Acontece em Leopoldina desde terça-feira, 28 de novembro, e termina nesta quinta-feira, 30, uma Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas. O evento é promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais, ministrado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e realizado pelo Gabinete Militar do Governador do Estado de Minas Gerais por meio de sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em parceria com a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM). Um grupo representando a Defesa Civil de Cataguases, participa desta Capacitação, além de outros vinte e três municípios da região. Durante o curso os agentes do sistema de Proteção e Defesa Civil vinculados ao Poder Público ou representantes de entidades privadas, serão treinados a atuar de forma eficiente nas atividades de proteção e Defesa Civil, desde as ações preventivas, preparatórias e migratórias até aquelas necessárias para as respostas de desastres ocorridos e a recuperação de áreas afetadas.
Denominado 11º Curso de Gestão em Proteção, Defesa Civil e Mudanças Climáticas do ano de 2017, a capacitação acontece no Salão Brahim Elias Sleiman, na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina (ACIL). A abertura contou com a participação de diversas autoridades como o Coronel Alexandre Nocelli, Comandante da 4ª Região de Polícia Militar, o Tenente Coronel Giovanni do Carmo Ramos, Comandante da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente e o prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, além do vereador José Augusto Cabral, representando a Câmara Municipal daquela cidade.O Capitão João Luiz da Mata (foto ao lado), Diretor de Ensino da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, disse que o curso "é fundamental para que possamos potencializar a prevenção, a preparação nas questões relacionadas a Proteção e Defesa Civil na região de Leopoldina. Na região, notadamente que sofre com desastres, precisamos melhorar as questões de prevenção para que, em caso de ocorrência deste tipo de ocorrência, possamos atender melhor a comunidade desta região. As cidades que recebem este curso estarão mais preparadas para enfrentar um eventual desastre", afirmou. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online)
{{banner-interno}}
Cataguases amanheceu nesta quarta-feira, 29 de novembro, com muita lama, ruas sujas, sendo que uma delas está parcialmente interditada por causa de uma cratera de aproximadamente dois metros de diâmetro que se abriu ontem, durante a forte e duradoura chuva que começou no final da tarde. Segundo a Defesa Civil informou, foram 92 milímetros de água em poucas horas, o que originou vários chamados por parte de moradores que foram prejudicados. Logo cedo, equipes da prefeitura faziam a limpeza nos pontos mais críticos da cidade, dentre eles parte da Avenida Veríssimo Mendonça e Avenida Genserico Gomes de Oliveira, no Bairro Dico Leite.
Uma casa situada no alto do bairro Bom Pastor, na rua Levi Simões da Costa, 100, foi inundada por uma enxurrada de lama e água durante a chuva. Pouco depois das 20 horas, a força da água represada, provavelmente, abriu um buraco no muro de tijolos que divide as propriedades e caiu sobre o quintal do referido imóvel que ficou completamente alagado e sujo de lama (veja as fotos na galeria ao final desta matéria). A situação foi ainda mais grave, segundo explicou a moradora, Melania de Jesus Inácio Reis, há quinze anos residindo no imóvel, porque toda a água que desceu caiu sobre uma piscina ampliando o estrago. Logo depois, os dois andares do imóvel estavam todos enlameados, "Teve lugar aqui em casa que entrou trinta centímetros de água e lama", disse. A Defesa Civil esteve no local, orientou a moradora como agir neste momento e deverá retornar para fazer o acompanhamento da situação, segundo informou Alexandre Rodrigues, o Tico Tico.
Outra situação mais grave é o início da Rua Abílio Tavares Filho (fotos abaixo), que dá acesso ao alto do bairro Bom Pastor. Ali foi aberta uma cratera de aproximadamente dois metros de diâmetro, pela água da chuva, logo no início da subida. Naquele local - que está devidamente sinalizado - o trânsito está fluindo em meia pista. Um outro buraco menor, com pouco menos de um metro de diâmetro, também apareceu pouco antes do maior, no sentido de quem sobe o morro. Na cratera maior, uma rede de esgoto se rompeu e está infiltrando pela terra provocando mau cheiro, conforme apurou a reportagem do Site. Já a Avenida Centenário, que dá acesso a esta rua, ficou parcialmente coberta de lama em um trecho de aproximadamente cem metros devido a terra que caiu das encostas.
Na Avenida Genserico Gomes de Oliveira, que corta o Bairro Dico Leite, a situação é a mais grave registrada pelo Site. A maior parte de sua extensão, que liga os Bairros Centenário à Vila Minalda, está repleta de lama. A Prefeitura trabalha no local desde cedo com máquinas e caminhões retirando entulho, assim como em parte da Avenida Veríssimo Mendonça onde ocorreu deslizamentos de terra para a pista de rolamento. Moradores da avenida Genserico disseram à reportagem que a causa do problema é que a referida via pública não possui bueiros para escoamento da água da chuva. Um deles chegou a sugerir que a prefeitura faça, nas encostas do morro, uma canaleta para escoamento da água, direcionando-a para um ponto de receptação, evitando assim que a lama tome toda a avenida.
Uma moradora da Rua Dedé Peixoto Ramos, 716, no Bairro Bonsucesso, entrou em contato com o Site do Marcelo Lopes, para revelar o desmoronamento parcial de terra próximo a sua residência. Conforme mostram as fotos (tiradas antes da chuva desta terça-feira), a situação de seu imóvel é, no mínimo, delicada, porque parte do piso de acesso à ele já caiu e os moradores colocaram tábuas para continuarem circulando. Com a chuva de ontem, disseram que estão temendo que ocorra algo pior e pedem providencias da Defesa Civil. (Veja fotos abaixo)
Em outros bairros da cidade a chuva também provocou estragos, porém, de menor envergadura. A Defesa Civil continua monitorando os pontos críticos e pede que em caso de qualquer sinal de deslizamento de terra ou trincas em residências para ser avisada imediatamente. O trabalho de limpeza dos pontos afetados só será encerrado quando todos forem atendidos, segundo informação divulgada pela prefeitura.
Abaixo fotoo da Avenida Centenário.
{{banner-interno}}
Um acidente assustou moradores e vizinhança do bairro Reta, em Astolfo Dutra (24 km de Cataguases) no começo da noite desta terça-feira, 28 de novembro. Um veículo identificado pela Polícia Militar como sendo um Honda City, prata, capotou após bater e quebrar um poste de iluminação pública na Rua João Henrique de Oliveira.
Segundo informações preliminares, o veículo seguia pela referida rua, por volta das 19 horas, quando o motorista teria perdido o controle da direção, chocando-se contra o poste, capotando em seguida e parando com as rodas para cima. O motorista saiu aparentemente ileso do acidente e abandonou o local. Segundo os militares ele não foi identificado e até o fechamento desta matéria, também não havia sido localizado. Chovia na hora do acidente. (fotos enviadas pelo leitor){{banner-interno}}
O curso de medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi o único no Brasil entre 177 avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) a obter nota máxima no Conceito Preliminar de Cursos (CPC).
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e apresenta os indicadores de qualidade da educação superior em 2016.
O cálculo é feito com base na avaliação de desempenho de estudantes e também leva em conta infraestrutura, corpo docente e recursos didático-pedagógicos dos cursos. Nesses quesitos, a UFV obteve nota 5.
A coordenadora do curso de Medicina, Débora Carvalho Ferreira, atribuiu o destaque a uma série de fatores, como o plano pedagógico atualizado e voltado para as necessidades da saúde da população, a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem que vão além da exposição de conteúdo e a inserção dos estudantes em cenário de prática desde o primeiro período.
"A presença de professores muito comprometidos e envolvidos com o ensino médico e a estrutura institucional que apoia o curso desde sua criação, com laboratórios bem equipados e médicos responsáveis pelas atividades práticas nos hospitais e ambulatórios, que com seus serviços "eficientes e humanizados permitem a qualidade na formação dos alunos", declarou.A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também foi avaliada e o curso de medicina ficou com conceito 4. Já o mesmo curso da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) ficou com nota 3. Aproximadamente 79% dos cursos avaliados ficaram com notas entre 3 e 4.
Os resultados divulgados revelam a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. Todas têm acesso aos dados publicados no Sistema e-MEC.
Em 2016, foram avaliados os bacharelados nas grandes áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins. Segundo Inep, foram 18 áreas de avaliação, 4.300 cursos e 195.757 participantes.(Fotos: UFV/Divulgação){{banner-interno}}
Na manhã desta terça-feira, 28 de novembro, militares da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar com sede em Leopoldina, cumpriram cinco mandados de busca e apreensão no município de Volta Grande (91 km de Cataguases.Segundo a Polícia Militar, em uma das ações foram apreendidos um revólver calibre 38, uma pistola de pressão, uma pistola de Air Soft a gás, seis munições calibre 38, duas buchas de maconha, além da prisão de um homem de 26 anos e de uma jovem, de 21. Os policiais localizaram as armas e munições enterradas em um monte de areia na residência do rapaz de 26 anos, que estava em liberdade condicional e já havia sido preso por tráfico de drogas em 2015. Ele assumiu a propriedade dos materiais.
Em uma outra residência, os militares localizaram duas buchas de maconha e um jovem, de 24 anos, assumiu a propriedade da droga. Nas outras três casas, nada foi localizado. Ainda segundo a Polícia Militar, nestes imóveis existem denúncias de envolvimento dos indivíduos com a prática de crimes. Um dos denunciados, um rapaz de 23 anos, está envolvido em 28 registros policiais e já foi preso diversas vezes por direção perigosa, desacato, desobediência, ameaça, receptação e tráfico de drogas em cidades da região. Nesta manhã, ele não foi preso, pois nada de ilícito foi localizado em sua residência.Participaram da operação sete militares sendo o sargentos Adriano e cabo Regazio, de Volta Grande; os sargentos Sinato e Soares, de Estrela Dalva; cabo Brandão e soldado Soares de Pirapetinga, e cabo Almeida, de Santo Antônio do Aventureiro.
Os militares de Volta Grande solicitaram os mandados ao Judiciário como forma de atender aos anseios da população no intuito de reprimir a criminalidade naquela cidade. De acordo com a Assessoria da Polícia Militar, os moradores de Volta Grande têm contribuído sobremaneira com o trabalho policial, através de denúncias, e os militares estão dando ótimas respostas para aumentar a sensação de segurança da população.
No dia 15 de outubro de 2017, os militares daquela cidade lograram êxito em apreender grande quantidade de drogas e em prender o autor, de 39 anos, que estava fazendo ameaças de morte aos pais e irmão. Na ocasião, foram aprendidos quatro pinos com um produto análogo a cocaína, 370 pinos da mesma substância, 46 pinos vazios, além de um tablete de cocaína; uma balança digital; quatro tabletes de maconha, dois invólucros plásticos contendo porções da mesma substância.
Constantemente os militares de Volta Grande realizam apreensões de armas bem sucedidas. Apenas este ano foram retiradas de circulação naquela cidade, dezessete delas. (Fotos: Assessoria Organizacional da 6ª Cia. Independente de Polícia Militar){{banner-interno}}