A praça Chácara Dona Catarina ficou tomada na manhã desta quinta-feira, dia 21 de março, por crianças, jovens e adultos que participaram de um animado Aulão de Zumba para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Organizado pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), departamento da Secretaria de Educação que atua nas escolas municipais dando suporte pedagógico, social e psicológico a estudantes com necessidades especiais, o evento contou com alunos das escolas CEC, Maria José Peloso, Folhinha Verde e Pequeno Príncipe, além de usuários do Caps.
Sob a liderança do professor Caetano, que também levou vários de seus alunos, o aulão encheu o local de alegria, música e dança e, conforme a coordenadora do NAI, Jacqueline Ferreira de Lima, teve o objetivo de "sensibilizar a comunidade de Cataguases para a importância da inclusão na sociedade. Também prestigiaram o Aulão de Zumba toda a equipe do NAI e representantes da Secretaria de Educação.
A SíndromeA síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estarem sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas. A síndrome é a ocorrência genética mais comum que existe, acontecendo em cerca de um a cada 700 nascimentos, independentemente de raça, país, religião ou condição econômica da família. {{banner-interno}}
O Dia Internacional da Síndrome de DownA data é celebrada em 21 de março, fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down (por isso dia 21 do mês 3). A data foi escolhida pela Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado por todos os países-membros da entidade.Clique aqui para saber mais.
A Polícia Militar de Rio Novo prendeu em flagrante, nesta quinta-feira, 21 de março, uma mulher, de 39 anos de idade, por falsa comunicação de crime. Ela procurou a PM para informar que havia sido roubada por dois jovens, quando transitava com sua motocicleta pelo Bairro Renascer. Na verdade, conforme informou a Policia, ela inventou esta historia como álibi para não prestar contas de parte do dinheiro furtado de sua mãe e que gastou na compra de drogas.Ela chegou até ao posto policial dizendo que dois rapazes, um moreno e outro loiro, a abordaram e levaram seu dinheiro que seria utilizado para contratar empregados. Porém, ela entrou em contradição algumas vezes, revelou o tenente Medeiros, comandante do Pelotão de Rio Novo, o que gerou desconfiança nos militares sobre a veracidade dos fatos. Após novas perguntas, completou o tenente, ela contou que foi até uma "boca de fumo" onde teria adquirido drogas para sua companheira com o dinheiro que subtraiu da própria mãe. "Por causa desse detalhe, explicou o tenente, o Boletim de Ocorrência serviria para justificar a falta do valor gasto com a droga", completou. {{banner-interno}} Em seguida os militares foram até o local onde ela teria adquirido a droga e encontraram no interior da residência, no quarto do suspeito, três buchas de maconha e R$ 241 em dinheiro. O homem que teria lhe vendido a droga não estava no recinto e foi procurado pelos policiais, mas até o fechamento desta matéria não havia sido localizado. As buscas continuam porque ele possui três passagens pela polícia por tráfico de drogas, revelaram os militares. Já a mulher não tem carteira de habilitação e o documento da motocicleta que usava estava irregular o que motivou os policiais a apreenderem o veículo, bem como aos drogas encontradas durante aquela ação policial. (Fotos: Kadu Fontana)
Um jovem de 27 anos foi preso em Muriaé, nesta quinta-feira, 21 de março, por agentes da Polícia Federal de Juiz de Fora, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas internacional. Ele estaria envolvido no caso dos cerca de 100 kg de maconha que foram apreendidos naquela cidade no início de janeiro, em operação da Polícia Civil (PC). O rapaz foi capturado com apoio da PC, em cumprimento a uma ordem judicial expedida pelo juiz da Vara Federal de Muriaé. No final da noite do dia 06 de janeiro, policiais civis prenderam um homem que chegava à cidade em um automóvel Fiat Palio, com 110 barras de maconha. Os tabletes da droga foram encontrados escondidos no forro das portas traseiras do veículo e dentro de uma caixa de som, no porta-malas. O jovem preso nesta quinta-feira, conforme a Polícia, teria fugido ao perceber que o comparsa estava sendo preso. {{banner-interno}} Na ocasião, o então delegado regional da Polícia Civil em Muriaé, José Roberto Demétrio, que coordenou as ações que resultaram na apreensão, declarou que a operação "Advento" se deu como fruto de uma longa investigação e que, provavelmente, a droga estava sendo trazida do Paraguai. Nesta manhã a Polícia Civil confirmou que a apuração do caso foi assumida pela Polícia Federal, uma vez que as investigações apontavam a existência de um esquema de tráfico internacional de drogas. (Fotos: Rádio Muriaé)
Clique aqui para saber mais.
Um homem, de 39 anos, e um idoso, de 65, ficaram feridos após o carro onde estavam bater em uma carreta bitrem na BR-116, em Leopoldina. A colisão ocorreu no km 761,3, em Leopoldina, na noite de quarta-feira (20).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro invadiu a contramão e bateu de frente na carreta que transportava garrafas de cervejas vazias. O condutor da carreta não se feriu.
O condutor do carro foi submetido ao teste do etilômetro, que apontou resultado de 1,12 mg/l. Ele confessou que ingeriu bebida alcoólica, recebeu voz de prisão e terá a carteira de habilitação recolhida. Ele e o passageiro foram encaminhados para atendimento hospitalar.
De acordo com a PRF, o motorista do carro recebeu alta na manhã desta quinta (21) e foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do idoso. (Foto: PRF-Leopoldina/Divulgação)Clique aqui para saber mais.
MATÉRIA ATUALIZADA - A Polícia Civil (PC) de Cataguases apreendeu na tarde desta quarta-feira, 20 de março, no distrito de Sereno, um adolescente de 17 anos de idade, considerado o pivô da rixa existente entre os Bairro Leonardo e Ana Carrara. Para a Polícia esta prisão deve colocar um ponto final na disputa entre os grupos rivais da Rua 10 (Bairro Leonardo), com os jovens do Ana Carrara, que resultou em duas mortes, uma tentativa de homicídio, além de outros crimes atribuídos a eles como incêndio em residência de um suposto rival e roubo.
A constatação da PC deve-se ao fato de que nos últimos dias, especificamente antes do Carnaval, ocorreram apreensões de seus membros efetuadas tanto pela Polícia Militar quanto pela Civil de adolescentes envolvidos nesta rixa. Segundo apurou a reportagem, três deles - todos do Bairro Leonardo - foram apreendidos e levados para Centros de acolhimento em outras cidades.
Um vídeo que viralizou há pouco mais de um mês nas redes sociais mostrava o jovem agora apreendido, ao lado de colegas que também pertenceriam a um dos grupos rivais, com uma arma de fogo nas mãos e fazendo ameaças. Um deles é maior de idade e foragido da justiça suspeito de ser um dos autores de um homicídio no Leonardo ao lado do adolescente. Ele é natural do Rio de Janeiro e a Polícia Civil tem informações de que teria voltado para lá. Os dois também estão na foto divulgada nesta quarta-feira, 20, na rede social Facebook comentando a apreensão do adolescente.
O principal integrante do grupo na hierarquia, residente no Bairro Ana Carrara e também considerado o mais perigoso, foi preso durante uma operação da Polícia Civil resultado de um minucioso trabalho de inteligência. Este jovem, de 17 anos de idade, é suspeito de ter assassinado um rapaz na entrada do Bairro Ibrahim, outro no Bairro São Pedro e está envolvido na morte de um terceiro adolescente ocorrida no Bairro Leonardo recentemente. Também esteve internado em um centro para adolescentes. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Cataguases onde prestou depoimento e será encaminhado novamente para aquele estabelecimento. {{banner-interno}}
O que já foi publicado sobre este assunto:
Rapaz é baleado no Bairro Leonardo e levado em estado grave ao Hospital
Jovem morre e outro fica ferido após ser baleado durante perseguição
Morre rapaz atingido por tiros no Bairro Leonardo
Rixa entre grupos Rivais do Leonardo e do Ana Carrara faz mais uma vítima
Polícia Militar apreende arma de fogo e munições no Bairro Leonardo
Incêndio em imóvel no Bairro Leonardo pode ter sido criminosoClique aqui para saber mais