A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi classificada como a sétima universidade mais empreendedora do país no ranking divulgado nesta semana pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). Entre as instituições mineiras, a UFV ocupa a segunda colocação, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A pesquisa que resultou no Índice de Universidades Empreendedoras (IUE) é realizada com mais de dez mil universitários e diversos itens são avaliados como cultura empreendedora, inovação, extensão, capital financeiro, internacionalização e infraestrutura. A primeira colocação ficou com a Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com o IUE, a UFV pontou 5,91, ficando à frente de importantes universidades do Brasil, como a Universidade Federal de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que pontuaram com 5,86 e 5,64, respectivamente. A primeira colocada em Minas Gerais foi a UFMG, com índice de 6,90.
Confira o ranking com as 10 universidades mais bem colocadas do Brasil:1. Universidade de São Paulo (USP) - 7,262. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - 6,903. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - 6,844. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - 6,455. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) - 6,186. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - 6,167. Universidade Federal de Viçosa (UFV) - 5,918. Universidade Federal de Brasília (UnB) - 5,869. Universidade Federal de Itajubá (Unifei) - 5,8010. Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 5,74
O ranking completo está disponível na internet e pode ser consultado através deste link.
Universidades brasileiras têm presença tímida em rankings internacionaisA presença brasileira é tímida nos rankings universitários internacionais e só começa a aparecer a partir da 250º colocação, como é o caso da USP no ranking Times Higher Education (THE). De forma sistemática, as universidades brasileiras não se destacam quando comparadas às melhores universidades internacionais. (Foto: reprodução TV Integração)
{{banner-interno}}
Em 2018 o número de feriados prolongados em Minas Gerais vai ser menor em relação a 2017. Dos 13 feriados oficiais comemorados no Estado, considerando os nacionais, estaduais e municipais, 12 vão cair durante a semana (segunda a sexta-feira), sendo cinco deles nas terças ou quintas. Vale lembrar que em Cataguases dois desses feriados não são comemorados: Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto - quarta-feira) e Nossa Senhora da Conceição - 8 de dezembro (Quinta). O levantamento também não considera o feriado em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que é celebrado em algumas cidades apenas.
Para os trabalhadores e estudantes, que podem "emendar" os feriados com o fim de semana, a sensação de descanso é prolongada. O feriado de Tiradentes, 21 de abril vai cair sábado.
De acordo com a economista da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ana Paula Bastos, o setor de serviços e alimentos tende a ficar mais aquecido com os feriados prolongados. "As pessoas que não viajam, aproveitam para sair, passear e isso aquece o comércio local. Os shoppings centers viram grandes atrativos nessas épocas", avalia.
CONFIRA OS FERIADOS DE 2018:– Confraternização Universal – 1º de Janeiro (Segunda)– Carnaval e Quarta-feira de Cinzas – 13 e 14 de Fevereiro (terça e quarta até o meio dia)– Paixão de Cristo – 30 de Março (Sexta)– Tiradentes – 21 de Abril (Sábado)– Dia do Trabalho – 1º de Maio (Terça)– Corpus Christi – 31 de Maio (Quinta)– Independência do Brasil – 7 de Setembro (Sexta)– Nossa Senhora de Aparecida – 12 de Outubro (Sexta)– Finados – 2 de Novembro (Sexta)– Proclamação da República – 15 de Novembro (Quinta)– Natal – 25 de Dezembro (Terça){{banner-interno}}
Foi iniciada a instalação dos postes que receberão as câmeras de videomonitoramento do programa "Olho Vivo" em Ubá. Na primeira fase do projeto, 18 câmeras funcionarão na área central da cidade, de um total de 64 previstas. A Prefeitura é responsável pela manutenção dos equipamentos e pelos assistentes que trabalharão ao lado da Polícia Militar no monitoramento das imagens. A licitação para a contratação destes profissionais já foi realizada, e o investimento será de cerca de R$ 200 mil.O Programa "Olho Vivo" realiza o videomonitoramento de imagens geradas por câmeras estrategicamente distribuídas. O projeto é uma ferramenta para a prevenção e repressão de criminalidade nas áreas instaladas. A iniciativa é uma parceria que conta também com o Poder Judiciário, por meio da Vara Criminal, Infância e Juventude; Associação Comercial e Industrial de Ubá (AciUbá); 30ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); 21º Batalhão da Polícia Militar, além do Ministério Público, Polícia Civil, Câmara Municipal de Ubá, Corpo de Bombeiros, Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind) e demais entidades de classe. (Fotos: Tribuna de Minas){{banner-interno}}
Um homem de 38 anos foi preso na manhã deste sábado, 18 de novembro, após ser flagrado com um revólver e 3 munições na Rua José Peres, em Leopoldina (24 km de Cataguases).
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe realizava patrulhamento pelas imediações, quando receberam denúncias de que um indivíduo estaria em um bar fazendo uso de bebida alcoólica e dizendo que nesta data mataria uma pessoa. Iniciado o rastreamento, a Sala de Operações da 6ª Cia PM Independente recebeu informação de que um homem com as mesmas características estaria nas proximidades da Rodoviária da cidade. Em uma ação rápida dos militares sargentos André e Valentim e dos cabos Coelho e Waine, o indivíduo foi abordado e com ele localizado um revólver calibre 38 com três munições intactas. A arma estava escondida em uma sacola plástica.
O autor relatou aos policiais que havia adquirido o revólver por R$ 600 reais com o objetivo de se vingar após ser ameaçado no Bairro Eldorado. Ele foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil juntamente com o material apreendido.(Foto: O Vigilante Online/Júlio César Cabral){{banner-interno}}
Um homicídio seguido de suicídio chocou a população de Ervália (90 km de Cataguases) nesta sexta-feira, 17 de novembro. O fato aconteceu às 16h40min na localidade conhecida por Grão Mogol, zona rural daquele município envolvendo um casal. Segundo informações contidas no Boletim de Ocorrência (B.O.) da Polícia Militar, o rapaz de 23 anos, matou a tiros sua companheira de 17 anos de idade e depois suicidou. Ainda segundo o documento, o casal vivia "em contenda e desarmonia".Segundo informou o Site Paulo Roberto da Rádio, o sargento Neto, da PM de Ervália, que atuou no caso, contou que Vitória Carolina Lana, de 17 anos, saiu de casa para ir até o alto do pasto a fim de conseguir sinal de celular. O rapaz, Vanilton Laurindo de Souza, de 23 anos, foi atrás dela e ao chegarem no topo, provavelmente ocorreu uma discussão seguida de disparos de arma de fogo. O pai de Vitória, que trabalhava numa lavoura de café nas proximidades, ouviu os estampidos e foi verificar o que havia acontecido e, ao chegar, encontrou a filha caída ao chão, sem vida.
Vanilton, ainda de acordo com o relato do Boletim de Ocorrência, estava ao lado da vítima com a arma na mão e teria dito ao pai dela "minha vida acabou". O sogro, porém, retrucou dizendo: "A vida da minha filha é que acabou." Após ouvir essa frase, o rapaz se matou após atirar contra o próprio ouvido.A perícia da Polícia Civil de Viçosa/MG esteve no local, através do perito Rafael Salgado, que realizou os trabalhos de praxe iniciais, além de recolher a arma, um revólver calibre 32, com cinco cartuchos, sendo que 3 estavam deflagrados e 2 intactos. Ainda não há confirmação, mas Vitória teria sido alvejada por dois disparos.
Ainda segundo o site do Paulo Roberto da Rádio, Vanilton seria morador daquela localidade sendo que ele e Vitória tinham um filho de apenas 2 anos de idade, que foi encontrado vivo e sem ferimentos sobre a mãe após ser assassinada. Os corpos foram levados para o IML onde passariam por uma perícia mais detalhada e depois seriam liberados para velório. (Fotos: Site Paulo Roberto da Rádio){{banner-interno}}