Moradores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás vão poder receber alertas de desastres naturais por SMS, a partir de segunda-feira, 15 de janeiro. O usuário de celular precisa se cadastrar para ser informado sobre tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamento e outros fenômenos meteorológicos. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 1.942.528 assinantes já utilizam o serviço em seis estados.
O sistema foi desenvolvido em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel. O serviço, que não tem nenhum custo para o cidadão, já está implantado nos estados Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Já foram enviados 1.775 alertas e enviadas 24.851.355 mensagens de texto, segundo a agência.
O seguinte informe será enviado aos celulares: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".
Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados.
Até março, o serviço vai ser ampliado para todo o país. Em 19 de fevereiro, será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Usuários da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima serão inseridos no sistema em 19 de março.
Ainda segundo a Anatel, cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão, conforme a Anatel. (Foto: Reprodução G1){{banner-interno}}
O Sine (Sistema Nacional de Emprego) em Cataguases, está divulgando a oferta de três vagas de emprego. Os interessados devem comparecer pessoalmente ao local, levando Curriculum e seus documentos de identificação (RG, CPF e Carteira de Trabalho). O atendimento é de oito da manhã às quatro horas da tarde, de segunda a sexta-feira. O Sine está localizado no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo Pronto Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70. O Sine não dá informações sobre vagas de emprego por telefone.
As vagas ofertadas são:
Doméstica com disponibilidade para entrar no serviço às 6h30min, cuidar de criança e morar perto do Bairro São Pedro. É necessário experiência mínima de seis meses na função.
Lavador de Ônibus com experiência mínima de seis meses e não é exigida escolaridade mínima.
Vendedor Interno com experiência em vendas de perfume. É necessário ter o Ensino Médio completo e experiência mínima de seis meses na função.{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina abre na próxima semana processo seletivo para vagas de Enfermeiro com formação em saúde mental (CAPS III) e Farmacêutico (CAPS III), além de cadastro de reserva para os cargos já citados e também para Médico Especialista em Psiquiatria (CAPS III), Auxiliar de Enfermagem (Residência Terapêutica), Educador Físico (NASF e Polo), Farmacêutico (NASF) e Terapeuta Ocupacional (Polo).
Segundo a prefeitura, as inscrições poderão ser feitas gratuitamente de segunda-feira, 15, até quinta-feira, 18), das 8h às 13 horas, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Avenida Getúlio Vargas, 61, no Centro de Leopoldina (24 km de Cataguases).
Os salários variam entre R$ 2.264,00 e R$ 4.188,92. É necessário que o candidato compareça ao local com toda a documentação (original e cópia) prevista no edital, que pode ser acessado no final da matéria. Também é preciso levar a ficha de inscrição preenchida e assinada. O resultado do processo seletivo será divulgado no site oficial da Prefeitura Municipal de Leopoldina www.leopoldina.mg.gov.br, além de ser afixado nos quadros de avisos da administração.
Clique aqui para ver o Edital completo.{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Cataguases recuperou no começo da noite desta quinta-feira, 11 de janeiro, uma motocicleta que havia sido furtada por volta das 14 horas deste mesmo dia. Ela foi levada para o pátio do Auto Socorro Toledo, onde ficará à disposição de seu proprietário que já foi avisado de sua localização, ainda conforme informou a PM.
A motocicleta Honda 125, Titan KSE, vermelha, ano 2003, foi localizada após denúncia anônima informar ao policial de plantão no quartel, que o veículo roubado no Bairro Colinas estaria circulando pelas ruas dos bairros Guanabara, Imê Farage e Isabel Tavares. Os militares que atuam no GEPMOR, grupo motorizado de ação rápida, composto pelos sargento Sucasas e pelos cabos Dionísio e França, realizaram diligências nestes locais até que receberam informação de que a referida motocicleta estaria no bairro Guanabara.
O grupo de militares foi para aquele bairro e lá, encontraram uma motocicleta com as mesmas características daquela que havia sido furtada no bairro Colinas. O veículo estava estacionado na garagem de uma residência abandonada, na rua Teógilo de Almeida. Após checarem junto ao sistema informatizado os dados da motocicleta, ficou comprovado se tratar do mesmo veículo roubado mais cedo. Nenhum suspeito foi detido e o caso será investigado pela Polícia Civil.{{banner-interno}}
Dois corpos foram retirados do rio Pomba em dois pontos diferentes, ambos próximos à BR-116, em Leopoldina (24 km de Cataguases), nesta quinta-feira, 11 de janeiro. Eles foram localizados boiando, na altura da ponte próximo a Laranjal e nas proximidades de um sítio, a menos de 1 Km da rodovia, respectivamente. A Polícia Militar, Perícia Técnica da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros foram acionados.
Segundo a PM, os dois corpos apresentavam perfurações de arma de fogo e estavam em estado avançado de decomposição. Até o fechamento desta matéria não havia identificação das vítimas.
A Reportagem do Site O Vigilante Online apurou que o primeiro corpo resgatado possuía cerca de seis perfurações e alguns ferimentos. Os dois corpos eram de homens e segundo as informações, eles teriam a idade entre 35 e 45 anos.
Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Leopoldina. A Polícia Civil vai investigar o crime. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online)
{{banner-interno}}