Um homem, suspeito de furtar uma roçadeira a gasolina, foi preso no Centro de Cataguases, no começo da noite de domingo, 28 de janeiro. De acordo com as informações contidas no Boletim de Ocorrência, ele foi localizado após denúncia de um delegado que considerou suspeito o indivíduo carregando o referido equipamento e, imediatamente, ligou para o 190.
A prisão ocorreu minutos depois, na Travessa Paulino Fernandes e, segundo a PM, o suspeito, de 28 anos, informou que havia encontrado o equipamento dentro de um latão de lixo próximo a uma academia localizada à Rua Elsie Fajardo da Silveira. Suspeitando da história, os militares se deslocaram até o local onde, após ouvir vários relatos, nenhuma testemunha disse ter visto aquele objeto no lixo.
Os policiais realizaram inúmeras perguntas ao indivíduo que acabou confessando que havia furtado a roçadeira após pular a grade de um comércio localizado na Rua Raimundo de Paula Batista, também na região central da cidade. Ainda segundo a Polícia Militar, ele pegou o equipamento de dentro de uma caminhonete Fiorino, após abrir a porta traseira daquele veículo que estava estacionado no imóvel. A vítima do furto, um homem de 36 anos, foi acionado e reconheceu a roçadeira.
O suspeito do furto foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia Regional da Polícia Civil em Leopolidna onde teve a prisão ratificada pelo delegado de plantão.
Participaram da ação após denúncia do delegado Gutemberg Filho os policiais militares sargentos Adelir, Ednei e Borges, soldado Teodoro, além do sargento Silas que recebeu a denúncia na Sala de Operações da 146ª Companhia de Polícia Militar. (Fotos: Polícia Militar)
{{banner-interno}}
Uma muriaeense, de 22 anos, morreu afogada na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro/RJ, no inicio da noite deste sábado, 27 de janeiro.
O corpo de Ingrid Lizandra Soares Francisco, residente no bairro Santa Terezinha, em Muriaé (61 km de Cataguases) e que estava na capital fluminense visitando parentes, foi retirado do mar pela equipe de salvamento por volta das 21h. Houve uma tentativa de reanimá-la, mas ela não resistiu. O irmão da vítima, Iago Luis, falou com tristeza à Rádio Muriaé, sobre o acidente que causou a sua morte: "De tardinha ela entrou na água para se banhar e acabou sendo levada pela onda que estava muito alta. Uma fatalidade." Emocionado, Iago ainda falou com carinho da irmã: "Era uma menina alegre, brincalhona, sempre sorrindo, sempre feliz, e gostava de futebol, com atuações em equipes de Muriaé e região." O Corpo de Ingrid estava previsto para chegar a Muriaé no final da tarde deste domingo (28). Até o fechamento desta edição, o horario de seu sepultamento ainda nãohavia sido confirmado pelos familiares. (Foto: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
A segurança pública de Cataguases está a cargo da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar, que é comandada pelo Major Willian Machado (foto abaixo), e pertence à 6ª Companhia de Polícia Militar Independente sediada em Leopoldina. Além destas duas cidades, a corporação abrange outros 13 municípios da região com população estimada de 243 mil habitantes. A instituição divulgou nesta sexta-feira, 26 de janeiro, seu balanço de atividades referentes ao ano de 2017 que traz uma queda nos casos de crimes violentos e furtos. Os números apresentados no relatório são comparados com os de 2016. O resultado divulgado pela 6ª Companhia revela aumento de 13,08% do número de armas de fogo apreendidas (147 apreensões); 38,73% a mais de registros de ocorrências relativas ao tráfico de drogas (283). Os furtos tiveram um aumento de 0,47%, de 2.563 para 2.575 casos registrados. Já os crimes de roubo consumado caíram de 230 para 162, o equivalente a uma redução de 29,57%. E os crimes violentos tiveram uma redução de 21,56, representando o total de -69 ocorrências diante do ano de 2016.
Em 2017, a área de abrangência da 6ª Companhia registrou 20 homicídios consumados contra 22 em 2016, o que significa uma redução de 9,09%. O comando da corporação destaca que além da estatística, a redução da maioria dos casos deve ser avaliada não pela quantidade, e sim pelo aumento de rondas e fiscalizações realizadas pelos militares. A 6ª Companhia de Polícia Militar Independente é responsável pelos municípios de Leopoldina, Cataguases, Recreio, Argirita, Além Paraíba, Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Santana de Cataguases, Miraí, São Sebastião da Vargem Alegre, Santo Antônio do Aventureiro, Volta Grande, Estrela Dalva e Pirapetinga.O relatório informa que foram realizadas durante todo o ano passado 4.958 Operações. Mais de 15 mil veículos também foram fiscalizados, resultando em 463 apreensões e 100 veículos com queixa de furto/roubo recuperados. Os policiais cumpriram ainda 164 mandados de busca e apreensão e 172 mandados de prisão. No total, 1.708 pessoas foram presas e 299 menores apreendidos em variados tipos de registros. Desses, 223 suspeitos de furto e 38 de roubo foram presos. Sobre tráfico de drogas, a PM prendeu 358 suspeitos. Nas mortes violentas por homicídio consumado, 21 suspeitos de homicídios foram presos.
A PM ressalta que além de todo o trabalho ostensivo para combater a criminalidade, ações sociais e de prevenção tiveram toda atenção durante o último ano: Redes de Proteção ao comércio foram iniciadas, além de 374 reuniões comunitárias realizadas. Através do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), 53 turmas em 16 escolas de cinco municípios culminaram na formatura de 1017 alunos. A Polícia Militar enfatiza que os dados estatísticos servem de parâmetros para definição de ações de patrulhamento dos bairros, onde aqueles com maior índice de ocorrências em um determinado período recebe aumento nas ações ostensivas. (Fotos: Júlio César Cabral/Arquivo Site do Marcelo Lopes){{banner-interno}}
Um homem morreu em um acidente ocorrido neste domingo, 28 de janeiro, por volta das 12h30min no Bairro São Diniz, em Cataguases. Um colega que estava com ele passou mal ao vê-lo sem vida e foi levado ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde foi medicado e passa bem. O fato aconteceu na rua Joaquim de Oliveira Martins, próximo ao número 190. Os moradores do bairro estão em estado de choque com o ocorrido, principalmente porque a vítima, identificada como Laudinei dos Santos Vieira, de 45 anos de idade, era uma pessoa querida e que residia a poucos metros do local do acidente.
Segundo apurou a Polícia Militar, que foi acionada e compareceu ao local, Laudinei, que trabalhava em um areão da cidade, ajudava seu patrão a consertar um caminhão Ford Cargo, branco, placa de Além Paraíba/MG. O veículo estaria ligado e após fecharem o seu capô, o veículo arrancou sozinho, atropelando Laudinei que estaria próximo dele. Segundo testemunhas ouvidas pela reportagem uma das rodas o atingiu na cabeça, versão confirmada pela PM.
A perícia técnica da Polícia Civil vai comparecer ao local e entre outras atividades, deverá definir a dinâmica do acidente. Há marcas dos pneus do caminhão próxima ao corpo da vítima. Após atingir Laudinei, o veículo desgovernado ainda colidiu de raspão em um Ford Escort azul, que estava parado na rua, seguiu em frente por mais alguns metros e bateu no muro de uma residência à esquerda da via, parando em seguida junto a uma árvore. Ninguém mais se feriu. A equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMU - compareceu ao local, mas como a vítima foi encontrada em óbito nada pôde fazer.{{banner-interno}}
A Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais divulgou na última sexta-feira, 26 de janeiro, edital nº 001/2018, destinado ao preenchimento de vaga de Estagiário de Pós-Graduação em Direito na 5ª Procuradoria de Justiça de Cataguases que é comandada pelo Promotor Gustavo Garcia Araújo (foto abaixo). O certame também vai formar cadastro reserva. As inscrições serão abertas nesta segunda-feira, 29 de janeiro e terminam no dia 02 de fevereiro de 2018.Os interessados deverão encaminhar seus pedidos de inscrição para o e-mail [email protected] com as seguintes informações: Nome completo; Número de documento de identidade (cujo original será usado para a realização da prova); Endereço eletrônico (e-mail) e telefones de contato; Informação da experiência jurídica, se possuir, com o nome da entidade, o período de atuação e a função assumida e a indicação da experiência acadêmica, se possuir, com o nome da instituição, o período de atuação e a função assumida. Caso o pedido seja encaminhado sem algumas das informações acima, ele será desconsiderado, revela o edital.
O processo de seleção será composto de uma prova teórica, de caráter classificatório, composta por questões objetivas e ou discursivas, envolvendo os seguintes temas: Constituição Federal, artigos 127 a 129; Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA); Lei nº 9.605/98 (Crimes contra o meio ambiente); Código de Processo Civil, artigos 176 a 181 e Inquérito Civil Público e Ação Civil Pública. A prova será aplicada no dia 06 de fevereiro próximo, às 9 horas, e o candidato terá duas horas e meia para sua conclusão. O exame vai acontecer no Fórum de Cataguases que fica na Praça Dr. Cunha Neto, s/n, bairro Granjaria.
O aprovado, para ser nomeado como estagiário deverá ser bacharel em Direito; ser estudante de pós-graduação em Direito em instituições de ensino devidamente registradas nos órgãos competentes e conveniadas com a Procuradoria-Geral de Justiça, cujo projeto pedagógico de curso de pós-graduação tenha previsão de estágio e ter disponibilidade para trabalhar cinco horas diárias no período da tarde, de segunda a sexta-feira, além de ter conduta compatível com o exercício das atribuições de estagiário do Ministério Público. Ele vai receber uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.205,00 e auxílio transporte de R$ 7,40 por dia de trabalho.
O edital prevê ainda a possibilidade da 5ª Promotoria de Justiça de Cataguases realizar entrevista de caráter eliminatório e classificatório com os candidatos, sendo que as regras desta etapa serão informadas aos candidatos previamente. Em caso de empate de pontos entre os candidatos o desempate ocorrerá em favor do candidato mais velho. O Edital está à disposição dos interessados no saguão do Fórum de Cataguases e o resultado do processo seletivo será divulgado no Portal do MPMG. O prazo de validade deste certame é de um ano e as nomeações serão feitas para início das atividades nos dias 1º, 11 ou 21 de cada mês.{{banner-interno}}