Um homem foi morto e outros dois foram feridos em um atentado a tiros, ocorrido no bairro Gaspar, em Muriaé, na noite deste sábado, 10 de fevereiro. Os feridos foram hospitalizados sendo um deles socorrido pelo corpo de Bombeiros e o outro por meios próprios.
Segundo informações preliminares, duas vítimas estariam em um bar quando os autores passaram atirando e uma terceira pessoa foi atingida por acaso. Este é o segundo homicídio do ano em Muriaé. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados com urgência para comparecer na Rua Eduardo Braga, na parte alta, onde havia ocorrido um tiroteio e havia três pessoas baleadas.
No local a polícia e o socorro depararam com um homem caído na porta de uma casa, já sem vida, identificado como Dayvison, mais conhecido como "Deivim" e outros dois que haviam sido baleados foram socorridos e levados para o Hospital São Paulo.
A Perícia Técnica da Polícia Civil foi para o local, realizou os trabalhos de praxe e liberou o corpo para o necrotério. A PM faz levantamentos para ver se chega aos autores. As investigações ficarão a cargo da Polícia Civil. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Estão abertas as matrículas para o curso presencial de Informática Básica, oferecido pela Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab), polo Muriaé (61 km de Cataguases). O objetivo da iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura, é promover a inclusão digital e ensinar as pessoas a utilizar o computador. A inscrição é gratuita. Estão sendo disponibilizadas 48 vagas, distribuídas em seis turmas. O curso também não tem custo para os alunos e as aulas tem duração de duas horas cada.
CATAGUASES - O Governo de Minas doou uma unidade do Uaitec Lab para o município no final do ano passado. Ela, porém, corre o risco de não funcionar, porque o prefeito Willian Lobo de Almeida, ainda não assinou convênio liberando o início de suas atividades. Ele disse que somente vai autorizar a implantação da unidade caso não signifique mais despesas para o município.
O vereador Paulo Milani, que está intermediando com o Governo do Estado a vinda da Uaitec Lab para Cataguases, garantiu que não haverá mais gastos para o município porque, a princípio, a unidade será implantada nas dependências da Escola Municipal Antônio Amaro, sendo que os demais custos decorrentes de seu funcionamento a receita é repassada pelo governo estadual.
Ele disse ainda que é preciso uma definição rápida do prefeito antes que a doação caduque e o município perca definitivamente o benefício. Vale lembrar que recentemente Cataguases perdeu para Além Paraiba, em condições ainda não esclarecidas, a instalação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros. Leopoldina, Muriaé, Viçosa e Ubá, já possuem uma unidade Uaitec Lab. (Foto: Arquivo O Vigilante Online){{banner-interno}}
Um motorista de 27 anos foi preso na manhã deste sábado, 10 de fevereiro, por dirigir embriagado e por provocar acidente envolvendo viaturas da Polícia Militar que estavam estacionadas em frente ao Quartel da PM, localizado na Avenida Governador Valadares, Centro de Bicas (82 km de Cataguases). Após colidir na primeira viatura, o veículo deslocou-se e danificou a segunda viatura que estava estacionada pouco a frente. Somente o condutor ficou ferido.Segundo a Polícia Militar, testemunhas informaram que um veículo Fiat/Tipo, placas de Juiz de Fora/MG, seguia sentido São João Nepomuceno/Bicas fazendo zigue-zague na pista. Após alguns minutos, o veículo passou em frente ao Quartel da PM, momento em que colidiu com uma viatura Fiat/Palio Weekend que estava estacionada. Com o forte impacto, um Fiat/Uno da corporação que também estava estacionado naquela via foi danificado. Ainda segundo a PM, o condutor do veículo estava nu e informou que dormiu ao volante. Ele apresentava sinais visíveis de embriaguez e foi socorrido para o Hospital São José de Bicas com ferimentos leves, de onde foi liberado após ser atendido pela equipe médica.
O motorista fez o teste do bafômetro que constatou 0,38 mg/l expelido pelos pulmões. O limite para que o condutor não seja autuado é de 0,04 mg/lt. O homem recebeu voz de prisão em flagrante por embriaguez ao volante e dano ao patrimônio e foi conduzido para a Delegacia Regional da Polícia Civil em Juiz de Fora. O veículo foi removido ao pátio credenciado junto ao Detran/MG por estar com a documentação atrasada.
{{banner-interno}}
A Praça Rui Barbosa recebeu na manhã deste sábado de carnaval, 10 de fevereiro, o som contagiante dos Baluartes do Samba. O grupo é formado pela Acriar - Associação dos Criadores de Arte de Cataguases - e com participação na história da música, do samba e do Carnaval na cidade. O grupo, que se apresenta sempre nesta data nos carnavais da cidade fez, este ano, uma homenagem ao criador do Sambulante, Carlos Pires. Seus familiares prestigiaram o show e ainda foram homenageados, além de relembrarem um pouco da história do primeiro trio elétrico de Cataguases e da Zona da Mata. O show contou com a presença dos secretários de Cultura e Turismo, Fausto Menta e o de Esportes, José Vitor Lima.Os Baluartes do Samba tocaram por pouco mais de duas horas para uma plateia apaixonada por sambas de qualidade e que marcaram época, além das marchinhas carnavalescas, um eterno sucesso. É claro que muita gente não conseguiu se segurar nas cadeiras ou em pé e foi sambar. A descontração acabou sendo o ponto alto do show que alternou ao microfone nomes conhecidos do nosso samba como Antônio Leiteiro, Noélia Jussara, José Célio, além de Chiquinho Fernandes, Emanoel Messias (estes dois integrantes do Grupo Aero e organizadores do evento).
Durante a apresentação os Baluartes fizeram uma pausa para homenagem a Carlos Pires. O primo dele, Roosevelt Pires, lembrou da história do Sambulante, criado em 1976 como um presente da Energisa para Cataguases tendo participado do primeiro carnaval no ano seguinte. Carlos Pires, lembrou Roosevelt, iniciava a apresentação do Sambulante com as frases "Atenção meu povo! Atenção Maestro!" e o carnaval começava arrastando multidão pelas ruas da cidade, completou. O primeiro cantor do Sambulante foi Hélio Silva, além de José Célio e de Elisa Nunes, que marcou época, além de outros, acrescentou. Carlos Pires Júnior, filho do homenageado, agradeceu a Acriar e aos Baluartes do Samba pela lembrança de seu pai e disse que ele está "lá de cima ele está muito feliz", afirmou. Ele levou para casa um banner feito pela Acriar alusivo a seu pai.
Depois da pausa, o samba foi até quase meio dia e meia e, quando parou, o púbico ainda pediu bis. O sucesso dos Baluartes do Samba deve-se, entre outras coisas, ao fato de reunir músicos talentosos e um repertório de alto nível com músicas inesquecíveis que marcaram época e a história do Samba e do Carnaval. Com os Baluartes o Carnaval de Cataguases começa reverenciando o passado e mostrando o talento dos sambistas da cidade. Os foliões aproveitam para viver um momento de nostalgia nesta festa de Momo. O grupo ainda se apresenta nesta tarde de sábado, na Vila Domingos Lopes e amanhã, em Itamarati de Minas.
Veja as fotos da apresentação do Baluartes do Samba na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Um homem de 32 anos de idade, foi morto a tiros por volta das 8 h deste sábado, 10 de fevereiro, na Rua Álvaro França, 542, próximo ao campo de futebol do Bairro Sol Nascente, em Cataguases. Identificado como sendo Bruno Claudio Toneli, professor de Jiu-Jitsu, ele foi assassinado no portão de sua casa, conforme informações da Polícia Militar que está no local após ter sido acionada através da Rede de Comércio Protegido.
De acordo com testemunhas, dois rapazes chegaram à residência da vítima em uma motocicleta prata. Um deles desceu e chamou por Bruno (foto), que antes de chegar ao portão teria visto a arma, uma pistola .380, e voltou para casa, mas foi seguido pelo autor que começou a atirar contra ele e só parou depois que alguém de dentro da casa gritou para ele não fazer aquilo. O autor, então, fugiu na moto onde seu comparsa o aguardava. O homem não usou nenhum disfarce para cobrir seu rosto, ainda segundo testemunhas ouvidas pela reportagem. De acordo com os técnicos do Samu, foram encontrados dez cápsulas deflagradas.
A Perícia Técnica da Polícia Civil está no local e vai determinar as circunstâncias do crime entre outras condicionantes. A Polícia Militar faz rastreamento nas imediações à procura dos suspeitos. A causa do crime está sendo investigada. A vítima deixa viúva e dois filhos pequenos. Este foi o primeiro homicídio registrado em Cataguases este ano.
Última atualização às 14 horas