A Energisa anunciou a aquisição de 87 por cento do capital da empresa de geração distribuída Alsol Energias Renováveis, da Algar, após acordo com a empresa e seu fundador no valor de 11,7 milhões de reais, segundo comunicado nesta sexta-feira, 03 de maio.
Embora não envolva um valor significativo para uma companhia do porte da Energisa, que controla 11 distribuidoras de eletricidade e teve receitas de 15,7 bilhões de reais em 2018, o negócio marca a entrada da empresa no setor de geração distribuída, que tem crescido em ritmo acelerado no Brasil.
Criada em 2012, a Alsol atua principalmente com fontes renováveis, como solar e biodiesel. A empresa foi fundada pelo engenheiro Gustavo Malagoli e passou a ser parte do Grupo Algar após receber investimento em meio a um programa para fomentar negócios inovadores.
Segundo a Energisa, o patrimônio líquido da Alsol era de 11,2 milhões de reais ao final de 2018.
As empresas de geração distribuída trabalham com instalações de geração em grandes terrenos ou mesmo em telhados de casas, prédios comerciais ou industriais, com a energia produzida podendo ser direcionada para atender à demanda de seus clientes.{{banner-interno}}
O setor tem crescido fortemente desde 2012, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu regras para que a energia produzida por essas instalações pudesse ser direcionada para consumidores.
Atualmente, existem 72.100 mil instalações de geração distribuída no Brasil, segundo dados da Aneel, o equivalente a 872 megawatts em capacidade a - maior parte usa a tecnologia solar fotovoltaica, que responde por 739 megawatts.
Em meio à rápida expansão da tecnologia, a agência reguladora tem discutido possíveis aperfeiçoamentos das regras para esses sistemas.
Enquanto isso, os projetos de geração distribuída já estão nos planos de grandes multinacionais de energia com presença no Brasil, como a francesa Engie, a norte-americana AES, a italiana Enel e a japonesa Mitsui, que comprou recentemente fatia na Órigo Solar, do fundo norte-americano TPG. (Foto: Agência Reuters)Clique aqui para saber mais.
O Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia está com as inscrições abertas para músicos e compositores que desejam participar da 16ª edição do Concurso de Viola. O evento, que tem como foco a valorização música de raiz e é considerado um dos mais importantes do calendário cultural de Minas, distribuirá R$ 29 mil em premiações e acontecerá entre os dias 24 e 28 de julho, no distrito de Piacatuba, zona da mata mineira. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 20 de junho. O candidato pode se inscrever através do site www.festivaldepiacatuba.com.br e preencher um formulário e enviar o arquivo da música, obrigatoriamente em MP3. Também serão aceitas inscrições via correio, desde que sejam postadas até a data limite (20 de junho). Para isso, o candidato deve preencher a ficha que está disponível no site e enviá-la para Rua José Furtado de Mendonça, 146, Piacatuba- MG, CEP 36.708-000. {{banner-interno}}
O regulamento mantém a tradição de exigir apenas um critério básico: o candidato deverá privilegiar a música de raiz ou regional e se apresentar sem qualquer ajuda de instrumento eletrônico. O concurso será disputado em duas mostras: nacional e regional, e cada compositor poderá inscrever apenas uma música. O regulamento completo está no site do Festival: www.festivaldepiacatuba.com.br.
Produzido e coordenado pela produtora cultural Maria Lúcia Braga, o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia é patrocinado pela Energisa e Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Unimed, Sol & Neve, Academia Top Fit, Molé Fotografia e Prefeitura Municipal de Leopoldina. (Foto: Arquivo )Clique aqui para saber mais.
Um rapaz, de 21 anos de idade, que veio de Brasília/DF, visitar Cataguases, foi preso na noite deste sábado, 04 de maio, no Bairro Colinas, após roubar um relógio de pulso de uma mulher que caminhava pela rua. Telefonema de uma testemunha ao 190, avisou a Polícia Militar sobre o crime e durante o deslocamento para o local do fato, os militares sargentos Vilela e Dos Santos, visualizaram um homem correndo pela rua com as características do suspeito.
O jovem, ao perceber a aproximação da viatura policial, parou de correr, jogou a arma de fogo que trazia consigo próximo a uma árvore e logo em seguida foi abordado pelos militares que o revistaram e encontraram com ele um relógio de pulso e o controle remoto de um portão, ambos pertencentes à vítima do assalto que ele teria praticado com a ajuda de um comparsa. Segundo a PM, a vítima foi agredida pelos autores e levada ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde está sendo medicada. Os militares também recolheram a arma, um revólver calibre 32, com quatro munições intactas. {{banner-interno}}
O comparsa conseguiu fugir e não foi localizado durante o rastreamento. O autor foi conduzido para o Posto Avançado da PM na Vila Tereza para que fosse redigido o Registro de Eventos de Defesa Social - REDS - antigo Boletim de Ocorrência e, em seguida, levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil em Leopoldina para prestar depoimento. A Polícia espera que o autor revele ao Delegado onde estava hospedado na cidade, a data em que chegou aqui e o motivo de sua visita à cidade. (Foto: Polícia Militar/Divulgação)Clique aqui para saber mais.
Muriaé deve ganhar um Shopping Center regional. A informação foi divulgada neste sábado pelo Site Silvan Alves. De acordo com a notícia, trata-se do Muriaé Shopping Center e Mall Regional e a construção está prevista para começar em janeiro de 2019 com término previsto para 36 meses depois do início das obras.
Segundo informações divulgadas por aquele site, "o Muriaé Shopping Center e Mall Regional ocupará uma área de 25 mil metros quadrados e contará, segundo seus idealizadores, com três lojas âncoras e quatro semi-âncoras, totalizando 100 lojas e 22 quiosques." {{banner-interno}}
"O Muriaé Shopping Center e Mall Regional atenderá cerca de 2 milhões de habitantes num raio de 100 Km de distância e terá boa localização. A cidade foi escolhida - segundo a equipe da empresa idealizadora do projeto, Bastos e & Lopes Empreendimentos Imobiliários - devido a sua localização privilegiada e por ser cortada por duas grandes rodovias, se tornando uma cidade estratégica" ressaltaram os responsáveis. A Incorporação e Construção será da empresa, também muriaeense, Pompei Construtora. (Fotos: Silvan Alves)Clique aqui para saber mais.
O modelo e cantor cataguasense, Wesley Medeiros, de 26 anos, que tem uma carreira como modelo profissional reconhecida nos grandes centros do país, está fazendo sucesso agora na música popular, com três hits no momento. Residente em São Paulo, Wesley, tem feito shows apresentando suas músicas autorais como "Rei do Camarote", "Quero Curtição" e "Você é tudo que eu preciso", todas no estilo conhecido como "sertanejo universitário". Estas canções também estão disponíveis no seu canal do Youtube. (Veja um clipe do cantor ao final desta matéria)Nascido em Sereno, distrito de Cataguases, Wesley Medeiros passou sua adolescência na vizinha Astolfo Dutra, até que em 2014 foi descoberto pelo jornalista e scouter de modelos, Muel Pereira, conta. Hoje divide seu tempo entre a carreira de modelo e a música, cada vez mais presente em sua agenda. Até recentemente, porém, ele vivia nas passarelas e já desfilou para grifes importantes da moda como Alexandre Herchcovitch, em uma das edições da São Paulo Fashion Week, participou de peças publicitárias para o Ministério dos Esportes, Panasonic, Mc Donalds, Claro Operadora, Boticário, e de campanha institucional para o SBT, além de ter desfilado em diversos canais de TV. Wesley também fez uma participação na série do Netflix, "3%".
A música entrou em sua vida logo cedo, por pura paixão, conta. Mas nunca acreditou que um dia faria parte de sua carreira profissional. "As coisas aconteceram naturalmente e quando vi, estava ensaiando com uma banda legal e fazendo minhas próprias canções, disse. O sucesso chegou através da canção "Quero Curtição", que se popularizou na internet e está na playlist de diversas emissoras de rádio no estado de São Paulo, bem como em web rádios do país. Como cantor, Wesley Medeiros já se apresentou no Programa do Porchat, em atrações da CTN e vem fazendo shows em diversas casas noturnas de São Paulo, cidade onde reside. {{banner-interno}}
Ele revela também o desejo de se apresentar na região em que nasceu, mostrando para os amigos e conterrâneos o seu trabalho. Os interessados podem entrar em contato com ele através de mensagens pelo aplicativo WhatsApp, (011) 94282-2682. Para conhecer mais sobre a carreira do cantor e compositor cataguasense siga-o no Instagram (@wesleymedeiroswm) ou pelo canal dele no Youtube: https://m.youtube.com/channel/UCPH5eH7_pqk6e3yhizTH7Pw. Clique aqui para saber mais.