A Phoenix Life Treinamentos, empresa especializada em capacitação profissional de socorristas entre outros atendimentos de urgência e emergência, vai realizar um curso preparatório para a prova prática que será aplicada àqueles que estão fazendo o concurso do SAMU-Cisdeste. A iniciativa é voltada para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.
Segundo um dos diretores do curso, Girlean Souza Neves, o curso é também voltado para quem quer se preparar para os próximos concursos. "É uma chance única do candidato sair na frente de seus concorrentes", diz. Além disso, o curso preparatório oferece instrutores experientes, material de última geração e uma grade elaborada especificamente para atender ao edital do concurso Samu-Cisdeste, acrescenta.
Os interessados devem se apressar para garantir sua vaga porque elas são limitadas. O curso vai acontecer nos dias 25 e 26 de novembro e 02 e 03 de dezembro, sendo uma turma por final de semana. Os valores variam de R$100 a R$250. Ex-alunos do Phoenix, funcionários do Hospital de Cataguases e SAMU vão receber desconto. Outras informações os interessados podem enviar mensagem via Whatsapp para o número (32) 9 8441-3908.{{banner-interno}}
O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cataguases - Codec - definiu o início de suas atividades formais em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 20 de novembro, no Centro Cultural Humberto Mauro. Empresários de todos os setores produtivos do município e representantes de clubes de serviço e Maçonaria, a Associação Comercial e Industrial de Cataguases, SEBRAE-MG, Câmara de Dirigentes Lojistas e Prefeitura de Cataguases, estiveram presentes.Na prática o encontro serviu para orientar os participantes sobre o processo de implantação efetiva do Codec. O advogado Eugênio Kneipp Ramos (foto ao lado) orientou os presentes a adotarem o procedimento legal pertinente que consiste na publicação de um Edital pelo prefeito Willian Lobo de Almeida, por ser o presidente de honra do Conselho. Neste edital, que será publicado domingo, 26 de novembro, no Jornal Oficial do Município, será feita a convocação para a realização de uma Assembleia para escolher, por meio de votação, o presidente e vice do Codec. Esta reunião deverá acontecer no dia 4 de dezembro, ainda conforme definição entre os participantes orientados por Eugênio Ramos.
O presidente da Acic, Ricardo Mattos (fot ao lado), abriu a reunião ao lado de Humberto Lanzieri, quando explicou os próximos passos que serão dados para a formação efetiva do Codec. Segundo ele, "nosso objetivo é começar a trabalhar já e gostaríamos muito de poder apresentar resultados imediatos, mas mediante a conjuntura econômica do país, não podemos esperar nada a curto prazo. Mas estamos com muita vontade de trabalhar", salientou. O Codec é um Conselho apartidário e com participação de voluntários e foco no desenvolvimento econômico do município. Ele vai funcionar em uma sala na Praça Rui Barbosa, cedida pela Associação Comercial e Industrial de Cataguases.
{{banner-interno}}
Uma carta ao Governador Fernando Pimentel com o posicionamento contrário ao possível rebaixamento da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar em Leopoldina é o primeiro resultado concreto após a divulgação - em primeira mão - pelo vereador José Augusto Cabral da existência de um projeto dentro do governo mineiro para reduzir o número de batalhões e companhias especiais da PM em todo o estado. A definição de redigir e enviar a carta foi tomada durante uma reunião nesta segunda-feira, às 16 horas, que contou com a presença de prefeitos e vices de todas as cidades subordinadas à Companhia Especial de Leopoldina, inclusive Cataguases que foi representada pelo vice-prefeito Tita Lima e pelo Chefe de Gabinete João Paulo Vargas Vairo, além de representantes da própria PM, vereadores locais e demais entidades organizadas da região.
Convocada pelo prefeito José Roberto de Oliveira, a reunião deixou claro o descontentamento dos municípios envolvidos com o possível rebaixamento de status da Companhia de Polícia Militar Independente de Leopoldina. Além da carta, o presidente da Câmara Municipal daquela cidade, Darci Portela, revelou que o Legislativo vai enviar Representação ao Governador do Estado discordando da medida que pode rebaixar a 6ª Companhia. O prefeito de Recreio, José Maria Barros, comentou as dificuldades que seu município enfrenta para manter a segurança pública com o reduzido número de policiais militares (oito) e firmou posição pela manutenção do atual status da 6ª Companhia Independente.O major Alexandre Leal (foto ao lado), subcomandante daquela Companhia, disse que o estudo em andamento "visa tornar mais fácil a gestão operacional e mais efetiva e eficiente, com mais policiais nas ruas e mais recursos na área operacional", explicou, afirmando em seguida não saber quando esta mudança vai ocorrer. Ele completou dizendo que não existe, por enquanto, uma proposta formal neste sentido (rebaixar a Companhia) e que as medidas da PM são sempre no sentido de melhorar o trabalho da corporação.
O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, surpreendeu os presentes ao revelar que ficou sabendo do provável rebaixamento da Companhia Independente na rua. "Não podemos saber da notícia que havia uma restauração na Polícia Militar e que Leopoldina seria rebaixada, na porta de um botequim", afirmou. Como se sabe, a notícia foi tornada pública pelo vereador José Augusto Cabral na tribuna da Câmara e repercutida no dia seguinte em uma emissora de rádio local.Ao finalizar, José Roberto (foto ao lado) declarou: "Nós não vamos aceitar essa condição. Ela pode ser imposta de cima pra baixo, mas não com meu apoio. Eu vou discordar até o final. E vamos aguardar e pedir ao governador Fernando Pimentel, com quem eu tenho um bom relacionamento, para não fazer uma tremenda injustiça com Leopoldina. Nós não merecemos isso e vamos lutar até os últimos dias para reverter este quadro e tenho esperanças que vamos conseguir", concluiu. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online){{banner-interno}}
Dois homens, um de 29 e outro de 37 anos de idade, provocaram um acidente de carro após brigarem neste domingo, 19 de novembro, por volta de meio dia, em Itamarati de Minas (19 km de Cataguases). Um deles, o mais novo, que segundo a Polícia Militar seria o que provocou o acidente, está desaparecido. O outro envolvido, que sofreu um ferimento em uma das mãos, provavelmente em decorrência de um golpe de faca, prestou depoimento e foi liberado em seguida.
O motivo da desavença, ainda de acordo com a PM, seria em decorrência de ambos terem filhos com a mesma mulher. Segundo os policiais que atenderam ao chamado, havia uma rixa antiga entre eles, inclusive com trocas de ofensas por um aplicativo de mensagens no celular. Neste domingo, o homem mais novo teria ligado para o seu desafeto dizendo que estava na casa da ex-mulher e que havia batido no filho dele, de apenas nove meses. Após tomar conhecimento deste fato o pai ligou para a Polícia Militar daquela cidade pedindo que fosse até à casa da ex-mulher para apurar se a criança havia sido agredida.
Porém, ele foi até à residência da ex-mulher antes da PM chegar ao local, e lá os dois discutiram culminando em uma briga em frente a casa da mãe dos filhos deles. Após populares separarem a contenda, de acordo ainda com relato de um deles à PM, o mais velho entrou no seu carro, um Fiat Uno para ir embora, mas antes de sair teria sido agredido com um golpe de faca por seu oponente, que o atingiu em uma das mãos. Apesar disso, ele acelerou o veículo, mas foi seguido pelo desafeto em um Astra prata, que o alcançou e chocou seu carro na traseira do Uno levando o condutor a perder o controle da direção e capotar na Avenida Ricardo Zanela, saída daquela cidade. Ele não se feriu no acidente e o que teria provocado o capotamento fugiu do local e até o fechamento desta matéria ainda não havia sido localizado nem se apresentado à autoridade policial.
A mãe das crianças e ex-mulher dos dois envolvidos na briga e no acidente, também prestou depoimento e negou que um de seus filhos tivesse sido agredido pelo seu ex-companheiro de 29 anos de idade. Ela disse ainda que presenciou apenas a briga e que ajudou a separá-los e não viu a agressão com faca nem os carros se envolvendo no acidente. A mãe das crianças ainda contou ao cabo Mário, responsável pela ocorrência, que contou com apoio de uma viatura de Cataguases, que os dois estavam trocando ameaças e ofensas desde a noite anterior. Ninguém foi preso e o caso está sendo tratado como lesão corporal pela Polícia Militar. {{banner-interno}}
A Polícia Civil em Cataguases prendeu nesta manhã de segunda-feira, 20 de novembro, em Cataguases, um rapaz de 21 anos de idade, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça desta Comarca. O rapaz é suspeito de ter praticado uma tentativa de homicídio em fevereiro de 2016. Desde então, segundo o delegado responsável pelo caso e titular da Delegacia em Cataguases, Marcelo Manna, estava foragido.
Denúncia anônima levou os Policiais Civis até o suspeito que foi preso e conduzido em seguida para o Presídio desta cidade. Conforme informou o delegado, em 14 de fevereiro de 2016, o suspeito estava na garupa da motocicleta dirigida pelo seu comparsa, de 27 anos - que está preso, quando avistaram dois outros rapazes com quem possuem uma rixa. Neste momento, munido de um revólver, o jovem que estava no banco do carona teria efetuado disparos contra este desafeto, porém sem atingi-lo, fugindo na sequência.
O condutor da motocicleta, de 27 anos, ainda de acordo com o delegado Marcelo Manna, foi preso em flagrante, alguns meses depois, em 04 de abril daquele ano, por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. A respeito desta tentativa de homicídio, a Polícia Civil apurou que ela foi motivada por causa de dívidas de drogas que as vítimas teriam com o comparsa que dirigia a motocicleta. "Eles tentaram receber o dinheiro diversas vezes, sem sucesso", explicou o delegado. {{banner-interno}}