Os vereadores da Frente Popular, grupo formado pelos vereadores Maria Ângela Girardi, Hercyl Salgado, Rogério Ladeira, Sargento Jorge Roberto e Rafael Moreira, que atua em conjunto na Câmara Municipal de Cataguases, denunciou na sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 06 de março, a existência de um "funcionário fantasma" naquela Casa. Segundo aqueles vereadores, o coordenador financeiro da Câmara, Antônio Batista Pereira, o popular Beleza, não "exerce sua função" apesar de já ter recebido em salários "mais de oitenta mil reais desde o ano passado", afirma o verador Hercyl Salgado, em vídeo que viralizou na rede social Whatsapp nesta quarta-feira, 07.
O vereador Rafael Moreira completou dizendo que "todas as vezes em que estive no setor dele (de Antônio Beleza) ele estava ausente e tive comparando os horários da folha de ponto e aí tivemos a certeza de que este funcionário não estaria exercendo sua função pois ele deve cumprir a carga horária e não está cumprindo", disse aquele vereador. Hercyl completou revelando que o salário de Antônio Beleza é de R$ 4.937,00 brutos e conclui o vídeo pedindo que ele seja compartilhado naquela rede a fim de demonstrar a "indignação que nós estamos", completou com a concordância de seu colega.Michelangelo de Melo Correa (foto ao lado), presidente da Câmara Municipal, conversou com a reportagem do Site do Marcelo Lopes sobre a denúncia. Antes de entrar no mérito, ele fez questão de dizer que está pronta para ser implantada uma Reforma Administrativa no Legislativo Municipal que, "entre outros objetivos, vai tornar a Câmara ainda mais transparente", afirmou. Sobre a denúncia contra Antônio Beleza, ele negou a existência de funcionário fantasma naquela Casa. "O Beleza trabalha normalmente e o que aconteceu foi que ele tinha vinte horas para compensar e fez isso durante dois dias e, por uma infeliz coincidência, em um destes dias o vereador Rafael esteve lá à sua procura e não o encontrou. Isso não quer dizer que ele seja um funcionário fantasma", explicou o presidente.
Na Câmara Municipal, a reportagem conversou com o seu diretor geral, Roberto Felipe Leal de Souza, que é Administrador de Empresas e Psicólogo. Ele também disse que está prestes a ser implementada naquela Casa uma reforma administrativa com a "supressão de cargos e mudanças significativas". Sobre a situação de Antônio Beleza, o diretor disse que não há como "vigiar" o cumprimento de horário do servidor e que isto é feito por meio do ponto que hoje é biométrico, "mas atualmente está sendo feito manualmente em decorrência de um problema no equipamento", informou. Ele completou dizendo que o servidor "cumpre suas obrigações de forma satisfatória e acompanha de perto a realização dos serviços como a folha de pagamento dos servidores e outras atividades inerentes a função", explicou.
Antônio Beleza, estava em seu posto de trabalho às 14 horas desta quarta-feira, 07, quando a reportagem o procurou para que pudesse dar sua versão dos fatos. Ele disse que só se ausentou da Câmara nos dias 01 e 02 de março para compensar horas extras a que tinha direito. "No dia 22 de fevereiro eu protocolei uma requisição destas folgas (veja foto abaixo fornecida por Fernanda Venâncio, responsável pelo RH da Câmara Municipal) e realmente não vim aqui, mas o vereador Rafael veio e não me encontrou. Talvez por isso ele tenha concluído, equivocadamente, que sou um funcionário fantasma", afirmou.
Os vereadores da Frente Popular revelaram disposição de levar o caso ao Ministério Público para tentar - entre outras medidas - o ressarcimento dos salários até agora percebidos por Antônio Beleza. Antes de ocupar o cargo de Coordenador Financeiro do Legislativo Municipal, Beleza foi diretor geral daquela Casa e vereador por quatro mandatos consecutivos, tendo ocupado o cargo de presidente em duas oportunidades.
Veja também o vídeo da denúncia.
Última atualização às 16h24min
{{banner-interno}}
A agência dos Correios de Astolfo Dutra (25 km de Cataguases) foi assaltada por volta das 9h30min desta quarta-feira, 07 de março. Segundo informações obtidas junto à Polícia Militar, dois homens em uma motocicleta seriam os autores que entraram armados na agência para cometer o crime. Não há feridos. Até o fechamento desta matéria não se sabia ainda o que os meliantes teriam levado. Eles fugiram em direção a zona rural, ainda de acordo com a PM.
O modo de atuação dos assaltantes é o mesmo utilizado na semana passada quando foi assaltado naquela mesma cidade, o posto bancário do Bradesco, informaram os policiais. Há também outra coincidência: a motocicleta utilizada é muito parecida com a usada pelos autores que assaltaram o Bradesco. De acordo com testemunhas, naquela ação e na de hoje, os suspeitos utilizavam uma motocicleta Yamaha Lander 250, vermelha, com detalhe em preto.
Ainda conforme apurado pela reportagem do Site, outra coincidência entre as duas ações criminosas foi uma ligação anônima ao telefone do quartel da Polícia Militar daquela cidade, informando que uma motocicleta com placa de Fervedouro/MG estaria circulando pela cidade em situação suspeita. Os militares foram averiguar a denúncia, localizaram o referido veículo que não apresentava irregularidades, mas durante este atendimento a agência dos Correios estava sendo assaltada. A suspeita é de que esta ligação telefônica teve como objetivo atrasar a chegada dos policiais aos Corrreios.
Até o fechamento desta matéria policiais militares de Cataguases, Astolfo Dutra, Piraúba, Tocantins e Ubá, faziam rastreamento nas estradas da zona rural daquela região à procura dos suspeitos. Ainda não havia detalhes físicos dos assaltantes, mas a Polícia Militar trabalha com a hipótese principal de serem os mesmos que assaltaram o posto bancário do Bradesco daquela cidade. Esta não é a primeira vez que aquela agência dos Correios é assaltada. No dia 29 de outubro de 2015, a tarde, uma dupla invadiu aquele estabelecimento e levaram uma quantia em dinheiro que não foi divulgada. (Veja a matéria completa aqui)
{{banner-interno}}
A partir de agora, os clientes da Energisa passarão a receber mensagens sobre solicitações e falta de energia por meio do Energisa On e E-mail. Com o chamado SAC Proativo, o cliente não precisa mais entrar em contato com a distribuidora para obter informações sobre o andamento do seu pedido. Estas mensagens serão enviadas a cada mudança de status das solicitações comerciais, técnicas, reclamações, obras (melhorias ou extensão), ressarcimento de danos elétricos e nível de tensão.
Além do serviço de alertas, o cliente poderá consultar, através do site e do aplicativo Energisa On, as regiões que possam estar com falta de energia, seja ela programada (quando acontece manutenção na rede) seja emergencial (em casos de danos a rede por fenômenos da natureza ou acidentes). Na tela, haverá informações sobre ruas afetadas, horário de início da interrupção, previsão de retorno e duração.
A Energisa orienta aos clientes fazer a atualização do seu endereço, telefone e e-mail para que possam utilizar essas novas facilidades. A atualização pode ser feita pelos canais de atendimento como Call Center, Agências de Atendimento e Agência Virtual no site da Energisa em www.energisa.com.br.
Para baixar o aplicativo, acesse: energisa.com.br/energisaon.{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases dedicou a parte inicial de sua sessão ordinária da noite desta terça-feira, 06 de março, a prestar homenagenstendo em vist a celebração do Dia Internacional da Mulher que será comemorado, quinta-feira, 08. Na ocasião, 18 mulheres de diversos setores da sociedade, foram agraciadas com um certificado de honra ao mérito. Aquele momento da reunião foi presidido pela única vereadora desta Legislatura, médica Maria Ângela Girardi.
Evento tradicional naquela Casa Legislativa, anualmente cada vereador indica até duas mulheres para serem agraciadas nesta solenidade. O objetivo é reconhecer sua importância na sociedade e destacar a importância da mulher no desenvolvimento familiar, profissional e social. Este ano, dezoito delas receberam dos vereadores a homenagem. Uma delas, Geni América Soares Ferreira de Oliveira (foto abaixo), foi a única das agraciadas a falar após receber o certificado. "Cachorreira", como se definiu, ela juntamente com um grupo de pessoas, cuida dos cães abandonados nas ruas e procura quem os queira adotar.Em seu pronunciamento ela agradeceu a todos que lhe "estendem a mão" para ajudar a retirar cães abandonados das ruas e na arrecadação de fundos para que se possam castrar as fêmeas. "Estamos precisando muito da ajuda da prefeitura nesta tarefa. Não recebemos ajuda de nenhuma empresa e o nosso trabalho é feito por amor", salientou. Enquanto falava era exibido um vídeo sobre a situação de vários cães em estado de abandono e depois de serem acolhidos pelo grupo e por pessoas que os adotaram.
Maria Ângela Girardi (foto ao lado), após os discursos de todos os seus pares, que salientaram o trabalho das homenageadas, fez um pronunciamento contundente sobre a realidade da mulher no Brasil, citando números que levam a uma reflexão a respeito da violência contra a mulher. "A cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil", disse, entre outros dados alarmantes. Sobre o trabalho de Geni aquela vereadora ressaltou o trabalho junto aos cães de rua e disse estar "desde o início de nossa vereança envolvidos com a castração destes animais". Maria Ângela informou ainda que a Prefeitura destinou no seu Plano Plurianual recursos da ordem de R$ 29 mil para a castração de animais .
Veja abaixo as homenageadas desta terça-feira e as fotos da solenidade.
Vereador Antônio Gilmar de Oliveira (Canjica)• Suely de Fátima Ribeiro Abranches• Tereza Riguini Mota
Vereador Carlos Alberto Silva Barbosa (Betão do Remo)• Solange Rosa de Sousa Oliveira
Vereador Hercyl Suhurt Salgado • Lucy da Silveira de Resende
Vereador Henrique Silva Oliveira (Thurran)• Marilene Aparecida de Oliveira• Mirilane Licazali Caetano
Vereador Humberto Antônio Silva Machado (Betão do Areão)• Solange Aparecida Martins Eugênio Munerão
Vereador Jorge Roberto Silva Alves (Sargento Jorge)• Maria José Gomes Mendonça
Vereador Marcos da Costa Garcia (Marquinhos do Açougue)• Maria Ferreira Fritz
Vereadora Maria Ângela Girardi• Geni América Soares Ferreira de Oliveira
Vereador Mauro de Oliveira Ruela• Maria Antônia Couto Spíndola
Vereador Michelangelo de Melo Correa• Sandra Rodrigues Lima Spíndola
Vereador Paulo Alberto Costa Milani• Josemara Vieira Gonçalves
Vereador Rafael Rodrigues Moreira• Maria Aparecida Reboredo
Vereador Ricardo Geraldo Dias• Luciana Mendonça Dias Duarte• Márcia Menezes Mendonça Montes
Vereador Rogério de Oliveira Ladeira • Neuza Aparecida Ribeiro Martins
Vereador Vinícius Machado• Odete Dias Martins
Última atualização às 8h16min de 08/03/2018
{{banner-interno}}
De 13 a 15 de março, alunos e professores do CEFET-MG vão marcar presença na 16º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP), com oito projetos desenvolvidos na Instituição. Dentre eles, está a pesquisa "Realidade aumentada como terapia espelho no tratamento pós-AVC", realizada pelos alunos Davi Guerra e Antony Leme, orientados pelo professor Samuel da Costa Basílio, todos do campus Leopoldina, e coorientados pela fisioterapeuta Rafaela Satil.
Baseado na terapia do espelho (tratamento fisioterápico utilizado na recuperação de pacientes com membros amputados ou com deficiência motora causada por Acidente Vascular Cerebral e outras hemorragias encefálicas), o grupo de pesquisadores do campus Leopoldina criou óculos de realidade virtual, controlado por um smartphone, que reproduz o membro em recuperação por um virtual; dessa forma, o paciente tem a ilusão de realizar o movimento fisioterapêutico, auxiliando na melhora do quadro físico-motor.
De acordo com Samuel da Costa Basílio, professor das disciplinas "Lógica de programação e algoritmos" e "Estruturas de dados para a engenharia", na Frebrace o grupo vai expor os óculos de realidade virtual, inclusive para uso dos participantes da Feira, bem como exibir um vídeo mostrando uma sessão fisioterápica com uma paciente vítima de AVC.
Aprendizado na práticaPara o orientador da pesquisa, esse tipo de projeto é de grande valia para os alunos participantes. Eles têm a oportunidade não somente de colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, mas são instigados a pesquisar conteúdos mais avançados. "Vale destacar que a participação nesse tipo de feira é uma experiência única. Temos aqui em Leopoldina um grupo de professores que participou desta e de outras feiras como alunos e hoje nos conta como isso contribuiu para suas vidas acadêmica e profissional", diz Samuel.
Veja o vídeo com o projeto em ação abaixo. (Foto: Reprodução do vídeo)
{{banner-interno}}