carlos (foto ao lado) fez a benção do local e ocorreu o desenlace da fita inaugural do novo ponto de atendimento. Também foi descerrada uma placa alusiva a data, no interior do imóvel.
Veja abaixo uma reportagem em vídeo da inauguração do Ponto de Atendimento e depois, na galeria, as fotos do evento.
{{banner-interno}}
Após revisão do Plano de Contingência para Situações de Emergência e/ou Calamidade’, a Energisa realizou nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, uma simulação em campo com o objetivo de treinar a equipe e avaliar o desempenho de todas as áreas envolvidas, diante de situações reais de emergência. Nos simulados foram considerados preparação, organização, tempo de atendimento, acionamento e chegada das equipes, garantindo o restabelecimento de energia o mais rápido possível com segurança e eficiência. O ‘Plano de Contingência para Situações de Emergência e/ou Calamidade’ é um documento importante que define as responsabilidades, de forma a organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias para atuarmos com agilidade para enfrentarmos as tempestades, que causam queda de árvores, erosões, deslizamento de terras e consequentemente interrupção no fornecimento de energia. Mesmo sabendo que é impossível prever a intensidade de uma contingência, devido aos eventos climáticos, o objetivo da empresa é buscar sempre estar o mais preparado possível para situações de emergência. O plano de contingência foi criado em 2007 e passa por revisão anual, contemplando novas ações a partir das experiências vividas. Com a chegada do período de chuvas, todos devem ficar atentos. Ao perceber chuvas fortes acompanhadas de raios, retire todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras que estejam ligados à eletricidade. Em caso de urgência, ligue para 0800 032 0196. Lembre-se: a Energisa também está presente 24h pelas redes sociais — Facebook e Twitter, pelo aplicativo Energisa On e pelo site www.energisa.com.br. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Energisa){{banner-interno}}
Com o intuito de financiar a festa de Natal para as crianças da APAE de Cataguases, e executar um projeto de leitura nos bairros do município, a FIC realizou diversas atividades durante o ano de 2017 através do projeto Doe Felicidade. Dentre os eventos houve o 1º Interclasse, torneio de futsal que contou com a participação de alunos da Instituição e chegou à sua fase final.
Na final da disputa o time formado por alunos do segundo período dos cursos de Logística e Engenharia de Produção foi o grande campeão, enquanto os times formados por alunos do segundo e quarto período de Administração ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar.Durante todas as fases da competição os estudantes promoveram vendas das camisetas do projeto Doe Felicidade, com a intenção de arrecadar fundos para a iniciativa.
O projeto Doe Felicidade consiste em uma iniciativa de alunos e professores da FIC. Há 6 anos os participantes estão atuando junto à comunidade de Cataguases e região, estimulando o empreendedorismo social dos alunos e a responsabilidade social no âmbito educacional. O projeto conta a cada ano com diferentes parceiros que se juntam a essa corrente do bem.
No dia 11 de novembro outra atividade foi realizada na Praça Rui Barbosa, contando com a presença de alunos, professores e coordenadores que realizaram a venda de camisetas do projeto.
De acordo com os organizadores do projeto, professores Altamiro Junior e Mágda Mazini, em 2017, está havendo uma migração das ações de filantropia para ações de responsabilidade social. "Nosso intuito é iniciar um projeto que potencialize o futuro das crianças de nossa cidade. Nós acreditamos que a leitura é um instrumento transformador e pode contribuir com um futuro melhor e mais feliz", explicou Altamiro. (Fotos: FIC){{banner-interno}}
O que é bom sempre pode melhorar. E é exatamente isso que a Depil Center acaba de fazer. Referência em fotodepilação e estética na cidade, a clínica está sempre em busca de novidades que tragam novos e melhores resultados para sua enorme clientela. Além de atualizar periodicamente seus profissionais, também não poupa investimentos em equipamentos e aparelhos de última geração. Agora, por exemplo, a Depil Center acaba de adquirir o moderno aparelho de Criofrequência (em atividade na foto abaixo), também conhecido como o "queridinho das famosas", por ser o preferido entre as celebridades na hora de melhorar a silhueta e dar um trato caprichado nas curvas do corpo.As sócias da Depil Center, Deise Ângela Agrellos Neves e Fane Mirna de Sousa Teixeira contam que fizeram o investimento após conhecerem todos os benefícios que a novo equipamento é capaz de fazer no corpo da paciente. "Somos a primeira clínica da cidade a adquirir o Criofrequência devido a sua relação custo-benefício para nossas clientes. Temos certeza que ele vai dar o resultado esperado por nossa clientela", afirma Deise Ângela. "Acabamos de sair de um curso de aprimoramento onde aprendemos novas técnicas que vamos utilizar com o novo aparelho, Este tratamento também é indicado para homens", completa Fane Mirna.
O Criofrequência é quase um "faz de tudo" com qualidade, conforme explicam as sócias. Ele trata com eficiência a flacidez, gordura localizada e a celulite através da emissão do choque térmico na área a ser tratada. "É o contraste entre o calor intenso e o frio que promove a melhoria desejada e permitindo ao corpo expelir os excessos. O resultado final é a eliminação da gordura e um contorno corporal e facial mais bonito", explica Deise. Mas não é só essa a novidade que a Depil Center preparou para este fim de ano para sua clientela. Fane Mirna revela o Striort, "um tratamento ortomolecular para estrias que melhora em até 80% das estrias e deixa a pele mais viçosa e rejuvenescida. É um sucesso mundo afora e tenho certeza que vai agradar em cheio às nossas clientes", afirma.Vale lembrar também que a Depil Center oferece vários outros tipos de tratamento corporal, todos com a qualidade reconhecida. Peelings, massagens, drenagem linfática, fotodepilação, fotorejuvenescimento, designer de sobrancelhas, entre outros voltados para o corpo e face que são um verdadeiro presente para o corpo. E por falar em presente, o Natal está chegando e você pode escolher um ou mais destes tratamentos para oferecer para a pessoa especial na sua vida. A Depil Center fica na Rua Rabelo Horta, 120, Centro, Cataguases e você pode agendar sua sessão pelo telefone 3422-6830. A Depil tem o melhor para o seu corpo. Aproveita que o Verão está chegando e comece logo seu tratamento.
Na galeria abaixo um pequeno vídeo e fotos da Depil Center durante o lançamento de suas novidades.
{{banner-interno}}