Amanhã, quinta-feira, 14 de dezembro, às 14 horas, acontece na Câmara Municipal de Cataguases, uma reunião entre a Procuradoria Geral do Município, o representante do Ministério Público de Minas Gerais, promotor de justiça Rodrigo Ferreira de Barros, a diretoria do Sinserpu e representantes do Legislativo Municipal, entre outros para tratar do Regime Jurídico Único dos servidores municipais. O prefeito não estará presente, conforme informou sua assessoria de comunicação no final da tarde desta quarta-feira, 13. O assunto foi tema de várias assembleias promovidas pelo sindicato da categoria que chegou, inclusive, a escolher por meio de votação, o regime celetista. O próximo passo é a votação do projeto de lei pelo Legislativo, ainda sem data para acontecer.Na terça-feira, 05 de dezembro, três servidoras do município, estiveram na reunião da Câmara Municipal para defender a escolha da maioria dos servidores pelo regime celetista. Jussara Resende de Oliveira, Elma Basilio e Marilza Matias de Souza apresentaram diversos argumentos favoráveis ao regime celetista, citaram artigos de leis e da Constituição Federal que não impõe um regime jurídico e, ao final, conclamaram os vereadores a votarem de acordo com a vontade manifestada pelos servidores na assembleia que deu vitória ao regime celetista. Para reforçar o argumento favorável ao regime vitorioso na votação, afirmaram terem conversado com o prefeito Willian Lobo e teriam recebido dele a garantia de que respeitaria o resultado da assembleia.
O fato é que o Executivo assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público onde fez a opção pelo regime estatutário, como lembra o promotor Rodrigo de Barros, em entrevista ao Site do Marcelo Lopes. "Acordou-se a definição pelo regime estatutário, visto propiciar regras mais claras quanto aos direitos, garantias e obrigações dos servidores públicos, como por exemplo a estabilidade após três anos de exercício no cargo", explicou aquele promotor. A partir daí o prefeito Willian enviou ao Sinserpu uma cópia do Estatuto que pretende adotar na Prefeitura para ser debatido entre os servidores. A primeira assembleia aconteceu no dia 23 de setembro último e a última no dia 22 de novembro, dois meses após a primeira, quando foi votado e aprovado o regime celetista.O promotor Rodrigo de Barros (foto ao lado) informa que "existe uma grande confusão pela Administração Municipal entre o exercício dos direitos e garantias por parte de servidores estatutários/celetistas". Segundo ele apurou, o que ocorre em Cataguases é que "estatutários querem (e muitas vezes recebem) benefícios inerentes ao regime celetista, e vice-versa, sem qualquer embasamento legal", disse. Em seguida, acrescentou que por conta disso "estamos realizando um estudo mais aprofundado da matéria para, no mês de janeiro/2018, encaminhar Recomendação no sentido de que o Poder Executivo se abstenha em dar continuidade a tal conduta, sob pena, inclusive, de responsabilização do gestor público."
Por fim, aquele promotor de justiça conclui dizendo que "o Poder Executivo já fez sua opção quando da assinatura do Termo de Compromisso (TAC) perante o Ministério Público de Minas Gerais, sendo que o debate, a partir de então, deve se dar no sentido de buscar estabelecer de forma harmoniosa as condições para transição daqueles que hoje se encontram no regime celetista, definindo-se de forma clara as obrigações, direitos e garantias dos servidores" afirmou, finalizando esperar agora do Poder Executivo, "o encaminhamento de Projeto de Lei que vise unificar os regimes jurídicos atualmente reconhecidos, com a posterior deliberação do Poder Legislativo."
Última atualização: 17h{{banner-interno}}
A Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, o Polivalente de Cataguases, se destacou no resultado do ENEM 2016, ficando em primeiro lugar, entre as escolas publicas do município.
A Escola foi inaugurada em 1972 com o ensino fundamental e em 2007 iniciou com o ensino médio. E desde então, sendo destaque nas colocações do Enem. Em 2014 foi a única escola pública a pontuar com classificação.
"A escola tem uma busca constante do enlace teórico-prático, como exemplo a Feira de Ciências, o trabalho com o Meio Ambiente e Projetos Interdisciplinares", afirma o vice-diretor diurno João Dione Sarquer Augusto.
Em 2013 teve inicio o ensino Técnico no Polivalente por meio do Pronatec e atualmente, a Escola faz parte da Rede Estadual de Educação Profissionalizante, com ensino Técnico, para alunos concomitantes e subsequentes nas áreas de Agricultura, Administração, Logística, Secretariado e Marketing. Com a possibilidade de novas vagas para alunos no segundo semestre de 2018.
"O Ensino Técnico é uma oportunidade para os jovens, inclusive, muitos dos nossos alunos do ensino médio, estão também cursando o técnico, complementando assim a formação humana e profissional", relata a vice diretora noturno, Roberta Moraes Cortines.
A Escola Estadual Marieta Soares Teixeira está com matrículas abertas e devem ser feitas pelo responsável do aluno, no período de 11 a 30 de dezembro, das 7h às 19h na secretaria da escola, sendo necessário trazer certidão de nascimento, declaração de conclusão da escola de origem e xerox de conta de luz atualizada. As vagas são para os alunos do sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. Um diferencial é que o ensino fundamental da Escola pode ser integral com aulas de 7h às 17h.
"Nossa Escola trabalha com foco humano no desenvolvimento do aluno. E se você busca um ensino de qualidade e com responsabilidade, o receberemos com boas vindas", disse Maria Tereza Alonso Resende, a diretora daquela escola. (Foto: GentteSA){{banner-interno}}
Um idoso de 81 anos morreu após sofrer uma parada cardíaca fulminante durante um baile, na tarde desta terça-feira, 12 de dezembro, no Centro de Convivência para Idosos (CCI) - Clube da Maior Idade - embaixo do Coreto da Praça João Pinheiro, em Muriaé. Segundo um funcionário do CCI, que é mantido pela administração municipal, a vítima se chamava Enock Machado de Almeida e era morador do bairro Santana.
De acordo com o servidor, o idoso dançava com uma colega de clube quando sofreu o mal súbito e caiu no chão já sem batimento cardíaco. O socorro foi acionado e conforme as informações obtidas no local, profissionais do Samu e militares do Corpo de Bombeiros tentaram reanimar a vítima e após quase 30 minutos de esforços, inclusive com uso de desfibrilador e injeções de adrenalina, o óbito foi constatado pelo médico do Samu.
O funcionário do Centro de Convivência destacou ainda que o Enock era um dos membros mais assíduos do CCI, e que todos os dias ele ia ao local, seja para participar dos bailes, às terças, quintas e domingos, ou das demais atividades oferecidas no espaço.Até as 16h10min a coordenação do CCI tentava localizar familiares do idoso, a partir de dados de seu cadastro na instituição, e bombeiros permaneciam no local, aguardando a remoção do corpo por uma agência funerária.
Por meio de sua assessoria de comunicação, a prefeitura de Muriaé divulgou nota na qual lamenta a morte do idoso e afirma estar prestando todo o apoio para o funeral da vítima.
Confira a íntegra do comunicado
"A Prefeitura de Muriaé externa sinceros sentimentos de pesar pela morte do idoso Enock Machado de Almeida, de 81 anos, que faleceu vítima de um infarto fulminante enquanto frequentava um evento no Centro de Convivência para Idosos, na tarde de terça-feira (12). Enock foi atendido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e faleceu. A Prefeitura informa ainda que está prestando todo o apoio para os procedimentos funerários, como enterro e sepultamento." (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
É com grande alegria que o Projeto Feliz é Quem Toca fecha o ano de 2017 com a apresentação, no dia 15 de dezembro, dos alunos de todos os seus cinco núcleos. O evento vai acontecer na calçada central da Avenida Astolfo Dutra, nº 468, em frente à Casa de Cultura Simão, em Cataguases, às 20h.
E com a satisfação do dever cumprido no encerramento de mais essa etapa, o Projeto tem o orgulho de ter oferecido nesse semestre aulas gratuitas de Percussão, Teatro, Capoeira, Dança e Introdução ao Audiovisual, duas modalidades a mais do que as do ano passado, revela Rogério Tumati, professor e um dos responsáveis pelo projeto.O sonho do "Feliz..." cresceu e está cada vez mais fortalecido com a ampliação das modalidades artísticas oferecidas. Os alunos estão empenhados e totalmente envolvidos, o que possibilita aos professores desenvolverem um trabalho cada vez mais sólido, que será revelado no evento desta sexta-feira, acrescenta.
"Essa apresentação é o resultado do engajamento gerado pelo poder transformador da Cultura, que motiva a todos reunidos nessa festa, quer como artistas, quer como espectadores", afirma entusiasmado.
Tudo isso só é possível graças à Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e ao Grupo Bauminas, que apostam e acreditam em cada artista envolvido nesse trabalho. O Projeto tem a Coordenação Geral de Rogério Tumati e a Produção Executiva de Patrícia Barbosa, conta com o apoio da Casa de Cultura Simão e do PINA – Ponto de Interação das Artes, onde ocorrem as aulas regulares. Tem o patrocínio do Grupo Bauminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Confira a programação:Exibição curtas "Salve eu" e "Carmim", produzidos pelos alunos do AudiovisualProfessora do Núcleo Feliz é quem Filma: Renatta Barbosa
SALVE EU - Equipe "Cine Moderno Cataguases"Um jogo conflitante entre o que é real e o que não é. Alguém precisa de ajuda, mas quem será? (Gênero: Ficção/Suspense)
CARMIM - Equipe "Inspirados no Humberto"Carmem é uma artista plástica em deserto criativo. Entre um devaneio e um café, ela encontra uma figura capaz de explodir suas ideias. Mas acontece que as pessoas são como a inspiração, um dia elas aparecem, outros não. (Gênero: Ficção/Vídeo Arte/Pseudo Romance) Espetáculo "Show de talentos: O ENSAIO", com os alunos de Teatro Professora do Núcleo Feliz é quem Drama: Miriam GasparEles sabem que "prontos para o que der e vier" é uma característica do improvisador cênico, somar isto a uma plateia pronta pra corresponder aos estímulos dramáticos é que será o grande desafio dos atores e atrizes do Feliz É Quem Drama no "Show de Talentos: o ensaio" do Projeto Teatro Feliz É Quem Toca 2017. Roteiros, entradas e saídas, figurinos, make, prazos.... uma infinidade de complicadores a serem enfrentados – ou não – por esta turma que só cresce e amadurece a cada semestre.
Apresentação de CapoeiraProfessor do Núcleo Feliz é quem Ginga: Maycon Vilela - Chinês Demonstrando as habilidades desenvolvidas nesse módulo, os alunos se exibem em uma bela apresentação celebrando a arte Capoeira e valorizando a cultura brasileira.
Performances "Que tudo acabe em dança" e "À moda retro", com os alunos de Dança Professor do Núcleo Feliz é quem Dança: Fabiano Banna
QUE TUDO ACABE EM DANÇAGrupos de diferente estilos de dança se enfrentam em disputa por território, mas a paz é selada pelo amor pela arte.
À MODA RETROEm uma ingênua festa infantil, surge uma brincadeira que revela uma linda performance entre os convidados.
Show "ó rapá", com os alunos de PercussãoProfessor do Núcleo Feliz é quem Toca: Rogério TumatiEm um show contagiante, a Banda Feliz é quem Toca apresenta uma releitura de clássicos da banda O Rappa, passando importantes mensagens através de suas letras fortes e realistas.
Fotos: Arquivo Projeto Feliz é Quem Tocafacebook: felizequemtoca site: www.felizequemtoca.com.br {{banner-interno}}
O Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), irá destinar R$ 1,8 milhão a cooperativas ou associações de artesãos mineiros, por meio de um novo edital de fomento. O anúncio foi feito pelo governador Fernando Pimentel, na abertura da 28ª Feira Nacional de Artesanato, no Expominas Belo Horizonte. O objetivo é estimular o segmento do artesanato, reconhecendo-o como estratégico para o desenvolvimento econômico sustentável do Estado e promovendo o fortalecimento das entidades e profissionais da atividade. Os interessados devem ler o edital, disponível no site da Codemig, e enviar suas propostas à Empresa até o dia 16 de fevereiro de 2018.
Com ações voltadas às associações e cooperativas de artesãos, o Governo do Estado de Minas Gerais e a Codemig buscam minimizar a informalidade do setor, capacitar e qualificar os artesãos e fomentar canais de comercialização. Dessa forma, o Artesanato Mineiro torna-se mais competitivo em nível nacional e mais reconhecido internacionalmente, consolidando-se como um meio de desenvolvimento econômico, social e cultural em Minas Gerais.
Serão selecionadas 18 entidades, buscando contemplar os 17 territórios de desenvolvimento do Estado. Cada selecionado receberá no máximo R$ 100 mil, a serem destinados à compra de matéria-prima e ferramentas e ao custeio de capacitações profissionais.
"Investindo em importantes instituições do artesanato, a Codemig contribui para a promoção desse ofício, nas suas mais nobres e diversificadas tipologias, e oferece, de maneira organizada e permanente, uma proposta de convergência para as diversas manifestações artísticas do setor em Minas Gerais", afirma o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco.
Podem se inscrever associações e cooperativas que atuem em uma ou mais das seguintes categorias: Cerâmica; Madeira; Pedras e Gemas; Fio e tecidos; Fibras vegetais; Couros e Peles; Metais; Vidro; Sementes e raízes; e Papel e papelão. (Foto:
{{banner-interno}}