O Governo de Minas promete realizar nesta sexta-feira, 22 de dezembro, a reunião que estava agendada para esta quinta-feira, 21, com representantes dos servidores públicos sobre o pagamento do 13º salário. A semana não tem sido nada agradável para o governador Fernando Pimentel (foto abaixo) uma vez que na última terça-feira, voltou a dar calote nos municípios não repassando os valores referentes ao ICMS. O montante não repassado soma R$ 900 milhões, incluindo a multa, segundo a Associação Mineira dos Municípios - AMM.
Prevista para acontecer nesta quinta-feira, a reunião com os representantes dos servidores mineiros foi adiada sem uma justificativa por parte do governo, informa o site do jornal O Tempo, de Belo Horizonte. O encontro é para que o Executivo estadual apresente uma proposta de como vai fazer o pagamento. Os salários dos servidores do Poder Executivo de Minas Gerais estão sendo pagos parceladamente em até três vezes cuja programação é divulgada pelo próprio governo. Até agora, porém, a escala de pagamento de janeiro ainda não veio a público.Na terça-feira, 19, os municípios aguardavam com certa ansiedade a chegada dos recursos embalados que estavam com o acerto feito uma semana antes pelo governo. Como o dinheiro não chegou compromissos estão deixando de serem cumpridos pelos municípios e há até a possibilidade de que muitos não consigam quitar a folha de pagamento do próximo mês, avalia uma fonte ligada à AMM, que não quis se identificar.
A Associação Mineira dos Municípios ressalta ainda que a dívida do Governo mineiro com os municípios atinge os serviços de Saúde e transporte escolar, entre outras demandas. O governo vem atrasando o repasse dos ICMS às prefeituras desde agosto de 2017, e já ficou três semanas consecutivas sem repassar os recursos. No dia 11 de dezembro regularizou o pagamento, mas agora voltou a dar o calote. O valor que deveria ser depositado nas contas das prefeituras é de R$ 786.028.185,96, sem juros e correções monetárias. (Foto principal: Denilton Dias)
{{banner-interno}}
Um equipamento utilizado para acondicionar as bandejas com alimentos em restaurantes explodiu nesta manhã de quinta-feira, 21 de dezembro, em São João Nepomuceno (55 km de Cataguases). Denominado "ilha", o aparelho funcionava em um estabelecimento self service situado no centro daquela cidade e a explosão aconteceu por volta das 9 horas, conforme informação da Defesa Civil municipal.
De acordo com o responsável pela Defesa Civil, Luciano Reis, a causa mais provável para o incidente seria o acúmulo de gás no interior da "ilha" ao ser acesa. Duas das cinco pessoas que estavam no local ficaram feridas e não havia nenhum cliente no momento, ainda de acordo com ele. Entre os feridos, a proprietária, inicialmente, foi a mais atingida com ferimentos nas pernas. Um funcionário está com indícios de queimaduras de segundo grau, ainda conforme o coordenador da Defesa Civil.
A explosão espalhou estilhaços de vidros da "ilha" e da porta central do restaurante por todo o recinto. A Polícia Militar compareceu ao local e isolou a área que será periciada. Uma unidade do SAMU, além de ambulâncias do PAM prestaram socorro aos feridos e os encaminhou para o Pronto-Socorro Municipal onde foram medicados e passam bem. Outros três funcionários do restaurante nada sofreram. (Fotos: Kadu Fontana){{banner-interno}}
Um jovem de 23 anos foi baleado na madrugada desta quinta-feira, 21 de dezembro, em Leopoldina. Segundo informou a Polícia Militar, o crime aconteceu na Rua João Teixeira de Moura Guimarães, no bairro Bela Vista. Esta foi a segunda vez que o rapaz foi vítima de uma tentativa de homicídio, ainda conforme informação da PM.
A própria vítima deu detalhes do episódio aos militares. Segundo o jovem, ele se encontrava em uma lanchonete e, ao entrar em seu veículo, um indivíduo encapuzado com uma arma de fogo nas mãos efetuou dois disparos em sua direção. Os tiros acertaram o braço e o rosto do rapaz, disseram os militares, acrescentando que a primeira tentativa de assassiná-lo ocorrida no dia 5 de novembro último, foram disparados vários tiros contra ele, sem sucesso.
Ainda segundo a PM, a vítima foi socorrida e encaminhada ao Pronto-Socorro Municipal de Leopoldina e não corre risco de morte. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina que abriu investigações.{{banner-interno}}
No último dia 16 de dezembro a Doctum Cataguases realizou a sua 2ª edição do Natal Solidário. O evento ocorreu na Praça Rui Barbosa no centro de Cataguases.
Como forma de marcar a chegada do natal, a Doctum Cataguases voltou a promover mais uma vez a campanha que foi um grande sucesso no ano passado. O objetivo foi doar amor, alegria, divertimento, entretenimento às crianças e adultos da comunidade cataguasense.
Foram distribuídos brinquedos, picolés Sol e Neve, sucos Bela Ischia, pipoca e algodão doce. Além de pula-pula, pintura artística e som com DJs, foi também disponibilizado um trio elétrico, que percorreu as principais ruas da cidade, levando muita animação e entusiasmo.
No dia ainda foram sorteados aos presentes, bolsas de estudos, vales com isenção de matrícula, entre outras promoções.
O evento contou com a participação de alunos, professores e funcionários da Instituição.
A diretora da Doctum Cataguases, Talita Cury Silva, agradeceu aos colaboradores da Doctum pelo comprometimento, seriedade e amor a causa, e que de forma brilhante contribuíram para o sucesso absoluto de mais essa edição do Natal Solidário da Doctum Cataguases, e que "realmente não tem valor ver a alegria de uma criança ao receber atenção, carinho e afeto". Ela finalizou agradecendo aos alunos da Instituição de doaram vários brinquedos e muito contribuíram para a realização do evento.
Veja as fotos do evento na galeria abaixo.{{banner-interno}}
A Polícia Militar (PM) apreendeu 19 barras de maconha durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em Ubá (54 km de Cataguases). A ocorrência foi no início da noite desta terça-feira, 19 de dezembro, no Bairro Vila Gonçalves.
Na residência do suspeito, os militares foram atendidos pela companheira dele. Dentro da casa nada de ilícito foi encontrado durante as buscas. No entanto, na mata próxima a residência, foi localizada uma barra de maconha.
Em continuidade às buscas, os policiais descobriram um tambor plástico enterrado perto de uma árvore marcada com barro. Nele, estavam mais 18 barras de maconha, uma balança de precisão e material para embalar a droga.
Durante as buscas, em um carro aberto em frente à casa, foi apreendido um cordão de prata com um pingente.
De acordo com a PM, o suspeito não foi localizado. O material apreendido e a ocorrência foram encaminhadas para a Polícia Civil. (Foto: Polícia Militar){{banner-interno}}