A cineasta cataguasense Bruna Schelb Correa está participando da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes, uma das mais concorridas do país, com seu longa IMO. Aos 25 anos de idade, com um curta premiado na carreira e este seu primeiro longa metragem participando de um dos principais festivais de cinema do Brasil, Bruna atraiu para si os holofotes do evento a ponto do crítico Francisco Russo, do site Adoro Cinema, um dos mais bem conceituados do meio, dizer ao encerrar sua crítica sobre o longa: "o que mais chama a atenção é o fato de um filme tão conceitual e tão ousado, na forma e no conteúdo, ser apenas a estreia da diretora em longas-metragens. Pelo que se pôde ver aqui, vale ficar de olho no que Bruna e sua equipe produzirão daqui para frente."Ele tem razão. O filme de Bruna arrancou elogios de todos os lados após ser exibido na última terça-feira, 23, às 20 horas, dentro da programação da Mostra Aurora que compete com outras seis produções cujas exibições terminam amanhã, 26. O filme da diretora cataguasense concorre ao Troféu Barroco e também a prêmios de parceiros do Festival, conforme revela a produção da Mostra. Durante o debate sobre o filme, que contou com a presença de Bruna e da convidada especial e crítica de cinema Glênis Cardoso, entre outros, a diretora fez questão de ressaltar que tratava-se de um longa feito por mulheres para mulheres. Por isso também a percepção sobre a obra é diferente entre homens e mulheres, tanto no entendimento do filme quanto no debate, conforme ressaltou Matheus Bongiovani em seu artigo na coluna [Culturadoria], do portal Uai.
IMO não apresenta uma narrativa coerente e não tem diálogos, mas é de extremo rigor estético, na visão de Francisco Russo. Na tela aparecem três personagens femininas, uma delas é a trans, MC Xuxu, vivendo situações "extremamente metafóricas", como definiu Matheus em seu texto. Tudo foi muito bem elaborado por Bruna que assim se manifestou sobre a ausência dos diálogos: "É mostrar que as vezes nossas ações podem falar por nós. Além de termos o direito de falar, também podemos nos recusar a fazê-lo." E completou: "Às vezes, a gente precisa mostrar as coisas para que sejam entendidas." No caso, é a violência cotidiana sofrida pelas mulheres, apresentada por meio de simbolismos. No próximo sábado, Bruna pode levar para casa o seu segundo trofeu, mas seu maior prêmio ela já ganhou: o respeito e o reconhecimento ao seu trabalho. Que está apenas começando. (Fotos: Jackson Romanelli/Mostra de Cinema Tiradentes e Tribuna de Minas){{banner-interno}}
Um jovem de 29 anos foi detido pela Polícia Militar (PM) após agredir e ameaçar a ex-companheira, de 31 anos, nesta quarta-feira, 24 de janeiro, em Além Paraíba. Durante a ocorrência, os policiais descobriram que ele pescou no período de Piracema e também foi detido por pesca ilegal.
De acordo com a vítima, eles estão separados há cerca de três semanas e o jovem esteve na casa dela, no Bairro Esplanada, cobrando a propriedade de um freezer. Os dois discutiram e ele a agrediu. Ela conseguiu sair da residência e denunciou o caso a um policial militar.
O jovem foi encontrado na casa dele, uma rua abaixo de onde a vítima mora, no mesmo bairro. Ele recebeu voz de prisão pela agressão. Durante vistorias na residência, os policiais encontraram pescados e materiais usados para pesca, que foram apreendidos. Como ainda está em vigor o período de Piracema, ele também foi detido por isso e encaminhado à delegacia.{{banner-interno}}
Duas pessoas estão internadas no Hospital São Paulo (HSP), em Muriaé (61 km de Cataguases) com suspeita de Febre Amarela. Os pacientes estão recebendo os cuidados necessários e os casos sendo investigados. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira, 25 de janeiro, pela Secretaria Municipal de Saúde através de nota oficial.
Um homem de 34 anos é morador do Distrito Federal e está a passeio em Barão de Monte Alto, cidade distante 25 km de Muriaé, onde chegou em 22 de dezembro último. A outra vítima suspeita de estar com a doença é uma idosa de 79 anos, moradora no bairro Safira, em Muriaé. Porém, em 19 de dezembro, viajou para Vitória/ES, onde permaneceu por dez dias.
O comunicado esclarece que na quarta-feira (24), foi colhido dos pacientes material para exames será enviado ainda hoje (25) para análise pela Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. O resultado está previsto para ser divulgado em dez dias, dependendo da demanda do laboratório.
Vacinas estão disponíveisA vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as unidades de saúde da cidade. As doses estão sendo aplicadas seguindo uma escala devido ao prazo de validade dos frascos, evitando, assim, o desperdício e a falta do produto.
Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina; se não tiver o cartão, levar documento de identificação pessoal.
As unidades de saúde e o Centro Municipal de Imunização funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h (sem intervalo para almoço).
No ano passado, mais de 40 mil pessoas foram vacinadas na cidade e, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, uma única dose é suficiente para imunizar a pessoa por toda a vida.
SintomasEntre os sintomas da doença estão dor de cabeça, febre baixa, fraqueza, vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e até matar.{{banner-interno}}
A partir de hoje, 25 de janeiro, usuários de serviços postais dos Correios poderão acompanhar suas encomendas informando apenas os números do CPF ou do CNPJ. A nova funcionalidade dispensa a obrigatoriedade de informar o código do objeto. O serviço será gratuito e o cliente terá acesso a informações de todas as encomendas (cartas e objetos) em que seja remetente ou destinatário. Segundo o presidente dos Correios, Guilherme Campos, a medida atende uma demanda antiga dos usuários. "Criamos uma ferramenta que irá melhorar a experiência de quem usa os serviços dos Correios", disse. Para realizar a consulta, o usuário deverá informar os números do CPF ou CNPJ do remetente e destinatário no momento da postagem da encomenda. Depois disso, o rastreamento poderá ser feito a qualquer momento no site dos Correios (http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/). Antes de informar o CPF, o usuário deverá inserir um login e senha, criados previamente. Ficarão registradas todas as encomendas associadas ao documento do usuário que acessar o serviço, seja como destinatário ou remetente.{{banner-interno}}
O prefeito de Viçosa (115 km de Cataguases), Ângelo Chequer, decretou, nesta terça-feira, 23 de janeiro, situação de emergência em saúde pública no município, por causa do surto de febre amarela e a iminência de surto de dengue.
O decreto nº 5.172 de 2018 autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção dos surtos, como aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços e pessoal de forma emergencial por tempo determinado.
Na decisão, o prefeito considerou os dados da febre amarela no município e região, como a notificação de 105 casos suspeitos de febre amarela em municípios da área de abrangência da Unidade Regional de Saúde de Ponte Nova no período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018; a ocorrência de uma morte em Viçosa em decorrência da febre amarela; e as notificações de epizootias em primatas não humanos em vários pontos do município e em municípios limítrofes.
O decreto considera ainda o resultado do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que apontou 3,7% de infestação predial em vários pontos da cidade e coloca Viçosa em estado de alerta sobre um possível surto de dengue.
Para o secretário de Saúde, Marcos Schitini, o decreto garante agilidade no trâmite das ações necessárias ao enfrentamento das doenças. Segundo ele, autoriza a contratação imediata de profissionais como agentes comunitários de saúde (ASC) e agente comunitários de endemias (ACE) e a compra de materiais e insumos, como repelentes, tendas e combustível.
De acordo com a assessoria, a Secretaria Municipal de Saúde deve divulgar ainda nesta semana um edital para contratação emergencial dos agentes comunitários. Atualmente, são 77 agentes comunitários de saúde e precisa de mais 25. Agentes comunitários de endemias existem 14 em atividade e a pasta precisará contratar outros 31 profissionais.
No sábado (20), foi publicado no Diário Oficial do estado o decreto de situação de emergência em saúde pública por causa da febre amarela em 94 dos 853 municípios. Eles ficam nas áreas de Belo Horizonte, Itabira, na Região Central de Minas Gerais, e Ponte Nova, onde está Viçosa, na Região da Zona da Mata.{{banner-interno}}