Um homem de 34 anos foi morto a tiros, na tarde desta quinta-feira, 18 de janeiro, em Muriaé. De acordo com a Polícia Militar, Rafael Fernandes da Silva foi atingido por cinco tiros. A polícia fez rastreamento, mas até o momento ninguém foi preso. A motivação do crime não foi divulgada e a Polícia Civil vai investigar o caso.
O crime aconteceu na Rua Artur Duarte, no Bairro Cerâmica. A perícia compareceu ao local e constatou que os disparos atingiram as costas e o tórax da vítima. O corpo do homem foi liberado para o Instituto Médico Legal de Muriaé. (Fotos: Site Silvan Alves)
{{banner-interno}}
Dois secretários municipais foram exonerados pelo prefeito Willian Lobo de Almeida. O Chefe de Gabinete, João Paulo Vargas Vairo, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional, Wagner de Paula Vieira. O prefeito Willian Lobo assinou nesta quinta-feira, 18 de janeiro, os dois atos de exoneração que serão publicados no jornal Cataguases, órgão oficial do município, neste domingo, 21 de janeiro.
O motivo da exoneração, segundo informou ao Site do Marcelo Lopes, por telefone, o prefeito Willian Lobo de Almeida, é a "necessidade de fazer arranjos administrativos na prefeitura em função da grave crise financeira vivida pelos municípios", afirmou. Willian disse ainda que na próxima segunda-feira, 22, João Batista Réus de Castro, assumirá as duas pastas cumulativamente. João é funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal onde exerceu cargos na diretoria daquela instituição financeira.
Também em conversa por telefone com o Site do Marcelo Lopes, João Paulo Vargas Vairo, disse não ter conhecimento oficial de sua exoneração. Segundo ele, "estou sabendo disso através de postagens nas redes sociais e comentários na rua, mas até agora, o prefeito e eu não conversamos a este respeito", afirmou. Joâo Paulo acrescentou não ver motivos para ser exonerado já que desde o início da administração conseguiu mais de R$ 1 milhão em emendas de deputados para Cataguases e que vem se dedicando para o sucesso desta administração. Ele completou dizendo que se for confirmada sua exoneração, o PSB vai deixar o governo. O site não conseguiu falar com Wagner Vieira (foto abaixo).João Paulo é presidente do PSB de Cataguases que se coligou com o PSDB em 2016 indicando o nome do vice-prefeito Tita Lima na chapa encabeçada por Willian Lobo. Com a vitória nas urnas, João Paulo foi agraciado com a principal secretaria da administração, a Chefia de Gabinete, "o braço direito do prefeito", no jargão político e na prática, responsável pela articulação política, dentre outras atividades. A saída de João Paulo do governo, porém, parece não ter arranhado o relacionamento do vice-prefeito Tita Lima com Willian. Segundo apurou a reportagem, Tita, que está viajando, teria se manifestado favorável ao gesto do prefeito.
Ainda é preciso aferir a repercussão dentro do próprio PSB e em sua bancada na Câmara Municipal que é formada por um vereador, mas que atua em grupo com outros dois vereadores de outros partidos. Inclusive há comentários de que eles estariam prestes a assinar suas filiações àquele Partido. Outra baixa que esperada, desta vez na Câmara, é a demissão de um funcionário comissionado do PSB. Há quem afirme que estas exonerações no Executivo, de dois secretários do PSB, vão rachar o Partido.
{{banner-interno}}
Um homem de 23 anos de idade, foi preso nesta terça-feira, 16 de janeiro, na Rua Cleto da Rocha, região central de Cataguases, durante patrulhamento feito por uma equipe da Polícia Militar. Ele é foragido da justiça do Espírito Santo, onde havia um mandado de prisão em aberto contra ele. O rapaz foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Cataguases onde prestou depoimento e foi recolhido ao presídio municipal onde está à disposição da justiça.
Durante o patrulhamento ocorrido na tarde de terça-feira, os militares abordaram o rapaz que andava pela rua. Ele informou aos militares que estava em Minas Gerais porque devido a sua vida no mundo do crime em seu estado natal, estaria sendo ameaçado. De acordo com a PM após consulta ao sistema informatizado da da Polícia Militar, ficou apurado que havia um mandado de prisão com fuga em aberto contra o jovem por tráfico de drogas.{{banner-interno}}
A Prefeitura de Recreio divulgou três editais de processos seletivos para contratação temporária de pessoal a fim de compor os quadros de diversos setores da administração municipal. As inscrições acontecerão nos dias 23 e 24 de janeiro.
Há vagas para professores, pedagogos, monitores escolares de educação infantil, serventes escolares, motoristas, operador de máquina pesada e técnico de higiene dental. O período do contrato é de até 12 meses, prorrogável por até igual período.
As inscrições serão realizadas na sede da Prefeitura, no horário de 12h às 17h. As provas objetivas serão aplicadas no dia 26 de janeiro, sexta-feira, na Escola Municipal Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz.
Todos os editais, inclusive os de convocação dos processos seletivos ocorridos em dezembro, podem ser acessados no portal da Prefeitura Municipal de Recreio, no link http://recreio.mg.gov.br/concurso.html.{{banner-interno}}
As aulas da rede municipal de Educação começam no dia 5 de fevereiro, de acordo com o calendário que já havia sido definido no final do ano passado. Com a mudança do início do ano letivo das escolas estaduais, adiado para o dia 19 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação (SMS) ficou no impasse entre as duas datas, para acompanhar ou não a rede estadual. Uma reunião realizada na sede da SMS na manhã desta quinta-feira, dia 18, entre o Secretário José Fernando Antunes Millane e sua equipe pedagógica, técnica e administrativa deu o aval para que o calendário fosse mantido.
"Mesmo sem receber os repasses do Governo do Estado, como o do transporte escolar, por exemplo, decidimos manter o retorno às aulas no dia 5, para não prejudicar o ano letivo", afirmou José Fernando. Ainda segundo ele, nos dia 1º e 2 de fevereiro, todas as unidades de ensino farão reuniões pedagógicas para preparar a recepção dos alunos no dia 5, inclusive recebendo matrículas de novos alunos. Ele também informou que as designações de profissionais da educação para contratos temporários deverão ser iniciados após o carnaval, quando serão publicados os editais de convocação para preenchimento de vagas que estejam vagas.
A rede municipal de ensino conta com unidades em praticamente todos os bairros e Cataguases, inclusive na zona rural, oferecendo desde creche até o segundo ciclo do ensino fundamental. José Fernando lembra que as escolas desenvolvem vários projetos pedagógicos ao longo do ano, possuem quadras esportivas e várias unidades participam do programa federal Mais Educação, com escolas de tempo integral, além de oferecer alimentação aos estudantes e contar com uma equipe qualificada de profissionais.
{{banner-interno}}