Um jovem de 19 anos foi preso e um menor, de 13, apreendido, em uma casa que possivelmente seria usada como desmanche de motocicletas, no Bairro Cidade Alta, em Leopoldina (24 km de Cataguases). A Polícia Civil descobriu o local após investigações sobre o furto de uma motocicleta no último dia 9 de janeiro, ocorrido na Rua Benedito Valadares. Os policiais foram até o estabelecimento e flagraram o suspeito no exato momento em que desmontava o veículo furtado.
O furto aconteceu no final da tarde da terça (9) após o dono da motocicleta deixá-la estacionada em frente a sua residência. Durante investigações, a PC identificou que um homem, já conhecido no meio policial, estaria utilizando o veículo para furtos na área rural de Leopoldina. Durante ação na manhã desta segunda-feira (22), os policiais civis localizaram o imóvel onde a motocicleta Sundown/Max 125 estaria sendo desmanchada para revenda de suas peças. O morador, um rapaz de 19 anos, informou que teria adquirido o veículo pelo valor de R$ 400 de um outro homem. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito do furto teria vendido a moto por R$ 200,00 para este indivíduo que a repassou em troca de um Smarthphone e dois pássaros para o proprietário do imóvel.
De acordo com o Delegado Titular da Delegacia de Furtos e Roubos, Rafael Sporck, que esteve à frente das investigações, a equipe da Delegacia continua em diligências para tentar localizar o autor, para que ele apresente sua versão. Participaram da operação desta segunda-feira os investigadores Saimon Rodrigues da Silva, Janaína Nunes Sahyone Abrita, Gustavo Robert Teixeira, André Rodrigues Lima, sob o comando do Delegado Rafael Sporck.
O jovem e um menor que estavam no local foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências.{{banner-interno}}
As aulas nas escolas municipais de Muriaé (61 km de Cataguases) terão início dia 19 de fevereiro (uma semana após o carnaval), seguindo o calendário do Estado. Mantida pela Prefeitura, a rede municipal de ensino é composta por 41 escolas e creches, que atendem cerca de 9.300 alunos, oferecendo educação de qualidade aos estudantes muriaeenses.
O ano letivo de 2018 termina em 14 de dezembro e o recesso do mês de julho será de 16 a 27. Ao todo, serão 200 dias letivos e carga horária de 800 horas. "Iniciaremos o ano escolar efetivamente após o carnaval, sem nenhum prejuízo no cumprimento dos dias letivos e da carga horária anual dos estudantes. Para compensar esse atraso no início das aulas, haverá nove sábados letivos ao longo do ano com atividades escolares", salienta a secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues, a Nininha.
A Prefeitura teve que adequar o calendário escolar ao do Estado para viabilizar o melhor gerenciamento do transporte escolar. Por lei, o município é responsável pelo transporte de 56% de estudantes da rede estadual e 44% da rede municipal de ensino. Em Muriaé, esse serviço envolve 1.200 crianças residentes na área rural.{{banner-interno}}
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam hoje, 23 de janeiro, e vão até a próxima sexta-feira (26) no site do Ministério da Educação (MEC).
Ao todo, serão 239.601 vagas oferecidas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.
Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que obtiveram nota na redação diferente de zero e que não sejam treineiros (participantes menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova).
É necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site.
O Sisu foi desenvolvido pelo ministério para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato.
No site do MEC, é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.
Confira o cronograma completo do Sisu abaixo:
- 23/1 a 26/1: período de inscrições (as notas de corte serão divulgada nos dias 24, 25 e 26)
- 29/1: resultado da chamada regular
- 29/1 a 7/2: prazo para participar da lista de espera
- 30/1 a 7/2: matrícula da chamada regular
- 9/2: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data{{banner-interno}}
Um rapaz de 20 anos de idade foi alvejado com disparos de arma de fogo, por volta das 12h30min desta segunda-feira, 22 de janeiro, no Centro de São João Nepomuceno (55 km de Cataguases). Ele foi atingido nas costas, transferido para o HPS em Juiz de Fora e não corre risco de morte, segundo informou o Site Repórter Kadu Fontana.
O fato aconteceu na Rua Cel. José Dutra, região central da cidade, em frente a uma padaria. Testemunhas disseram aos policiais que durante o dia, a vítima passou pelo local duas vezes e fez ameaças a um dos funcionários do estabelecimento. Na hora do almoço ele retornou ao local e teria feito outra ameaça, no momento em que o autor chegava em sua motocicleta. O jovem, então, sacou uma arma e atirou contra o homem que estava na calçada, acertando-lhe de raspão as costas.
Ferido, ele foi levado para o PAM - Pronto Atendimento Médico - daquela cidade que informou a transferência do paciente para o HPS em Juiz de Fora, onde será feita a retirada do projétil que teria se alojado em um dos braços. O autor teria se evadido numa motocicleta XRE tomando rumo ignorado. O motivo das ameaças seria, preliminarmente, passional. A Polícia Militar está fazendo rastreamento na cidade em busca do autor dos disparos. (Foto: Kadu Fontana){{banner-interno}}
O novo Chefe de Gabinete da Prefeitura de Cataguases nomeado pelo prefeito Willian Lobo de Almeida, pediu exoneração no começo da manhã desta segunda-feira, 22 de janeiro, alegando motivos pessoais. João Batista Reus de Castro, entregou pessoalmente seu pedido nas mãos do prefeito e disse-lhe que não poderia assumir o cargo por razões pessoais e familiares. Ele assumiria o cargo nesta manhã de segunda-feira.
O prefeito Willian Lobo de Almeida confirmou a informação ao Site do Marcelo Lopes lamentando a decisão de João, apesar de ter aceito imediatamente o pedido dele. João Batista esteve na prefeitura pouco depois das 9 horas da manhã e conversou com o prefeito quando lhe entregou o pedido de exoneração. "Ele vai continuar nos ajudando sem assumir um cargo porque João é uma pessoa preocupada com o bem de Cataguases", comentou Willian.
Sobre seu substituto, Willian surpreendeu ao informar que os cargos de Chefe de Gabinete e também o da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Estratégicos ficarão sem seus titulares "temporariamente". Segundo revelou o prefeito, as principais atividades da Chefia de Gabinete serão desempenhadas pelo vice-prefeito Tita Lima e na secretaria de Desenvolvimento Econômico os secretários de Fazenda, Mauro Fachini, e a de Administração, Cláudia Aline Faria, vão auxiliar nas tarefas essenciais daquela Pasta. O motivo para não nomear novos secretários, conforme revelou o prefeito é a situação econômica do município. "Enquanto essa realidade se mantiver não nomearemos novos secretários para estas Pastas", afirmou Willian por telefone ao Site do Marcelo Lopes.{{banner-interno}}