O Projeto "Núcleo do Esporte e Lazer de Itamarati de Minas", elaborado pelo Setor de Esportes da Prefeitura daquela cidade (18 km de Cataguases), foi aprovado pelo Ministério dos Esportes conforme Portaria nº 06 de 02 de março último. Minas Gerais teve 104 projetos aprovados e o de Itamarati ficou em 63º lugar, conforme informou a assessoria do Executivo local. O início das atividades está condicionado à liberação dos recursos por parte do Ministério do Esporte.
O objetivo do projeto é "desenvolver, através de oficinas para crianças, adolescentes e adultos, incluindo pessoas com deficiência, uma proposta de política pública e social que atenda às necessidades do esporte recreativo e de lazer, aproveitando os espaços públicos, democratizando o acesso a prática e à cultura do esporte e lazer às famílias em situação de vulnerabilidade social num trabalho de inclusão e socialização", revela a assessoria do prefeito Hamilton Moura.
Para realizar o projeto o Ministério do Esporte vai disponibilizar recursos no valor de R$ 246.160,00, que poderão ser utilizados num período de dois anos. A ideia é promover oficinas nos turnos da manhã, tarde e noite, nas modalidades de dança, artesanato, karatê, desenho, violão, atletismo e tênis de mesa, que serão desenvolvidos pelos coordenadores Geral, Pedagógico e de Núcleo, além de 6 agentes sociais que serão os monitores, informa o projeto.
Para o prefeito Hamilton de Moura Filho, a inclusão de Itamarati de Minas neste projeto é resultado de um "grande trabalho em equipe". Ele recebeu a notícia da aprovação deste projeto com grande satisfação, especialmente por causa da ótima colocação obtida por Itamarati. "Entre os 853 municípios de Minas Gerais, conseguimos o 63º lugar, o que muito nos honra e mostra que estamos trabalhando em equipe", comentou.
O responsável pelo Setor de Esportes da Prefeitura, Raphael Marinho, muito animado por mais essa conquista, ressaltou "a importância da aprovação de grandes projetos como esse, que além de poder inserir o esporte como forma de lazer e recreação, também poderá ajudar no desenvolvimento de possíveis atletas, ajudando na formação de futuros cidadãos de bem em nossa cidade e que tenham a cultura do exercício físico em sua mentalidade, proporcionando assim, melhorias em sua qualidade de vida", disse. (Foto: Prefeitura de Itamarati de Minas)
{{banner-interno}}
O atleta e instrutor capoeirista cataguasense Maycon Vilela Alves, o Chinês, campeão brasileiro Abadá Capoeira de sua categoria em 2016, recebeu o convite para representar o Brasil na 20ª edição dos Jogos Europeus Abadá Capoeira, que acontece entre os dias 29 de março e 2 de abril, em Praga, na República Checa.
Com 29 anos de idade, 15 deles dedicados ao esporte, Chinês é idealizador do "Bom Capoeirista é Cidadão Consciente", um projeto social voltado para a arte da capoeira como instrumento de inclusão, socialização e educação de criançase jovens em Cataguases. Chinês é também aluno do instrutor Francisco de Assis da Silva, o Tico Preto, da escola Abadá Capoeira, atualmente presente em mais de sessenta países e em todos os estados brasileiros.
"Minha expectativa com essa viagem internacional é a melhor possível em se tratando de uma nova experiência de intercâmbio cultural", disse Chinês. Segundo ele, a grandeza do evento também demonstra a expansão e a grande aceitação da capoeira pelo mundo. "Sinto-me honrado pela oportunidade de vivenciar esse momento, podendo participar das aulas, palestras cursos e apresentações que integram a programação dos Jogos Europeus, representando e divulgando o nome de Cataguases e da nossa cultura", comenta o campeão. (Foto: Arquivo){{banner-interno}}
A FIC- Faculdades Integradas de Cataguases - através do Grupo Unis, está contratando um profissional para trabalhar como Assistente de Tecnologia da Informação. Os interessados devem encaminhar seus currículos até o dia 11 de março (domingo) para o e-mail [email protected] descrevendo no campo "assunto" "Assistente de Tecnologia da Informação". O horário de trabalho será das 13h às 22 horas, de segunda a sexta-feira com uma hora de intervalo e aos sábados quatro horas de jornada.
De acordo com o edital sobre o processo seletivo, o profissional precisa ter curso técnico concluído ou estar cursando a graduação nas áreas de formação ADS, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação. Requisito indispensável é ter conhecimento geral em cabeamento estruturado e experiência com suporte e manutenção de Rede de Computadores, destaca o documento. É também desejável conhecimento das tecnologias utilizadas pela instituição e experiência mínima de dois anos na área de Tecnologia da Informação com foco em suporte e manutenção de rede de computadores.
O profissional aprovado vai realizar manutenção de infraestrutura e redes de computadores, possibilitando que os usuários da Empresa disponham de equipamentos de informática e de rede em perfeitas condições de uso, responsabilizando-se pela assistência técnica, na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos. Prestar assistência e atendimento aos clientes internos quanto a administração da rede de computadores e suporte técnico aos usuários.
Os candidatos selecionados para participarem do processo seletivo deverão apresentar na data agendada do comparecimento, trazer cópias do comprovante da formação acadêmica necessária; certidão de nascimento/casamento, RG, CPF, PIS. Acesse o edital completo clicando aqui.{{banner-interno}}
Um veículo VW Gol, azul, ano 1995, placa LAW-5298, foi furtado na manhã desta segunda-feira, 05 de março, em frente à Rodoviária de Cataguases, região central da cidade. O carro estava estacionado próximo àquele terminal rodoviário e segundo a proprietária, o fato ocorreu entre meia noite e 5 horas de segunda-feira.
A Polícia Militar foi acionada, fez o registro do furto e iniciou diligências para tentar localizar o carro. A proprietária também divulgou nas redes sociais a foto do seu VW Gol e com a placa pedindo o apoio dos internautas para, caso vejam o veículo, avisem a Polícia. Até o fechamento desta matéria o veículo não havia sido encontrado e a PM não tinha nenhum suspeito específico.
{{banner-interno}}
Um vídeo circulou neste domingo, 04 de março, na rede social Whatsapp mostrando os acidentes ocorridos na estrada Cataguases-Leopoldina provocados por um buraco localizado junto ao término da ponte sobre o Ribeirão do Banco, pouco depois do primeiro radar sentido Leopoldina. As imagens foram feitas à noite, debaixo de chuva e mostram vários carros parados à margem da pista segundo o cinegrafista, porque tiveram os pneus estourados ao passarem sobre a "cratera" que estava sem sinalização e cheia de água, o que impedia os condutores de desviarem.A situação é antiga e no começo do mês passado este mesmo problema foi motivo de duas matérias neste Site (clique aqui para acessar a primeira e aqui para ler a segunda). O DEER-MG chegou a tampar o buraco com uma mistura de pedra moída com areia que não durou vinte e quatro horas. Além disso, havia prometido iniciar a manutenção da pista, o que não aconteceu até o momento em que a reportagem do Site deixou aquele local no começo da tarde desta segunda-feira, 05 de março. A estrada está demarcada com cones para chamar a atenção dos motoristas sobre o perigo de trafegar ali. Além disso foi colocada uma placa sobre o buraco sinalizando para o motorista desviar à esquerda. Porém, vários destes cones foram derrubados e estão parados exatamente onde passam os veículos os obrigando a desviar também deles, tornando o trajeto ainda mais perigoso.
Na manhã desta segunda-feira, a Reportagem entrou em contato com o DEER-MG relatando o ocorrido e buscando informações do órgão em relação à cratera naquele trecho da BR-120, mas até o fechamento desta matéria não havia recebido retorno. Como o problema se agrava com chuva e à noite, quando a cratera fica alagada, é recomendado o máximo cuidado naquele trecho e circular por ali em baixa velocidade para evitar danos maiores nos veículos. Caso a placa sobre o buraco permaneça onde está o risco de cair nele é bastante reduzido. Mas a atenção naquele trecho dever ser a maior possível.
Veja abaixo fotos e dois vídeos sobre a realidade daquela estrada. O primeiro foi feito por uma das vítimas do buraco e o segundo por nossa reportagem no começo da tarde desta segunda-feira.
{{banner-interno}}