Muito samba, pagode e animação nas tardes de Carnaval de Cataguases. Este é o objetivo dos organizadores de uma série de shows que vai acontecer na Praça Chácara Dona Catarina, a partir das 14 horas, de sábado até terça-feira de carnaval (10 a 13/02). Para isso, diversas bandas, duplas sertanejas e DJ vão se apresentar animando a festa de Momo na cidade. A Secretaria de Cultura e Turismo apoia o evento que está sendo organizado pelos próprios músicos, conforme revela Maicon Pixote, coordenador dos shows.Todos os dias de Carnaval o show começa às 14 horas devendo se encerrar por volta das 22 horas, conforme explica Maicon. A programação ficou assim definida: No dia 10 vão se apresentar a Banda Batuque do Bom e a dupla João Vecchi & Jefferson; Dia 11 é a vez do Grupo Simpla; Dia 12, Giovane Nery e Banda, e dia 13, Exigeotom (foto ao final da matéria), sendo que todos os dias o DJ Rodrigo Mendes e a dupla João Vecchi & Jefferson também vão se apresentar, explica Maicon que assegura será um evento para a "família cataguasense, com muita alegria e diversão".
- Para curtir estes dias de carnaval é só ir até à Praça Chácara Dona Catarina e aproveitar a folia, com música para todos os gostos, conta Maicon, animado com a iniciativa. "Com a definição da Prefeitura de não realizar o carnaval popular, nós músicos nos reunimos e vamos dar este presente para a cidade, fazendo o nosso carnaval. Tenho certeza que será uma festa bonita onde todos vão se divertir em paz e harmonia", prevê ele que reitera o convite a todos os cataguasenses para prestigiar este evento. {{banner-interno}}
Ele tem aproxidamente três milhões e seiscentas mil pessoas inscritas em seu canal no Youtube, quase a totalidade são crianças de até 12 anos de idade. É de Cataguases, tem 19 anos, e atualmente faz Direito na UFJF. Pelo nome de batismo, Marcos Aurélio do Valle Henriques Filho, ninguém o conhece, mas se disser Cronos, milhões de pessoas sabem tudo a seu respeito. O sucesso estrondoso de Cronos deve-se aos seus vídeos de Minercraft, uma plataforma que consiste em minerar recursos para construir coisas. É uma espécie de Lego digital onde os ambientes são gerados aleatoriamente pelo jogo. Para as crianças é um passatempo criativo e preferido que as levam a quebrar os blocos para juntar recursos e construir uma casa. Cronos adorava jogar Minercraft até que no dia 04 de abril de 2012 decidiu ser como seus ídolos e se tornou um youtuber. "Não queria só jogar, sentia vontade de fazer aquilo que eu via na tela", revelou. Surgiu então o canal Cronosplays de forma despretensiosa mas com o objetivo de produzir vídeos profissionais e de qualidade. O nome foi escolhido quando após ler a palavra "cronos" colada em uma máquina de cartão de crédito enquanto pagava por um sapato. O "plays" confessa, foi adicionado porque seus ídolos também a utilizavam em seus canais. É esta história de sucesso que Cronos contou ao Site do Marcelo Lopes em uma sequência de troca de mensagens pelo Whatsapp ao longo de mais de dez dias, por conta de sua agenda pra lá de concorrida.
Filho de um cataguasense funcionário da Caixa Econômica Federal, ele é neto do comerciante aposentado Jajá, e do ex-vereador Boiadeiro, que tem uma banda de forró e uma casa de shows na cidade. Desde que publicou seu primeiro vídeo, no dia 04 de abril de 2012 até hoje, a vida desse rapaz mudou radicalmente. Hoje ele vive para e do seu canal Cronosplays, no Youtube, onde está perto de bater a impressionante marca de 4 milhões de inscritos. Só para se ter uma idéia do que isso significa, este número é quase o dobro da população de Belo Horizonte, a capital mineira, ou de Toronto, no Canadá. Seus vídeos costumam ser vistos por mais de um milhão de "croninhos" e "croninhas", nomes pelos quais seu público é chamado.Desde que decidiu levar a sério seu canal no Youtube, Cronos vem colecionando sucesso. O ano decisivo em sua carreira foi 2016, quando passou a dedicar-se exclusivamente a esta atividade que é dividida apenas com a Faculdade de Direito. A resposta do público foi quase imediata e pouco tempo depois ele foi surpreendido com a chegada em sua casa de uma placa "gigantesca" (foto ao lado), enviada pelo Youtube por ter alcançado a marca de seu primeiro milhão de inscritos naquela plataforma. Além dos vídeos que posta diariamente no seu canal, Cronos viaja para fazer eventos sozinho ou com um parceiro também Youtuber. Ano passado eles percorreram o país sempre com casa cheia (veja ao final da matéria vídeo da última apresentação dele em um shopping center de Contagem/MG)
Cronos é sucesso ainda com a venda de seu boneco de mesmo nome. A ideia de produzir o brinquedo veio da mesma empresa que já produz para outros Youtubers renomados e ele pode ser adquirido em lojas de grandes redes como Americanas, Livraria Saraiva, entre outras, informou. O enorme sucesso trouxe também responsabilidade social devido ao seu contato direto com crianças. "Percebi que era preciso dar uns toques educativos e hoje, em todos os shows que fazemos, incentivo a criançada a estudar e a não ficar jogando o dia inteiro. Sempre falo para separarem umas horinhas durante o dia para fazerem isso e jamais descuidarem dos estudos", completa, Cronos que sabe o que fala. Ele mesmo teve de se afastar do canal em 2015 para conseguir ter boas notas no exame do ENEM e desta forma garantir sua entrada na faculdade.
Veja o vídeo de Cronos em um show e abaixo, fotos com seus fãs mirins.{{banner-interno}}
Um recurso impetrado nesta segunda-feira, 05 de fevereiro, junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, reverteu a decisão em primeira instância e garantiu a eleição da nova diretoria da Cooperativa dos Produtores de Leite de Leopoldina de Responsabilidade Ltda. O pleito aconteceu no final da tarde de hoje e deu a vitória, por unanimidade dos votos, à chapa encabeçada pelo então presidente, Marcelo Vieira. A informação foi prestada pelo advogado daquela entidade, Marcos Junqueira, logo após o término da Assembleia Geral.
Conforme este Site divulgou no sábado, 03 de fevereiro, um dos cooperados daquela Cooperativa conseguiu uma liminar na Justiça suspendendo a eleição da nova diretoria e do Conselho Fiscal alegando ter sido "surpreendido" com a comunicação de que seria realizada Assembleia Geral para nova eleição da diretoria daquela entidade. Seu advogado então, questionou a falta de divulgação do pleito e de transparência no processo eleitoral o que resultou na suspensão da Assembleia em caráter liminar pelo juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Leopoldina.
Nesta segunda-feira, 05, o advogado da Cooperativa dos Produtores de Leite de Leopoldina, Marcos Junqueira, recorreu ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais e obteve resultado favorável ao seu pleito, também em caráter liminar, por meio de decisão proferida pelo Desembargador Luis Carlos da Mata, da 13ª Câmara Cível daquele Tribunal, o que garantiu a eleição dos membros da nova diretoria e na sequência a posse para mandato de 4 anos.
De acordo com o advogado Marcos Junqueira, o Desembargador acatou os argumentos e documentos apresentados pela Cooperativa, entendendo ter havido plena regularidade nos procedimentos de convocação da Assembleia, de forma pública e transparente, em pleno atendimento aos requisitos legais e estatutários, "cassando a liminar deferida em primeira instância", revelou. Ele acrescentou que a Assembleia transcorreu em clima de "tranquilidade" e "normalidade". (Foto: Júlio César Cabral){{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases abre, hoje, terça-feira, 06 de fevereiro, o ano Legislativo, com sua primeira sessão ordinária. No dia seguinte, faz outra reunião para compensar o feriado de Carnaval. As pautas destas sessões foram divulgadas nesta segunda-feira, 05, pela Coordenadora do Legislativo, Ocileni Almeida. A primeira sessão tem previsão de ser mais demorada do que de costume devido ao retorno das atividades. Já a de quarta-feira, deverá ser rápida, graças a uma pauta mais objetiva.
Alguns projetos de lei são destaque nesta primeira sessão ordinária. O primeiro deles (Nº67/2017) promete polêmica. De autoria do vereador Ricardo Geraldo Dias, ele determina que todos os servidores públicos municipais que tenham cônjuge, filho ou dependente com espectro de autismo, tenha sua jornada de trabalho reduzida. De acordo com o que o Site do Marcelo Lopes apurou, a iniciativa é inconstitucional, além de ferir as leis trabalhistas vigentes. Já o projeto Nº75/2017, de autoria do vereador Mauro de Oliveira Ruela, pretende a regularização fundiária das áreas urbanas consolidadas do município.
Outro importante projeto de lei (Nº76/2017) - este de caráter moralizante - que figura na pauta desta primeira sessão ordinária é do vereador Hercyl Suhurt Salgado. O texto dispõe sobre normas para contratação de pessoas no âmbito do Município de Cataguases proibindo o Poder Legislativo receber projetos de lei de contratação de pessoal nos 180 dias restantes do mandado do prefeito. Encerrando a primeira reunião deverá ser discutido e votado o projeto de lei Nº77/2017 dos vereadores Ricardo Geraldo Dias, Carlos Alberto Silva Barbosa, o Betão do Remo e Jorge Roberto Silva Alves, o Sargento Jorge. O projeto propõe alterar vários artigos e parágrafos da lei nº4.392/2017.
Na reunião do dia seguinte, os vereadores deverão aprovar a revogação de uma lei que foi aprovada ano passado de forma equivocada, conforme matéria publicada por este Site no dia 26 de dezembro de 2017 (clique aqui para ler a notícia). O texto sancionado pelo prefeito obriga agências bancárias a colocarem películas escuras em suas portas e fachadas. Depois que o assunto foi divulgado pelo Site o prefeito Willian acatou os argumentos dos setores de segurança pública e bancário da cidade e decidiu revogar a lei que deverá ter o apoio de todos os vereadores. Outros dois projetos de lei pretendem modificar parte de leis e o projeto de Lei Complementar Nº02/18, cria dois cargos de Educador Físico e ainda quer alterar Anexo II de Lei Complementar nº4.143/2014, que precisa ser aprovada em duas votações.{{banner-interno}}
A partir desta terça-feira, 06 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação. E em 2018, a DOCTUM volta a oferecer esse benefício com bolsas de 50% e 100% para melhor atender seus alunos. As inscrições são realizadas no site do programa e vão até o dia 09 de fevereiro.
Para se inscrever, o candidato deve ter participado do ENEM 2017 e adquirido, no mínimo, 450 pontos de média e nota na redação maior que zero. Ao todo, são ofertadas bolsas que atendem aos cursos de: Engenharia Civil e Sistemas de Informação em Cataguases e Administração e Direito em Leopoldina. As inscrições podem ser realizadas em: siteprouni.mec.gov.br.
Critérios para pleitear o Prouni:- Candidatos que tenham participado do ENEM de 2017, com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero;- Comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa para bolsa integral e renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa para bolsa parcial (50%).
Além disso, o candidato deve estar inserido em pelo menos uma das condições abaixo:- Ter cursado o ensino médio completo rede pública;- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral;- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;- Ser pessoa com deficiência;- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
{{banner-interno}}