Cataguases está habilitado a receber os recursos do ICMS Turistíco em 2018. A SETUR - Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais, publicou no dia 27 de novembro a relação com os nomes de todos os municípios que farão jus aos recursos. Cataguases conquistou nota 10 e as ações que permitiram chegar a este resultado foram realizadas em 2016, garantindo a presença do município na relação dos beneficiados com o ICMS Turístico no próximo ano.Todo o trabalho de processamento das informações e envio ao Governo de Minas foi realizado pela equipe atual da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que é comandada por Fausto Menta (foto ao lado). Segundo ele, os números de Cataguases revelados pelo relatório da SETUR "é um dos melhores de Minas e tudo isso é fruto do trabalho que nós realizamos no início do ano fazendo o levantamento das informações", disse o Secretário. Para Fausto a "chave do sucesso" para se obter os recursos do ICMS Turístico é "respeitar o prazo, atender as exigências necessárias e fazer o negócio funcionar", leia-se trabalhar com afinco, explicou.
Cataguases integra o Circuito Serras e Cachoeiras cuja presidência atualmente é exercida por Vilmara Amorim, representante desta cidade. A entidade é composta por dezesseis municípios da região e, destes, oito entraram este ano e, portanto, não estavam aptos a concorrer ao recurso. Dos oito restsntes quatro receberam o ICMS Turístico. São eles, Laranjal, Leopoldina e Rodeiro, além de Cataguases. Os outros quatro, de acordo com Vilnara, apresentaram recursos à SETUR e, segundo ela, possuem grandes chances de serem incluídos.
"Esta foi uma grande conquista para as cidades mineiras por atuar como motivados de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável", conta Fausto. Em 2015 foram repassados aos municípios pouco mais de R$ 9 milhões de reais, mas o montante a ser recebido em 2018 ainda é desconhecido porque vai depender dos recursos que vão entrar nos cofres estaduais. O turismo é um instrumento de distribuição de renda democrático, tendo em vista que a atividade permite um desenvolvimento econômico, cultural e social, completa o Secretário de Cultura e Turismo de Cataguases.
Última atualização: 22h30min{{banner-interno}}
Duas pessoas ficaram feridas, uma delas com lesões graves, vítimas de um acidente ocorrido durante um procedimento rotineiro em uma aeronave, no aeroporto de Muriaé (61 km de Cataguases), na tarde desta quarta-feira (29). Os feridos foram socorridos de forma conjunta pelo Corpo de Bombeiros e equipes do Samu e levados para o Hospital São Paulo (HSP).
O acidente ocorreu dentro do hangar da empresa Consulplan, durante o procedimento de calibragem de um dos pneus no avião de sua propriedade.
Segundo informou a Rádio Muriaé os feridos são um piloto, que presta serviço para a Consulplan, e um funcionário da empresa contratada para efetuar a calibragem dos pneus da aeronave, que são inflados com nitrogênio.De acordo com o sargento Quiorato, do Corpo de Bombeiros, ambas as vítimas foram atingidas por estilhaços da roda, e o piloto sofreu lesões consideradas graves, sendo trauma no tórax, com perfuração na região do abdomen, corte profundo com suspeita de fratura em uma das pernas e ferimentos em uma das mãos, inclusive com amputação de um dedo. Ainda segundo o bombeiro, a outra vítima sofreu cortes profundos nas mãos e ferimentos no rosto.
A perícia da Polícia Civil (PC) esteve no local para realização dos trabalhos técnicos que devem determinar as causas do acidente.
Uma fonte do HSP revelou que os dois homens feridos não correm risco de morte. Em nota, a Consuplan afirma que as vítimas estão recebendo todo o apoio necessário e que as causas do ocorrido serão apuradas.
Confira a íntegra do comunicado
"Na tarde de hoje (29), durante serviços de manutenção de rotina da aeronave da Consulplan, no Hangar localizado no aeroporto municipal, dois prestadores de serviços se acidentaram. A aeronave estava parada, em serviço de calibragem de pneus. Os colaboradores foram rapidamente socorridos e encaminhados para o Hospital São Paulo onde estão recebendo todo apoio necessário. Ainda não há informações médicas sobre o estado de saúde das vítimas. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas." (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
As Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) – Grupo Unis, receberam ótimas notas nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado saiu no último fim de semana e o Grupo Unis alcançou uma nota histórica: 4, entre 1 a 5, para as Faculdades Integradas de Cataguases (FIC), e também para suas unidades localizadas no Sul de Minas: Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG) e Faculdade Três Pontas (Fateps).
Mas como se chega a esse resultado? Tudo começa quando os alunos realizam a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que serve para avaliar a qualidade técnica de seus estudantes. Além de analisar o preparo do universitário para o mercado de trabalho, o MEC leva em conta critérios como infraestrutura, corpo docente e as respostas dadas pelos alunos sobre a Instituição em que eles estudam. Desse montante sai a nota do CPC, o Conceito Preliminar de Curso. Depois disso é hora do MEC sentar e avaliar ambos os resultados. Nasce daí o IGC, o Índice Geral de Cursos.As Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) estão no topo da lista, de acordo com este índice. O MEC deu Nota 4 à FIC, o que a eleva entre as melhores da região de Cataguases e a terceira mais bem qualificada na Zona da Mata. Dentre as 234 Faculdades avaliadas em Minas Gerais, a FIC aparece em 20ª lugar.
O curso de Administração teve uma das melhores classificações da região, avaliado em 4. Além de qualidade de ensino, a qualificação dos professores e as conexões com o mercado de trabalho fazem a diferença. E não para por aí. A FIC ainda conta com cursos bem avaliados como Pedagogia, Engenharia de Produção, Logística e também com Ciências Contábeis, que chegou para ser mais um diferencial para quem quer qualidade de ensino reconhecida pelo MEC.
E o que isso tem a ver com empregabilidade? Tudo! Todo o resultado é pautado no trabalho do aluno que, através da avaliação, mostra que está preparado para o mercado de trabalho. A conquista é histórica para o Grupo Unis que, pela primeira vez em sua história, alcança nota 4 ao mesmo tempo em suas instituições.
"Preparamos nossos alunos para os desafios e ficamos orgulhosos ao atestarmos a qualificação dos futuros profissionais que se formam na FIC. Nosso orgulho é ainda maior por vermos que nossos estudantes e professores, responsáveis por esse resultado, vestem a camisa e conquistam grandes feitos como esse. Vamos em frente, sabendo que a missão é árdua, mas não temendo os desafios, pois temos um time cada vez mais preparado", ressalta o Diretor da FIC, professor Valmir Gonçalves (foto acima).
{{banner-interno}}
A Defesa Civil de Cataguases foi acionada por moradores da Praça Rui Barbosa, por volta das 2h15min desta quinta-feira, 30 de novembro, para debelar um incêndio em um veículo Toyota/Corolla prata, 2004, que estava estacionado próximo ao lado do painel eletrônico ali existente. Poucos minutos depois a equipe, sob a coordenação de Alexandre Rodrigues, o Tico, debelou as chamas, mas o veículo ficou totalmente destruído.
A Polícia Militar foi acionada e registrou o fato e o Corpo de Bombeiros de Leopoldina também esteve no local, mas quando chegou a situação estava controlada. Segundo a PM informou ninguém ficou ferido porque o veículo estava desocupado. Conforme o Site apurou, o automóvel pertence a um morador do Bairro Granjaria mas estava com o filho dele, que reside na Praça.
A Polícia Militar suspeita que o incêndio tenha sido criminoso e entregou o caso para ser investigado pela Polícia Civil. (Fotos: Alexnadre Rodrigues)
Veja, abaixo das fotos, dois vídeos do incêndio feitos por Ailton Pardócimo.
{{banner-interno}}
A tradicional Cantata de Natal do Colégio Carmo abriu oficialmente, na noite de terça-feira, dia 28 de novembro, o período natalino em Cataguases. É a nona edição da apresentação que reúne alunos daquela escola em um coral de vozes para a apresentação de músicas religiosas e natalinas. Como acontece invariavelmente, uma forte chuva antecedeu a apresentação, que aconteceu na quadra poliesportiva da instituição.Marcada para iniciar às 19h30, a Cantata de Natal teve como tema "Aleluia" e um repertório composto por 15 canções, algumas delas apresentadas em coro, outras em solo, e muitas com a participação dos estudantes na execução dos instrumentos. A abertura deu o tom emocionante à festa, com uma interpretação da música "Halelluja", do compositor canadense Leonard Cohen, por um grupo de alunos tocando flautas. Estudantes e professores de música se intercalaram em apresentações variadas, algumas coreografadas, sempre acompanhados das dezenas de vozes infantis e juvenis do coro, de teclados, violões, violino e flautas.
No programa, as canções "Vem chegando o Natal", "Faça um lugar" "A alegria está no coração", "Paz Pela Paz". "Um feliz Natal", "Nasceu Jesus", "Glória In Exclsis Deo", "Todos estão surdos", "Em paz estou", "Hoje é Natal", "Feliz Natal Papai Noel", "Nas asas do Senhor", "My sweet Lord" e finalmente "Ano Novo". Participaram estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.
Toda a produção musical, ensaios e escolha do repertório ficou a cargo dos professores de música Alethea Sarmento e Júnio César Souza. Na plateia, pais, familiares, professores e comunidade aplaudiram efusivamente a apresentação pela beleza, plasticidade e talento dos alunos que se apresentaram mais uma vez, encerrando as atividades letivas e dando início ao período de festas de final de ano. (Fotos: Luciana Mendonça)
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}