Trabalhar a criatividade e interdisciplinaridade são essenciais às instituições de ensino que buscam preparar o aluno para os desafios do século XXI. No entanto, para formar cidadãos conscientes e, ao mesmo tempo, aptos a seguir o caminho acadêmico nas melhores universidades do país, também é fundamental o domínio teórico, reflexo de um material didático estruturado.
Foi com essas premissas que a Escola do Sebrae (EFG - Cataguases) decidiu trazer para a cidade um dos sistemas de ensino mais bem conceituados da atualidade, o pH, da Somos Educação. Conhecido pela excelência acadêmica e pelo elevado índice de aprovações que seus estudantes obtêm no Enem e nos grandes vestibulares do país, o pH também se caracteriza por oferecer um material moderno e eficaz, com conteúdo articulado e estruturado.
"Temos soluções educacionais fortes e voltadas para escolas sérias, que podem proporcionar o padrão de qualidade necessário aos estudantes. O Sistema de Ensino pH é referência para aqueles que buscam conhecimento e o desenvolvimento de valores sociais, morais e éticos", afirma Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH. Segundo Falcão, a adesão da instituição revela o seu comprometimento com a comunidade. "No pH, o aluno é estimulado a questionar, criar e raciocinar para que constitua sua personalidade e desenvolva sua capacidade de escolha. Ter a EFG como parceiro e representante nos deixa honrados", completa.
A EFG Cataguases é uma escola de Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, Ensino Médio e Curso Técnico em Administração com a metodologia SEBRAE/MG. As aulas de Inglês são dadas com turmas divididas por nível, como em cursinho, aulas de Espanhol, Empreendedorismo, reforço escolar (de Língua Portuguesa e Matemática, para 6º e 7º anos), e muito mais! No Ensino Médio aulas integradas com terceirão, totalmente focada no Enem, e ainda o aluno pode optar por fazer o Curso Técnico em Administração em horário integral. Uma escola com uma mensalidade que cabe no seu bolso! {{banner-interno}}
A Justiça Eleitoral lançou dia 1º de dezembro o e-Título, aplicativo que permitirá aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet. Deste modo o eleitor não vai mais precisar utilizar o seu Título de eleitor em papel. O aplicativo já está disponível na Google Play e até a próxima semana também poderá ser baixado da App Store, para quem utiliza sistema iOS, revelou o TSE que abraçou a iniciativa oriunda do Tribunal Regional Eleitoral do Acre.Durante o lançamento do e-Título, nome do aplicativo, o ministro presidente do TSE, Gilmar Mendes, disse que o benefício surge sob a ótica sustentável, como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel gerando economia e evitando o extravio deste documento como ocorre hoje. "Além de proporcionar uma grande comodidade ao eleitor, essa nova ferramenta também representará uma economia relevante à Justiça Eleitoral, com a diminuição de custos com impressão de documentos em papel", explicou.
Como funcionaPara acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, já está disponível no Google Play e, na próxima semana, estará também na App Store. Ao inserir no aplicativo, o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.
A versão digital do título trará novidades em relação à via tradicional impressa. O documento terá agora a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação. Contudo, essa possibilidade vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, momento em que é capturada uma foto do cidadão junto com suas impressões digitais. No entanto, não há nada que impeça que os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico baixem o aplicativo para usar no dia da eleição, porém terão de apresentar documento de identificação com foto.
A ideia é que o App seja um portal de acesso a vários outros serviços, inclusive com a possibilidade de a pessoa saber o seu local de votação e se está em dia com a Justiça Eleitoral (quitação eleitoral). Será até possível, futuramente, fazer a justificativa eleitoral pelo aplicativo. "Enfim, existe um backlog de evolução bem grande, que essa primeira versão ainda não contempla, mas que até a eleição estará muito mais robusto", concluiu Rosana Magalhães, secretária de Tecnologia da Informação do TRE do Acre.
Veja o vídeo explicativo produzido pela Justiça Eleitoral sobre o e-título.
{{banner-interno}}
Termina em 29 de dezembro o prazo para os criadores de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos se recadastrarem junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Estes criadores deverão comparecer a uma unidade do IMA e apresentar original e cópia dos documentos pessoais e de comprovante de endereço.
O IMA alerta que o criador que não o fizer estará impedido de transitar com seus animais dentro e fora do estado, o que o impedirá, inclusive, de vender animais do seu plantel ou participar de eventos agropecuários.
A medida tem o objetivo de regularizar os dados dos criadores junto ao IMA, tendo em vista que muitos produtores deixaram a atividade ou venderam seu rebanho e não comunicaram ao Instituto. Da mesma forma, muitos já faleceram e os familiares não comunicaram esse fato ao IMA. As duas situações contribuem para que o banco de dados do órgão não esteja fiel à realidade.
Portal do ProdutorAlém de regularizar sua situação perante o IMA o criador receberá, no recadastramento, uma senha para acesso gratuito ao Portal de Serviços do Produtor Rural, disponível no site do IMA. Por meio do portal, na internet, o produtor tem acesso a vários serviços do Instituto como a emissão de guias e documentos oficiais, sem precisar ir pessoalmente a uma unidade do instituto.
{{banner-interno}}
A Superintendência Regional de Ensino de Muriaé (SRE) está sem energia elétrica desde a última sexta-feira, 1º de dezembro, por falta de pagamento. O órgão estadual está situado na rua Getúlio Vargas, na região central daquela cidade, onde ocupa um prédio de sete pavimentos, que está totalmente às escuras.
Com a falta de energia a rotina de trabalho da SRE Muriaé está obviamente comprometida e diversos procedimentos que dependem de sistemas informatizados estão paralisados.
Na tarde desta terça-feira (5) a reportagem da Rádio Muriaé foi até a superintendência e encontrou o prédio completamente vazio, com exceção do setor de protocolo, na recepção, que segue funcionando pela manhã e à tarde. Segundo funcionários de uma empresa que presta serviço ao órgão, em todos os demais setores o expediente tem sido até às 13h.
Informações extraoficiais dão conta de que outras Superintendências de Ensino na Zona da Mata também estariam com a energia cortada devido a atraso na conta, e que o problema pode afetar o processo de pagamento dos servidores.
Em contato com assessoria de comunicação (Ascom) da Secretaria de Estado da Educação, aquele órgão se comprometeu a enviar esclarecimentos sobre o fato, mas até o fechamento desta matéria ainda não havia se manifestado.{{banner-interno}}
Começa no próximo dia 15 de dezembro, o horário especial de funcionamento do comércio em Cataguases. O anúncio foi feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Cataguases e Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Cataguases nesta terça-feira, 05 de dezembro. A exemplo do que ocorre anualmente nesta época do ano, um acordo entre as partes que representam o segmento comercial do município celebram este Acordo para atender ao maior fluxo de pessoas que saem às compras natalinas.
Pelo acordo - um Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho da categoria - o comércio permanecerá aberto em horário especial entre os dias 15 e 24 de dezembro de 2017. No dia 15 (sexta-feira), as lojas permanecerão abertas de 8h às 20 horas; Dia 16 (sábado), das 8h às 18 horas. Nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de dezembro, o horário será das 8h às 20 horas. No dia 23 de dezembro (sábado) o funcionamento do comércio será entre 8h e 18 horas e no domingo, véspera de Natal, 24 de dezembro, as lojas ficarão abertas de 8h às 18 horas.
Segundo informou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, José Porfiro do Carmo, "a negociação foi tranquila e proveitosa a exemplo do que acontece anualmente", disse. Ele revelou também a expectativa de vendas: "Teremos um Natal melhor do que o do ano passado com uma pequena melhora en relaçâo àquele ano", disse. Humberto Lanziéri, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases (CDL), disse que o acordo para o funcionamento do comércio nesta época atende a todas as partes envolvidas e não prolongou demasiadamente a jornada de trabalho dos trabalhadores do comércio, atendendo assim a todos os envolvidos", analisou.{{banner-interno}}