A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, divulgou nesta segunda-feira, 18 de março, a listagem dos municípios habilitados para participarem do ICMS Esportivo, referente ao ano base 2018. Cataguases, como acontece todos os anos, mais uma vez está pré-selecionado e tem prazo até o dia 30 deste mês para se cadastrar e comprovar os programas e projetos esportivos de 2018 pelo site daquela secretaria. Este ano 406 municípios cumpriram a meta e poderão receber o ICMS Esportivo, recorde na modalidade, segundo a Sedese.
Para se enquadrar na lei que regulamenta o repasse do ICMS Esportivo os municípios precisam executar programas e projetos em uma das 13 atividades esportivas do ICMS Esportivo. São elas: Programas Socioeducacionais; Esporte para Pessoas com Deficiência; Jogos Escolares Municipais; Atividades de Futebol Amador; Esporte para Terceira Idade; Atividades de Lazer; Academia na Escola; Xadrez na Escola; Minas Esportiva Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi); Minas Esportiva Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg); Qualificação Agente Esportivo; Outros Programas e Projetos; Construção ou Reforma de Instalação, Aquisição e Disponibilização de Equipamento Esportivo. {{banner-interno}}
A partir do envio da documentação a Sedese, por meio da Diretoria de Fomento e Organização de Políticas Esportivas, analisará as informações e documentos inseridos no sistema, concluindo pela aprovação total, aprovação parcial ou reprovação dos programas e projetos. Em seguida será apurada a pontuação do Índice de Esportes atribuída a cada participante. Quanto maior o número de pontos obtidos, maior o valor financeiro destinado ao município. Os repasses são feitos no ano seguinte ao ano de análise e depositados semanalmente no caixa único da prefeitura. ICMS Esportivo
O ICMS Esportivo é um dos critérios estabelecidos pela Lei nº 18.030/2009 para distribuição da cota-parte do ICMS pertencente aos municípios. Por este critério, as cidades pontuam e recebem recursos de acordo com as atividades esportivas que desenvolvem, desde que possuam conselho municipal de esportes em pleno funcionamento. O mecanismo busca fomentar a organização de eventos e programas, bem como da política esportiva em Minas Gerais. Clique aqui para saber mais.
É de Cataguases o projeto pioneiro de criação da Universidade da Piscina do Brasil. Fruto de uma parceria entre a BAUMINAS Hidroazul e o Grupo Educacional UNIS, o curso é sobre Tratamento de Piscinas, no modelo de ensino a distância (EAD). A primeira turma iniciou as aulas em 21 de fevereiro. Estão se matriculando os tratadores de piscinas, lojistas do ramo de piscinas e proprietários de piscina de todo o país.
A iniciativa foi apresentada durante reunião do Conselho Empresarial da Zona da Mata, realizada nas Faculdades Integradas de Cataguases (FIC), na última sexta-feira, 15 de março, pelos representantes do Grupo UNIS, que administram a FIC, e da Hidroazul, que integram o Grupo BAUMINAS. O local, inclusive, ganhou uma placa alusiva ao tema inovador que foi descerrada pelo diretor daquela unidade, Fred Henrique e Éder Amâncio, que represntou a Hidorauzl naquele evento. {{banner-interno}}A BAUMINAS Hidroazul, sediada na Rua João Dias Neto, Vila Reis, em Cataguases, está entre as maiores empresas fabricantes de produtos para tratamento de águas de piscinas do Brasil. Os cursos sobre Tratamento de Piscinas já são ministrados pela equipe técnica da Hidroazul, de forma presencial, em vários pontos do país. A novidade é a abertura do modelo EAD, com aulas ao vivo, interação com os instrutores, material didático digital com textos e vídeos, tudo integrado em uma plataforma digital gerenciada pela UNIS, com a Hidroazul.
As aulas são apresentadas diretamente da sede da Hidroazul em Cataguases, pelos instrutores, que são um químico, uma bióloga e uma biomédica. Por enquanto, o curso está sendo oferecido gratuitamente a clientes especiais, indicados por lojistas que participam do lançamento piloto. Em breve, deverá entrar no ar o site para inscrições dos interessados em ingressar nas próximas turmas.Clique aqui para saber mais.
O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, vetou o Projeto de Lei que autoriza o pagamento de gratificação natalina aos vereadores. A decisão foi anunciada por ele na noite desta terça-feira, 19 de março, em uma rede social. Neste momento os vereadores participavam da sessão ordinária naquela Casa quando aprovaram Requerimento solicitando ao Chefe do Executivo o veto total ao texto por eles aprovado uma semana antes. O documento foi assinado por 14 deles, os mesmos que o aprovaram e, por conta disso, gerou uma grande repercussão negativa no município.
José Roberto de Oliveira seguiu a voz das ruas e posicionou-se contrário à concessão do benefício aos vereadores mencionando infrações ao Regimento Interno da Câmara e à Lei Orgânica do Município, além de citar também a falta de repasse de recursos pelo governo estadual. Ele disse ainda que o ofício contendo sua decisão havia sido assinado na segunda-feira, 18. Porém, até a reunião desta terça, a Presidência do Legislativo não havia tomado conhecimento oficialmente acerca da manifestação do prefeito sobre o referido projeto de lei. {{banner-interno}}
Conforme o texto aprovado pela Câmara Municipal de Leopoldina, o valor da gratificação natalina seria equivalente a um mês do subsídio estabelecido (pouco mais de R$ 8.500,00), pago em parcela única no mês de dezembro, por isso ganhou o apelido de "décimo terceiro". Naquela mesma reunião do último dia 12, também foi aprovado um projeto de lei de recomposição de 3,43% do subsídio mensal dos vereadores referente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE, acumulado no exercício de 2018.
Com o veto do prefeito, o projeto volta para a Câmara, que deverá mantê-lo visto que a decisão do Executivo reflete - agora - os interesses daquela Casa. O vereador José Augusto Cabral foi o único que votou contrário ao projeto de lei que cria a gratificação natalina. (Fotos: O Vigilante Online/Júlio Cabral)Clique aqui para saber mais.
Previsto para ser votado em primeiro turno, na reunião ordinária da Câmara Municipal de Muriaé realizada nesta terça-feira, 19 de março, o projeto de lei que prevê redução no número de vereadores daquela cidade foi retirado de pauta e poderá ser apreciado na próxima semana. O texto original da matéria reduz o número de cadeiras no Legislativo de 17 para 11.
O projeto recebeu três emendas. Uma delas, de autoria do vereador Reginaldo Roriz (PSD), propõe redução também na alíquota de repasse do Poder Executivo à Câmara, proporcionalmente à diminuição de cadeiras na Casa Legislativa.
Caso as alterações propostas sejam aprovadas, serão válidas para a próxima legislatura (2021-2024). {{banner-interno}}
Por se tratar de uma proposta de alteração à Lei Orgânica do Município, para ser aprovado o projeto precisa de voto favorável de ao menos 12 dos 17 vereadores (2/3). Com a retirada de pauta, também não houve votação das emendas.
O vereador Sargento Joel (PMDB) não compareceu à sessão e, conforme informou a Rádio Muriaé, o vereador Reginaldo Roriz teria revelado em entrevista ao repórter Gilson Júnior, que como a matéria exige quórum qualificado, o presidente da Câmara, vereador Davi Lacerda (DEM), teria retirado o projeto de pauta no intuito de que a votação dele seja realizada com todos os vereadores presentes. (Foto: Rádio Muriaé)Clique aqui para saber mais.
Uma homenagem a quinze mulheres que se destacam na sociedade cataguasense foi o ponto de destaque da sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Cataguases na noite desta terça-feira, 19 de março. O evento foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher e, além de comemorar a data, foi um momento de reflexão sobre o preconceito e o papel da Mulher na sociedade moderna. Este momento da sessão foi presidido pela única vereadora do Legislativo Municipal, Maria Ângela Girardi (foto abaixo), que fez a primeira reflexão ao ler um texto questionando o reconhecimento público dado a algumas mulheres porque aprecem mais na mídia em detrimento de outras que também desempenham papel preponderante em nossa sociedade, porém, de forma anônima.As agraciadas foram: Claudia Cruz Peres Moraes (vereador Antônio Gilmar de Oliveira); Vera Nilce da Silva Aguiar Costa (Vereador Carlos Alberto Silva Barbosa); Gilda Costa Cruz Bittencourt (Vereador Hercyl Suhurt Salgado), que não pode comparecer por motivo de saúde; Marísia de Almeida Ritti (Vereador Henrique Silva Oliveira); Adriana Aparecida de Souza Elizer (Vereador Humberto Antônio Silva Machado); Conceição Aparecida de Almeida Pereira (Vereador Jorge Roberto Silva Alves), sargento da Polícia Militar que recebeu sua homenagem ao lado do tenente Vinícius Marinato e do major Willian Machado, seus superiores hierárquicos; Célia Lourenço Mota (Vereador Marcos da Costa Garcia); Fernanda Vidal Magalhães (Vereadora Maria Ângela Girardi); Márcia de Paula Martins (Vereador Mauro de Oliveira Ruela); Vera Lúcia Siervi de Paula (Vereador Michelangelo de Melo Correa); Cristiane Siqueira Antoniol (Vereador Paulo Alberto Costa Milani); Andreia Bento Silva (Vereador Rafael Rodrigues Moreira); Maria de Lourdes Menezes (Vereador Ricardo Geraldo Dias); Rita Suely Bento (Vereador Rogério de Oliveira Ladeira) e Maria José Agostinho Inácio (Vereador Vinícius Machado).
Após as entregas dos certificados e de um presente à elas, os vereadores fizeram pronunciamentos curtos alusivos a cada uma de suas homenageadas, destacando o papel que exercem em suas comunidades. Logo depois, a palavra ficou livre e quase todas as homenageadas se manifestaram para agradecer e manifestar o sentimento de felicidade por terem sido escolhidas. Foi, também, outro momento de reflexão sobre o papel da mulher na família e sua importância como elo de ligação deste núcleo, na sociedade ainda tão desigual exigindo mais da mulher para alcançar seus objetivos e, também sobre as diferenças raciais. Ao final, todos se juntaram no centro da Câmara para a tradicional foto oficial. {{banner-interno}}
Bandeira branca hasteada
Logo depois das homenagens a sessão prosseguiu com a pauta do dia e, entre os assuntos previstos, foram criadas duas Comissões Permanentes na Câmara; a de Segurança Pública e a de Agropecuária. A primeira foi constituída pelos vereadores, Sargento Jorge Roberto, Hercyl Suhurt e Rogério Ladeira. A segunda por Mauro Ruela, Marcos da Costa Garcia e Antônio Gilmar de Oliveira. Também foram votados e aprovados projetos previstos.
Mas o que todos esperavam - a continuação das denúncias feitas pelo presidente da Casa, Ricardo Dias contra seu antecessor, o vereador Michelangelo Correa - não aconteceu. Tudo terminou em um pedido de desculpas por parte de Ricardo, que reconheceu ter exagerado, afirmando em seguida que assuntos internos daquela Casa serão tratados internamente. O pedido foi aceito e logo depois, o próprio Michelângelo também se desculpou por ter excedido em suas críticas a atuação de Ricardo Dias no caso da Comissão Processante.
Ricardo leu um texto afirmando inicialmente que "estamos vivendo momentos difíceis em nosso município, grande endividamento do Estado de Minas Gerais com os municípios, principalmente com Cataguases e o Executivo não consegue governar." Em seguida criticou as mídias da cidade, afirmando não poder aceitar que elas "venham denegrir a imagem dessa Câmara" acrescentando que a este respeito "vamos tomar medidas mais enérgicas e até mesmo representação no MP".
Ainda em seu pronunciamento, o presidente lembrou as críticas recebidas na última semana quando "sofremos ataques de diversos meios colocando nossa população em dúvida sobre a nossa maneira de fiscalizar e legislar nesta Casa". E afirmou: "não vou entrar nesse jogo de intrigas e ataques. (...) cheguei até a dizer que iria expor todos os atos internos desta Casa Legislativa, mas não o farei pois entendo que assuntos internos tem que ser resolvidos internamente" afirmou, acrescentando que "devemos debater ideias" e reafirmou a independência entre os poderes como essenciais a democracia. E concluiu: "Cumpri o meu papel legal delegado a mim para defender os interesses sociedade cataguasense".
Veja as fotos na galeria abaixo.Clique aqui para saber mais.