Mais uma festa pra conta da equipe Zuandoemkta e Gameleira Club. Desta vez, porém, muito diferente daquelas que estão acostumadas a fazer, mas não menos animada. Até o público não era o de sempre e o objetivo foi o de levar alegria a setenta crianças do Bairro São Diniz, em Cataguases, como revela um dos organizadores, o promotor de eventos, Guilherme Lima. A festa, que aconteceu no último sábado, 16 de dezembro, contou com a parceria da Pastoral da Criança vinculada à Igreja Católica e que atua no próprio bairro. "Foi uma tarde de muitas atividades, alegria e confraternização", explicou Guilherme animado com o resultado.A festa teve uma tarde inteira de brincadeiras com passeio no Trio da Alegria e, claro, um farto lanche para os participantes que se divertiram com diversas atrações especialmente preparadas para as crianças. A parte educativa ficou por conta da instrução odontológica que a criançada recebeu aprendendo a escovar os dentes corretamente e a ter uma saúde bucal nota dez. Segundo Guilherme, esta iniciativa pioneira das equipes Zuandoemktá e Gameleira Clube, "foi um sucesso espetacular e muito gratificante para a gente que já estamos pensando no ano que vem", disse.
Ele também fez questão de citar os colaboradores, cuja participação, afirma, "foi essencial ao sucesso do evento". São eles: Fenando Souza, Sirleida Souza, Nanda Souza fotógrafa, Eduarda Souza, Lúcia Ramos, Marcela Ramos, Jessica Moraes, Mirian Oliveira, Romilda Santos, Nanda Santos, Capítulo Demolay 579 Cataguases representado por Victor Hugo Araújo, Amon Farage e Taise Souza e Rafaela Miranda. Pela equipe Gameleira participaram: Guilherme Lima, Gustavo Lima, Victor Hugo Brandão, Júnior Campos, Orlando Furriel, Especial Derlan Rodrigues, Aeromodelismo parceiros de Kta, Carina Ohashi, Brenda Bernardes e Thurran.
E faz ainda, um agradecimento especial aos patrocinadores: Marcelo Taxista, Neiva's Embalagens, Atual Veículos, Biscoitos Pacheco, Buffet 4 Estações, Sorveteria Gelo Doce, Açougue Araújo, Arteka, Ferro Velho Piu, Familia Gustavo Castellanos, Maycon Oliveira, Supermercado Morais, Loja Maçônica Voluntários da Pátria, Dedetizadora Cataguases, Depósito de Bebidas do Orlandim.
Veja as fotos da festa na galeria abaixo. (Fotos cedidas pela organização do evento)
{{banner-interno}}
O Colégio CEC - Centro Educacional Cataguases - realizou sua primeira Cantata de Natal nos dias 14 e 15 de dezembro. Aquela escola preferiu separar os eventos por idade e, assim, o público se emocionou em dose dupla com a criançada fazendo bonito nesta festa de final de ano que reuniu pais e amigos dos alunos, além de professores e todo o corpo de trabalhadores do CEC, conforme revelou Boadina Maria Mota Campos, diretora da escola.Mas o fim de ano no CEC também contou com uma concorrida e muito comemorada cerimônia de formatura de seus alunos e dos cursos de graduação ali ministrados através da bem sucedida parceria com a UNIFRAN. As formaturas também aconteceram em dois momentos. O primeiro às 17h30min para os alunos da Educação Infantil e às 20 horas para os demais estudantes, do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental, terceira série do ensino médio, Técnico em Enfermagem e os da graduação que cursaram Licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática, Tecnologia em Gestão de Logística, Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Pública.
Realizada em dois dias, sempre às 19 horas, a primeira noite de Cantata reuniu os alunos do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental. No dia seguinte foi a vez da criançada do berçário até o primeiro ano do Ensino Fundamental. "Foi um festival de fofura e emoção", confessa Boadina, referindo-se às crianças mais novas apresentando o evento. Mas ela conta também que os "maiores também encantaram o público presente com uma apresentação de alto nível", avaliou. E completou: "Foi um momento de muita emoção para a família CEC. Nós estamos orgulhosos de nosssos alunos", finalizou.
Veja as fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Cataguases ganhou no último sábado, 16 de dezembro, mais uma importante área verde, desta vez situada no alto do Bairro Bela Vista, o popular BNH. A iniciativa é dos jovens que compõem o Capítulo DeMolay número 579, sediado em Cataguases, vinculado à Maçonaria. Denominado "Bosque das Acácias I" por representar aquela instituição milenar, ocupa uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados, cedidos pelo governo municipal. Na ocasião, várias pessoas presentes foram agraciadas com o "Diploma de Estima e Apreço" por apoiarem os DeMolays. Dentre os agraciados está o jornalista Marcelo Lopes, editor deste site.Além dos integrantes do Capítulo DeMolay de Cataguases, estiveram presentes membros da Maçonaria no município, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Emilton Silva; sargento Emerson, da Polícia do Meio Ambiente; o presidente da APAE, Adão Alves Cardoso; os presidentes dos Lions e Rotary Clube de Cataguases, Marcelo Rittmayer e Wanderson Henriques, respectivamente, além do provedor do Hospital de Cataguases e também maçon, Wilson Crepaldi Júnior, o Bill.
A criação do Bosque, conforme explicou Gilmar Vecchi, coordenador do projeto juntamente com os DeMolays "esta é mais uma iniciativa do Projeto SuperAção mantido por aquele Capítulo e que já rendeu frutos como a criação do Banco de Perucas, além do empréstimo de camas hospitalares e cadeiras de rodas para pessoas doentes", explicou. O Bosque, portanto, completou, 'é um presente para a cidade", adiantando que outros também serão implantados em 2018.De acordo com Gilmar a criação do Bosque também contou com a participação da diretoria e dos alunos da Escola CEC - Centro Educacional de Cataguases. Foram plantadas 300 mudas de árvores de espécies variadas,"algumas nativas como Jequitibá, Paineira, Cedro, Sapucaia, Ipê, Acácia amarela, além das frutíferas como Pitangueira e Goiabeira, entre outras", explicou, completando que o local vai ter uma área de convivência. Por fim, conclamou a todos para divulgar a nova área verde e a protegê-la.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Emilton Silva, elogiou a iniciativa do Capítulo DeMolay e disse que esta é a segunda área verde criada em Cataguases, "as duas neste segundo semestre. E a gente vê essa iniciativa com muita alegria porque precisamos fazer isso em outros locais de nosso município para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida", salientou. Ele completou dizendo estar pronto a atender todos que desejarem criar um bosque em Cataguases. "Contem com a gente nesta parceria porque Cataguases merece e necessita de mais verde em nossa zona urbana."
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A notícia não podia ser melhor para Cataguases que ano após ano vem se consolidando como promotora de Cultura, seja através de suas fundações culturais, da Prefeitura por meio de sua Secretaria de Cultura e Turismo, e também por causa do Polo Audiovisual da Zona da Mata. O Ministério da Cultura reformou o texto da Lei Rouanet.
O objetivo desta medida foi reduzir a burocracia e alavancar o incentivo ao setor cultural. Uma nova instrução normativa diminuiu a quantidade de artigos do texto, tornando o processo de captação de recursos mais simples.
A nova legislação ficou mais atrativa para patrocinadores por meio de mecanismos de contrapartida. Isso porque a lei passou a admitir a promoção da marca dos incentivadores junto aos projetos.
A entrada de novos empreendedores culturais também passou a ser valorizada com as alterações na lei. Pelo texto anterior, era preciso comprovar atuação no setor cultural, mas a nova norma permite que os artistas inscrevam seus primeiros projetos nos editais. O objetivo é alavancar também a inovação na área.
Outra medida é a apresentação de estudos de impacto econômico dos projetos que custarem mais de R$ 3 milhões. Dessa forma, vai ser possível calcular com maior precisão os impactos do setor cultural na economia.
Além disso, a nova lei também proporciona a descentralização na distribuição desses valores captados, favorecendo localidades onde os aportes são reduzidos, como Minas Gerais e Espírito Santo, que terão os limites de quantidade e valor dos projetos ampliados.
HistóricoNeste ano, a Lei Rouanet completou 26 anos. Ao longo desse período, mais de 50 mil projetos culturais captaram R$ 16,4 bilhões com a política de renúncia fiscal do Governo do Brasil. Atualmente, a indústria cultural emprega mais de 1 milhão de trabalhadores no País em 251 mil empresas.{{banner-interno}}
Uma carreta com medicamentos tombou na BR-393, em Estrela Dalva (99 km de Cataguases), por volta de 5 horas desta segunda-feira, 18 de dezembro. Ninguém ficou ferido.
De acordo com as informações prestadas pela Polícia Militar Rodoviária, o acidente aconteceu no km 19 daquela rodovia e a causa será apurada. O motorista que estava dentro do veículo Scania/G470, placas de Sumaré/SP, não sofreu ferimentos. A área foi isolada pela seguradora da carga e o trânsito flui normalmente no local.
A carreta deve ser removida da pista somente na parte da tarde.INCÊNDIO EM PIRAPETINGAMilitares do Corpo de Bombeiros de Leopoldina levaram cerca de seis horas para controlar o fogo que atingiu um depósito de recicláveis na tarde deste domingo, 17 de dezembro, na Rua Sebastião Jonias da Silveira, em Pirapetinga (121 km de Cataguases). De acordo com aquela Corporação, o fogo começou por volta das 16h30min e se alastrou rapidamente pelo galpão. Foram gastos 35 mil litros de água. Ninguém ficou ferido.
Uma viatura do 4º Pelotão BM de Leopoldina, um caminhão pipa, 4 caminhões caçamba e uma retroescavadeira da Prefeitura Municipal de Pirapetinga atuaram no combate às chamas e rescaldo que terminou por volta de 0h30min desta segunda (18). Segundo os bombeiros, o fogo consumiu materiais separados para reciclagem e destruiu o escritório do local, além de uma Prensa. A parte elétrica do galpão também foi danificada.
Ainda segundo os Bombeiros, o incêndio teria começado após soltarem fogos de artifício nas imediações do depósito.
Participaram da ação os bombeiros militares os sargentos Franco e Ferrari, os soldado Lucas Siqueira, Machado, Curcino e Silva, além do cabo Macedo na Sala de Operações. (Fotos: O Vigilante Online)
{{banner-interno}}