A Polícia Civil em Miraí (31 km de Cataguases), através da Delegacia daquela cidade, juntamente com a Polícia Militar, realizou uma operação conjunta visando o combate e tráfico de drogas no município que culminou na prisão de duas pessoas: J.P.F.S, de 21 anos e M.A.S. cuja idade não foi revelada.
Os policiais receberam denúncias de que ambos estariam vendendo drogas em suas residências. Nos dois imóveis foram encontradas 5 buchas de maconha, além de uma porção pequena da mesma droga e 2 pinos de cocaína prontas para serem comercializadas, diversos materiais utilizados para embalar a droga e a quantia de R$ 706,00 em dinheiro.
Os dois foram autuados e presos em flagrante delito por tráfico de drogas e incursos no artigo 33 da Lei 11.343/06, Lei de Tóxicos, e encaminhados ao presídio de Cataguases. Pela Polícia Civil participaram da operação o delegado titular daquela cidade, Vítor César Leite Machado, o Sub-Inspetor de Investigadores, Edson Carlos Martinhão Corrêa, os investigadores, Gualter Larry Alves Gomes de Oliveira e Ailton Corrêa Moraes Gusman, além dos escrivães de polícia Carlos Henrique Brito e Nayara Cristina Clemente. Os nomes dos policiais militares que atuaram nesta operação não foram divulgados.{{banner-interno}}
A parceria entre a Prefeitura de Muriaé, o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, e o Sistema Prisional de Minas Gerais vem levando capacitação profissional para detentos da Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior, situada naquela cidade, há 61 km de Cataguases. A iniciativa, destinada a pessoas que estão perto de cumprir suas penas, pretende facilitar a inserção no mercado de trabalho, buscando assim evitar a reincidência na vida criminal.
Na última semana, 30 internos da unidade foram capacitados com o curso de Mecânica de Máquinas de Costura, aplicado dentro da própria penitenciária. As aulas tiveram carga horária total de 80 horas e abordaram técnicas de reparos em diferentes tipos de equipamentos.
"Ao longo deste ano, já trouxemos para nossa cidade diversos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senai, tanto para os cidadãos comuns quanto para os detentos. No caso desses, a profissionalização é fundamental, pois permite que tenham uma nova chance na vida ao retomarem a liberdade", afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Muriaé, Carlos Magno de Oliveira.
Cursos buscam facilitar reinserção de detentos à vida socialDentre as iniciativas citadas pelo secretário, destaca-se a Escola Móvel do Sesi/Senai, trazida pela Prefeitura à cidade pela primeira vez em fevereiro deste ano, em uma das primeiras ações da Administração. A estrutura montada na Avenida JK permitiu a capacitação de mais de 500 pessoas em 13 diferentes cursos profissionalizantes, contando também com vagas destinadas a detentos em regime semiaberto. Posteriormente, também foi oferecida a capacitação em Mecânica de Automóveis, dentro da unidade prisional.
Para o prefeito Grego, a capacitação é fundamental para garantir uma nova oportunidade às pessoas que cumprem pena. "Acreditamos que todos podem ter uma nova chance de recomeçar. Fazendo isso, estamos construindo um novo caminho para Muriaé, com mais dignidade e melhores condições de vida para todos", afirma.{{banner-interno}}
A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Miraí (30 km de Cataguases), cumpriu, nesta sexta-feira, 24 de novembro, mandado de prisão preventiva expedido pela justiça daquela comarca contra um homem identificado pelas iniciais G.R.P, pelo crime de estupro de vulnerável.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Vítor César Leite Machado, as investigações concluíram que o homem teria praticado "graves abusos sexuais com sua filha, que à época era criança, e também com a enteada dele, hoje adolescente", revelou o delegado.
A prisão do suspeito deve-se ainda, conforme explicou Vítor Machado, "visando garantir a ordem pública tendo em vista a prática reiterada do crime de estupro de vulnerável". Aquele delegado completa dizendo que "ficou comprovado que os graves abusos sexuais eram praticados desde que as vítimas tinha apenas seis anos de idade".
O suspeito foi encaminhado para o presídio de Cataguases. Participaram desta operação, além do delegado Vítor Machado, o sub-inspetor de investigadores, Edson Carlos Martinhão Corrêa, os investigadores Gualter Larry Alves Gomes, Ailton Corrêa Gusman e os escrivães Carlos Henrique Brito e Nayara Cristina Clemente.{{banner-interno}}
A Secretaria de Estado da Educação (SEE) divulgou no último dia 22 de novembro, a classificação dos candidatos inscritos no processo de designação 2018 para a rede estadual de ensino de Minas Gerais. No total, são 100 mil vagas de emprego disponibilizadas em todo o Estado.
Para saber a posição que ocupa, o candidato deve entrar neste site e informar o CPF. A classificação dos interessados, de acordo com o governo, leva em consideração a aprovação em concurso público vigente, a habilitação, a escolaridade, o tempo de serviço e a idade.
A data para as escolhas das vagas de interesse pelos inscritos e atribuição da vaga ao candidato melhor classificado ainda não foi divulgada. Conforme a SEE, o cronograma com as próximas fases do processo será divulgado em breve.
As vagas são para os cargos de professores, especialistas educacionais, auxiliar administrativo, inspetor escolar e auxiliar de serviços gerais.
No período de inscrição, o sistema on-line registrou 631.491 cadastros de candidatos interessados em concorrer a uma vaga de designação. Ao todo, foram 1.354.237 inscrições, uma média de duas por candidato, já que cada pessoa poderia se inscrever para até três cargos e localidades distintos.
A lista de classificação adotará os seguintes critérios:1º – candidato inscrito e concursado para o município ou SRE e ainda não nomeado, obedecida a ordem de classificação no concurso vigente, desde que comprove os requisitos de habilitação definidos no Edital do Concurso.
2º – candidato inscrito e concursado para outro município ou outra SRE e ainda não nomeado, obedecido ao número de pontos obtido no concurso vigente, promovendo-se o desempate pela idade maior, desde que comprove os requisitos de habilitação definidos no Edital do Concurso.
3º – candidato inscrito habilitado, obedecida a ordem de classificação na listagem geral do município de candidatos inscritos em 2017.
4º – candidato inscrito não habilitado, obedecida a ordem de classificação na listagem geral do município de candidatos inscritos em 2017.{{banner-interno}}
A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão, nesta tarde de sexta-feira, 24 de novembro, contra um homem de 35 anos de idade, conhecido no meio policial pelo apelido de "Bidoia". Ele foi localizado no Bairro Leonardo por uma guarnição da PM comandada pelo sargento Andrade. Os militares, porém, o homem investiu contra um policial com uma faca na mão a fim de atacá-lo. Para rechaçar a agressão um dos policiais sacou sua arma e efetuou um disparo contra o pé de seu agressor.
Em seguida, os próprios policiais o socorreram levando-o ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde estava sendo atendido até o fechamento desta matéria e não corria risco de morte. De acordo com o comandante da PM em Cataguases, major Willian Machado, o disparo foi um gesto de defesa do militar que se sentiu ameaçado.
Conhecido no meio policial pela prática de furto, Bidoia é também usuário de drogas e suspeito de roubo. Possui diversas passagens pela Polícia tendo sido preso várias vezes, e tem fama de agressivo por resistir e tentar fugir todas as vezes em que é preso. Ele foi medicado e liberado em seguida sendo levado para o presídio desta cidade onde está à disposição da justiça.
{{banner-interno}}