Um acidente aconteceu na noite desta sexta-feira, 15 de dezembro, por volta das 21h40min na área urbana da BR-116, no Bairro Santa Helena, bem próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, em Muriaé. Dois veículos estão envolvidos sendo um Taxi, placa de Muriaé-MG e um automóvel Chevrolet Agile, placa de Itapetinga-BA. A colisão resultou em seis pessoas feridas. Todas, inclusive uma adolescente de 14 anos, todos foram socorridos pelos Bombeiros e SAMU e encaminhados para o Hospital São Paulo com várias escoriações pelo corpo.
Segundo informações divulgadas pelo Site Silvan Alves, que acompanhou toda a ação dos socorristas, o motorista do Taxi atravessava a rodovia e o veículo Agile transitava pela pista no sentido Muriaé-Laranjal, com uma família que deixava Muriaé com destino à cidade de Itapetinga- BA com 4 pessoas no seu interior. Já o motorista do Táxi estava com um passageiro com destino ao bairro João XXIII, naquela cidade. Policiais da PRF que esravam no Posto presenciaram o acidente e acionaram o Corpo de Bombeiros que prestou os primeiros socorros às vítimas. (Foto: Silvan Alves)
{{banner-interno}}A EMATER-MG, completou no último dia 6 de dezembro, sessenta e nove anos de existência, data que também é comemorado o dia do Extensionista, sendo a primeira empresa de extensão rural do Brasil. Em Minas, a empresa atendeu neste ano de 2017, 400 mil agricultores. Está presente em 790 municípios mineiros e aplicou 900 milhões de reais em crédito rural somente nas linhas de crédito voltadas para os agricultores familiares.
A EMATER-MG é organizada em unidades regionais sendo que uma delas é a de Cataguases, presente em 26 municípios da região. Durante o evento o gerente Regional da EMATER, Celso Luiz de Oliveira, apresentou um resumo dos resultados de todo trabalho realizado no ano de 2017, destacando sempre que tudo só foi possível graças ao arcabouço de parcerias sólidas construídas ao longo destes 69 anos.Entre os resultados foram apresentados os seguintes:9.421 agricultores familiares atendidos; R$34.000.000,00 aplicados através do PRONAF; 4.070 atendimentos em culturas, fruticulturas e Pequenos animais; 3.500 atendimentos ou em bovinocultura; 1.600 atendimentos e/ou ações em comercialização e gestão; 3.075 atendimentos e/ou ações em segurança hídrica e sustentabilidade ambiental; quase meio milhão do BSM( Brasil Sem Miséria) aplicados na erradicação da pobreza, através de atividades produtivas; apresentação, ainda, de aumento da área de fruticultura, com destaque para a produção de mudas, Ponkan, banana e maracujá, com aumento médio de 10% em áreas plantadas e em produção.
Um momento muito aplaudido e festejado por todos foi o anúncio de que estes resultados, alcançados graças ao alto grau de comprometimento de todo o seu corpo técnico, somados a gestão eficiente dos recursos, havia colocado recentemente a regional de Cataguases em primeiro lugar no ranking da empresa que avalia gestão e resultados alcançados entre as 32 regionais existentes em Minas Gerais.Para comemorar estes sessenta e nove anos e o dia do Extensionista a Unidade Regional de Cataguases realizou solenidade no último dia 13 de dezembro, no Centro Cultural Humberto Mauro. Estiveram presentes aproximadamente 180 lideranças ligadas - de alguma forma - ao setor agropecuário dos 26 municípios de sua jurisdição. Também prestigiaram o evento doze prefeitos, vice- prefeitos, vereadores, agricultores familiares, secretários municipais, representantes de conselhos, associações, cooperativas, diretores de escolas, representantes da polícia militar e de instituições financeiras, técnicos da EMATER, entre outros convidados.
Durante a solenidade a EMATER-MG, homenageou seus parceiros e clientes, entre eles os prefeitos dos 26 municípios conveniados, 06 funcionários por tempo de serviço, um funcionário por ter sido responsável pela melhor ação extensionista implantada na unidade e mais 12 categorias de parceiros com reconhecida contribuição na promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável solidário da região. Para encerrar a festa foi servido um coquetel com uma mostra de degustação de produtos da região. (Fotos: EMATER-MG){{banner-interno}}
Um homem de 49 anos de idade, atentou contra a própria vida na madrugada desta sexta-feira, 15 de dezembro, em Cataguases, após tentar matar sua companheira, de 45 anos. O crime ocorreu no Bairro Pouso Alegre, conforme informações prestadas pela Polícia Militar que fez o registro da Ocorrência.
Segundo a PM a mulher teria sido agredida com golpes de faca pelo seu companheiro, do lado direito do pescoço, o que lhe causou um extenso e profundo ferimento. Ela se fingiu de morta e o autor foi para outro cômodo da casa e lá desferiu vários golpes de faca no seu próprio pescoço, peito e nos pulsos.
Agora a tarde, parentes da mulher estranharam o silêncio e a falta de movimentação na casa e olharam pela janela quando a viram ferida sobre a cama. Eles chamaram a Polícia que encontrou também o homem caído ao chão, desacordado. O socorro foi chamado e as vítimas levadas ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde foram atendidas. A mulher, ainda de acordo com a PM não corre risco de morte, mas o estado de saúde do autor inspira cuidados. O perito da Polícia Civil está no local realizando os trabalhos de praxe e a Ocorrência ainda estava em andamento quando esta matéria foi encerrada. (Foto: Polícia Militar){{banner-interno}}
Acontece na tarde deste sábado, 16 de dezembro, no Campo do Flamenguinho, em Cataguases, a sexta edição do jogo de futebol beneficente com a participação de estrelas do futebol e da TV brasileira além de atletas renomados da cidade que atuam com destaque em diversos países. A organização é do trio Daniel Café, Léo Maciel e Rafael Vilela Andrade com o apoio do vereador Thurran Henrique, além do incentivo de diversas entidades, como o próprio Clube do Remo que no último dia 12 realizou um minitorneio de futsal para arrecadar alimentos que serão distribuídos a famílias carentes. A entrada, claro, são apenas dois quilos de alimentos não perecíveis.
Aliás, este é o grande objetivo desta tarde de futebol, conforme explica Rafael. A cada ano o evento arrecada uma quantidade maior de alimentos sendo que a última edição, de 2016, conseguiu a marca recorde de 6 toneladas. Este ano o desafio é ainda maior, diz Rafael, porque "queremos ultrapassar os seis mil quilos e com a mobilização de todos, não tenho dúvidas que vamos conseguir", prevê otimista. A festa da solidariedade tendo o futebol como atração começa às 14 horas com a partida entre Pais x Filhos. Em seguida é a vez dos Masters de Cataguases entrarem em campo e, por fim, o Jogo das Estrelas, previsto para as 17 horas.
O jogo principal vai contar com nomes consagrados da TV e do futebol mundial. Presenças confirmadas, segundo os organizadores, de Jonathan Azevedo, (o Sabiá da novela A Força do Querer), Jeferson Brasil, ator que interpretou "Senegal" no filme "Alemão" e se tornou minissérie na Globo. Outra estrela do esporte é do cataguasense Guilherme Marinato, goleiro a seleção da Rússia e do Lokomotiv. Também vão incrementar esta festa Matheus Alves, atacante do Pahang e do Fluminense, Geder, ex-zagueiro do Vasco da Gama, Tufy, que atua na Tailândia, Tiago Ryan, ex-lateral da seleção de base e do Fluminense, além do treinador do Friburguense, Merica, e de Nonoca, meio campo do Cruzeiro, um dos cem melhores atletas sub-20 do mundo. Outra atração super especial será a presença de Camila Santos, cataguasense que está atuando como jogadora profissional.{{banner-interno}}
Um jovem de 18 anos de idade foi morto a tiros na noite desta quinta-feira, 14 de dezembro, na rua Prefeito Adolfo Nicolato, que fica no bairro Pires da Luz, em Ubá (54 km de Cataguases). A Polícia Militar foi acionada com informações de que disparos de arma de fogo estariam sendo efetuados no local. Ao chegarem no referido endereço encontraram muitas pessoas na rua e o corpo de José Ricardo dos Santos Rosa, sem vida, caído ao solo.
O SAMU foi chamado mas ao chegarem encontraram o rapaz sem vida. A Perícia Técnica da Polícia Civil realizou seu trabalho e constatou que a vítima havia sido alvejada por oito disparos que atingiram a região da face, braços e tórax. Também foram encontradas diversas marcas de tiros nas residências e recolhidos vários cartuchos de munição calibre 9 mm e 380mm.
De acordo ainda com a PM, denúncia anônima informou que seriam cinco os autores do homicídio, alguns deles com capuz. Após efetuarem os disparos eles teriam evadido em sentido a um pasto existente nas proximidades e de lá teriam feitos outros trinta disparos. A Polícia Militar realizou rastreamento na região, mas ninguém foi encontrado. O caso foi entregue à Polícia Civil que inicia nesta sexta-feira as investigações par elucidar o crime.(Fotos: Guia Muriaé e Repórter Kadu Fontana)
{{banner-interno}}