O Hospital de Cataguases completou na sexta-feira, 22 de dezembro, 101 anos de atendimento em saúde, em meio à crise financeira que assola o Brasil, desafios de crescimento, e a força de vontade e superação de sua equipe. Um singelo momento comemorativo foi organizado pela administração, com direito a uma pausa para a fé e orações no encerramento da tradicional Novena de Natal, a apresentação musical dos jovens integrantes do Encontro de Jovens Com Cristo (EAC) da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, e a tarde, uma apresentação musical da Banda D3, formada pela cantora e professora Cláudia Fúrforo, o percursionista Gustavo Receputi e o guitarrista Pedro Souza, voltada aos pacientes do Serviço de Oncologia Clínica (SOC)."Nossa comemoração hoje é dupla, dia 24 comemoramos o nascimento do Cristo, mas hoje a nossa Santa Casa completa seus 101 anos de idade, é uma vida. Nós esperamos que essa data se repita por cem, e mais cem e mais cem, eternamente atendendo aos princípios de sua criação, que é amenizar o sofrimento daqueles que mais precisam", comemorou o Provedor do Hospital Wilson Crepaldi Júnior, o Bill. "Temos que entender que aqui é uma casa de saúde, e que não trata apenas de quem está com a saúde debilitada, mas também oferecer alento para os familiares que acompanham os doentes", frisou.
O Hospital de Cataguases encerra 2017 com o sentimento de vitórias em diversos aspectos. No início do ano, a Diretoria em acordo com a Promotoria Pública e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais deram início a adequação do prédio às medidas preventivas contra incêndio. Também neste ano, o Hospital empreendeu esforços para que os pacientes que fazem quimioterapia não ficassem sem tratamento e o Hospital não perdesse o credenciamento como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Em novembro, a Santa Casa assumiu o tratamento desses pacientes, que antes era terceirizado, criando assim o Serviço de Oncologia Clínica do Hospital de Cataguases.
Projetos especiais se concretizaram em 2017 na Santa Casa. A inauguração de mais uma unidade do Quarto SICOOB, a Revitalização do Mobiliário no PV-9 e Criação de Sala de Urgência naquele andar através da parceria com a Fundação Lions Club Internacional. Também houve a implementação do Centro de Audiologia para facilitar o acesso a aparelhos auditivos aos cidadãos de Cataguases, que antes realizavam tratamento em Belo Horizonte e ou Juiz de Fora.Este ano o Hospital melhorou a realização de exames gastrointestinais com a aquisição de um Sistema de Video-endoscopia Flexível". Para atender às reivindicações dos cirurgiões, sempre atentos às técnicas mais modernas e seguras, principalmente às cirurgias plásticas, que o Hospital de Cataguases promoveu uma reforma sala 7 do Centro Cirúrgico. A nova sala conta com piso emborrachado antibacteriano propício para o setor. Uma nova mesa cirúrgica um foco de led que permite melhor visualização pelo cirurgião. Um novo aparelho de anestesia e carrinho de vídeo monitoramento. A criação de um quaternário para a esterilização de equipamentos e, em conjunto com o setor de manutenção do Hospital, foi desenvolvida uma nova rede de energia que elimina o risco de pique de luz, garantindo a continuidade do procedimento mesmo havendo queda de energia elétrica.
"Os desafios são muitos, mas acreditamos que mais forte sejam as vontades de realizar e de bem atender a comunidade da nossa microrregião são esses sentimentos que movem a todos os colaboradores do Hospital", finalizou Bill, aproveitando a oportunidade para desejar a todos um feliz Natal e um 2018 com bastante realizações. (Fotos: Assessoria de Comunicação do Hospital de Cataguases){{banner-interno}}
As agências bancárias de Cataguases, o Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região e a Polícia Militar ainda aguardam que o prefeito Willian Lobo de Almeida revogue a lei nº 4.434/2017, sancionada por ele no dia 02 de setembro último e que obriga a colocação de "adesivos ou películas espelhadas nos vidros de suas fachadas, para impedir visualização do interior da agência e seus caixas eletrônicos". Os bancos, para evitarem o pagamento da pesada multa, já começaram a se adequar, portanto, se o prefeito pretende agir, o prazo é curto.
De autoria do vereador Mauro de Oliveira Ruela, a lei foi criada, levada à votação e aprovada sem que os responsáveis pelas agências bancárias, do Sindicato da categoria, além da Polícia Militar e até clientes se manifestassem, disseram alguns gerentes de banco da cidade, que preferiram não se identificar, e o presidente da entidade sindical dos bancários, José Antônio Silva. A Lei entra em vigor no próximo dia 1º de janeiro. Unanimidade entre os setores envolvidos, alguns clientes também já perceberam que a iniciativa pode ser uma arma perigosa a mais para bandidos e pessoas mal intencionadas.
Os vidros espelhados não permitem a visão de quem passa na calçada do interior das agências, o que coloca em risco a segurança dos bancários e de clientes que estão nestes locais fazendo suas movimentações financeiras. Nada impede que este cidadão ou cidadã seja surpreendido por um marginal no interior da agência que, protegido pelos vidros espelhados, pratique um assalto contra ela e leve todas as suas economias saindo de lá impune. Outras possibilidades são depredações dos caixas eletrônicos e da própria agência, abuso sexual e até estupro dentro destes estabelecimentos, alertam bancários, clientes e a própria PM.
O presidente do Sindicato dos Bancários, José Antônio Silva, disse que a entidade é a favor apenas da colocação de vidros à prova de bala nas agências, mas que não concorda com a instalação de películas espelhadas nestas fachadas. "Nosso sindicato sequer foi ouvido a este respeito e isto coloca em risco a segurança tanto dos funcionários quanto dos clientes. Se ocorrer um assalto a uma dessas agências ninguém verá a movimentação estranha no seu interior o que favorece a ação criminosa", exemplificou. A Polícia Militar também é contra esta lei, conforme informou o Tenente Marinato, comandante do policiamento em Cataguases. Segundo revelou, a corporação somente foi chamada a se manifestar após a sua aprovação. "Nós estivemos reunidos com os vereadores após a lei ser aprovada e depois de colocarmos os problemas quanto à segurança de trabalhadores e clientes, os vereadores nos informaram que ela seria revista, mas depois disso ninguém mais nos procurou", disse. Para o Major Willian Machado, a aprovação da lei é um sério risco para a segurança no município.
Segundo apurou a reportagem do Site, as agências bancárias em Cataguases vão realizar as obras de adequação de suas fachadas em cumprimento à nova lei durante esta semana. Se o prefeito Willian Lobo agir rápido e avisar aos gerentes que vai revogar a lei, seu gesto poupará gastos desnecessários e dará uma enorme contribuição para a segurança do setor bancário em nosso município. Afinal com tantas agências na região sendo alvo de criminosos este seu simples gesto pode significar poupar vidas.{{banner-interno}}
A Defesa Civil de Cataguases informou nesta manhã de terça-feira, 26 de dezembro, que ainda está com sua equipe nas ruas fazendo um balanço do temporal e vendaval ocorridos na tarde desta segunda-feira, 25, dia de Natal. A Energisa também divulgou no final da manhã um comunicado em que fala em "estragos e sérios danos à rede elétrica", além das providências que está tomando para que a situação retorne à normalidade o mais breve possível.
O coordenador da Defesa Civil em Cataguases, Carlos Henriques Pires Júnior, ressaltou que os problemas registrados durante o temporal com ventos fortes se restringiram a destelhamento de imóveis, queda de árvores e o trasbordamento do córrego Lava-Pés, este último, recorrente a cada chuva mais forte na cidade. "Não tivemos nenhuma pessoa ferida, nem tampouco desabrigada, bem como também não ocorreram deslizamentos de terra ou queda de barrancos", salientou.
Foram registradas quedas de árvores e destelhamento nos seguintes bairros: Centro, Bela Vista (BNH), Justino, Haidée, Popular e Vila Tereza, conforme revelou Carlos Pires. Ele informou também que choveu 31 milímetros sobre Cataguases na tarde desta segunda-feira, um volume considerado por ele "elevado" para um curto período de tempo. A equipe de Defesa Civil está percorrendo as regiões afetadas e a Prefeitura está realizando o trabalho de limpeza das ruas, disse o coordenador da Defesa Civil.Em comunicado divulgado à imprensa no final da manhã desta terça-feira, a Energisa informou que a região de Ubá, Cataguases e Leopoldina foi atingida por "temporais e fortes ventos". Ainda segundo o texto, "em função disso foi registrado um volume de ocorrências emergenciais 60% maior nesta segunda comparando-se com a média dos demais dias do mês de dezembro, o que acarretou no enquadramento de Dia Crítico para empresa."
De acordo ainda com o comunicado da Energisa "equipes da empresa foram reforçadas de imediato e o fornecimento de energia foi restabelecido para a grande maioria dos clientes afetados na tarde de segunda. A empresa continua trabalhando em tempo integral com equipes extras para solucionar as ocorrências isoladas pendentes e normalizar o atendimento ao todos os clientes." A nota acrescenta que a Energisa está preparada para enfrentar situações de emergência e sistemas automatizados que permitem "agilizar a recomposição do sistema". O texto termina indicando o site da empresa e suas páginas nas redes sociais como forma de atendimentos imediatos, além da utilização do aplicativo Energisa On.
Veja, abaixo, o comunicado da Energisa na íntegra:
Fortes chuvas atingem cidades da Zona da Mata
Nesta segunda-feira, 25 de dezembro, temporais com fortes ventos atingiram a Zona da Mata, causando estragos e sérios danos à rede elétrica da região de Ubá, Cataguases e Leopoldina e proximidades.
Em função disso, foi registrado um volume de ocorrências emergenciais 60% maior nesta segunda comparando-se com a média dos demais dias do mês de dezembro, o que acarretou no enquadramento de Dia Crítico para empresa. Este fato se deu em função, principalmente, pelo elevado volume de raios, queda de árvores e telhados que caíram sobre a rede de distribuição de energia.
Equipes da empresa foram reforçadas de imediato e o fornecimento de energia foi restabelecido para a grande maioria dos clientes afetados na tarde de segunda. A empresa continua trabalhando em tempo integral com equipes extras para solucionar as ocorrências isoladas pendentes e normalizar o atendimento ao todos os clientes.
Para enfrentar as situações de emergência e minimizar os efeitos, a Energisa está preparada com equipes treinadas e mobilizadas para atender à população o mais rápido possível, além de reforço das equipes de campo.
O sistema elétrico da Energisa também conta com equipamentos automatizados, que permitem manobras a distância, diretamente pelo Centro de Operação, buscando agilizar a recomposição do sistema.
Fique atento a cuidados importantes: retire todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras.
Em caso de urgência, entre em contato conosco pelas redes sociais, pelo aplicativo Energisa On ou pelo nosso site www.energisa.com.br.{{banner-interno}}
Clientes que possuem contas em atraso há mais de 30 dias com a Energisa podem negociar o débito com condições especiais até a próxima sexta-feira, 29 de dezembro. As vantagens estão sendo oferecidas para clientes residenciais, comerciais, industriais e rurais de baixa tensão da área de concessão da Energisa. Os benefícios vão desde à isenção total ao parcelamento em até 12 vezes, além da redução dos juros.
"Essa é mais uma oportunidade para os nossos clientes negociarem as contas em atraso com condições especiais, facilitando o pagamento de dívidas e evitando contratempos. A negociação garante a exclusão do nome do devedor da lista dos órgãos de proteção ao crédito e evita a suspensão do fornecimento de energia", explica Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa.
O responsável pela Unidade Consumidora deve comparecer à agência de atendimento presencial e apresentar os seguintes documentos originais: carteira de identidade, CPF e a conta de energia elétrica ou o número do medidor.
Mantenha sua conta em dia. Compareça à Agência ou Posto de Atendimento mais próximo e aproveite as facilidades. O cliente também pode acessar a Agência Virtual da Energisa em www.energisa.com.br e clicar no ícone ‘Negociação’.
Lembre-se: a Energisa está disponível 24 horas por dia para atendê-lo. Pelo Call Center 0800 032 0196, pelas redes sociais Facebook e Twitter e pelo site www.energisa.com.br.
Confira as condições:{{banner-interno}}
O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado na tarde desta segunda-feira, 25 de dezembro, nas imediações do Mercado do Produtor Rural, popularmente conhecido como "Feira do Centro", em Muriaé (61 km de Cataguases).
Conforme apurado pela reportagem da Rádio Muriaé, uma pessoa passava pelo local, avistou o homem caído na entrada do banheiro e acionou o SAMU. Uma equipe compareceu e constatou o óbito. A princípio não há sinais de violência.
A Polícia Militar (PM) também foi chamada e compareceu no local e fez o registro da ocorrência.
A vítima é do sexo masculino, negra, aparenta ter cerca de 40 anos, estava sem camisa e usava bermuda vermelha. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}