Cento e trinta e quatro milímetros de chuva caíram sobre Cataguases na noite desta terça-feira, 30 de janeiro, conforme informou a Defesa Civil do município. O volume é quase três vezes maior do que o previsto - 50 milímetros - pelos órgãos de meteorologia. Hoje, quarta-feira, 31 de janeiro, a previsão é de mais chuva intensa, 25 milímetros, segundo o Climatempo. Nesta manhã a reportagem do Site do Marcelo Lopes percorreu alguns bairros da cidade onde ocorreram registros de alagamentos ou de fortes enxurradas. O que se viu foram pessoas limpando calçadas e ruas, sendo que alguns locais ainda aguardavam a chegada da equipe de limpeza da Prefeitura, previsto para ocorrer ao longo do dia devido à grande demanda.Durante a chuva desta noite um buraco que teria sido aberto pela Copasa na Rua Pedro Sérgio de Oliveira, no Bairro São Cristovão, segundo informaram moradores, foi motivo de um acidente com um veículo ainda durante o temporal. De acordo com um parente da condutora, o automóvel (foto ao lado) que passava pelo local durante a forte chuva, teve sua parte dianteira danificada ao ter as rodas da frente presas na vala. Segundo as testemunhas não era possível identificar o problema na pista naquele momento devido à enxurrada forte que tomava conta da rua. A motorista bateu o tronco no volante, devido ao impacto e foi levada ao Hospital de Cataguases onde foi medicada e ficou em observação.
Também no começo da Reta da Saudade, ao lado do Tiro de Guerra, a calçada e parte da rua desmoronaram com a chuva desta noite. O local foi isolado pela Defesa Civil e ainda há risco de novos desabamentos. Já a Avenida Astolfo Dutra, centro da cidade, onde o alagamento foi maior, a equipe da Prefeitura limpou o local logo cedo devido ser uma região de grande movimento de veículos. Também aguardam ações da Prefeitura os bairros Pouso Alegre, Bandeirantes, Ibrahim, Sol Nascente, Marote onde parte das residências estavam sem energia elétrica e não era possível religar devido a problemas de acesso ao local, entre outros.
A Defesa Civil trabalha ininterruptamente desde o início da forte chuva e já mapeou quase a totalidade dos locais onde ocorreram algum tipo de problema como alagamento ou danos provocados pela enxurrada. A equipe esteve na rua toda a manhã registrando ocorrências e prestando orientações. Já a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos se desdobra para limpar a cidade. Segundo informou o prefeito Willian Lobo ao Site, foi traçado um plano de atendimento de emergência com a colocação de equipes de limpeza nos bairros que estão fazendo a retirada de lama das ruas. Ele também pede a compreensão da população na resolução dos problemas visto que não há funcionários suficientes para atender a todos simultaneamente.
Veja mais fotos abaixo.{{banner-interno}}
Um temporal desabou sobre Cataguases no começo da noite desta terça-feira, 30 de janeiro, alagando diversas ruas da cidade. A intensidade da chuva só diminuiu pouco antes das 21 horas. Há informações trazidas por leitores do Site revelando transtorno nas ruas, como o trânsito que praticamente ficou paralisado. Muitos disseram não conseguiram chegar em seus destinos e outros ficaram presos na rua esperando a chuva diminuir.
Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra uma das principais ruas do Bairro Sol Nascente, que fica ao lado da Igreja Quadrangular, com imagens impressionantes. A rua, que fica no morro, se transformou em uma enorme enxurrada, mais parecendo uma cachoeira ocupando todo o leito da pista e descendo em alta velocidade (veja ao final da matéria).
Outra avenida que transbordou, como de costume, foi a Astolfo Dutra. Desta vez a água chegou até a Praça Getúlio Vargas, no conjunto de semáforos ali existente e como a Rua Nogueira Neves também estava alagada, toda aquela região ficou parecendo um imenso lago. A água invadiu algumas lojas e pontos comerciais daquela região, mais precisamente próximo a agência da Caixa Econômica Federal.
A avenida Guido Marliére foi outra que ficou comprometida com cerca de um terço de sua extensão cheia de água nas duas pistas de rolamento. Alguns veículos pararam no meio da pista e esperaram a água descer para continuarem seus trajetos. O ribeirão Meia Pataca subiu bastante mas não transbordou e a Defesa Civil precisou resgatar algumas pessoas que ficaram isoladas em um dos bares ali situados. Aquele órgão informou ainda não ter um balanço da situação, porque está realizando atendimentos.
Informações atualizadas chegam através de leitores que os bairros Ganjaria e São Cristóvão também tiveram ruas alagadas pelo temporal. No São Cristóvão, a rua mais afetada pelas águas foi a de baixo, que dá acesso à "estrada da Empa".
Veja as fotos e vídeos do temporal. Mais fotos a qualquer momento.
{{banner-interno}}
Foi prorrogado até o dia 09 de fevereiro o prazo para os interessados efetuarem suas matrículas nos cursos de Operador de Computador e Programador de Dispositivos Móveis. Existem ainda algumas vagas a serem preenchidas conforme divulgou a coordenação do IF Sudeste. Os cursos serão ministrados da sede do IF Sudeste - Campus Avançado de Cataguases, que fica no segundo andar do Colégio Cataguases.
Com carga horária de 200 horas, o curso de Programador de Dispositivos Móveis oferta 35 vagas, voltado a estudantes que estão cursando ou concluíram o Ensino Médio em diante. As aulas serão no período da tarde. O critério de seleção será através de avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório, conforme edital.
O curso de Operador de Computador, com carga horária de 160 horas, vai ensinar o aluno a utilizar programas para escritório e utilitários na edição de textos, elaboração de planilhas eletrônicas, apresentação de slides e compactação de arquivos; pesquisar e navegar na internet; usar correio eletrônico; instalar e configurar aplicativos de escritório e periféricos e organizar a entrada e saída de dados em sistemas de informação. É voltado a pessoas que estão cursando ou concluíram o Ensino Fundamental II, com previsão de conclusão em julho de 2018.
Os interessados deverão apresentar, para efetivação da inscrição, cópias legíveis (acompanhadas dos originais) dos seguintes documentos: Carteira de Identidade com foto; Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou protocolo provisório; Declaração de estar cursando o Ensino Médio, ou Certificado de Conclusão, acompanhado de Histórico Escolar, para quem já concluiu o Ensino Médio; Títulos relacionados no Formulário para relacionar documentos de Títulos.{{banner-interno}}
Desde o último dia 8 de janeiro, o Major Alexandre Leal é o novo comandante da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Leopoldina. Ele substitui ao Tenente Coronel Giovani do Carmo Ramos, que nesta terça-feira (30), assumiu, pela manhã, o comando do 21º Batalhão de Polícia Militar sediado em Ubá. A solenidade foi presidida pelo Tenente Coronel Alexandre Nocelli e reuniu centenas de convidados. Ele sucede ao Tenente Coronel Lúcio Mauro Campos Silva, que foi transferido para a reserva altiva.
Alexandre Leal nasceu em São Caetano do Sul (SP) e entrou na Polícia Militar de Minas Gerais em 1991. Em 2000 tornou oficial da PM, onde também atuou na área do Meio Ambiente. Em janeiro de 2017 assumiu o posto de subcomandante da Unidade em Leopoldina e tornou-se assessor direto do Tenente Coronel Ramos. É casado e pai de dois filhos e tem pós-graduação em Segurança Pública. Em 2015 foi o comandante do 5º Pelotão Especial de Polícia Militar do Meio Ambiente da 4ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário – Sediado em Cataguases. Assumir o comando da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Leopoldina, a qual Cataguases pertence, foi considerado pelo Major Alexandre como sendo uma missão que o deixa muito "lisonjeado, mas que traz muitos desafios." Em entrevista ao Site O Vigilante Online, ele falou sobre seus principais objetivos que são "intensificar a repressão qualificada ao crime, o combate direto à criminalidade violenta e, antes de tudo, fazer um trabalho de base na prevenção ao crime", destacou.
"Nós desejamos que o crime não ocorra na nossa cidade e na nossa região e a Polícia Militar tem uma grande responsabilidade nesse contexto. Nós vamos desenvolver um trabalho, uma estratégia de aproximação das comunidades que estão um pouco mais afastadas da Polícia Militar, para que elas compreendam o nosso poder de resposta ao crime e o nosso compromisso com a sociedade", explicou. Ele também destacou a importância da integração entre as polícias militar, civil, rodoviária federal, além do Judiciário, Ministério Público, Executivo e Legislativo municipais além da imprensa para o bom desempenho das funções de segurança pública.{{banner-interno}}
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) está com inscrições abertas para seleção de estudantes de curso superior que queiram fazer estágio não obrigatório e remunerado da Unidade de Leopoldina. São duas vagas para a Área Administrativa cujas inscrições vão até o dia 19 de fevereiro e uma vaga para Educação Física com inscrições até a próxima sexta-feira, 02 de fevereiro.
Os pré-requisitos de seleção para o estágio incluem estar regularmente matriculado e com frequência em curso de graduação (a partir do 2º período), reconhecido pelo MEC; horário do curso compatível com o horário do estágio; habilidade em atendimento ao público; facilidade de comunicação; convênio entre a Instituição de Ensino do candidato e o CEFET-MG (vigente ou em fase de elaboração já iniciado).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no horário das 8h às 17h na Diretoria do Cefet Leopoldina, situado à Rua José Peres, sala 9, Prédio 7 (antigo SESI).
Os candidatos devem comparecer ao local munidos de ficha de inscrição preenchida e assinada (anexo III do edital); fotocópias da carteira de identidade e do CPF; curriculum vitae; declaração expedida pela instituição de ensino informando o ano/semestre que está matriculado; disponibilidade de horário (Anexo IV) e atestado de antecedentes. (Foto: Júlio César Cabral/O Vigilante Online)
Edital para a vaga de Educação Física – 1 vaga – CLIQUE AQUI.
Edital para a vaga na área administrativa – 2 vagas – CLIQUE AQUI.{{banner-interno}}